Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Andrômeda Messier 14/10/2019

Bentinho louco?
Mesmo que nunca tenha lido Dom Casmurro já ouviu falar desse clássico acompanhado da famosa e intrigante pergunta, Capitu traiu Bentinho?

Dom Casmurro é considerado pela crítica o terceiro romance da “Trilogia Realista” de Machado de Assis. O romance foi escrito pelo personagem Bento Santiago que decidiu “atar as duas pontas da vida” com memórias da sua infância até os dias em que está escrevendo o livro que ele intitulou Dom Casmurro, nome que ele mesmo é chamado por alguns amigos. Não se apressem em pesquisar o porquê deste nome, o próprio Bento Santiago nos explica no primeiro capitulo:

Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo.

Bento Santiago conviveu com a promessa feita pela mãe de enviar o filho ao sacerdócio, promessa que se tornou difícil de conviver quando Bentinho começa a nutrir sentimentos por Capitu que o ajuda a encontrar uma maneira de contornar essa promessa. E o nosso personagem desesperado continua a sua busca por ajuda.

Inevitavelmente Bentinho é enviado ao seminário, deixando no Engenho Novo, a casa em que foi criado “na antiga R. de Matacavalos” (hoje Riachuelo), uma paixão por Capitu que jura esperar por ele para então um dia se casarem.

No seminário Bentinho conhece Escobar e se tornam amigos. Ele narra seus momentos vividos e visitas ao lar enquanto José Dias o “agregado” da família se encarrega da missão de tirá-lo do seminário.

Aos poucos é perceptível o ciúme doentio de Bentinho e a sua insegurança ao perceber a mulher que Capitu vem se tornando, são diversas as vezes que podemos perceber os ataques de inseguranças e ciúmes, assim como no trecho:

“Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem”

Ele se via atado diante da mulher de “olhos de ressaca” ou “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Como ele mesmo disse em outras palavras considerava Capitu, muita areia para o seu caminhãozinho.

A sua saída do seminário finalmente é confirmada ainda permanecendo a amizade com Escobar que se casa com Sancha melhor amiga de Capitu. Bentinho entra para a faculdade de direito, retorna para casa e se casa com sua paixão que o esperava. É a partir deste momento que começa os relatos do inicio da desconfiança de Bento que pode ou não responder a pergunta do inicio, Capitu traiu Bentinho?

Os casais Escobar e Sancha, Capitu e Bentinho andam sempre juntos, ambos tiveram filhos, o primeiro uma menina batizada de Capitolina e o segundo um menino batizado de Ezequiel.

Em um determinado ponto Bento Gonçalves começa a acreditar que a sua amada esposa e o seu melhor amigo o traiu, desconfiando da paternidade do seu filho Ezequiel.

Quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me…

Vale ressaltar que conhecemos apenas o ponto de vista do Bentinho, um advogado casmurro (fechado em si mesmo, teimoso, obstinado, carrancudo) que sabe usar os fatos e palavras a seu favor.

Descubra o qual a resposta correta e me conte. E apenas para te deixar um pouco mais alerta em relação a Bentinho, vou deixar um trecho final:

Não, não, a minha memória não é boa. Ao contrário, é comparável a alguém que tivesse vivido por hospedarias, sem guardar delas nem caras nem nomes, e somente raras circunstancias. A quem passe a vida na mesma casa de família, com os seus eternos móveis e costumes, pessoas e afeições, é que se lhe grava tudo pela continuidade e repetição.

site: https://wordpress.com/view/folheandosentimentos.home.blog

Brnoliver 12/10/2019

Nova visão com a releitura
Já havia lido o livro e também a versão em quadrinhos, porém decidi reler e, desta vez, redobrei sobre a grande dúvida "traiu ou não traiu?", apesar de sempre defender a inocência de Capitu, desta vez tive dúvidas, muitos indícios são contrários ao que eu acreditava antes, por isso achei tão magnífico chegar ao término desta história pela terceira vez, percebo que por mais que conhecemos o romance sempre podemos encontrar algo novo e isso é genial.

A questão acerca da traição é até recente, não havia esta dúvida até meados do século passado, e com razão, o romance e a narrativa são geniais, tem vários atributos além da famosa questão e desta vez fiz a leitura do livro junto com o audiobook e a experiência é sensacional, Machado de Assis parece conversar com o leitor e sua obra é fica tão magnífica em áudio, como ficou em livro e quadrinho. Se devo ressaltar algum ponto ruim, apenas reclamo do excesso de capítulos, prefiro livros de poucos capítulos de muitas páginas, não o contrário, mas o gosto é pessoal.

Citação: "Tudo acaba, leitor; é um velho truísmo, a que se pode acrescentar que nem tudo o que dura dura muito tempo."

swaturno 12/10/2019

Capitu não traiu Bentinho
descreveram tudo o que aconteceu na visão de Bentinho que acabou criando uma neura na cabeça dele de que a Capitu traía ele, o negócio é que era coisa da cabeça dele e pronto.

