Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

quefirascunha 02/03/2024minha estante
Concordo com você.

daniela!! 29/02/2024

??? ?.*?
Dom Casmurro é daqueles livros que nós faz pensar. Pensar qual é minha opinião sobre tal personagem, se eu confio ou não em outro e é claro pensar sobre as reflexões que o livro já nos traz.
Demorei bastante para ler, mas acho que valeu MUITO a pena, merece topo o hype milenar que recebe! Recomendo demaissss! ;)
P.s.: Desculpa pelo título brega
laissa33 29/02/2024minha estante
Traiu ou não traiu? ?

daniela!! 29/02/2024minha estante
NÃO!!

daniela!! 29/02/2024minha estante
Mas, se vc achar que sim, por favorrr me fale os motivos

laissa33 29/02/2024minha estante
Também acho que não!! Nunca cheguei a ler, porém, já fiz um debate sobre ele em que tive que defender a capitu

Rachel M. Mendes 07/03/2024minha estante
Um clássicooo! Nunca o li inteiro, infelizmente? Minha leitura dele se resumiu a trechos pra escola, resumos e análises da história (e alguns episódios da minissérie porque é muito legal kkkk).
Mas pretendo lê-lo, quando essa rotina insana de vestibulanda me permitir hahah
Não li pra saber se traiu ou não traiu, mas do contato que tive com a obra acho que os dois se traíam. Capitu traía Bentinho com Escobar. Bentinho traía Capitu com Sancha e não deixa isso claro ao leitor a fim de se preservar. Acho que o afogamento do Escobar foi suicídio. Pelo remorso que sentia em amar a mulher do amigo.
Teve um debate na escola a respeito do livro. Com tribunal e tudo mais kkkk Fui advogada do Bentinho (doido, corno e traidor).
Enfim, quero ler kkkkk

yasnvlima 29/02/2024

Chatíssimo, como diria José Dias
Criei muita expectativa pra esse livro e no final das contas achei muito enrolação, só me prendeu nas últimas 30 páginas e chegou em um ponto da história que eu comecei a desconfiar de tudo que o Bentinho falava. Acho que ele começou a criar mil cenários na cabeça ciumenta dele e ainda queria convencer o leitor de que tudo era verdade e ele era a vítima, além também de projetar a própria infidelidade na Capitu.

Flavio Petraccone 28/02/2024

O cruel Bentinho
Dom Casmurro é um clássico que eu só tinha lido na época da escola. Foi muito bom revisitá-lo, agora um pouco mais maduro para lembrar da Capitu dos olhos de ressaca. Também não me lembrava dos sentimentos cruéis de Bentinho !!! Enfim, valeu a pena.

LaraTavares 28/02/2024

Clássico da literatura brasileira
Nem sei o que dizer desse livro, mas vou tentar expressar o que eu achei de tudo que eu li, esse livro foi diferente de tudo que eu li até agora, e de uma forma bem marcante por assim dizer, uma escrita diferenciada, perssonagens marcantes bem contruídos, e uma trama intrigante, é mais do que traiu ou não traiu, cada frase, cada situação gera uma complexidade incrível em tudo.
Capitu tem atitudes estranhas, relatadas por Bentinho, este mesmo sendo o narrador solta algumas estranhezas de sua personalidade também, e no final o leitor fica como ?
Valeu muito a pena ler.
Michela Wakami 28/02/2024minha estante
Machado de Assis é puro talento.???

LaraTavares 28/02/2024minha estante
Amei ?

Rodolfo.Barbosa 27/02/2024

Exercício para todo leitor.
Um enredo complexo, uma narrativa bastante arrastada, e com muitas interpretações no final; Esse é Dom Casmurro.

Um dos livros mais conhecidos e consagrados da literatura Brasileira. Porém eu esperava um pouco mais. A narrativa arrastada me fez achar a estória um pouco entediante. Do meio pro final a estória foi ficando mais interessante, e o final apesar de ser bem 'cru', achei aceitável.

A escrita de Machado de Assis, foi um ótimo exercício pra minha leitura. Muitas palavras eu tive que ir no dicionário, e o vocabulário da época também foi desafiador. Às vezes fico perplexo como livros como Dom Casmurro, que é difícil de ler, às vezes sejam aplicados em escolas, para crianças que estão começando a leitura. É frustante pra criança uma leitura tão complexa, e desestimula o hábito de ler logo cedo.

Valter Cardoso 27/02/2024minha estante
Traiu!

Carlos531 26/02/2024

Dom Casmurro, de Machado de Assis
"Dom Casmurro" é um romance e uma análise profunda da mente humana, da obsessão, do ciúme e da ambiguidade da memória.
A narrativa é feita em primeira pessoa, pelo protagonista(Benedito), e é muito bem construída.
Mas como todos sabem, Machado de Assis tem uma escrita muito difícil e complexa, em diversos trechos tive que pesquisar o significado da palavra para prosseguir a leitura.

shes_heavy 25/02/2024

Ressaca
Essa é uma daquelas obras tão antropologicamente abrangentes que seria impossível resumir, e nem se deve. O grau de ironia, a perspectiva que o machado usa (ler e entender "memórias póstumas" antes me foi muito importante para essa leitura), a posição histórica e o número estarrecedor de detalhes milimétricos na narrativa... Talvez tenha se tornado meu livro favorito, por motivos demais para se descrever aqui.

Jessica891 24/02/2024

Foi tanta a curiosidade em descobrir se Capitu traiu ou não que eu enfrentei meu medo, sem fundamento, e mergulhei na narrativa de Bentinho, e .... Cheguei a conclusão que a questão aqui não é Capitu, e sim Bentinho, com seus ciúmes doentios e síndrome de Otelo.
O famoso homem que com certeza trairia, como muito bem narrado por ele mesmo, com medo da esposa tbm ser capaz de traí-lo.

Mdu_S 23/02/2024

O problema todo teria sido resolvido com um trisal...
Eu sei que o cara é casmurro, que isso quer dizer chato, eu li o livro, ele explica isso nos primeiros capítulos. MESMO ASSIM, meu deus que cara insuportável. Que personagem chato, que história chata, que bebê chorão. Eu não sabia se revirava os olhos ou se entrava na página ora bater nele e mandar deixar de ser fresco... demorei uns 60% pra achar minimamente interessante quando ele foi pro convento e conheceu o Escobar, pra essa porcaria durar quase nada do livro. No fim, a nóia dele todinha nasceu de ver a mulher chorar no enterro do outro, e ele simplesmente ficou maluco obcecado que o filho não era dele. Pois se ninguém vai dizer eu digo: CAPITU NÃO TRAIU MAS DEVIA TER TRAÍDO!!!!
alucianakarine 25/02/2024minha estante
Não terminei, mas já tenho o mesmo pensando

Nah 22/02/2024

Tudo pode ser
Um amor começado na adolescência que, de alguma forma, resistiu ao tempo e aos desafios.
Narrativa bem envolvente e detalhista, o que particularmente gosto muito.
O autor consegue juntar humor, ironia, melancolia profunda, neuroses e desespero. Desta forma a leitura não se torna cansativa.
Sem contar que o vai e vem no tempo obriga a manter a atenção.
Ao meu ver, o mais interessante de tudo é que o autor permite que o leitor tire suas próprias conclusões em relação à maior dúvida gerada ao longo do livro.
Me surpreendeu!