Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Maria 22/04/2024

Esqueci de resenhar antes..
Cara machadão uma lenda! Um livro que te faz ter tantos sentimentos, eu ein especial tive a oportunidade de "viver" um pouco do livro no julgamento de Capitu (passei muito ódio mas foi gostoso!)

Dom Casmurro tinha sim problemas, e ele enfiou a Capitu no meio disso, desde o começo ele não enxergava Capitu em sua forma mais nua a crua! Os outros percebiam a falavam, e isso era o que Bentinho levava em consideração ?

A leitura apesar de muitas vezes denotativa você vai pegando gosto e se interessando!

Minha opinião: bentinho era obcecado no homi, e capitu não traiu bjos ?

rafamassagardi 22/04/2024

"A vida é uma ópera e uma grande ópera"
Dom Casmurro definitivamente é uma das mais aclamadas obras da literatura brasileira, e é totalmente merecedora dessa valorização.
Nesse sentido, a narrativa me impressionou com sua fina ironia, seu diálogo com o leitor, sua metalinguagem e sua digressão. Ademais, o desenvolvimento dos personagens é notável, e a história é muuito envolvente.
Eu particularmente acho que Capitu não traiu, mas cada um pense o que quiser sobre essa questão kkkkkkk

Niâ¡ 21/04/2024

Assim é um clássico da literatura brasileira. Se eu estivesse lido sem uma pressão ( escola ) talvez teria gostado.

Sheila 21/04/2024

Se houve traição ou não, Bentinho bem que merecia
Bentinho - Um dependente emocional da mãe, inseguro, imaturo. E ainda posso dizer hipócrita (porque chegou a desejar a mulher do melhor amigo). Chegou também a sentir inveja de Capitu por ela ser bastante desenvolta, independente. Disse para si mesmo: "Como era possível que Capitu se governasse tão facilmente e eu não?"

Capitu - Uma menina/mulher da p0*ra, doce, madura, confiante (muita areia pra o caminhaozinho de Bentinho). Era o orgulho do pai.

Dona Glória - (na minha visão) uma mãe narcisista que conseguia fazer Bentinho atender todas as suas vontades, mesmo depois de casado. Não foi somente a sua promessa de torná-lo padre.

Escobar - Um rapaz perfeito e querido por todos.

Beatriz1789 21/04/2024

Não traiu??
"Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim."

Raina.Carrion 19/04/2024

Decreto estado de emergência: guerra civil celebral!
A escrita do Machado é muito revigorante, pois contém ironia, ar de comédia e reflexões, sendo tudo interligado com acontecimentos e frases certeiras. Além disso, o narrador - absolutamente parcial - sempre pedindo a compreensão do leitor, mas ao mesmo tempo expondo suas entranhas é incrível! Faz o leitor se atentar a cada palavra escolhida e se sentir manipulado a cada linha.
A maneira como a narrativa traz um mar de emoções, mostrando o casal em construção, cativando o leitor - que tende a ressalvar pequenos acontecimentos em decorrência da idade dos personagens, porém que depois adquirem total importância para se tentar montar o quebra cabeça. Tudo é muito bem conectado e viciante.
É necessário destacar a quantidade de camadas que vão surgindo, jogando o leitor de um lado para o outro. Os personagens são complexos e tão humanos que é desorientador.
Em suma, é um livro que vai muuuito além da pergunta que todos fazem. Há muitas reflexões sobre diversos temas que merecem mais destaque.
Por fim, não consigo formular nada concreto no momento. Apesar disso não fazer diferença pratica na minha vida, a curiosidade que ameaça me mastigar é muito real.

Lázara 19/04/2024

Quem é de meu convívio sabe que, no espaço de pouco mais de um ano, perdi dois irmãos para a morte. E foi sob essa energia que concluí a leitura de Dom Casmurro.

Pessimismo é o sentimento que animava Bentinho e, pessimismo é o que se esconde por trás das minhas tentativas de seguir com a vida. O pessimismo, no entanto, não me embruteceu: Machado de Assis era um gênio e, assim, deve ser celebrado.

maria duda 18/04/2024

Dom casmurro
Esse livro surpreendente me prendeu bastante! Não era muito fã da escrita do Machado, mas nesse livro comecei a repensar minha opinião.
E com certeza Capitu não traiu, da pra perceber que o Bentinho é um personagem bem complicado.

Flf 17/04/2024

O livro é incrível mas algo há de ser dito
Capitu é uma adúltera vagabund4 de merd4. Só mesmo uma mulher sem caráter pra se identificar com essa terrível personagem.

Mariana113 17/04/2024

Um clássico
Machado de Assis realmente faz jus a tudo que se fala sobre ele, o que mais me espanta nesse livro é a digressão dos momentos até nos sobrar apenas um gosto de solidão na boca.

idytaejin 16/04/2024

Machado de Assis é insano! Eu devorei esse livro como já não fazia há um tempo e mesmo após a leitura eu não consegui tirar a história da minha cabeça. O grande questionamento que envolve todo leitor é se Capitu traiu ou não Bentinho, sinceramente após a leitura eu cheguei a conclusão de que Capitolina NÃO traiu Bentinho ?