Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


5333 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



matersuspiriorum 07/04/2024

Capitu rainha, Bentinho nadinha
Não acredito que ela traiu. O Bentinho sempre foi ciumento desde de criança e só foi piorando com o tempo. Ele é advogado, então claro que vai defender um ponto de vista ( que no caso é o dele). Eu no lugar dela teria traído esse cara insuportável. Como diz a Lana "Godamn, man child"
comentários(0)comente



Mahhnu9 07/04/2024

Ela não traiu porcaria nenhuma, só gosta de provocar o doido.
Ele era doente! E pasmém, flertou com a esposa do amigo.
Li na maior vontade, ?o maior mistério da literatura? ? socorro
Não gostei gente, li 2 versões Kakakkaka
comentários(0)comente



lynxsn2001 07/04/2024

Dom Casmurro
Demorei quatro meses pra terminar esse livro, n sei se é pq tem partes bem difíceis de entender ou pq o livro evoluiu bemm devagar ou pq foi um livro obrigatório da minha escola mas eu realmente n gostei tanto assim. Sendo um narrador em primeira pessoa nós n podemos distinguir oq é um fato ou oq é apenas uma percepção da mente deturpada do Bentinho, em diversos momentos ele tenta "puxar o saco" do leitor para q nós acreditemos em sua versão, não posso julgar ele pq ele é um advogado e o trabalho dele é basicamente convencer os outros a partir do seu próprio ponto de vista, mas em vários momentos senti q ele manipulou os fatos para q ele seja a vitima da história e eu queria muito ter lido alguma versão da Capitu pq na minha opinião ela não traiu mas deveria KKKKAKKKK. Outro ponto importante é a relação q o Bentinho tinha com o Escobar que na minha percepção n era só amizade n, ate pq naquela época n era "certo" um homem ser tão próximo de outro homem a ponto de abraçar com frequência, apertar forte a mão do outro escondido e ate mesmo APERTAR OS BRAÇOS DO CARA COMO SE FOSSE ESPOSA DELE, além de que o Bentinho descrevia o Escobar como tendo olhos doces e com outros elogios bem suspeitos. Minha conclusão é q a Capitu não traiu mas o Bentinho como era muito possessivo e controlador acabava vendo o filho com o rosto de Escobar, além de q ele só começou a desconfiar de Capitu quando ele mesmo estava olhando para a Sancha com outros olhos. Capitu diva injustiçada
recassara 07/04/2024minha estante
Concordo perfeitamente ?




Geovana.Mendonca 06/04/2024

Gostei bastante, foi uma leitura bem fluida e envolvente. Já aprendi a não confiar em narrações em primeira pessoa, por isso a falta do outro lado da história pesa muito. Bentinho se mostrou ao longo da história como controlador, ciumento e passional com um nível preocupante de descontrole que me fizeram duvidar de seus argumentos. Para mim Capitu é inocente e ele não passa de um narrador manipulador que não sabe lidar com suas emoções e muito menos com quem ele é.
comentários(0)comente



fatimaria 06/04/2024

Muito doido finalmente experienciar por mim mesma uma história tão famosa e polêmica da literatura. a loucura é ter vindo ler achando que encontraria respostas, e terminar a leitura com mais perguntas ainda. a construção perfeita de personagens e relações do Machado de Assis é a culpada disso, junto com a sua sempre afiada e maravilhosa escrita. seus livros são sempre experiências a parte da maioria, e sempre os termino querendo mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sophia1247 05/04/2024

A maior dúvida da literatura brasileira clássica
No livro, Bento Santiago, o Dom Casmurro, narra seus pensamentos, memórias e a sua relação com as pessoas ao seu redor, tendo muita descrição e detalhes, que são excepcionalmente escritos.
Apresentando uma visão subjetiva da realidade, temos Bentinho contando-nos lhe sua história, mostrando sua profundidade psicológica e o quão ambíguo, argumentativo, manipulador e complexo ele é. Capitu vem a ser também deveras cativante, cheia de pensamentos a frente, o que ocasiona questionamentos ao longo da história.
Machado de Assis explora nessa obra o diálogo com o leitor, ele traz os dilemas morais, como ciúmes, adultério, triângulos amorosos, as incertezas do amor. Tudo o que no século XIX, a sociedade brasileira vivenciava, tal como as convenções sociais, os preconceitos, a visão machista bastante própria da época.
É sim uma obra intrigante e até revoltante.
Enfim, fica a grande dúvida, Capitu traiu ou não Bentinho? Infelizmente, por conta da ambiguidade do narrador e a falta de respostas definitivas, não se sabe ao certo qual a verdade. Sobra então para a interpretação de cada um a resposta acerca dessa questão.
comentários(0)comente



Gabi 05/04/2024

O livro teve seus picos, mas a maior parte da leitura foi bem mançante.
Gostei do modo brando no qual ele escreve e do qual criou a grande questão: traiu ou não traiu??
Capitu rainha loba sem medo, queria muito uma versão no pov dela.
comentários(0)comente



Gabriel 04/04/2024

Leitura Obrigatória
Uma bela obra da literatura clássica brasileira. Um livro que traz um misto de emoções e ideias do início ao fim.

Trazendo de uma forma complexa as relações humanas (e por diversas vezes paranoicas), cruzando verdade e imaginação, traição e desconfiança, de uma forma brilhante.

- Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada.
comentários(0)comente



Sasa 03/04/2024

Bentinho é impulsivo e passional, por isso, ele não consegue cogitar que os seus afetos são enganosos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



james joint 02/04/2024

?Dom Casmurro? de Machado de Assis.
?Dom Casmurro? para mim foi uma experiência totalmente diferente do que já havia provado em relação a Machado de Assis. Já tinha lido ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? e achei que seria uma leitura mais fácil, mas não foi. Me deparei com um grau de leitura igualmente difícil, ou até pior. Como eu trouxe essa comparação, sei que já posso dizer que meu livro favorito de Machado é ?Memórias Póstumas de Brás Cubas?.

Em relação aos personagens, sinceramente, eu achei Bentinho insuportável, mas entendível. Ele viveu a vida dele aos moldes do que a mãe dele e os outros familiares queriam pra ele. Tudo foi mediado em relação a opinião, gosto e decisão dos outros, e talvez seja por isso que viveu uma vida amargurada e sempre preso ao passado. Bento nunca conseguiu superar nada do seu passado, o que o levou a fins trágicos.

Não queria falar sobre esse assunto, mas como é o tópico principal quando se fala nessa obra, vamos lá. Não acho que Capitu traiu ele, mesmo ele demonstrando todos os pontos de o porque ele acha isso. Temos sempre que levar em consideração a narração em primeira pessoa e como esse tipo de narrador não é confiável. Outra coisa, acho que ele era apaixonado por Escobar e ele se sentia muito inferior a Capitu, numa medida em que desconfiava dela em situações improváveis e questionáveis.

O melhor capítulo do livro é o que eles discutem sobre a paternidade de Ezequiel, talvez se a obra fosse focada mais nesse tópico, salvaria o livro pra mim, mas não foi e não é.

?Dom Casmurro? não é sobre a possível traição de Capitu, é sobre um homem amargurado e preso ao passado. É isso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Anna1529 02/04/2024

Fantástico!
Simplesmente machado de assis!
Esse é o primeiro livro que eu já li dele e simplesmente a complexidade e profundidade me fizeram apaixonar sobre a escrita dele!
A relação do bentinho com a capitu! A demonstração de uma sociedade escravatura, patriarca, desigual e religiosa no segundo reinado foram simplesmente sensacional! Quem nunca leu, leia!
comentários(0)comente



5333 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR