Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


5333 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fabiana764 25/03/2024

Capitu traiu ou não traiu?
Segundo clássico que li, leitura complicada por causa da linguagem que não sou acostumada a ler, mas mesmo assim consegui entender a história. E pra mim, Capitu não traiu!
comentários(0)comente



Moh 25/03/2024

Nostálgico!
Enquanto lia senti certa nostalgia, muitas vezes foi como se voltasse no passado, a escrita de Assis e os detalhes da infância de Bentinho trouxeram certo conforto. O tom de melancolia foi aumentando conforme a história se seguia. Dom casmurro se mostrou um tanto ciumento e intenso, o que me surpreendeu, no fim das contas não posso dizer se Capitu o traiu ou não, mais tenho que lhe dar o benefício da duvida, afinal de contas 'somos todos bons ou maus só depende de quem conta a história'.
comentários(0)comente



Thifany 25/03/2024

Dom Casmurro?
Resenha: Dom Casmurro
Dom Casmurro é um clássico, visto por muitos como uma necessidade de leitura para todos os brasileiros.
Eu já havia me deparado com essa leitura quando estava no Ensino Médio, mas admito que nem sequer me lembro de tê-lo terminado. Desta vez posso lhes dizer, sim, terminei esta obra.
A princípio li apenas para a faculdade, com o mesmo pensamento de uma ?eu? de anos atrás, crendo que seria uma leitura moldada apenas em momentos tediosos, e não foi o que ocorreu.
Apesar de ser uma leitura densa e até mesmo difícil, por sua linguagem rebuscada e de palavras difíceis, preciso dizer com toda força: MACHADO É UM GÊNIO!
Em ?Dom Casmurro? conhecemos a história de nosso narrador: Bentinho. Acompanhamos a jornada de toda a vida de Bentinho, seus planos, paixões, complexos, enfim, sua vida nua e crua. Fato é, a narração de Bentinho e a conversa que tem conosco, os leitores, durante toda a sua escrita, nos cativa e prende a atenção para saber: o que mais ele tem a nos dizer?
Ao meu ponto de vista, e enfatizo isso, é a MINHA opinião, ao ver a verdade de Bentinho, pude perceber extrema insegurança que ele tinha e uma necessidade astronômica de agradar aqueles a quem ele amava, situações claras que deixaram extremos problemas em sua vida e em suas relações.
Bentinho tinha a necessidade de agradar a mãe, que almejava que ele fosse padre, e por isso foi ao seminário, mas também tinha a necessidade de agradar a que ele chama de amada, Capitu, com quem deseja se casar e construir sua família, sendo assim impossível ser padre. Boa parte do livro é moldada sobre esse conflito e como Bentinho, Capitu, José Dias, Escobar e tantos outros poderiam resolver essa situação. E já dando um ?spoiler? (entre aspas, porque não acho que seria considerado assim), ela será resolvida.
Até que então chegamos à parte polêmica do livro, que traz até os dias de hoje grandes conflitos a respeito de Bentinho. Houve ou não traição? O que você me diz?
Para mim, não houve. Durante muitos pontos do livro pudemos ver que Bentinho era extremamente ciumento e inseguro em suas relações, especialmente quando se tratava de Capitu, ?Pois até os defuntos! Nem os mortos escapam aos seus ciúmes!?.
A visão de um único narrador nos limita a formar e firmar uma opinião concreta sobre o assunto, como ter certeza de uma história contada apenas por um homem que nunca se mostrou de muita certeza e confiança? Eu particularmente, decidi não confiar.
Mas é impossível negar, Machado consegue nos fazer pensar, repensar, entender e viver um pouco do lado de cada personagem existente na história.
Ao final, não é realmente a traição que importa, mas a história de cada um que foi vivida, mas que a curiosidade fica? Claro que fica! Cabe a cada um de nós escolher em qual verdade iremos acreditar.
comentários(0)comente



biluzy 25/03/2024

Bentinho é esquizofrênico
A capitu não traiu, o bentinho que é muito imaginativo e tem malícia na cabeça e acaba projetando tudo isso na pobre da esposa..
comentários(0)comente



vertisus 24/03/2024

Bentinho chato do caralhooo inseguro ciumento e paranoico se capitu tivesse traído seriam 5 estrelas
comentários(0)comente



Mtressoldi 24/03/2024

Bentinho, o próprio Ted Mosby neurótico, manipulador e insuportável da literatura brasileira.
.......
comentários(0)comente



