Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

brunadaguarda 29/03/2024

Bom acompanhamento
Amei a experiência de ler ouvindo esse Audiobook. Na verdade não foi especificamente esse, foi um do Spotify que não achei aqui, mas queria deixar registrado. Amei o narrador e os sons que tem pra ilustrar alguns trechos.

brunadaguarda 29/03/2024

Matei a vontade de ler esse clássico
Várias coisas nesse livro são interessantes e me prenderam até o final, mas confesso que o início é um pouco entendiante por conta da história, também porque Bentinho é um chato. Mas uma coisa super interessante e que me prendeu do início ao fim é a escrita de Machado de Assis, é como se fosse uma conversa com o leitor, uma tarde de fofoca com o amigo. A parte que começa a ficar interessante é quando chega a uns 75% do livro, passa mais aquela chatice do seminário, dá uma adiantada na história, quando cheguei nessa parte li sem parar.

Sobre a questão do traiu ou não traiu prefiro nem falar, porque lemos a história na visão de Bentinho, que era um paranóico, então ele pode até ter aumentado alguns pontos, vai saber? Fico pensando se Ezequiel era realmente tão semelhante a Escobar ou por ele ter imaginado essa história ele começou a enxergar Ezequiel assim.

Mas enfim, matei minha vontade de ler esse clássico, acredito que era uma leitura obrigatória.

"? meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo. como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta."

"Entretanto, vida diferente não quer dizer vida pior; é outra coisa. A certos respeitos, aquela vida antiga aparece-me despida de muitos encantos que lhe achei;"

"Os olhos continuaram dizer coisas infinitas, as palavras de boca que nem tentavam sair, tornavam ao coração caladas como vinham..."

"Capitu, apesar daqueles olhos que o diabo lhe deu... Você já reparou nos olhos dela? São assim de cigana oblíqua e dissimulada."

"Capitu era Capitu, isto é, uma criatura mui particular, mais mulher do que eu era homem."

"mas a saudade é isto mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas."

"Para a viagem da existência, concluiu demorando mais as palavras, irá ungido com os santos óleos da teologia.."

@evelynefabri_ 29/03/2024

"Conto essas minúcias para que melhor se entenda aquela manhã da minha amiga; logo virá a tarde, e da manhã e da tarde se fará o primeiro dia, como no Gênesis, onde se fizeram sucessivamente sete."

Das releituras da obra ficam as minúcias de investigação quanto à honestidade do discurso do narrador personagem e todas as "certezas" que sustentam as desconfianças sobre Capitu.

Um eterno clássico, que merece ser relido nas diferentes épocas da vida.

Nanda 29/03/2024

?Olhos de cigana oblíqua e dissumulada- olhos de ressaca?
É inegável que tal obra de Machado de Assis apresenta um enredo cativante e uma história que te prende desde as primeiras páginas. Além disso, traz também uma das maiores divergências literárias: afinal, Capitu traiu ou não Bentinho?
É indiscutível que não temos uma resposta direta, apenas diversas opiniões que defendem ou não o personagem principal. Sendo assim, serei advogada de Capitu, nesse caso. Já que, Bentinho apresentava ciúmes incontroláveis de sua vizinha desde a infância, além disso, ele relata que a imaginação sempre fui sua companheira e ainda que sua memória é muito falha. Portanto, não podemos confiar em tudo que é relatado por Dom Casmurro.
É claro que, se Capitu quisesse executar essa ação, ela teria feito, com maestria, sem levantar qualquer suspeita. Mas a troco de quê? Mais que dissimulada, ela é inteligente, e amava seu companheiro. O mesmo digo sobre Escobar, ele não teria um motivo para isso, e gostava muito de seu grande amigo.
A semelhança entre o menino Ezequiel e Escobar não me convence da traição também, visto que Capitu era parecida com a viúva de um personagem e isso não causa qualquer suspeita em nenhum de seus familiares.
Portanto, recomendo esse livro a qualquer um, para que tirem suas próprias conclusões e se divertam com mais uma das obras de um dos maiores escritores do mundo!
????????,5

tata342 29/03/2024

Tomara que capitu tenha traído msm ??
Bentinho era na vdd um cara extremamente inseguro, chato e um baita de um paranóico, capitu merecia muito mais!!!

