Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Larissa1743 28/03/2024

Não gostei! Mais ou menos no meio do livro tava até legal, só que aí começou a enrolar demais, e dps ficou simplesmente horrível! O filho dele morre (não sabemos se é mesmo filho dele) e ele vai pro teatro! Pro TEATRO!!
O final achei mto mal desenvolvido!

nataliagomestwd 28/03/2024

Essa foi uma releitura que sinceramente, parece que eu estava lendo pela primeira. O meu primeiro contato com Dom Casmurro foi no ensino médio e eu só lembro que não gostei, achei o Bentinho um chato e doido, achei que o livro não acabava nunca, mas nessa releitura eu amei, gostei bastante, peguei as ironias do Machado, continuo achando o bentinho um chato, mas eu consegui aproveitar melhor essa releitura, continuo achando Memórias Póstumas mais legal até o momento, mas consegui entender pq tanta gente considera este o maior romance brasileiro. Super recomendo a leitura.

Clara 27/03/2024

Dom Casmurro
Um dos livros mais falados da literatura, um clássico, um livro que todos deveriam ler.

Não tenho muito o que falar desse livro, nao era uma história desconhecida, já a ouvira, já até a vira em peça, já conhecia seus personagens, sua trama, e seu dilema.

Confesso que achei o livro um pouco parado, a história avança lentamente, minha impressão pode ser consequência do meu conhecimento da história, e a pressa de ver as coisas se desenvolverem.

Mas foi lindo acompanhar essa história de amor tão conhecida, e mesmo que seu final seja trágic
o e até triste, não tira a beleza dessa história.

Cas 27/03/2024

Um marido chato desses eu tbm teria traído
Gente, desculpa, mas que livro chato. Assim, quer considerar clássico, beleza, eu vou cumprimentar bom dia, boa tarde, mas na minha casa não entra. Um vocabulário rebuscado na tentativa de enriquecer a narrativa, uma narração confusa... enfim, pra mim não rolou. Ainda bem que eu não li na época da escola, eu teria desistido de ser leitor.
Sobre ela ter traído ou não, espero que tenha metido um chifre nesse marido chato. Pelo menos movimenta essa história que é um porre.

Gabriela4059 27/03/2024

No início a história é mais arrastada, mas no final, meu filho?. senti o impacto e nunca saberemos se o bentinho era doido ou não
anavitoria 27/03/2024minha estante
eu escolhi acreditar que ele é doido

Poetsmika 27/03/2024

"olhos de cigana oblíqua e dissimulada".
?Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti.?

A pergunta que não quer calar é: traiu ou não traiu?
No fim não temos informações o suficiente para esclarecer essa questão e muito menos defender um dos dois (Bentinho, menos ainda). Porém estou inclinada a achar que Capitu não traiu.
Tem uma parte do livro que ela diz para Bentinho que o olhar de Ezequiel é parecido com de Escobar, no minha opinião se Capitu tivesse traído não teria porque levantar tanta suspeita para si, sendo que vemos o quanto ela é esperta durante toda a obra. O próprio Escobar chegou a falar sobre casar seu filhos, o que seria estranho se houvesse a possibilidade de serem irmãos.
Não confio no Bentinho, ele se mostra obcecado e possessivo, o que facilmente o faria pensar que ela o tenha traído. Por causa dessa perspectiva, é muito difícil decidir se ela traiu ou não. Me inclino a achar que não, mas não julgaria se o tivesse feito.
Vitoria 27/03/2024minha estante
Amo livros de machado de Assis

Poetsmika 27/03/2024minha estante
Sou acostumada com leituras mais atuais, essa foi com certeza um desafio, mas gostei da experiência

Fabiana764 25/03/2024

Capitu traiu ou não traiu?
Segundo clássico que li, leitura complicada por causa da linguagem que não sou acostumada a ler, mas mesmo assim consegui entender a história. E pra mim, Capitu não traiu!