Akemiya 24/03/2024

Capitu e Bentinho
Comecei a ler porque fiquei instigada para saber se Capitu de fato traiu Bentinho, mas o livro não deixa claro isso e ao meu ver não, não houve traição da parte dela.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
lanna :) 23/03/2024minha estante
pq vc acha que ela traiu? gostaria de saber mais sobre seu ponto de vista se vc quiser, caso não, tudo bem


lanna :) 23/03/2024minha estante
se vc quiser me contar *


Jonathan 23/03/2024minha estante
Para deixar às claras, a leitura foi bem maçante para mim, não prestei muita atenção, porém o pouco qie lembro foi a empreitada amorosa entre Bento, amigo e Capitu, em especial o último parágrafo.


lanna :) 23/03/2024minha estante
ah, entendi o porquê, obrigada por me contar, boa noite pra vc.


Jonathan 23/03/2024minha estante
Boa noite para você!
É sempre bom compartilhar uma perspectiva com uma amiga literária!




G.Jesus 23/03/2024

Dom casmurro
Livro que tem uma histórico que nos cativa deste o início até o fim, por ser um livro antigo algumas palavras são um pouco difíceis de entender fora isso vale a pena ler esse clássico.
comentários(0)comente



Larissa4063 23/03/2024

A história é muito boa e na minha opinião a capitu não traiu o bentinho pois se passa na visão dele unicamente e ele é um personagem muito ciumento e possessivo
comentários(0)comente



Brubrisa 22/03/2024

O que eu achei da obra
Esse livro tem muitos detalhes, o que se torna cansativo. Em muitos momentos, ele apresenta capítulos insignificantes e que faz com que a obra demore para evoluir.
Porém, acredito que o romance em si é bom. Apresenta o ponto de vista de um homem possessivo e ciumento que me fez ter muita raiva.
Para mim, Captu não traiu. Não tem afirmações concretas de certa traição, além de que ela mesma afirmava que o filho tinha os olhos parecidos com o Escobar (se ela tivesse indícios que ele poderia ser o filho dele realmente, ela não teria feito o Bentinho ficar com medo).
comentários(0)comente



Ariane.Alves 22/03/2024

Releitura
Foi uma releitura quase como nova, pois não lembrava muito da história por ter lido na escola. A escrita de Machado de Assis nos desafia o português por vez ou outra, mas achei bom aprender novas palavras kkkk
A história é contada pela versão de Bentinho, que desde o início acolhe as palavras de José Dias sobre os 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada' de Capitu, repetindo por diversas vezes no decorrer do livro ao se referir a ela. Bentinho se mostra obcecado e possessivo, o que facilmente o faria pensar que ela tenha traído. Um relacionamento obviamente tóxico. Capitu sempre foi muito esperta, acho difícil que ela tenha criado provas contra si falando de Escobar. O próprio Escobar chegou a falar sobre casar seu filhos, o que seria estranho se houvesse a possibilidade de serem irmãos. Por causa dessa perspectiva, é muito difícil decidir se ela traiu ou não. Me inclino a achar que não, mas não julgaria se o tivesse feito.
comentários(0)comente



Mah 21/03/2024

Bentinho 100% não confiável
Não falaria mal da transparência do Bentinho em descrever suas histórias, os sentimentos contraditórios que ele nem queria sentir mas que estavam lá, ele foi humano nisso. Porém acreditar em uma dedução num momento em que ele estava desesperado, cansado e em luto foi extremamente errado. Ele mesmo ressalta a aparência idêntica entre a mãe da Sancha e a Capitu, que não eram parentes nem nada (pior, que nunca conviveram juntas), e não fala da mera coincidência que foi Ezequiel parecer tanto com Escobar, pra completar ele ainda o imitava e conviveu muito com ele, o que faria os dois ficarem cada vez mais parecidos.
Fiquei triste por Bentinho acreditar em tudo o que se passa pela mente dele. Se resguardar de pensar demais nos faz pessoas melhores. Ele deveria ter ido se ocupar com algo que prestasse ao invés de criar drama, porem resolveu continuar vivendo como o garoto mimado que sempre foi, e não encarar o problema.
Enfim, talvez Machado de Assis escreveu isso porque o Brasil tá cheio de Bentinhos (pessoas irresponsáveis, imaturas, sem comunicação, extremamente inseguros e com ciúmes extremos), cabe a nós mudar isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5333 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR