Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

james joint 02/04/2024

?Dom Casmurro? de Machado de Assis.
?Dom Casmurro? para mim foi uma experiência totalmente diferente do que já havia provado em relação a Machado de Assis. Já tinha lido ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? e achei que seria uma leitura mais fácil, mas não foi. Me deparei com um grau de leitura igualmente difícil, ou até pior. Como eu trouxe essa comparação, sei que já posso dizer que meu livro favorito de Machado é ?Memórias Póstumas de Brás Cubas?.

Em relação aos personagens, sinceramente, eu achei Bentinho insuportável, mas entendível. Ele viveu a vida dele aos moldes do que a mãe dele e os outros familiares queriam pra ele. Tudo foi mediado em relação a opinião, gosto e decisão dos outros, e talvez seja por isso que viveu uma vida amargurada e sempre preso ao passado. Bento nunca conseguiu superar nada do seu passado, o que o levou a fins trágicos.

Não queria falar sobre esse assunto, mas como é o tópico principal quando se fala nessa obra, vamos lá. Não acho que Capitu traiu ele, mesmo ele demonstrando todos os pontos de o porque ele acha isso. Temos sempre que levar em consideração a narração em primeira pessoa e como esse tipo de narrador não é confiável. Outra coisa, acho que ele era apaixonado por Escobar e ele se sentia muito inferior a Capitu, numa medida em que desconfiava dela em situações improváveis e questionáveis.

O melhor capítulo do livro é o que eles discutem sobre a paternidade de Ezequiel, talvez se a obra fosse focada mais nesse tópico, salvaria o livro pra mim, mas não foi e não é.

?Dom Casmurro? não é sobre a possível traição de Capitu, é sobre um homem amargurado e preso ao passado. É isso.

Anna1529 02/04/2024

Fantástico!
Simplesmente machado de assis!
Esse é o primeiro livro que eu já li dele e simplesmente a complexidade e profundidade me fizeram apaixonar sobre a escrita dele!
A relação do bentinho com a capitu! A demonstração de uma sociedade escravatura, patriarca, desigual e religiosa no segundo reinado foram simplesmente sensacional! Quem nunca leu, leia!

julinha 02/04/2024

Não tem nem oq se falar dessa obra de arte...
Sendo um clássico ou não a escrita é difícil e muitas vezes maçante por ser pesado a compreensão, porém é uma escrita tão maravilhosa que te deixa com vontade de engolir os presentes da literatura brasileira em 1 dia.
O desenrolar final foi o meu grande momento e queria eu mergulhar nessa narrativa foda...
Favoritado e com certeza marcante na vida de uma adolescente no final do seu ensino médio (nem amo)

juliannerib 31/03/2024

A resposta é: ninguém sabe
Só uma coisa a dizer sobre Bentinho: chatoooo.
Se Capitu, mesmo sobre a fala de Bentinho, era incrível, imagino o quão interessante ela seria verdadeiramente.
Realmente é um texto muito atual sobre obsessão e posse e ciúmes.

Madu Olifotet 30/03/2024

"Dom Casmurro" e "Otelo" são obras-primas que exploram as profundezas da natureza humana, especialmente em relação ao ciúme, à traição e à percepção distorcida da realidade. Embora ambientadas em contextos diferentes, ambas lançam luz sobre os abismos da psique humana e as consequências devastadoras das emoções descontroladas.Em "Dom Casmurro", Machado de Assis nos apresenta Bentinho, cujo ciúme obsessivo em relação a Capitu ecoa as sombras do protagonista shakespeariano, Otelo. Tanto Otelo quanto Bentinho são consumidos pelo ciúme, levando-os à beira da loucura por suas próprias inseguranças e pela manipulação de outros personagens.Enquanto Otelo sucumbe à sua paranoia e destrói o que mais ama, Bentinho é deixado com o peso eterno da dúvida.
Ambas as obras nos convidam a refletir sobre as complexidades das emoções humanas e sobre as consequências de deixar que elas nos consumam.

AMariReis 30/03/2024

Um clássico, mas....
Inegavelmente um clássico, um bom livro. Mas definitivamente não funcionou pra mim, 3 meses pra terminar e todo tempo parecia que eu ofiava ler, rs

Li pra saber todo o mistério envolto dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada. Mas na real, o dissimulado é ele.

Narrador nada confiável, não sabe o que quer, até pra descobrir que amava a Capitu alguém teve que falar?

Betinho era um pavão que queria atenção de todos e se cercou de uma galera não muito confiável, mas sonso não era, não foi enganado. Até porque nada aconteceu além de ser contaminado por seu ciúme.

Arth Vmacedo 30/03/2024

Um eterno ensaio sobre a dúvida
A questão mor da literatura brasileira "Capitu, traiu ou não traiu Bentinho?" ironicamente não será respondida com a leitura desse livro, e é ótimo que assim seja. Não fosse isso, talvez essa história não teria intrigado e causado curiosidade em tanta gente, por tanto tempo e se tornado o clássico que se tornou.
Machado de Assis usa um narrador nada confiável que nos conta o motivo de ter ganhado a alcunha de Dom Casmurro. E sua narração espirituosa é dotada de pessoalidade, fragmetações, digressões e sobre tudo, acusações, sempre implícitas e sutis, transportando para o leitor a pulga que ficou durante anos atrás da sua orelha a cerca da fidelidade de Capitu.
No fim do livro, a dúvida permanece, exatamente como deve ser, sem conclusões definitivas, convidando o leitor a se debruçar sobre ele novamente mais tarde atrás de respostas e fazendo com que esse clássico jamais morra.

Camila Felicio 30/03/2024

Esperava mais
Achei a leitura gostosa, a escrita do Machado é fluída e o tamanho curto dos capítulos um detalhe importante que termina por dar dinamismo.
A histórica é bacana, a referência a obra de Otelo e tragédia de Desdêmona são constantes, no entanto faltou na história um Iago, posto que o Iago era a própria loucura de Bentinho. Sou muito fã da peça em questão, amei referências, no entanto, não amei o texto do Machado.
O livro é muito bom, a escrita é fluída mas não me cativou, espero que em Memórias Póstumas eu consiga ter experiência semelhante ao que seu rival Eça me proporciona!

Sabdeluz 30/03/2024

Mais uma obra maravilhosa de meu autor favorito, mas?
Bentinho é extremamente chato, não é? O ciúme é algo muito marcante nele desde muito cedo, paranóias, perspectiva extremamente romantizada de tudo, sempre muito inseguro e cheio de dúvidas. Penso numa perspectiva social e psicanalitica do caso todo, de fato existe muita projeção em Bentinho.

Machado fez um livro discutível, a questão principal nem é sobre Capitu ter traído ou não, e sim ?quem traiu quem??. O primeiro BL que temos ?