Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

vick 12/04/2021

Machado mantém sua escrita irônica e recheada de referências gregas, enquanto Dom Casmurro discorre sobre sua vida desde que era bentinho. A promessa da mãe beata, o começo do romance com capitu, as desventuras no seminário. O texto brilha na descrição do cotidiano da família de bentinho, principalmente na descrição da empáfia do José Dias (ícone que só queria viajar pra Europa). O ciúme vai lentamente destruindo a vida do narrador, até que só lhe sobre a pecha de Dom Casmurro. Eu não tenho certeza se Capitu traiu ou não traiu (ele é ciumento, mas isso significa que estava errado? Questões), mas um bom livro é assim, sempre deixa espaço pra diversas interpretações. No final, fico do lado de Lygia Fagundes Telles sobre o livro “eu não sei. Não sei. Acho que finalmente consegui suspender o julgamento.”

joaoggur 12/04/2021

Capitu não traiu... mas esse não é o objetivo da história.
Machado de Assis é subestimado. Sim, foi o que voce ouviu: ele é subestimado. Ok, eu concordo com voce que ele é um autor mundialmente conhecido e que os seus livros (como este) são incríveis, mas infelizmente, em Machado de Assis há um grande estereótipo de que ele é um autor ?para cultos??, ou ?chato?. E infelizmente, eu, como muitos, tinha aversão a ele sem ao menos ter lido. Então saibam: todos os estereótipos em cima do Machadão são baboseiras.

?Leu Dom Casmurro???? Então, Capitu traiu ou não traiu?????, olha, eu acho que essa é a frase que qualquer leitor de Dom Casmurro recebe. Aliás, me permitam reformular: essa é a frase que qualquer leitor brasileiro mais escuta. Isso já ate uma piada para os leitores, convenhamos. Essa discussão já habitou em muitas mesas de bar, ou conversar em geral, durante longos tempos. É tão conhecida que coloquei um ?mini-spoiler? no título e tenho a plena certeza de que ninguém irá reclamar.

Então, fui ler em busca de responder essa célebre e nobre questão.

Li. E na minha opinião, não consegui pegar nenhuma prova realmente concreta que prove a traição de Capitu.

Mas, eu percebi algo: a trama, em geral, não é sobre a traição. Na verdade, esse fato só é discutido com mais de 80% dele já lido. Com tantas perguntas sobre, eu imaginava que a história rodeava esse fato, que se construía em meio dessa dúvida... mas não, é QUASE um detalhe da história, e não o motivo dela ter sido feita. Posso estar sendo até um pouco progressista, mas parece que querem anular uma obra para condenar uma mulher. Não é o ponto crucial da história.

Você, que está lendo a minha resenha (muito obrigado por ainda estar lendo, por sinal.), deve estar me perguntado: ?se a suposta traição não é o ápice da história, então qual é???
Bem, essa é uma pergunta muito abstrata. Mas, para mim, o ápice esta em todos os surtos de Bentinho. O ápice da história é mostrar como bentinho era abusivo. E na verdade acho que a mensagem da final é, não discutirmos a suposta traição ou não, e sim mostrarmos como Bentinho era abusivo, e mesmo ele amando imensamente ela, tinha uma sedenta vontade de controla-la a todo momento.

Poderia me alongar em toda a minha resenha, mas hoje ninguém tem paciência para nada. Enfim, não tenham conclusões precipitadas sobre Machado de Assis, e antes de linchar algo, pelo menos saiba do que está falando.
Grato,
João Guilherme.
Amanda 12/04/2021minha estante
Concordo 100% ?

joaoggur 12/04/2021minha estante
;)

Alberto.Tisbita 12/04/2021minha estante
Isso é que é uma resenha!

joaoggur 12/04/2021minha estante
Pô, muito obrigado!

Paloma Oscar 11/04/2021

"Capitu era Capitu,isto é...Mais mulher do que eu era homem"
Apesar de ser uma obra extremamente conhecida e aclamada,ainda não havia tido oportunidade de lê-la. Desde o início o amor de Capitu e Bentinho mostra-se singelo e inocente, o que faz com que o leitor tenha uma visão incrível de Capitu, através das descrições de Bentinho. Bentinho por sua vez, em diversos momentos parece versar entre visões realistas e aquelas que só são prováveis através da imaginação! O romance um tanto trágico, só me fez refletir sobre até que ponto aquilo que tomamos como verdade absoluta pode levar os nossos atos. Não farei mais alusões sobre a história e nem sobre o que me parece verdadeiro, leia e tire suas conclusões!

