Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Giovani73 12/04/2024

A maior obra brasileira não é tão boa assim
O livro é uma pura enrolação, você fica na expectativa de melhorar e nada, o livro fica bom lá pra página 180, onde realmente tem o mistério, antes ele fica só enrolando, não acredito que capitu tenha traído, mas deveria

memile 11/04/2024

Demorei pra engajar por não estar familiarizada com uma linguagem mais difícil de compreender, mas foi uma leitura que aprendi a apreciar, pegando cada vez mais gosto pela narrativa.
fiquei com vontade de ler outras obras do Machado de Assis, gostei!!

e não pode faltar: não traiu!!!!

é nois machadao ?

Xaii_oliv 11/04/2024

Traiu ou não traiu?
Dom casmurro narra a história de Betinho um jovem quieto, por conta dessa personalidade recebeu o apelido de Casmurro, o Dom foi por ironia.

Toda a história se baseia no romance de Betinho e Capitu. Escobar é o seu grande amigo e tem um relacionamento com Sancha, amiga de Capitu.
A amizade de Escobar e Betinho é muito forte. Em um determinado momento da história, Betinho passa a ter alucinações e ver que seu filho é bem parecido com Escobar.

E respondendo a famosa pergunta:

No meu ponto de vista, Capitu não Traiu Betinho, no final do livro ela chega confirmar a grande paixão que tinha para o marido em uma carta.
Betinho apresenta ser um homem ciumento, possessivo e indeciso e além do mais, tem um absorção pelo seu amigo.

Machado de Assis é espetacular, mas uma obra que não tem palavras para descrever. E leia o clássico da literatura brasileira ?.

Albaneide.Oliveira 10/04/2024

Linguagem um pouco difícil de ser compreendida, mas é uma obra que não é só sobre se capitu traiu ou não (inclusive eu acho que ela não traiu) vai muito além disso, é sobre entender a sociedade, os sentimentos e pensamentos.

galaxyvantess 10/04/2024

Teria sido uma leitura mais agradável se eu não tivesse sido obrigada a ler para um trabalho da escola e se a escrita não fosse tão complexa.
A história em si é muito boa, mas o fato do narrador ser em primeira pessoa faz com que não tenhamos noção do que acontece com os outros personagens, fazendo com que tenhamos mais perguntas do que respostas (como a história da traição).
Gostei razoavelmente, mas não faz muito o meu estilo.

whyrbk 08/04/2024

Dom Casmurro
De verdade, eu terminei esse livro com raiva do bentinho pq nao é possível q ele por puro luto e ciumes da capitu E TAMBÉM DO ESCOBAR tenha ficado imaginando coisas
ele tinha claramente sentimentos pelo Escobar também, tanto q nem pro filho ele consegue olhar pq lembra ele sério
eu gostei bastante o desenvolvimento dos 3 é muito bom e os pensamentos intrusivos do bentinho me fazem ficar "???????? meudeus OQUE"

matersuspiriorum 07/04/2024

Capitu rainha, Bentinho nadinha
Não acredito que ela traiu. O Bentinho sempre foi ciumento desde de criança e só foi piorando com o tempo. Ele é advogado, então claro que vai defender um ponto de vista ( que no caso é o dele). Eu no lugar dela teria traído esse cara insuportável. Como diz a Lana "Godamn, man child"

Mahhnu9 07/04/2024

Ela não traiu porcaria nenhuma, só gosta de provocar o doido.
Ele era doente! E pasmém, flertou com a esposa do amigo.
Li na maior vontade, ?o maior mistério da literatura? ? socorro
Não gostei gente, li 2 versões Kakakkaka

lynxsn2001 07/04/2024

Dom Casmurro
Demorei quatro meses pra terminar esse livro, n sei se é pq tem partes bem difíceis de entender ou pq o livro evoluiu bemm devagar ou pq foi um livro obrigatório da minha escola mas eu realmente n gostei tanto assim. Sendo um narrador em primeira pessoa nós n podemos distinguir oq é um fato ou oq é apenas uma percepção da mente deturpada do Bentinho, em diversos momentos ele tenta "puxar o saco" do leitor para q nós acreditemos em sua versão, não posso julgar ele pq ele é um advogado e o trabalho dele é basicamente convencer os outros a partir do seu próprio ponto de vista, mas em vários momentos senti q ele manipulou os fatos para q ele seja a vitima da história e eu queria muito ter lido alguma versão da Capitu pq na minha opinião ela não traiu mas deveria KKKKAKKKK. Outro ponto importante é a relação q o Bentinho tinha com o Escobar que na minha percepção n era só amizade n, ate pq naquela época n era "certo" um homem ser tão próximo de outro homem a ponto de abraçar com frequência, apertar forte a mão do outro escondido e ate mesmo APERTAR OS BRAÇOS DO CARA COMO SE FOSSE ESPOSA DELE, além de que o Bentinho descrevia o Escobar como tendo olhos doces e com outros elogios bem suspeitos. Minha conclusão é q a Capitu não traiu mas o Bentinho como era muito possessivo e controlador acabava vendo o filho com o rosto de Escobar, além de q ele só começou a desconfiar de Capitu quando ele mesmo estava olhando para a Sancha com outros olhos. Capitu diva injustiçada
recassara 07/04/2024minha estante
Concordo perfeitamente ?

Geovana.Mendonca 06/04/2024

Gostei bastante, foi uma leitura bem fluida e envolvente. Já aprendi a não confiar em narrações em primeira pessoa, por isso a falta do outro lado da história pesa muito. Bentinho se mostrou ao longo da história como controlador, ciumento e passional com um nível preocupante de descontrole que me fizeram duvidar de seus argumentos. Para mim Capitu é inocente e ele não passa de um narrador manipulador que não sabe lidar com suas emoções e muito menos com quem ele é.

fatimaria 06/04/2024

Muito doido finalmente experienciar por mim mesma uma história tão famosa e polêmica da literatura. a loucura é ter vindo ler achando que encontraria respostas, e terminar a leitura com mais perguntas ainda. a construção perfeita de personagens e relações do Machado de Assis é a culpada disso, junto com a sua sempre afiada e maravilhosa escrita. seus livros são sempre experiências a parte da maioria, e sempre os termino querendo mais.

Gabi 05/04/2024

O livro teve seus picos, mas a maior parte da leitura foi bem mançante.
Gostei do modo brando no qual ele escreve e do qual criou a grande questão: traiu ou não traiu??
Capitu rainha loba sem medo, queria muito uma versão no pov dela.