Moh 25/03/2024

Nostálgico!
Enquanto lia senti certa nostalgia, muitas vezes foi como se voltasse no passado, a escrita de Assis e os detalhes da infância de Bentinho trouxeram certo conforto. O tom de melancolia foi aumentando conforme a história se seguia. Dom casmurro se mostrou um tanto ciumento e intenso, o que me surpreendeu, no fim das contas não posso dizer se Capitu o traiu ou não, mais tenho que lhe dar o benefício da duvida, afinal de contas 'somos todos bons ou maus só depende de quem conta a história'.

Thifany 25/03/2024

Dom Casmurro?
Resenha: Dom Casmurro
Dom Casmurro é um clássico, visto por muitos como uma necessidade de leitura para todos os brasileiros.
Eu já havia me deparado com essa leitura quando estava no Ensino Médio, mas admito que nem sequer me lembro de tê-lo terminado. Desta vez posso lhes dizer, sim, terminei esta obra.
A princípio li apenas para a faculdade, com o mesmo pensamento de uma ?eu? de anos atrás, crendo que seria uma leitura moldada apenas em momentos tediosos, e não foi o que ocorreu.
Apesar de ser uma leitura densa e até mesmo difícil, por sua linguagem rebuscada e de palavras difíceis, preciso dizer com toda força: MACHADO É UM GÊNIO!
Em ?Dom Casmurro? conhecemos a história de nosso narrador: Bentinho. Acompanhamos a jornada de toda a vida de Bentinho, seus planos, paixões, complexos, enfim, sua vida nua e crua. Fato é, a narração de Bentinho e a conversa que tem conosco, os leitores, durante toda a sua escrita, nos cativa e prende a atenção para saber: o que mais ele tem a nos dizer?
Ao meu ponto de vista, e enfatizo isso, é a MINHA opinião, ao ver a verdade de Bentinho, pude perceber extrema insegurança que ele tinha e uma necessidade astronômica de agradar aqueles a quem ele amava, situações claras que deixaram extremos problemas em sua vida e em suas relações.
Bentinho tinha a necessidade de agradar a mãe, que almejava que ele fosse padre, e por isso foi ao seminário, mas também tinha a necessidade de agradar a que ele chama de amada, Capitu, com quem deseja se casar e construir sua família, sendo assim impossível ser padre. Boa parte do livro é moldada sobre esse conflito e como Bentinho, Capitu, José Dias, Escobar e tantos outros poderiam resolver essa situação. E já dando um ?spoiler? (entre aspas, porque não acho que seria considerado assim), ela será resolvida.
Até que então chegamos à parte polêmica do livro, que traz até os dias de hoje grandes conflitos a respeito de Bentinho. Houve ou não traição? O que você me diz?
Para mim, não houve. Durante muitos pontos do livro pudemos ver que Bentinho era extremamente ciumento e inseguro em suas relações, especialmente quando se tratava de Capitu, ?Pois até os defuntos! Nem os mortos escapam aos seus ciúmes!?.
A visão de um único narrador nos limita a formar e firmar uma opinião concreta sobre o assunto, como ter certeza de uma história contada apenas por um homem que nunca se mostrou de muita certeza e confiança? Eu particularmente, decidi não confiar.
Mas é impossível negar, Machado consegue nos fazer pensar, repensar, entender e viver um pouco do lado de cada personagem existente na história.
Ao final, não é realmente a traição que importa, mas a história de cada um que foi vivida, mas que a curiosidade fica? Claro que fica! Cabe a cada um de nós escolher em qual verdade iremos acreditar.

biluzy 25/03/2024

Bentinho é esquizofrênico
A capitu não traiu, o bentinho que é muito imaginativo e tem malícia na cabeça e acaba projetando tudo isso na pobre da esposa..

vertisus 24/03/2024

Bentinho chato do caralhooo inseguro ciumento e paranoico se capitu tivesse traído seriam 5 estrelas

Mtressoldi 24/03/2024

Bentinho, o próprio Ted Mosby neurótico, manipulador e insuportável da literatura brasileira.
.......