Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

DidioAzul 18/03/2024

Clássico da literatura nacional
Esta obra de Machado de Assis é talvez o livro mais famoso da literatura nacional. Sempre ouvi muito sobre Dom Casmurro, Capitu e cia, mas demorei anos para efetivamente ler este livro. Fiquei maravilhado com o livro. O enredo contado, a forma de escrita de Machado de Assis, as nuances, os mistérios, dúvidas lançadas ao ar, tudo é extremamente envolvente. Faz jus à fama e é um dos melhores livros nacionais que já tive o prazer de ler. Super recomendo.

Narinh4 18/03/2024minha estante
Amg amei a resenha e agora que vc terminou posso dizer, acho que sou uma das poucas pessoas que acredita que ela traiu sim kkkkk não colocaria minha mão no fogo pela Capitu nunca, Bentinho foi um fdmae mas ainda assim duvido da fidelidade da Capitu. Enfim acho os dois um casal nada confiável, tanto ele quanto ela.

Deise 18/03/2024minha estante
Ela não era santa, mas acho que não traiu. Ele desde o começo era obcecado e presunçoso. Mas achei genial isso no livro, porque tem duas interpretações e nunca se sabe a certeza. Mas pelo que li e pela loucura dele, eu acredito nela. ????

alicebks 19/03/2024minha estante
amg, amei a sua resenha e estou totalmente de acordo com as suas palavras. Minha percepção ao ler o livro foi exatamente essa - Bentinho era um homem obcecado, cuja verdade se resumia ao que ele acreditava, não necessariamente à realidade da história. E como a narrativa é dele, torna-se difícil determinar se podemos confiar nessa versão dos fatos. Enfim, ao meu ver, Capitu não traiu!

mariacwho 18/03/2024

Traiu ou não traiu?
É um livro muito bom, demorei um pouco para engatar a leitura pois raramente leio clássicos então a escrita é um pouco diferente para mim.
É um livro interessante, que nos faz questionar se Capitu traiu ou não (no meu ponto de vista não traiu), sendo esse um dos maiores questionamentos da literatura.
Foi uma leitura que valeu a pena.

Cristinaxdrz 17/03/2024

Achei a leitura um pouco entediante, por isso demorei muito para terminar. O livro é bom porém um pouco cansativo. No mais, a história é incrível.

Ezeq 17/03/2024

Olhos de ressaca
Demorei muito para decidir fazer essa leitura, pois confesso que tinha muito receio de achá-la chata a ponto de nem conseguir terminar. No entanto, apesar de ter demorado um pouquinho pra engatar de fato, eu gostei do livro. Já pensei muito por diferentes pontos de vista e não consigo me decidir se Capitu traiu ou não:(

jubs05 17/03/2024

Nunca saberei a verdade...
Adorei ler a obra. Em um capítulo, Bento disse que era melhor um livro omitir as informações do que ser confuso... No fim foi confuso e omitivo kkkkk

clara 17/03/2024

Essa história é muito boa, apesar da escrita de época. todo mundo fica naquele dilema se a capitu traiu ou não o bentinho o livro todo, é muito bom. na minha humilde opinião o bentinho era um cara maluco de ciúmes que criou toda essa pataquada na cabeça dele. se teve uma pessoa que traiu nesse livro foi ele.

Nalaura 17/03/2024

A primeira vez que eu li Dom Casmurro eu tinha uns 14, 15 anos, nunca tinha me apaixonado, nunca tinha namorado, tinha uma experiência nula com relacionamentos. Eu tinha certeza que Capitu tinha sim traído Bentinho.
Hoje, com 27, minha percepção da história foi totalmente diferente. Além de todo contexto histórico e misoginia que não é novidade para a época em que foi escrito, é notório o quanto Bentinho era imaturo, mimado e egoísta. De fato, "Capitu era muito mais mulher do que eu era homem".

Gosto quando a história é contada sob a perspectiva de um personagem. É interessante o quanto Bentinho detalha a sua adolescência, quando ele estava descobrindo o que era o desejo, a paixão, quando tudo é novo e excitante. Ninguem gosta de lembrar fos momentos infelizes. Fiquei triste em ver como a vida dele e da sua família ficou cada vez pior com o decorrer do tempo, mais triste, mais solitária.

