Dom Casmurro (eBook)

Dom Casmurro (eBook) Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Francisco545 02/03/2024

Que sofrimento!
É tanta gente falando de traiu ou não traiu que pensei que a base forte do livro era o romance entre dois personagens e uma suposta traição, ai eu vou ler e adivinha??

UM SÉCULO PARA ESSE NEGÓCIO COMEÇAR.

Já estava para desistir quando começou a vida dele no seminário.
O livro foi totalmente fora da linha que eu pensava, porque o romance em si é apenas no começo e é bem leve.
No final tem uma super acelerada e DO NADA O CARA COMEÇA A TER ALUCINAÇÕES.

Bom, se você tem interesse nesse livro, blz, talvez goste, mas eu criei uma expectativa muito alta sobre ele e talvez por isso fiquei tão frustrado. Talvez encarei o livro da maneira errada, esperava um livro focado no romance entre dois personagens e um suposto ciúmes, mas o livro é um relato de vida onde o que interessa é falar sobre a vida do Bento e é deixado de lado uma profundidade no romance.

Bia Franzoi 01/03/2024

Clássico acessível da literatura brasileira
Não acredite quando dizem que esse é mais um daqueles "livros chatos" de vestibular, porque não é. Na verdade, nenhum livro que li de Machado de Assis foi chato e complicado.

Gostei do livro, a leitura é bem fluida e rápida. Gosto bastante de livros com capítulos curtos, e os desse são curtíssimos, como diria José Dias.

Não encontrei grandes dificuldades com palavras ou termos, é um clássico que considerei bem acessível para compreender e interpretar.

A história em si, pode ser interpretada, pelo menos em boa parte do livro, como "parada", mas isso não me incomodou.

Achei interessante acompanhar a vida de Bentinho e finalmente entender porque fazem o questionamento se Capitu traiu ou não traiu.

Sobre as personagens, em geral, não me afeiçoei a ninguém, e só consegui formar uma opinião mais sólida sobre Bentinho. É interessante conhecer a história sob a perspectiva dele, que é uma pessoa de caráter bem questionável.

No final, fiquei com a mesma pergunta em mente: traiu ou não traiu? Refletindo sobre, acredito que foi tudo uma paranoia da cabeça de Bentinho.

Só achei o final do livro meio acelerado e não gostei muito disso.

quefirascunha 02/03/2024minha estante
Concordo com você.

daniela!! 29/02/2024

??? ?.*?
Dom Casmurro é daqueles livros que nós faz pensar. Pensar qual é minha opinião sobre tal personagem, se eu confio ou não em outro e é claro pensar sobre as reflexões que o livro já nos traz.
Demorei bastante para ler, mas acho que valeu MUITO a pena, merece topo o hype milenar que recebe! Recomendo demaissss! ;)
P.s.: Desculpa pelo título brega
laissa33 29/02/2024minha estante
Traiu ou não traiu? ?

daniela!! 29/02/2024minha estante
NÃO!!

daniela!! 29/02/2024minha estante
Mas, se vc achar que sim, por favorrr me fale os motivos

laissa33 29/02/2024minha estante
Também acho que não!! Nunca cheguei a ler, porém, já fiz um debate sobre ele em que tive que defender a capitu

Rachel M. Mendes 07/03/2024minha estante
Um clássicooo! Nunca o li inteiro, infelizmente? Minha leitura dele se resumiu a trechos pra escola, resumos e análises da história (e alguns episódios da minissérie porque é muito legal kkkk).
Mas pretendo lê-lo, quando essa rotina insana de vestibulanda me permitir hahah
Não li pra saber se traiu ou não traiu, mas do contato que tive com a obra acho que os dois se traíam. Capitu traía Bentinho com Escobar. Bentinho traía Capitu com Sancha e não deixa isso claro ao leitor a fim de se preservar. Acho que o afogamento do Escobar foi suicídio. Pelo remorso que sentia em amar a mulher do amigo.
Teve um debate na escola a respeito do livro. Com tribunal e tudo mais kkkk Fui advogada do Bentinho (doido, corno e traidor).
Enfim, quero ler kkkkk

yasnvlima 29/02/2024

Chatíssimo, como diria José Dias
Criei muita expectativa pra esse livro e no final das contas achei muito enrolação, só me prendeu nas últimas 30 páginas e chegou em um ponto da história que eu comecei a desconfiar de tudo que o Bentinho falava. Acho que ele começou a criar mil cenários na cabeça ciumenta dele e ainda queria convencer o leitor de que tudo era verdade e ele era a vítima, além também de projetar a própria infidelidade na Capitu.

Flavio Petraccone 28/02/2024

O cruel Bentinho
Dom Casmurro é um clássico que eu só tinha lido na época da escola. Foi muito bom revisitá-lo, agora um pouco mais maduro para lembrar da Capitu dos olhos de ressaca. Também não me lembrava dos sentimentos cruéis de Bentinho !!! Enfim, valeu a pena.

LaraTavares 28/02/2024

Clássico da literatura brasileira
Nem sei o que dizer desse livro, mas vou tentar expressar o que eu achei de tudo que eu li, esse livro foi diferente de tudo que eu li até agora, e de uma forma bem marcante por assim dizer, uma escrita diferenciada, perssonagens marcantes bem contruídos, e uma trama intrigante, é mais do que traiu ou não traiu, cada frase, cada situação gera uma complexidade incrível em tudo.
Capitu tem atitudes estranhas, relatadas por Bentinho, este mesmo sendo o narrador solta algumas estranhezas de sua personalidade também, e no final o leitor fica como ?
Valeu muito a pena ler.
Michela Wakami 28/02/2024minha estante
Machado de Assis é puro talento.???

LaraTavares 28/02/2024minha estante
Amei ?

Rodolfo.Barbosa 27/02/2024

Exercício para todo leitor.
Um enredo complexo, uma narrativa bastante arrastada, e com muitas interpretações no final; Esse é Dom Casmurro.

Um dos livros mais conhecidos e consagrados da literatura Brasileira. Porém eu esperava um pouco mais. A narrativa arrastada me fez achar a estória um pouco entediante. Do meio pro final a estória foi ficando mais interessante, e o final apesar de ser bem 'cru', achei aceitável.

A escrita de Machado de Assis, foi um ótimo exercício pra minha leitura. Muitas palavras eu tive que ir no dicionário, e o vocabulário da época também foi desafiador. Às vezes fico perplexo como livros como Dom Casmurro, que é difícil de ler, às vezes sejam aplicados em escolas, para crianças que estão começando a leitura. É frustante pra criança uma leitura tão complexa, e desestimula o hábito de ler logo cedo.

Valter Cardoso 27/02/2024minha estante
Traiu!

Carlos531 26/02/2024

Dom Casmurro, de Machado de Assis
"Dom Casmurro" é um romance e uma análise profunda da mente humana, da obsessão, do ciúme e da ambiguidade da memória.
A narrativa é feita em primeira pessoa, pelo protagonista(Benedito), e é muito bem construída.
Mas como todos sabem, Machado de Assis tem uma escrita muito difícil e complexa, em diversos trechos tive que pesquisar o significado da palavra para prosseguir a leitura.