Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Isa 06/01/2021

Estou obcecada pelo livro! Quanto mais você lê, mais coisas percebe. É fascinante! Terminei o livro faz pouquíssimos (Estou parecendo José Dias kkkk) dias e já quero relê-lo kkkk
Dica: Estou assistindo a minissérie chamada "Capitu" que é muito fiel ao livro, é em estilo teatro, com expressões exageradas e pausas dramáticas. Estou gostando muito, está disponível no YouTube. Se você gostou de Dom Casmurro, aconselho assistir a série.
Carlinha PPinto 10/01/2021minha estante
Tenho dificuldade de passar da pág. 15, 20. Já tentei umas 3 vezes em momentos diferentes da vida. Mas um dia ainda lerei!

Leonardo.Broinizi 02/03/2021minha estante
Esse foi um livro em q passei dias após terminar a leitura me lembrando de partes e encaixando as coisas, voltando no livro pra consultar kk um dos melhores livros q já li, mas, como vc falou, os detalhes são mto importantes.

Isa 02/03/2021minha estante
Kkk realmente, ainda penso em algumas partes, apesar de ter lido há mais de 2 meses. O meu favorito, realmente muito bom! Ótimo para ter um primeiro contato com Machado de Assis.

Carlinha PPinto 03/03/2021minha estante
Eu tentarei novamente com certeza. Nunca aceitei com facilidade o fato de não ter conseguido finalizar.

Isa 03/03/2021minha estante
Tenho uma dica, eu li por uma leitura coletiva. Na leitura coletiva, uma Youtuber fez comentários e explicou costumes e partes do livro, foi muito bom ler assim, me ajudou muito. O nome do canal é Ler Antes de Morrer (o canal tem a proposta de ler 1001 livros antes de morrer).

Ri :) 15/02/2020

Paranóico!

Chris 15/02/2020minha estante
Simmm!

@estantedatah 16/02/2020minha estante
E se tivesse, era bem feito

Ri :) 19/02/2020minha estante
Hahahahah Apoiado!

Rodrigo Silvestre 26/04/2020

Achei o começo chato.
No meio parecia que estava no começo.
Perto do final melhorou
O final me deixou com raiva (positivamente)
30 minutos depois de finalizar a leitura já peguei 3 brigas na internet com gente que acha que Capitu traiu bentinho.

Acho que vale a pena
Ari Phanie 26/04/2020minha estante
Kkkkkkkkkk adorei. Eu tenho q tomar vergonha na cara e ir ler esse livro, mas meu Deus, como n me anima... :/

Rodrigo Silvestre 26/04/2020minha estante
Escuta audiobook dele no YouTube. Me ajudou muuito!!

Ari Phanie 27/04/2020minha estante
Eu tenho ele em audiobook kkkk, e mesmo assim, eu vou deixando pra depois. Espero que até o final desse ano eu leia, ou ouça.

dgallinucci 28/04/2020minha estante
Para mim, não traiu rs

Arya4 16/02/2021minha estante
Tô com uma preguiça pra ler esse livro...

iara170 21/05/2021

A escrita do Machado de Assis é maravilhosa, eu demorei um pouquinho pra me acostumar com ela, mas depois que isso aconteceu a história ficou muito interessante.
Achei o Bentinho um cara insuportável, louco e paranoico e acho que isso é o que faz ele ser um narrador tão interessante.
A Capitu merecia um homem melhor que esse aí.
Por algum motivo eu gostei muito do Escobar?????? Enfim esse livro é um clássico incrível.
Lala 21/05/2021minha estante
Esse livro é realmente um clássico ?

Lury0 21/05/2021minha estante
Tô lendo agoraaaaa

Fernanda Augusta 21/05/2021minha estante
Machado de Assis é fantástico, principalmente a forma que sua narrativa se desenvolve!
Meu autor favorito ?

iara170 21/05/2021minha estante
nossa sim! concordo com tudo que você falou! o Bentinho e o Escobar com certeza tinham algum bromance KKKKKKKKKKKK

Carine 21/05/2021minha estante
Concordo com tudo!
Machado era brilhante e esse livro mesmo após tantos anos gerar um grande debate e não apenas "traiu ou não traiu", existem diversas camadas e nuances nessa narrativa.
Spoiler
Bentinho era um emocionado, não foi traído, mas merecia.
Capitu só cometeu um erro: realmente amar Bentinho.
E para mim Escobar e Bento tinha um bromance enrustido kkkk
Betinho ao desejar a mulher do amigo e perde-lo de forma abrupta, surta e redireciona esse sentimento "imoral" para Capitu assim ele pode se isentar de sua consciência pesada... Como sempre um homem que gostava de limitar a mulher brilhante que tinha sobre seu poder.
Foi um carrasco ao condenar Capitu a morrer sozinha no exílio e um desalmado que além de não amar uma criança que criou por 6 anos, ainda ousa pensar em mata-lo (uma criança que independe de qualquer surto dele era apenas um inocente).
Temos aqui o perfil de um homem cruel e obsessivo que viveu anos remoendo sua "dor" e no final da vida escreveu um manuscrito cheio de mentiras e meias verdades para tentar repassar esse desconforto para a viúva de Escobar (não satisfeito com sua "dor" ele queria passar essas desconfianças que o perturbaram por anos para outra pessoa, mesmo que todos já estivessem mortos... por que não deixar quieto seu mimizento??!!).

Lilian 28/06/2020

Capitu traiu ou não?
Confesso que fazia tanto tempo que eu não lia Machado, que resolvi ler com mais atenção para fazer a análise que todos ficam na dúvida, inclusive eu nem lembrava da minha percepção de quando li pela primeira vez.

Para mim, tudo leva a acreditar que Capitu o traiu, porém, lembrando que a narrativa foi através da percepção de Bentinho, que foi a pessoa que acreditou ser traída, então ele com certeza vai contar a versão dele e provar que estava certo. Contudo, eu acho que Bentinho tinha um ciúmes doentiu por Capitu, e isso o levou a ligar fatos que não faziam tanta importância, para justificar seu sentimento de homem traído e fragilizado.

Da mesma forma que Capitu se parece com a mãe de Sancha, Ezequiel se parecia com Escobar. Além de vários aspectos que são abordados na obra. Então para mim, Capitu não traiu. Queria tanto uma versão dela pra comprovar kkk
Não.

Thainara Ramalho 28/06/2020minha estante
Concordo com você! Para mim ela não traiu, o ciume doentio dele que fez ele acreditar que ela o traiu! E eu quero a versão dela pra ontem hahahaa

Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Kkkk uma vez na escola tivemos que dar um final pra história e desde lá já acredito que ela não traiu.

Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Já se reuniram estudiosos pra saber o final e não conseguiram chegar em um consenso. É mais fácil nós darmos um final mesmo kkkkkk

Ari 26/05/2020

Tudo são pretextos a um coração agoniado.
Delicia de livro. Ingênuo e malicioso: assim era eu ao apreciar pela primeira vez as páginas desta obra prima. Que narrativa! Que descrição! Machado em sua vã filosofia escreveu cenas indescritíveis, tamanha acuidade nos sentidos e a magia em transmitir o intransmissível. Tal era a alcunha de Bruxo...

"Assim, apanhados pela mãe, éramos dois e contrários, ela encobrindo com palavra o que eu publicava pelo silêncio".
nic 06/06/2020minha estante
Essa é, na minha opinião, uma das citações mais lindas do livro. ?

Ari 06/06/2020minha estante
Belíssima! - assim diria José Dias.

nic 08/06/2020minha estante
Hahahaha, "Você já viu aqueles olhos? Olhos de cigana oblíqua e dissimulada." clássico!

Ari 08/06/2020minha estante
Os "olhos de ressaca" hahaha

let 31/07/2021

traiu? achava que sim, agora não sei mais
não foi a leitura mais prazerosa da minha vida, por conta da linguagem e do intenso uso de expressões e metáforas difíceis, mas cara, esse livro é simplesmente genial. me senti meio burra em algumas partes e tive que fazer minhas pesquisas pra entender, mas agora vejo o motivo de acharem Machado de Assis tão brilhante.

Bentinho é um personagem insuportável e na minha opinião, nem um pouco confiável, e por isso tenho minhas dúvidas em relação a traição de Capitu. ele mesmo fala no livro que tem a imaginação fértil, e depois de terminar a leitura, reli alguns trechos que deixam bem evidentes as ideias loucas e paranoicas que ele tinha. esse cara é completamente ciumento, obcecado e maluco.

pretendo reler daqui a alguns anos pra ver se mudo o meu veredito, mas no momento acho que não traiu não. enfim, vale muito a pena a leitura, e faz toda a diferença pegar dom casmurro por vontade própria, escolham a hora certa de ler!
Letícia 31/07/2021minha estante
Concordo, Bentinho é insuportável, não merece Capitu

let 31/07/2021minha estante
né? quanto mais eu lia, pior o Bentinho ficava

Letícia 31/07/2021minha estante
Bentinho precisa de terapia, e Capitu não merecia o final q teve

let 31/07/2021minha estante
exatamente kkkkkk não sei como ela aguentou esse cara

Renata CCS 02/02/2013

Ciúmes, traição e muitas leituras possíveis
DOM CASMURRO é um clássico da literatura brasileira, conhecido mesmo por aqueles que não leram o livro. Com uma trama envolvente e misteriosa, o livro é considerado a obra mais reverenciada de Machado de Assis e um dos mais aclamados da literatura nacional. A complexidade de sua narração e de sua história o tornam um grande mistério até hoje. Afinal, Capitu traia ou não Bentinho? A história se baseia no romance entre Bento e Capitu e num possível romance entre Capitu e Escobar, melhor amigo de Bentinho. Tudo o que sabemos deste suposto triângulo amoroso é através da visão de Bento, que é o narrador da história, e esse fato faz com que não seja possível saber se a traição ocorreu ou não. O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando Bentinho, com 15 anos, se apaixona por sua vizinha adolescente e grande amiga Capitu. Devido a uma promessa feita por Dona Glória, a mãe de Bento, os dois acabam separando-se. Ao perder o primeiro filho, a mãe prometeu que se tivesse outro filho homem, ele seguiria carreira religiosa. Bento, mesmo contrariado, foi mandado para um seminário. Lá ele conhece Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo e futuro marido de Sacha, a melhor amiga de Capitu. A desconfiança de Bentinho se inicia quando Escobar morre devido à reação de Capitu no velório do amigo. A partir desse momento começa a paranoia: ele nota que seu filho se parece muito com Escobar e que já havia encontrado o amigo e a esposa algumas vezes sozinhos em sua casa. Deste momento em diante o ciúme e as suspeitas de traição só crescem. A narração feita por Bentinho pode ser considerada questionável: ele tenta convencer a si mesmo e ao leitor de que suas suspeitas são válidas. Mas o livro também nos fornece material para duvidar do narrador. Quando li o livro pela primeira vez, na adolescência, cheguei à conclusão de que Capitu tinha traído Bentinho. Entretanto, ao ler novamente anos depois, já tive uma visão completamente diferente de Capitu. Apesar de achá-la dissimulada e muito mais inteligente do que aparenta, agora acho que ela não traiu Bentinho. Trata-se de um romance sobre o ciúme, não sobre traição. O interessante da obra é sua capacidade de enganar: a possível inocência de Capitu permaneceu despercebida durante tanto tempo porque se acreditava que o que estava escrito era o real e esqueciam que era apenas a visão de um dos personagens. DOM CASMURRO É envolvente, misterioso, único e brilhante! É uma obra que deve ser lida por todos.
Aline 08/05/2013minha estante
Quando você é ciumento e ler um livro como esse, você de questiona se todas as vezes em que você sentiu ciúmes foi real ou loucura.

Renata CCS 13/05/2013minha estante
Aline, interessante a sua observação. Muitos leitores criticam a atitude de Bentinho, mas não sabemos se agiríamos da mesma forma se estivéssemos na mesma situação.

Limão 14/07/2014minha estante
Concordo com você Aline. Ou a pessoa ciumenta passa a concordar com Bentinho e dar razão aos questionamentos dele

Ana Maria 15/01/2016minha estante
Dom Casmurro é um dos livros na minha estante que eu conhecia "de cabo a rabo" sem jamais ter lido. Mesmo sabendo dos encontros e desencontros que me esperavam, era incapaz de imaginar o sabor das minúcias da narrativa de Machadão nesta fase (estava mais acostumada ao escritor de Helena, que insiste em morar no meu coração).
E uma pergunta agora me atormenta mais do que a dúvida da traição de Capitu: por que não li Dom Casmurro antes? :) Ótima resenha, Renata!
(E olha, minha vontade é que dona Capitolina tenha metido um par de chifres bem bonitos na cabeça do doutor Santiago. Ô, entojo!)