Lucas 10/10/2019

Excepcional
Um clássico da literatura brasileira que todos deveriam ler.

Viana 09/10/2019

Ela traiu sim!
Machado de Assis conseguiu me deixar doida com esse livro. A leitura foi um pouco difícil mas qual livro clássico não é? Pois sim, Bentinho me irritou diversas vezes e eu com certeza acredito que a Capitu o traiu.

Sandra 05/10/2019

Bom setembro 2019
Um classico. Resolvi ler depois que a novela Bom Sucesso, falu sobre Capitu. Traiu ou não traiu Bentinho? Muito interessante ler um livro antigo,com outro tipo de escrita. Enredo e historia conhecidas mas bem contatas. Gostei da experiência e do romance claro.

Juh 01/10/2019

Não é isso tudo
Do início até o meio do livro o autor enrola muito com divagações desconexas que quebram a linha de raciocínio de quem está tentando visualizar mentalmente a história. Na minha opinião, o livro só começa no final e o final fala por todo o resto.

Bentinho desde muito novo demonstra traços de desvio de personalidade com seu ciúme doentio, frieza e falta de empatia com o próximo. Podemos notar pelo modo como o personagem sucessivamente encontra soluções tão chocantes para seus problemas como a morte da mãe ser um sinônimo de liberdade. Isso cresce dentro dele até a fase adulta quando as coisas começam a sair de seu controle.

Gleidson Riff - poeta 30/08/2019

Um clássico absoluto
Talvez seja, junto com "Grande sertão:veredas" de Guimarães Rosa e "Os sertões" de Euclides da Cunha, o maior clássico da literatura brasileira. Uma obra irretocável. Salve o "bruxo do Cosme Velho"!

Thiágany - @leio.logopenso 28/08/2019

Simplesmente maravilhoso
O livro Dom Casmurro é um clássico maravilhoso.
Bentinhoe Capitu, amigos de infância, se apaixonam na juventude.
Ele prometido pela mãe a vida religiosa, resolve mudar seu destino e não se tornar padre.
Bentinho e Capitu se casam, mas depois do nascimento de seu filho o ciúme de Bentinho causa uma reviravolta na história.
Se você ainda não leu esse livro, corre pra ler. É realmente maravilhoso.

Jeh 12/08/2019

Maravilhoso
Meu livro favorito da obra machadiana, Dom Casmurro trata de amor proibido, amizade, religiosidade de uma forma bem construída e envolvente. E ainda o fúnebre autor nos deixa um mistério que vai atormentar para sempre a nossa vida, será que Capitu traiu Bentinho?

primeira viagem 06/08/2019

Dom Casmurro
Uma promessa feita a Deus: Entregar seu segundo filho ao Seminário. Mas, o coração de Bentinho não pertencia à igreja e sim a uma mulher de olhos de cigana obliqua e dissimulada, Capitu era o seu nome.
Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência, só que esse amor puro sofre grandes ameaças de não sobreviver se a promessa for cumprida.
Apesar de todos os esforços para não ir para o Seminário e a tristeza de sua mãe, promessa é coisa levada a sério e deve ser cumprida. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica muito amigo, verdadeiros irmãos. Alguns tempos depois, eles deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha (amiga de Capitu) e Bentinho com Capitu.
Depois de algum tempo tentando ter um filho, Capitu aparece grávida, o que deveria ser um momento de união e felicidade torna-se motivos para desconfiança e desavenças depois da morte de Escobar. A semelhança física entre o filho e o amigo parece ser prova de adultério de Capitu. No final o protagonista abandona a família e leva uma vida solitária, assombrado pela traição.
Dom Casmurro, romance publicado em 1899 pela livraria Garnier se tornou um dos livros mais importante e famoso da nossa literatura Brasileira. O livro é inspirado em Otelo (Shakespeare) abordando também o tema do ciúme e sua consequente desgraça.
Narrado sobre a ótica de Bentinho Dom Casmurro é um livro de confissões e persuasão. Cujo personagem principal já velho, solitário e arrependido busca rememorar e compreender os fatos de seu passado e a perda de seu grande amor.
Opinião
Gostei! Eu não vou falar ainda se Capitu traiu ou não isso só depois de ler “Amor de Capitu”, mas o que marcou e me fez refletir foi o quanto o ciúmes pode desgraçar a vida de quem o sente.
Bentinho que lutou tanto para ficar com Capitu perdeu tudo e por pouco não perde a vida por causa de uma ideia baseada em ciúmes. Acho que ele usou o filho como justificativa para o seu ciúme possessivo já que antes do menino nascer ele já o sentia.
Por outro lado não acho certo uma mulher casada estando sozinha receber outro homem em casa, eu sendo solteira não abro a porta para um homem quando meu pai ou meu irmão não estão.

Suelen Vidal 02/08/2019

Dom Casmurro - Machado de Assis
Um livro cheios de significados. Será que julgamos bem as pessoas?
Pois bem, Bento nos colocará a prova.
Leiam.