Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

2008 encontrados | exibindo 1 a 16

Suzy 01/03/2021

Gostei
Não sou fã de ler livros nacionais, acho que esse foi o meu primeiro até. Gostei sim, mas não me apeguei e nem nada. Achei a leitura fluida mas certas partes era bem parada, como no seminário. A história em sí achei boa, certas partes eu fiquei bem confusa, acredito que lendo denovo talvez eu compreenda melhor. E na minha opinião o famoso "traiu ou não traiu?" Pra mim não traiu, não vi uma ligação dessa, Bentinho é muito ciumento e essas coisas pode mexer com a cabeça dele.

Ellen - @anotacoesliterarias 01/03/2021

E então eu li meu primeiro MACHADO DE ASSIS e amei.

Confesso que tenho um pouco de preconceito com os clássicos nacionais, mas como esse ano minha meta é ler mais clássicos, eles não poderiam ficar de fora e posso dizer que comecei bem.

Os capítulos são curtos, a narrativa fluida e Bentinho um mimado manipulador e eu quase que fui ludibriada por ele.

E agora posso participar do grande debate em torno desse livro e dizer que NÃO TRAIU...hahaha

airtongfbpa 01/03/2021

Narrador não confiável
Leitura muito agradável no início, meio arrastada na parte do seminário, e definitivamente flui do meio em diante. Sempre fui receoso em ler Machado, principalmente pelo "trauma" do ensino médio quando comecei a ler Dom Casmurro por obrigação. Mas talvez tenha sido bom que eu deixei pra ler agora adulto e mais maduro. Sobre a questão central, se Capitu traiu ou não Bentinho, acho que qualquer opinião sobre isso vai estar sempre enviesada pela narração de Dom Casmurro, e ele obviamente é um narrador não confiável, e, por esse fato, tendo a pender para a opinião que não, Capitu não traiu Bentinho. Ele sempre foi obsessivo, ciumento, paranoico. Não atoa que as suspeitas começam a crescer justamente quando ele tem aquele momento com Sancha depois de um jantar. Bentinho julgou Capitu por sua própria malícia. Mas, então, Capitu poderia ter traído mesmo com tudo isso posto? Sim. Não tem como afirmar nada definitivamente, apenas podemos fazer suposições com as informações que nos são apresentadas.

gabriel 01/03/2021

bentinho nunca nem teve uma namorada eram apenas as vozes na cabeça dele

Fernanda.Fernanda 28/02/2021

Sensacional
Machado sendo genial em expor as mazelas do ser humano de forma inteligente. Demorei muito pra entender o relacionamento de Bantinho e Capitú e cai direitinho na lábia do narrador.

Destaques para os textos de apoio dessa edição da @Antofagica, que ajudam demais a entender a narrativa e o contexto histórico. Aliás eles trazem uma visão super atual a despeito da historia contada (lembrei de Cazuza: museu de grandes novidades).

Não quero dar spoilers, mas o livro é muito muito bom e gostoso de ler.

Pareceu uma fofoca bem gostosa de ouvir, sabe? Conversa de amigo ou coisa do tipo. Mas como bom Machado, as agruras estão nas entrelinhas.

E ai? Capitú traiu ou não traiu?

Isa 28/02/2021

Leitura tranquila
A história possui grandes momentos de avidez e outros de completa letargia. De maneira geral, ver como o personagem constrói a versão dos fatos de fato impressiona e pode até inclinar o leitor a concordar com ele.

Artur 27/02/2021

Sempre atual
Já havia lido Dom Casmurro na adolescência. A partir da leitura desse livro, tornei-me fã de Machado de Assis. Agora, quase trinta anos depois da primeira leitura, em uma edição primorosa da Antofágica, reli-o. Tinha ao mesmo tempo alta espectativa e desconfiança de não gostar tanto agora na minha maturidade pessoal e intelectual. Após terminar pela segunda vez, guardei ainda mais do livro. Realmente, Machado de Assis e seu Dom Casmurro é uma obra espetacular.

Croca 27/02/2021

Melhores que eu já li.
Nunca me senti tão impactado e apaixonado por um livro que eles obrigam os jovens a lerem na escola. Eu posso com certeza dizer que essa obra é uma das melhores coisa que já li. Parabens aos envolvidos.

João 27/02/2021

Narrativa genial
Machado era mesmo um gênio da narrativa. Uma escrita incrível que mistura profundidade e complexidade da história como um todo e as questões psíquicas da personalidade de Bentinho.

Lanzola 26/02/2021

Traiu ou não traiu?
Já tinha lido Dom Casmurro durante o ensino médio, suponho que por volta dos meus quinze anos, não prestei atenção na história, fiz pouco caso e meu provável objetivo com a leitura era apenas pela nota.
Resolvi reler 4 anos depois, aos 19 e eu não me recordava de nada (quase nada). Machado de Assis é sem sombra de dúvidas, brilhante. Não preciso estar eu aqui dizendo isso, basta ler e conhecer as obras de Machado de Assis.
Sobre Dom Casmurro, ao contrário do que a maioria pensa e propaga de que é claramente óbvio que Capitu não traiu Bentinho, aos que nunca leram, saibam que o livro é escrito pela percepção de Bentinho (posteriormente Dom Casmurro) e por essa razão é muito difícil, aliás quase impossível, detectar se Capitu traiu de fato Bentinho e as evidências mostram que ela de fato o traiu POIS O LIVRO É ESCRITO PELA PERSPECTIVA DELE.

Mas Bentinho era um filho mimado do caralho, ciumento e paranoico. O que obviamente contribui para o exagero dele ao achar que Ezequiel era filho de Escobar. Tudo que aconteceu após a morte de Escobar nos deixa atônitos com tantas revelações. Mas uma sempre me chama atenção, no primeiro beijo entre Capitu e Bentinho, Dom Casmurro narra que Bentinho não conseguirá grandes façanhas no mundo, pois se deixa facilmente levar-se pelas emoções. Então, essa é a conclusão que ela não o traiu. Ele não a deixa se defender e ademais, é super ciumento e controlador com ela. Não sabe controlar suas emoções, exceto que essas sejam feitas de acordo com a sua vontade.

Leitura magnífica, no início você não espera nada mas no final você só consegue pensar na obra e no desfecho. E em como Bentinho se transformou em Dom Casmurro.

Mas cá entre nós, Capitu merecia ter traído Bentinho e se tiver traído, eu tenho metros infinitos de pano pra passar pra ela

Bela 26/02/2021

Clássico dissimulado
A escrita de Machado de Assis, até mesmo em seus romances, é poética e belíssima. Uma leitura fluida que transmite a sensação de estar tomando um café com o personagem principal enquanto este conta sua história de vida.

Bentinho é insuportável. De longe, Capitu logo se mostra uma mulher incrível, que desperta curiosidade. Provavelmente eu seria a amiga de Capitu que seria totalmente contra o seu relacionamento. A sensação que tive é de que Bentinho corta suas asas, uma pena.

Acho que nem preciso dizer que pertenço ao time "Capitu não traiu Bentinho", até porque é evidente que a argumentação do Dom Casmurro é sem pé nem cabeça. Porém, percebe-se que esse comportamento de dominação e desconfiança já se manifestava na infância do dito cujo, o que só ratifica a ideia de não ter havido qualquer desvio de fidelidade por parte de Capitolina.

Obra impecável, faz jus ao seu sucesso.

2008 encontrados | exibindo 1 a 16