Marluce 02/06/2021

Ó Capitu
Entendi porquê esse clássico e tão discutido.
Um amor de criança que, com o obstáculo de Bentinho ter sido prometido, pela mãe, a ser padre.
Então tem a questão de Capitu, dilema épico.
Eu como parte do jure (todos que já leram Dom Casmurro) desse caso, tenho para mim que CAPITU TRAIU SIM.
Muitas provas cabais, mostra isso.
Luan 02/06/2021minha estante
Eu sou do time que de ela não traiu rs.

Luan 02/06/2021minha estante
De que*

Marluce 02/06/2021minha estante
Hahaa

Marluce 02/06/2021minha estante
Não consigo vê como pode não ter traído.rs

gui almeida 25/07/2012

Viva Machado!
Dom Casmurro é meu livro favorito. E sempre que eu digo isso algum pseudo-cult me pergunta “ah, então qual a sua opinião sobre Capitu? Traiu ou não?”. Invariavelmente gera-se uma discussão, pois acho que sou a única pessoa na face da Terra que acredita que Capitu era uma sem vergonha.

Invariavelmente eu apresento argumentos que desmontam completamente qualquer teoria da pessoa, e invariavelmente a discussão termina-se com a pessoa me ignorando. Pois bem, visto que hoje é dia do Escritor, homenagearei o maior escritor de todos os tempos com um texto sobre sua maior obra.

Capitu traiu Bentinho.

I mean, é o que o narrador diz, e eu acho inconcebível você negar o que um narrador diz.

Pra mim, é a mesma coisa de dizer que não, o Harry Potter nunca foi pra Hogwarts, na real o Harry Potter é um esquizofrênico que ficava tendo ilusões embaixo da escada dos tios. Se o narrador tá dizendo e você se propôs a entrar no universo de um livro, porra, aquela é a verdade! Capitu é safada por que Bentinho assim disse! Qual o sentido de contestar o que é dito com todas as palavras pelo narrador que te acompanha desde o princípio? Narrador esse que te mostra passo a passo todos os ocorridos que o fizeram chegar nessa constatação?

O Machado explorava os personagens profundamente. Lembro muito de Memórias Póstumas, quando o Brás Cubas diz “eu gostava dela, mas ela era coxa, então nada podíamos ter”. Isso, pra mim, fala bastante sobre o estilo Machadiano. Não por causa de ser direto – muito pelo contrário, o Machado era sempre subjetivo e raramente direto assim -, mas pelo fato de que o Machado sempre criava personagens profundos. São pessoas comuns, que poderiam ser eu ou tu, mas que o autor dá tamanha profundidade aos sentimentos e pensamentos que fazem com que cada um torne-se único. E o Machado, no decorrer do livro, faz você conhecer até o mais profundo e obscuro sentimento dessa pessoa, aquela opinião que tu guarda tão escondida que tu mal percebe que a tem, e aí entra a questão do “eu gostava dela, mas ela era coxa”.

Nós conhecemos os personagens do Machado tão profundamente quanto eles mesmos. E, conhecendo Bentinho, pela minha interpretação, por ter lido Dom Casmurro 3 vezes, eu chego às minhas conclusões.

Eu as baseio na história inteira, mas tenho dois pontos que acho primordiais:

a) Bentinho não era ESQUIZOFRÊNICO, ele apenas tinha uns devaneios. I mean, ele por vezes ouvia vozes, como “tu serás feliz, Bentinho”, mas não significa que ele vai destruir um casamento por causa de um devaneio de insanidade. Até por que ele não chegou à conclusão de que Capitu o traíra de um dia pro outro. Foram vários anos, vendo a proximidade dela com Escobar, vendo o filho dele crescer e se parecer com o amigo e tal. Foram diversos fatores que somaram a um denominador comum. Não creio que ele tenha conseguido viver em um mundo completamente imaginário por tanto tempo, afinal, ele era uma pessoa comum, um advogado respeitado, plenamente aceito em sociedade. Não dá pra ser completamente insano e ter uma vida assim!

b) A resignação de Capitu.

