Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Gabi 05/04/2024

O livro teve seus picos, mas a maior parte da leitura foi bem mançante.
Gostei do modo brando no qual ele escreve e do qual criou a grande questão: traiu ou não traiu??
Capitu rainha loba sem medo, queria muito uma versão no pov dela.

Sophia1247 05/04/2024

A maior dúvida da literatura brasileira clássica
No livro, Bento Santiago, o Dom Casmurro, narra seus pensamentos, memórias e a sua relação com as pessoas ao seu redor, tendo muita descrição e detalhes, que são excepcionalmente escritos.
Apresentando uma visão subjetiva da realidade, temos Bentinho contando-nos lhe sua história, mostrando sua profundidade psicológica e o quão ambíguo, argumentativo, manipulador e complexo ele é. Capitu vem a ser também deveras cativante, cheia de pensamentos a frente, o que ocasiona questionamentos ao longo da história.
Machado de Assis explora nessa obra o diálogo com o leitor, ele traz os dilemas morais, como ciúmes, adultério, triângulos amorosos, as incertezas do amor. Tudo o que no século XIX, a sociedade brasileira vivenciava, tal como as convenções sociais, os preconceitos, a visão machista bastante própria da época.
É sim uma obra intrigante e até revoltante.
Enfim, fica a grande dúvida, Capitu traiu ou não Bentinho? Infelizmente, por conta da ambiguidade do narrador e a falta de respostas definitivas, não se sabe ao certo qual a verdade. Sobra então para a interpretação de cada um a resposta acerca dessa questão.

Gabriel 04/04/2024

Leitura Obrigatória
Uma bela obra da literatura clássica brasileira. Um livro que traz um misto de emoções e ideias do início ao fim.

Trazendo de uma forma complexa as relações humanas (e por diversas vezes paranoicas), cruzando verdade e imaginação, traição e desconfiança, de uma forma brilhante.

- Olhos de Cigana Oblíqua e Dissimulada.

Sasa 03/04/2024

Bentinho é impulsivo e passional, por isso, ele não consegue cogitar que os seus afetos são enganosos.

james joint 02/04/2024

?Dom Casmurro? de Machado de Assis.
?Dom Casmurro? para mim foi uma experiência totalmente diferente do que já havia provado em relação a Machado de Assis. Já tinha lido ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? e achei que seria uma leitura mais fácil, mas não foi. Me deparei com um grau de leitura igualmente difícil, ou até pior. Como eu trouxe essa comparação, sei que já posso dizer que meu livro favorito de Machado é ?Memórias Póstumas de Brás Cubas?.

Em relação aos personagens, sinceramente, eu achei Bentinho insuportável, mas entendível. Ele viveu a vida dele aos moldes do que a mãe dele e os outros familiares queriam pra ele. Tudo foi mediado em relação a opinião, gosto e decisão dos outros, e talvez seja por isso que viveu uma vida amargurada e sempre preso ao passado. Bento nunca conseguiu superar nada do seu passado, o que o levou a fins trágicos.

Não queria falar sobre esse assunto, mas como é o tópico principal quando se fala nessa obra, vamos lá. Não acho que Capitu traiu ele, mesmo ele demonstrando todos os pontos de o porque ele acha isso. Temos sempre que levar em consideração a narração em primeira pessoa e como esse tipo de narrador não é confiável. Outra coisa, acho que ele era apaixonado por Escobar e ele se sentia muito inferior a Capitu, numa medida em que desconfiava dela em situações improváveis e questionáveis.

O melhor capítulo do livro é o que eles discutem sobre a paternidade de Ezequiel, talvez se a obra fosse focada mais nesse tópico, salvaria o livro pra mim, mas não foi e não é.

?Dom Casmurro? não é sobre a possível traição de Capitu, é sobre um homem amargurado e preso ao passado. É isso.

Anna1529 02/04/2024

Fantástico!
Simplesmente machado de assis!
Esse é o primeiro livro que eu já li dele e simplesmente a complexidade e profundidade me fizeram apaixonar sobre a escrita dele!
A relação do bentinho com a capitu! A demonstração de uma sociedade escravatura, patriarca, desigual e religiosa no segundo reinado foram simplesmente sensacional! Quem nunca leu, leia!

julinha 02/04/2024

Não tem nem oq se falar dessa obra de arte...
Sendo um clássico ou não a escrita é difícil e muitas vezes maçante por ser pesado a compreensão, porém é uma escrita tão maravilhosa que te deixa com vontade de engolir os presentes da literatura brasileira em 1 dia.
O desenrolar final foi o meu grande momento e queria eu mergulhar nessa narrativa foda...
Favoritado e com certeza marcante na vida de uma adolescente no final do seu ensino médio (nem amo)

juliannerib 31/03/2024

A resposta é: ninguém sabe
Só uma coisa a dizer sobre Bentinho: chatoooo.
Se Capitu, mesmo sobre a fala de Bentinho, era incrível, imagino o quão interessante ela seria verdadeiramente.
Realmente é um texto muito atual sobre obsessão e posse e ciúmes.

Madu Olifotet 30/03/2024

"Dom Casmurro" e "Otelo" são obras-primas que exploram as profundezas da natureza humana, especialmente em relação ao ciúme, à traição e à percepção distorcida da realidade. Embora ambientadas em contextos diferentes, ambas lançam luz sobre os abismos da psique humana e as consequências devastadoras das emoções descontroladas.Em "Dom Casmurro", Machado de Assis nos apresenta Bentinho, cujo ciúme obsessivo em relação a Capitu ecoa as sombras do protagonista shakespeariano, Otelo. Tanto Otelo quanto Bentinho são consumidos pelo ciúme, levando-os à beira da loucura por suas próprias inseguranças e pela manipulação de outros personagens.Enquanto Otelo sucumbe à sua paranoia e destrói o que mais ama, Bentinho é deixado com o peso eterno da dúvida.
Ambas as obras nos convidam a refletir sobre as complexidades das emoções humanas e sobre as consequências de deixar que elas nos consumam.