O Estranho Mundo de Tim Burton

O Estranho Mundo de Tim Burton Paul A. Woods

Resenhas - O Estranho Mundo de Tim Burton

Lu Reis 22/06/2020

Para início de conversa, não pense que esse livro é uma biografia do cineasta... Não é! A vida pessoal de Tim Burton não é profundamente mostrada. Alguns momentos difíceis sobre a vida dele é mostrado, mas o livro é focado em suas obras. Na introdução fala-se um pouco sobre sua infância mas acredito que seja para dar uma noção do que levou Burton a ser Burton!

Eu arriscaria dizer que esse livro é indicado mesmo para os fãs e para quem tem interesse em conhecer mais sobre a obra desse diretor, tendo mais informações sobre ele. Quem não faz parte desses dois grupos achará a leitura lenta e arrastada.

Nas 300 e poucas páginas encontramos muito conteúdo sobre as criações de Burton até 2010, críticas e entrevistas com elenco, e há também abordagens de como as pessoas reagiam às obras. Todo o livro está em ordem cronológica, e vai contando um pouco de cada uma das obras do Burton, o que nos ajuda a perceber toda a sua genialidade, além de sua estranheza.

Eu, particularmente, amo Tim Burton, é um dos meus diretores preferidos, por isso conhecer um pouco mais sobre ele e sua criação através desse livro fez com que eu me tornasse ainda mais fã do homem por trás dos filmes que gosto tanto. Cada filme dele, para mim, é uma obra-prima e o livro expõe toda sua genialidade conforme vamos revivendo cada um dos clássicos desse diretor.

Impossível não citar aqui também a presença de Johnny Depp nessa história, pois quem conhece a obra desse diretor sabe que Depp é quase uma presença obrigatória nos filmes de Burton e o livro nos mostra como ele gosta de pensar cada um dos personagens desse seu amigo.

Mateus 25/04/2012

Desde o início de sua carreira, ao produzir os curtas Vincent e Frankeenwinie, Tim Burton já dava sinais de que seria um grande diretor. Após seus dois primeiros filmes, As Grandes Aventuras de Pee-Wee e Os Fantasmas se Divertem, tão aclamados e comentados no mundo todo, este fato foi confirmado: Burton é um sucesso. Após mais de 30 anos de carreira, com uma grande lista de filmes espetacularmente dirigidos, nada mais provável do que um livro sobre o diretor e seus filmes ser lançado. E como grande fã do diretor que sou, é claro que não poderia perder a obra.

O Estranho Mundo de Tim Burton reúne entrevistas, resenhas, críticas e reportagens dos filmes do diretor, escritas na época do lançamento de seus filmes. Muita gente se surpreendeu com a narrativa do livro, o que acabou levando a diversas críticas negativas. Para quem assistiu apenas A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas e se diz fã número um do diretor, sem dúvida será uma leitura muito monótona. Mas para quem assistiu a todos os filmes de Burton, os está sempre revendo e sente prazer em conhecer os detalhes por trás de grandes produções, mesmo com críticas e ideias repetitivas, o livro é mais do que interessante. É fascinante.

Foram pequenos detalhes que me fizeram gostar tanto livro, e acredito que são esses mínimos detalhes que deram vida a ele. Como saber que Marte Ataca! foi inspirado em cards de chicletes; ou que Tim Burton ganhou toda a fama de O Estranho Mundo de Jack, mesmo sendo Henry Selick o responsável por quase toda a animação; e A Noiva Cadáver ser baseada em um conto do folclore russo. Mas e a vida de Tim Burton? Fora pequenos detalhes de que ele era uma criança sem amigos, fascinada por filmes de terror sobre monstros e que queria passar longe dos animais fofinhos da Disney, nada mais é dito. Mas quer uma narrativa biográfica melhor do que suas atitudes e ações durante seus filmes? Na verdade, nada melhor do que seus filmes para contar sobre sua vida, pois seus filmes são sua vida.

Apresentando diferentes reportagens de diferentes autores, O Estranho Mundo de Tim Burton realmente acaba soando um tanto cansativo no início. Mas quando nos acostumamos com esse estilo tão singular, a repetição não importa. Nos tornamos ávidos por detalhes e pormenores e queremos tirar proveito de tudo. No fim, não senti falta de muita coisa. Acredito que apenas de mais fotografias dos filmes, que poderiam ser mais numerosas. Mas o mundo de Tim Burton é tão sombrio e macabro, com personagens psicologicamente desequilibrados e de histórias surpreendentes, que a espiral na capa do livro é hipnótica, e só irá te soltar no final da última página. Mas lembre-se: só leia O Estranho Mundo de Tim Burton se conhecer a maior parte dos filmes do diretor. Se não, você ficará perdido na espiral e não conseguirá passar dos primeiros capítulos.
Cláudia 03/05/2012minha estante
Ótima resenha Mateus. Vou dar uma pesquisada, conheço mais da metade dos filmes dele então seria uma boa aquisição para conhecer melhor, parece uma leitura para ser feita aos poucos.

Mateus 04/05/2012minha estante
Se gosta dos livros do diretor, tenho certeza que irá gostar muito do livro, Cláudia. É uma leitura muito prazerosa e que vale muito a pena.

Gláucia 06/07/2012minha estante
Resenha clara e objetiva, como sempre. Ninguém melhor que vc para conseguir sintetizar tão bem sem spoiler, parabéns.

JuliaGTavares 07/05/2013minha estante
Adorei a resenha. Uma amiga minha me influenciou a ver os filmes do Tim Burton, e eu assisti a quase todos em uma semana. Me apaixonei e me identifiquei muito com o estilo dele! Então, achei esse livro na livraria e tive que comprar. Foi muito interessante ler sobre as curiosidades e entrevistas. Realmente achei o livro ótimo!

bruna.garcia.79 09/12/2014minha estante
Mateus, como faço para conseguir esse livro em pdf? Preciso urgente, e não acho para comprar. Muito Obrigada!

Leka 03/07/2021

Diferente do que imaginei
Sempre gostei das produções de Burton, e achei que esse livro seria uma espécie de biografia do diretor, explicando seus pontos de vista e de diversos momentos na vida. Apesar de ter textos gerais sobre todas as suas produções, o livro está mais para um apanhado de resenhas e críticas que escreveram sobre o Burton que a real biografia e acompanhamento da vida dele. É interessante, mas eu confesso que esperava um pouco mais.

Andy Santana 12/09/2021

Um catálogo de reportagens dos filmes de Tim Burton
Era uma vez… Toda fábula começa deste jeito, principalmente as com adaptações dos estúdios Disney. Aqui, não seria diferente, já que a história do diretor Tim Burton, começa sua trajetória ao estrelato na casa do rato mais famoso do mundo.

Em “O Estranho Mundo de Tim Burton”, uma reunião de textos jornalísticos escritos na época dos lançamentos de seus filmes foi catalogada por Paul A. Woods e virou um livro filmográfico da carreira de Tim Burton até 2010, com o lançamento de “Alice no País das Maravilhas”.

Tim coleciona sucessos de bilheterias, como o caso de “Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuuice)” e “Batman”, que atraíram um público ávido pela morbidez e estética sombria apresentada na tela grande. A crítica especializada, adorou. Os estúdios, mais ainda. Mas nem só de sucessos vive o Burton. “Marte Ataca!” é um exemplo disso, com uma ideia louca e personagens mais ainda, o longa não emplacou.

Por se tratar de uma coleção de textos, o livro se torna repetitivo em vários momentos e muito longo em alguns capítulos. Geralmente a primeira crítica ou reportagem de cada filme, é mais detalhada e descritiva, o que compromete as que vêm na sequência.

Os primeiros filmes “Vincent”, “As Grandes Aventuras de Pee-Wee” e “Batman”, ganham grandes destaques e reportagens, ao passo que os últimos, quase aparecem por obrigação da obra. Algumas direções de Tim Burton não foram incluídas no material, como “Batman Eternamente”. O grande destaque vai para Jhonny Deep, astro de grandes produções do diretor.

