Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Brubrisa 22/03/2024

O que eu achei da obra
Esse livro tem muitos detalhes, o que se torna cansativo. Em muitos momentos, ele apresenta capítulos insignificantes e que faz com que a obra demore para evoluir.
Porém, acredito que o romance em si é bom. Apresenta o ponto de vista de um homem possessivo e ciumento que me fez ter muita raiva.
Para mim, Captu não traiu. Não tem afirmações concretas de certa traição, além de que ela mesma afirmava que o filho tinha os olhos parecidos com o Escobar (se ela tivesse indícios que ele poderia ser o filho dele realmente, ela não teria feito o Bentinho ficar com medo).

Ariane.Alves 22/03/2024

Releitura
Foi uma releitura quase como nova, pois não lembrava muito da história por ter lido na escola. A escrita de Machado de Assis nos desafia o português por vez ou outra, mas achei bom aprender novas palavras kkkk
A história é contada pela versão de Bentinho, que desde o início acolhe as palavras de José Dias sobre os 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada' de Capitu, repetindo por diversas vezes no decorrer do livro ao se referir a ela. Bentinho se mostra obcecado e possessivo, o que facilmente o faria pensar que ela tenha traído. Um relacionamento obviamente tóxico. Capitu sempre foi muito esperta, acho difícil que ela tenha criado provas contra si falando de Escobar. O próprio Escobar chegou a falar sobre casar seu filhos, o que seria estranho se houvesse a possibilidade de serem irmãos. Por causa dessa perspectiva, é muito difícil decidir se ela traiu ou não. Me inclino a achar que não, mas não julgaria se o tivesse feito.

Mah 21/03/2024

Bentinho 100% não confiável
Não falaria mal da transparência do Bentinho em descrever suas histórias, os sentimentos contraditórios que ele nem queria sentir mas que estavam lá, ele foi humano nisso. Porém acreditar em uma dedução num momento em que ele estava desesperado, cansado e em luto foi extremamente errado. Ele mesmo ressalta a aparência idêntica entre a mãe da Sancha e a Capitu, que não eram parentes nem nada (pior, que nunca conviveram juntas), e não fala da mera coincidência que foi Ezequiel parecer tanto com Escobar, pra completar ele ainda o imitava e conviveu muito com ele, o que faria os dois ficarem cada vez mais parecidos.
Fiquei triste por Bentinho acreditar em tudo o que se passa pela mente dele. Se resguardar de pensar demais nos faz pessoas melhores. Ele deveria ter ido se ocupar com algo que prestasse ao invés de criar drama, porem resolveu continuar vivendo como o garoto mimado que sempre foi, e não encarar o problema.
Enfim, talvez Machado de Assis escreveu isso porque o Brasil tá cheio de Bentinhos (pessoas irresponsáveis, imaturas, sem comunicação, extremamente inseguros e com ciúmes extremos), cabe a nós mudar isso.

heloo6 21/03/2024

Bentinho um gay não assumido
Eu adorei o livro,por mais que eu tenha lido para a escola foi uma leitura divertida,e com muitas teorias criadas!

Oliverð 20/03/2024

?Olhos de cigana oblíqua e dissimulada?
?Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti.?

Uma releitura de um livro que é clássico da literatura brasileira que despertou meu interesse por causa da escola. A leitura em si eu achei um pouco parada e desinteressante em alguns momentos, porém e um livro que consegui segurar a atenção do leitor mesmo não sendo tão interessante. Comparando a primeira vez que eu fiz essa leitura, onde eu tinha certeza que a Capitu não tinha traído, essa releitura me fez questionar essa certeza, olhando com olhar mais maduro,conseguimos perceber que ela não e um personagem nada confiável, porém e difícil tirar uma conclusão clara pois, o livro nos mostra tudo na perspectiva do Bentinho, um personagem marcado por sua possessividade e ciúmes. Portanto e uma leitura que eu indico, porém dou o conselho para ter um pouco mais de paciência, pois os dialetos da época, me fez reler varias vezes para entender melhor o significado.

Helena Laís 20/03/2024

"O ser humano gosta de complicar as coisas, é só uma brisa, quem sabe ela bagunce teu cabelo, quem sabe te acaricie o rosto, quem sabe, quem sabe?"

Maravilhoso. Uma aula de escrita, a forma com que ele quebra a quarta parede é tão disruptiva, traz uma realidade tão crua pro relato. Personagens bem construídos, linguagem primorosa.

E assim, ouvi tanto falar do subtexto bissexual, porém não enxerguei nada subentendido, achei foi explícito mesmo, escancarado!

Amei reler com cabeça de adulta. Que coisa maravilhosa é inspiradora.

duda 20/03/2024

Traiu ou não?
É uma história clássica sim, esperava um pouco mais confesso mas estou acostumada com livros de hj e estrangeiros, é uma literatura brasileira admirante

Malu (Paradise edition) 20/03/2024

Capitu não traiu!!
Eu tenho comigo que esse livro é um dos poucos do mundo onde tudo, absolutamente cada detalhe da obra tem ligação e possui não só uma, como diversas interpretações embutidas.

Machado simplesmente sensacional! Leitura absurda.

Jubs 18/03/2024

Traiu ou não traiu?
Achei que após ler teria a resposta e foi atrás dela que comecei ler o livro mas quebrei a cara kkkkk A dúvida continua e a verdade é que não se pode acreditar só nas palavras do Bentinho, nada que comprove a traição de fato e nem ao contrário. Sabemos que o Bentinho era bem ciumento em vários momentos podemos ver esse lado dele e ele é muito contraditório então é muito difícil afirmar de fato. Capitu merecia seu direito de fala ..

DidioAzul 18/03/2024

Clássico da literatura nacional
Esta obra de Machado de Assis é talvez o livro mais famoso da literatura nacional. Sempre ouvi muito sobre Dom Casmurro, Capitu e cia, mas demorei anos para efetivamente ler este livro. Fiquei maravilhado com o livro. O enredo contado, a forma de escrita de Machado de Assis, as nuances, os mistérios, dúvidas lançadas ao ar, tudo é extremamente envolvente. Faz jus à fama e é um dos melhores livros nacionais que já tive o prazer de ler. Super recomendo.

Naraliz 18/03/2024minha estante
Amg amei a resenha e agora que vc terminou posso dizer, acho que sou uma das poucas pessoas que acredita que ela traiu sim kkkkk não colocaria minha mão no fogo pela Capitu nunca, Bentinho foi um fdmae mas ainda assim duvido da fidelidade da Capitu. Enfim acho os dois um casal nada confiável, tanto ele quanto ela.

Deise 18/03/2024minha estante
Ela não era santa, mas acho que não traiu. Ele desde o começo era obcecado e presunçoso. Mas achei genial isso no livro, porque tem duas interpretações e nunca se sabe a certeza. Mas pelo que li e pela loucura dele, eu acredito nela. ????

alicebks 19/03/2024minha estante
amg, amei a sua resenha e estou totalmente de acordo com as suas palavras. Minha percepção ao ler o livro foi exatamente essa - Bentinho era um homem obcecado, cuja verdade se resumia ao que ele acreditava, não necessariamente à realidade da história. E como a narrativa é dele, torna-se difícil determinar se podemos confiar nessa versão dos fatos. Enfim, ao meu ver, Capitu não traiu!