Claro que eu acredito que Capitu não foi infiel e acredito que Bentinho pagou o preço pela sua acusação em vida mesmo. No final, Dom Casmurro é um sujeito de dar pena. Observamos como sua tacanhez destrói tudo o que há de bom nele e em sua vida.

Vanessa1520 16/03/2024

Leiaaaam!!
Dom Casmurro, a obra-prima de Machado de Assis, é um clássico da literatura brasileira publicado pela primeira vez em 1899. A obra mantém a sua importância até os dias de hoje, sendo objeto de estudos e adaptações cinematográficas.

A história gira em torno de Bento Santiago que é conhecido pelo apelido de Dom Casmurro, graças ao seu humor não muito agradável. O romance começa com Bentinho ainda jovem, vivendo no Rio de Janeiro do século XIX, e segue sua vida até a maturidade.

Desde cedo, Bentinho se vê preso à promessa feita por sua mãe, D. Glória, de que ele se tornaria padre. No entanto, seu coração pertence a Capitu, uma garota de olhos de ressaca, com quem ele cresceu e se apaixonou. A luta de Bentinho para evitar o destino eclesiástico e casar-se com Capitu é um dos pontos centrais da trama.
O romance explora temas como ciúme, traição e verdade, enquanto Bentinho reflete sobre sua vida e o relacionamento com Capitu, sempre com a dúvida constante sobre a fidelidade dela e da paternidade do seu filho.

O livro é conhecido por seu narrador enigmático, que é o próprio Bentinho, cuja confiabilidade é constantemente questionada pelo leitor. Essa característica dá ao romance uma camada extra de mistério e ambiguidade, o que é fascinante, embora eu pessoalmente não seja muito fã de narradores que nos deixam com dúvidas mesmo após o fim da leitura.

E, claro, não podemos esquecer da pergunta que perdura por mais de um século: “Capitu traiu ou não traiu Bentinho?”. Essa dúvida é o coração do romance e continua a provocar debates apaixonados e exaltados entre os leitores. A genialidade de Machado de Assis reside em sua habilidade de deixar essa questão em aberto, permitindo que cada leitor chegue à sua própria conclusão de acordo com a sua experiência ao ler o livro.

Quanto as adaptações, a minissérie “Capitu”, adaptada pela TV Globo em 2008, é uma interpretação visual impressionante que captura a essência dessa história. Com um visual belíssimo e uma trilha sonora espetacular, a minissérie oferece uma nova perspectiva sobre a trama, mantendo o espectador tão engajado quanto o leitor.

Realizei a leitura pela edição exclusiva de uma parceria entre a Amazon e a editora Antofágica que tem uma qualidade excepcional que faz jus à complexidade da obra. Recomendo fortemente esta edição para quem deseja mergulhar no universo intrigante de Bentinho e Capitu. Esta edição apresenta várias ilustrações e trechos comentados.

Dom Casmurro é uma leitura envolvente que convida o leitor a questionar a realidade e a perceber como a memória e a subjetividade podem distorcer a verdade. É uma obra que, definitivamente, vale a pena explorar.
Não sintam medo dos clássicos! Vivam essa experiência!

Thanks a Million 16/03/2024

Meu mano bentinho não gostou de ser padrasto...
Manduca você era o melhor personagem desse livro, eu sou literalmente vc.

Aya 16/03/2024

Dom Casmurro
Reli esse clássico pra falar com propriedade que o bentinho era obcecado e inseguro e depois que finalmente ficou com Capitu despirocou total e ficou paranóico dum jeito que no final fez todo mundo sentir ódio dele.
Dito isso, viva Machado, que em todas as suas narrativas nos proporciona uma imersão e nos faz sentir a catarse.

Mari 16/03/2024

Amei
Pensava que seria um livro sobre traição, mas fala sério, da onde ele tirou que ela traiu ele? Nada! Ele que não é muito confiável.