Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

idytaejin 16/04/2024

Machado de Assis é insano! Eu devorei esse livro como já não fazia há um tempo e mesmo após a leitura eu não consegui tirar a história da minha cabeça. O grande questionamento que envolve todo leitor é se Capitu traiu ou não Bentinho, sinceramente após a leitura eu cheguei a conclusão de que Capitolina NÃO traiu Bentinho ?

Carol Guimarães 16/04/2024

Dom Casmurro conta a história de Bentinho, tudo pela visão dele.
A mãe fez uma promessa, que ele se tornaria padre, mas ele se apaixona pela vizinha Capitu, e boa parte do inicio do livro se passa com ele e esse dilema.

Esse livro me surpreendeu positivamente. Não pensei que fosse gostar tanto quanto gostei.
E apesar da narrativa morosa e das divagações, que eu pulei #mejulguem, eu amei a história, e os personagens.

O grande dilema que o tio Machadão deixou, Capitu traiu ou não traiu, é uma jogada de gênio.
Se tu acha que traiu, você está certo, se acha que não traiu, está certo também.

Aposto que o Machadão onde quer que esteja, fica rindo da nossa cara por conta desse dilema que divide opiniões.

Minha humilde opinião é, ela não traiu, Bentinho era ciumento e inseguro desde sempre, sinceramente não vi nenhuma evidência que mostrasse a culpa dela na história, e fiquei esperando e até torcendo para ser convencida da culpa dela. Mas isso não aconteceu.

Enfim, super recomendo a leitura.

mandy 16/04/2024

Machado de Assis é genial.
Um dos melhores livros que já li. Autor genial mesmo. Me prendeu do comeco ao fim. Amei muito e recomendo. Capitu não traiu.

Beatriz3345 15/04/2024

Relendo esta obra prima e ainda acho inútil a discussão se Capitu traiu ou não, pois apenas temos um lado da história e este lado é do Bentinho. ?

Maria 15/04/2024

Não traiu
Capitu não traiu e se tiver traído eu passo pano pq pqp bentinho é insuportável
apesar disso, parabéns meu mano Machado, grande livro ?

alic7z 14/04/2024

Finalmente li um clássico?
eu REALMENTE gostei, só não vou saber me expressar no seminário da escola.
odiei Bentinho, ele está descrevendo tudo, pode muito bem estar alternando os fatos para sair como coitado. não acho que Capitu tenha traido

Djuuh 13/04/2024

"?olhos de cigana oblíqua e dissimulada?. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se se podiam chamar assim."

Isa Caires 13/04/2024

?Você já reparou nos olhos dela??
"Capitu, apesar daqueles olhos que o diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada."

Eu não acho que a Capitu traiu o Bentinho.
Na verdade acho que ele é um doido ciumento possessivo mesmo?????

Giovani73 12/04/2024

A maior obra brasileira não é tão boa assim
O livro é uma pura enrolação, você fica na expectativa de melhorar e nada, o livro fica bom lá pra página 180, onde realmente tem o mistério, antes ele fica só enrolando, não acredito que capitu tenha traído, mas deveria

memile 11/04/2024

Demorei pra engajar por não estar familiarizada com uma linguagem mais difícil de compreender, mas foi uma leitura que aprendi a apreciar, pegando cada vez mais gosto pela narrativa.
fiquei com vontade de ler outras obras do Machado de Assis, gostei!!

e não pode faltar: não traiu!!!!

é nois machadao ?

Xaii_oliv 11/04/2024

Traiu ou não traiu?
Dom casmurro narra a história de Betinho um jovem quieto, por conta dessa personalidade recebeu o apelido de Casmurro, o Dom foi por ironia.

Toda a história se baseia no romance de Betinho e Capitu. Escobar é o seu grande amigo e tem um relacionamento com Sancha, amiga de Capitu.
A amizade de Escobar e Betinho é muito forte. Em um determinado momento da história, Betinho passa a ter alucinações e ver que seu filho é bem parecido com Escobar.

E respondendo a famosa pergunta:

No meu ponto de vista, Capitu não Traiu Betinho, no final do livro ela chega confirmar a grande paixão que tinha para o marido em uma carta.
Betinho apresenta ser um homem ciumento, possessivo e indeciso e além do mais, tem um absorção pelo seu amigo.

Machado de Assis é espetacular, mas uma obra que não tem palavras para descrever. E leia o clássico da literatura brasileira ?.

Albaneide.Oliveira 10/04/2024

Linguagem um pouco difícil de ser compreendida, mas é uma obra que não é só sobre se capitu traiu ou não (inclusive eu acho que ela não traiu) vai muito além disso, é sobre entender a sociedade, os sentimentos e pensamentos.

galaxyvantess 10/04/2024

Teria sido uma leitura mais agradável se eu não tivesse sido obrigada a ler para um trabalho da escola e se a escrita não fosse tão complexa.
A história em si é muito boa, mas o fato do narrador ser em primeira pessoa faz com que não tenhamos noção do que acontece com os outros personagens, fazendo com que tenhamos mais perguntas do que respostas (como a história da traição).
Gostei razoavelmente, mas não faz muito o meu estilo.