O livro não é ruim! Para quem ama cinema, vai se encontrar nas reportagens que descrevem as gravações de cenas, construção de cenários e se deliciar com a entrevista de Tim Burton ao longo dos capítulos. Se algumas partes tivessem sido cortadas, talvez outras obras ganhassem (mais) destaques.

site: https://www.sodapop.com.br/resenha-o-estranho-mundo-de-tim-burton/

Marcelo 06/08/2020

Ótima Leitura!!!!
O livro nós mostra artigos e colunas de críticos de cinema da época do lançamento dos filmes, assim como entrevistas do diretor na época. É curioso ver as análises que faziam do diretor e suas obras passados tantos anos. Leitura interessante, mas senti falta de um aprofundamento no assunto, mais detalhes e bastidores das produções, assim como mais coisas da vida pessoal de Tim Burton.

v1gn2r 12/02/2012

Podia ser melhor.
Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o livro, achei que seria mais sobre Tim Burton [Biografia] e na verdade é sobre seu processo criativo.
O livro é basicamente feito por criticas e reviews da época para seus filmes, o que torna a leitura um pouco massante, já que [os críticos] repetem sempre as mesmas coisas sobre o diretor. O destaque mesmo, fica para o projeto gráfico do livro, e as fotos belíssimas.
elenmika 01/07/2012minha estante
Eu também achei a leitura massante e acho que faltou imagens. Tem uma capa tão linda e NADA quase de imagens!
Acho bacana as curiosidades que estão dentro dos reviews, mas sinto que se explorou mais certas obras do Burton e as outras ficaram meio "esquecidas". Os capítulos dos filme do Batman são longos, mas dos filmes mais recentes não tem sequer 5 páginas! Podiam manter uma coerência quanto ao número de páginas dedicadas a cada filme porque alguns reviews ficaram muito superficiais.

EduardoCDias 11/01/2022

Gênio diferente
Uma biografia resumida, seguida por uma avaliação e detalhamento de filme a filme de Tim Burton, começando por Frankenweenie até Alice. Artigos de revistas, jornais, internet selecionados discutindo cada filme, processo de criação, bastidores, escolha de elenco, equipe técnica, entremeados com um pouco da vida particular.

geovane 16/11/2012minha estante
esta resenha me deixou com mais fome de ler o livro!

Lucia101 19/03/2020

Achei que fosse uma biografia da vida do Tim Burton, mas é um compilado de textos sobre os filmes dele. Não que seja ruim, é até bem interessante com curiosidades e bastidores das produções, mas esperava outra coisa. Não posso reclamar também porque não li a sinopse antes de ler o livro, só li que era do Tim Burton e caí em cima.

Fox 29/08/2020

Interessante para saber um pouco mais sobre suas obras, mas ainda falta conteúdo para seus outros trabalhos e uma pincelada a mais em sua vida pessoal pra se tornar um libro mais importante e relevante sobre quem é/foi Tim Burton

Pâmela Sampaio 22/07/2020

É UM BOM LIVRO, MAS TAMBÉM É UM POUCO CHATO.
O Estranho Mundo de Tim Burton é uma coleção de resenhas e entrevistas feitas sobre e com o diretor, que descrevem as reações e pensamentos do público em relação a carreira e obras dirigidas e produzidas por Burton.

Foi uma leitura interessante, pois as resenhas e entrevistas foram escritas e feitas nos respectivos anos de lançamento de cada uma das obras creditadas a Tim Burton. Poder ver quais foram as reações e críticas aos filmes "em tempo real" foi ótimo, mas ainda assim, a leitura do livro pode ficar arrastada e um pouco chata. Em alguns momentos, as resenhas pareciam ser mais do mesmo, e ter essa sensação de repetição em cada capítulo fez o ritmo de leitura andar devagar, quase parando.

Mas no todo, é um bom livro e uma boa pedida para aqueles que são fãs dos filmes de Tim Burton.

jackdracon 03/04/2012

Ótima referência
Como uma biografia é interessante, mas em quesito narratividade, muito cansativo.
As opiniões dos jornalistas em quase todos os momentos se repetem, como se fosse reforçar que o cara não sai do passado.
Não recomendo afins de uma leitura com toda a motivação de 'conhecer a cabeça do cara', mas afins de conhecer o trabalho, e do por quê de ter preferido se manter nesse mundo, vale a leitura.

Victor 01/08/2016

Uma leitura que quem é fã, mas não muito mais.
Legal, mas não passa sendo um compilado de críticas, resenhas, artigos, entrevistas e notícias, sobre os filmes de Tim Burton, o que acaba fazendo com que tenha em algumas partes muitas informações repetidas, e que já lemos em um artigo anterior, fazendo com que a leitura fique um pouco arrastada e monótona em alguns momentos. Além de as informações sempre apresentadas de forma bem superficial, mas como um compilado de coisas sobre os filmes do diretor. Mas ainda sim é uma boa leitura para quem é fã do trabalho de Tim Burton