Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Mari 16/03/2024

Amei
Pensava que seria um livro sobre traição, mas fala sério, da onde ele tirou que ela traiu ele? Nada! Ele que não é muito confiável.

analu 14/03/2024

O que me fez amar literatura
SOCORRO como pode uma coisa dessas existir, é tão rico, tão precioso, a melhor e mais bonita escrita que eu já vi!
O livro tem um negócio vinculado a vestibular ms não leia com essa visão, por favor, dê uma chance, eu sei que é uma leitura meio difícil mas eu prometo que vale a pena, me senti dentro do livro, é um negócio muito incrível o que esse cara faz, de te fazer ficar apaixonado nem pela história, mas sim pela escrita poética dele, que te faz pensar e ler e reler cada linha,e toda vez que lê tem algo a mais, incrível.
Quero dizer que, posso estar louca, mas pra mim, esse livro tem a mesma vibe de la la land, só quem já leu sabe...

Kaicchan 14/03/2024

Devia ter traído
Um clássico, não é mesmo? Me diverti muito lendo esse livro, a narrativa de Bentinho é hilária, ele é totalmente errado da cabeça. Machado de Assis é fenomenal, sem dúvidas, um dos grandes gênios da nossa literatura.

Jo1307 14/03/2024

Traiu ou não traiu?
Mesmo depois de anos de existência desse clássico da literatura brasileira, muitos ainda se fazem a mesma pergunta, e isso se deve a genialidade de Machado de Assis que deixa
algumas pontas soltas fazendo os leitores buscarem formas de ?incriminar? os personagens, mas a verdade está ali, na nossa cara!
A resposta é: não traiu, mas sinceramente? Deveria!

Maria13823 13/03/2024

Clássico
“No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou.”

Primeiro que a escrita do Machado é genial, conversa com o autor, cheio de ironias; gostei muito que os capítulos são curtinhos, o que facilita a leitura. Segundo: não dá pra confiar e acreditar em tudo que o narrador diz. A verdade é que sempre existe um terceiro ponto de vista, pois as verdades são frágeis e a natureza humana também. O grande ponto de discussão é ''Capitu traiu ou não traiu Bentinho?'', mas esse livro é muito mais do que isso. Leiam e não se arrependerão!

“Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem.”

mhsmaran 13/03/2024

Bentinho frágil, chato e inseguro. Capitu sem graça e até mal compreendida. Eu talvez tenha que ler novamente. A escrita impecável de Machado faz tudo valer a pena.

André 12/03/2024

Protagonista Agridoce
Por várias vezes iniciei, e não concluí, a leitura dessa obra; acho que não estava pronto para aprecia-la. Pena que não insisti.
Bentinho é um deveras personagem peculiar; por vezes me identifiquei com a insegurança que nele residia; por vezes o odiei, devido a alguns de seus pensamentos e atitudes.
Senti falta de uma narrativa que partisse do ponto de vista de Capitu, entretanto, pelo que vi existe uma obra que atende essa necessidade. Colocarei-a em minha lista de leituras.

mwahgeo 11/03/2024

Um clássico é um clássico
A Capitu não traiu, logicamente. agora, se ela devia ter feito isso ou não, já é com ela.
fiquei muito feliz com a escrita do Machado, só havia lido uns contos e outros dele, e fiquei genuinamente enjoada com o quão INSUPORTÁVEL o Bentinho é. habilidoso demais esse cara por conseguir fazer um personagem de chatice extrema em uma escrita tão legal.

Laura3172 10/03/2024

Minhas conclusões:
Bom, o que fica em mente na cabeça de qualquer um é o fato de Ezequiel ser muito parecido com o Escobar, entretanto, Capitu ao decorrer da história se mostrar sim uma mulher apaixonada.
Devemos ressaltar que desde o início do livro Bentinho mostrou-se extremamente ciumento, como é notável no capítulo do rapaz a cavalo. Portanto, as descrições a respeito da semelhança do filho com o amigo, acredito eu, são muito conturbadas e infiéis, podendo ser até mesmo a mente do narrador alimentando a paranóia gerada devido ao estresse pela perda do amigo e o extremo ciúmes a parceira.
Também, outro fato que instrui a hipótese de não ter ocorrido traição alguma, é na noite anterior a morte de Escobar, em que o protagonista sente-se atraído por Sancha, a mulher do amigo. Isto levou ele a sentir tanto remorço e incomodo que, possivelmente, para aliviar o sentimento de culpa sua própria mente tenha implantado uma possível ideia de equilibro entre possíveis casos extraconjugais: BentinhoxSancha EscobarxCapitu.

Deixando o tópico clássico de lado, a obra possuí uma escrita ótima. Entretanto, acredito que seja necessário um nível mínimo de maturidade e prática literária para que seja possível apreciar esta e demais obras do Machado. Explicando melhor, não acho que seria uma leitura que uma criança nos seus 13/14 anos desfrutará do clássico (claro, há excessões) devido ao seu espaço temporal ser muito distante, e à escrita com traços metafóricos do grande escritor.
Também, acho que uma pessoa que não possuí o hábito de leitura e não tem praticado sua interpretação, provavelmente não aproveitará está leitura. Portanto, se sente muita vontade em ler o clássico, porém não possuí o hábito de leitura em seu dia a dia, procure começar com livros de linguagem mais simples e cenários mais atuais para que possua a habilidade necessária para saborear uma obra dessas.

Gabriel Olegário 10/03/2024

Paixão, trama envolvente e um narrador não confiável
A leitura de Dom Casmurro revela de forma vívida os vieses da tragédia que partem da inabilidade de Bentinho ao tentar pensar com clareza. A leitura se assemelha a um labirinto, onde nossos olhares são atravessados pela paixão (o que, para a obra, é um sinônimo de ciúmes) e condicionados por um narrador não tão confiável. Conhecer essa joia foi um presente.

O gênio Machado de Assis te desafia e brinca com nossa incapacidade de fazer julgamentos sensatos enquanto lemos. Nada é óbvio por aqui; tudo se parece com uma ilusão enquanto, ao mesmo tempo, invoca uma percepção de verdade palpável.

site: https://aegregora.substack.com?r=2lsoin

Vanessa.Perin 10/03/2024

Capitu traiu ou não?
Foram diversas tentativas para releitura.
Havia lido Dom Casmurro para o vestibular e gostado na época.
Depois disso tentei ler outras vezes, mas tive alguns desistências. Não é uma leitura fácil. Até pelo português usado.
Por fim, consegui chegar até o fim usando o audible.
Foi uma experiência bem diferente, vc consegue pegar mais alguns detalhes da forma de escrita. Alguns escorregões do Bentinho para mostrar q a narrativa não é confiável.
É uma obra prima, sobre como a obsessão pode trazer a ruína. Mas como na minha primeira leitura ainda acho q o Bentinho faz muito esforço para mostrar Capitu como dissimulada.
Acredito q daqui um tempo irei ler novamente.
ritac_aa 10/03/2024minha estante
Bentinho é um safado, dá pra notar que ele fica se engraçando pra mulher do Escobar antes deste morrer. Minha teoria é que o Bentinho traiu a Capitu com a viúva, e depois tentou convencer o leitor que foi a Capitu que cometeu a traição, e acreditou tanto nisso (por se sentir culpado de ter traído) que realmente achou que era verdade.

Mariana113 10/03/2024minha estante
Não traiu