Larissa1743 28/03/2024

Não gostei! Mais ou menos no meio do livro tava até legal, só que aí começou a enrolar demais, e dps ficou simplesmente horrível! O filho dele morre (não sabemos se é mesmo filho dele) e ele vai pro teatro! Pro TEATRO!!
O final achei mto mal desenvolvido!

nataliagomestwd 28/03/2024

Essa foi uma releitura que sinceramente, parece que eu estava lendo pela primeira. O meu primeiro contato com Dom Casmurro foi no ensino médio e eu só lembro que não gostei, achei o Bentinho um chato e doido, achei que o livro não acabava nunca, mas nessa releitura eu amei, gostei bastante, peguei as ironias do Machado, continuo achando o bentinho um chato, mas eu consegui aproveitar melhor essa releitura, continuo achando Memórias Póstumas mais legal até o momento, mas consegui entender pq tanta gente considera este o maior romance brasileiro. Super recomendo a leitura.

Clara 27/03/2024

Dom Casmurro
Um dos livros mais falados da literatura, um clássico, um livro que todos deveriam ler.

Não tenho muito o que falar desse livro, nao era uma história desconhecida, já a ouvira, já até a vira em peça, já conhecia seus personagens, sua trama, e seu dilema.

Confesso que achei o livro um pouco parado, a história avança lentamente, minha impressão pode ser consequência do meu conhecimento da história, e a pressa de ver as coisas se desenvolverem.

Mas foi lindo acompanhar essa história de amor tão conhecida, e mesmo que seu final seja trágic
o e até triste, não tira a beleza dessa história.

Cas 27/03/2024

Um marido chato desses eu tbm teria traído
Gente, desculpa, mas que livro chato. Assim, quer considerar clássico, beleza, eu vou cumprimentar bom dia, boa tarde, mas na minha casa não entra. Um vocabulário rebuscado na tentativa de enriquecer a narrativa, uma narração confusa... enfim, pra mim não rolou. Ainda bem que eu não li na época da escola, eu teria desistido de ser leitor.
Sobre ela ter traído ou não, espero que tenha metido um chifre nesse marido chato. Pelo menos movimenta essa história que é um porre.

Gabriela4059 27/03/2024

No início a história é mais arrastada, mas no final, meu filho?. senti o impacto e nunca saberemos se o bentinho era doido ou não
anavitoria 27/03/2024minha estante
eu escolhi acreditar que ele é doido

Poetsmika 27/03/2024

"olhos de cigana oblíqua e dissimulada".
?Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti.?

A pergunta que não quer calar é: traiu ou não traiu?
No fim não temos informações o suficiente para esclarecer essa questão e muito menos defender um dos dois (Bentinho, menos ainda). Porém estou inclinada a achar que Capitu não traiu.
Tem uma parte do livro que ela diz para Bentinho que o olhar de Ezequiel é parecido com de Escobar, no minha opinião se Capitu tivesse traído não teria porque levantar tanta suspeita para si, sendo que vemos o quanto ela é esperta durante toda a obra. O próprio Escobar chegou a falar sobre casar seu filhos, o que seria estranho se houvesse a possibilidade de serem irmãos.
Não confio no Bentinho, ele se mostra obcecado e possessivo, o que facilmente o faria pensar que ela o tenha traído. Por causa dessa perspectiva, é muito difícil decidir se ela traiu ou não. Me inclino a achar que não, mas não julgaria se o tivesse feito.
Vitoria 27/03/2024minha estante
Amo livros de machado de Assis

Poetsmika 27/03/2024minha estante
Sou acostumada com leituras mais atuais, essa foi com certeza um desafio, mas gostei da experiência

Fabiana764 25/03/2024

Capitu traiu ou não traiu?
Segundo clássico que li, leitura complicada por causa da linguagem que não sou acostumada a ler, mas mesmo assim consegui entender a história. E pra mim, Capitu não traiu!