Clara 11/04/2021

O Doentio Dom Casmurro
Li esse livro pela primeira vez, e até então única, por obrigações da escola, cerca de 10 anos atrás. Resolvi lê-lo novamente, por não me lembrar exatamente da história e me pareceu um livro totalmente diferente.
Machado, dessa vez, me pareceu mais humorado e crítico, talvez porque agora posso entender melhor umas pequenas "iscas" de crítica que ele coloca casualmente em sua escrita. Isso deixou o livro bem mais interessante e intrigante.
Agora, a respeito da tão debatida possível traição de Capitu e a relação dela com Bentinho, foi algo que realmente me chocou. Porque esse debate, em pleno 2021 não deveria acontecer. Deveríamos estar debatendo sobre o quão ciumento e possessivo Bentinho é. O quão lunático, doentio, elitista, problemático e sem noção esse famoso personagem da literatura brasileira é. Independente da traição, que em NENHUM momento nos é dado provas realmente passíveis de supor esse fato, Bentinho NUNCA teria direito de fazer o que fez. E, ao ignorar a conduta extremamente problemática de Bentinho, focando o debate num possível erro de Capitu legitima uma conduta extremamente machista, misogina, possessiva, doentia que pode vir a refletir na vida real.

ella 11/04/2021

Complexo
Li por um projeto de escola e não imaginei que ficaria tão envolvida na história de Capitu e Bentinho. Junto a leitura, vi os episódios da novela da globo Capitu e não me arrependo por que é bem fiel e divertida. E pasmem: Capitu não traiu, pelo menos para mim, que li as atitudes de Bento e interpretei como as de um lunático ciumento e paranóico

Maria 10/04/2021

Todo mundo traiu todo mundo
Machado nao era besta nem nada, ele nos deixou a questão ai pra refletir :)
Mas eu vou preferir defender a Capitú mesmo.

Raela 10/04/2021

Machado! Sempre Machado! Traiu ou não traiu? Talvez isso nem importa! Dom Casmurro é um romance que mexe com sua cabeça e coração

Maria 10/04/2021

Belíssimo! (Como diria José Dias)
Que livro! Realmente Machado não decepciona. Usa as palavras como uma linda sinfonia. Esperava q a linguagem fosse mais complicada, porém consegui compreender sem problemas. Simplesmente maravilhoso.
Salim 10/04/2021minha estante
Meu escritor brasileiro predileto!

bia 09/04/2021

Capitu NÃO traiu e ainda saiu como dissimulada da história. Bentinho ciumento demais não aguento

esther 09/04/2021

Para mim o fim foi igual o início: ?confuso? vou reler algum dia, mas por enquanto é confuso

Nike.K 08/04/2021

Bentinho traiu Bentinho
Como é que as pessoas confiam em Dom Casmurro? Narrador mais duvidoso. Ele é tão ciumento, neurótico e as nóias que ele cria também não ajudam. Sem falar o que quase fez para a criança. Um verdadeiro advogado, várias vezes ele tenta nos levar a crer nele. Sentir pena dele o "traído".
Traiu ou não traiu? Acho que suas paranoias traíram ele mesmo. Não acho que Capitu teve qualquer envolvimento com Escobar, já que este nunca mostrou interesse nela. Ele parecia até mais interessado na mãe do Bentinho, do que em Capitu!!! O cara mimado por toda a família e que falava com móveis(!?) veria Escobar em Ezequiel mesmo que o menino fosse azul.

Lopes de Araujo 07/04/2021

Capitu traiu Bentinho
Pelo meu ponto de vista, Capitu traiu Bentinho. E foi na cara de pau mesmo, Sancha sabia da traição de Escobar com Capitu e quis se vingar aí começou a dar em cima de Bentinho só que Bentinho não caiu na dela, enquanto isso capítulo Já tinha traído ele há muito tempo com Escobar. Tanto que o Ezequiel imitava Escobar por admiração, mas era uma imitação tão perfeita que para mim não foi apenas simples imitação de criança.
Tem muitas razões para Capitu ter traído Bentinho e também outras que não deixam hipótese de que ela tenha traído.
Não gostei canto do livro a ponto de dar cinco estrelas pelo fato de ter o ponto aberto (interpretação).
Cada um acha o quê bem entender e é isso leiam e tirem suas próprias conclusões, não tem nenhuma opinião certa ou errada sobre esse livro.