“Capitu, tu me traíste!” “Ok, Bentinho, não vou discutir contigo” “Mas, mas…” “Ok, ó, vou ali na igreja, quando eu voltar a gente se separa, blz? Fmz então, abs é nóix”

É tudo uma forma de interpretação. Até por que o Bentinho raramente dizia que Capitu o traiu com todas as palavras. Deve ter dito umas duas vezes, apenas. Mas durante toda a história ele dá sinais de que Capitu era meio assanhada. Não só Bentinho, mas o próprio agregado já dizia isso. Inclusive, o primeiro diálogo do livro é justamente o agregado falando mal dos costumes de Capitu e “daquela gente do Pádua”.

E Machado fazia muito isso – pelas entrelinhas, pelas minúcias, pelas coisas subentendidas, passar a ideia.

Por fim, creio que ela ter traído não era NEM DE LONGE o que Machado queria que nós estivéssemos discutindo aqui. Em fato, acho uma grande falta de profundidade literária discutir se ela traiu ou não. Até por que Capitu foi apenas mais uma perda na vida de Bentinho. O Machado, em Dom Casmurro, queria mesmo é ilustrar o sentimento mais mórbido e nauseante que alguém pode sentir em vida – a solidão. A melancolia. O desapego.

Na vida dele houve pessoas muito importantes e Capitu foi apenas mais uma delas. Houve sua mãe, houve Escobar, houve o agregado, houve diversos. E cada um vai sumindo, um a um.

A grande ironia é que ninguém para pra se perguntar “Ué, Escobar realmente se afogou? Ué, a mãe dele morreu de doença ou de velhice?”. E ninguém pergunta isso por que é CLARAMENTE OBSOLETO. Saber isso não muda a ideia principal – era uma parte da vida de Bentinho o deixando.

Da mesma forma é Capitu. Trair ou não, não muda o fato de que contribuiu para uma vida plenamente destruída de Bentinho, e é a isso que Machado se referia. Imagino que ele ficasse indignado das pessoas não perceberem isso. Tanto que, assistindo à série, na última cena, não fica-se triste por vê-lo chorando. Fica-se triste por ver as pessoas indo embora, uma a uma, e restando apenas Bentinho em uma sala grande e vazia.

Enfim, esse livro é uma obra de arte. Da mesma forma como não se pode dizer que Mona Lisa está sorrindo, não se pode tomar uma conclusão sobre Dom Casmurro. São tudo hipóteses, opiniões, interpretações. Nos resta apenas prestigiar a maior história, feita pelo maior escritor do mundo.
Luane 30/10/2012minha estante

"Pra mim, é a mesma coisa de dizer que não, o Harry Potter nunca foi pra Hogwarts, na real o Harry Potter é um esquizofrênico que ficava tendo ilusões embaixo da escada dos tios. Se o narrador tá dizendo e você se propôs a entrar no universo de um livro, porra, aquela é a verdade!" Sinto muito, mas J.K. mesmo disse que havia a possibilidade de Harry ser um louco que imaginou tudo aquilo enquanto estava no armário debaixo da escada.

203,3

Marta 08/10/2013minha estante
Aquele momento em que você é obrigada a ler Dom casmurro de novo ! Muito bom cara mudou completamente minha visão

Karina.Sousa 12/02/2020minha estante
Eu também acho que ela traiu... Obrigada por compartilhar a sua opinião. Eu achava que era a única com essa opinião

Letícia 19/05/2020minha estante
Garoto eu quero ser tua amiga!!!!

Fabiana 12/02/2020

Ou você ama ou você leu errado Machado de Assis. No meu caso, eu li errado, na época de escola, era leitura "obrigatória" para provas. Hoje quase 20 anos depois, reli esse clássico e simplesmente amei! A maior dúvida literária: Capitu traiu ou não Betinho?
Bentinho era ciumento ao extremo, teria ele criado essa dúvida pelo ciúme?
Chellot 12/02/2020minha estante
Aconteceu comigo. Leitura obrigatória para trabalho escolar em grupo e detestei com todas as minhas forças.

Fabiana 12/02/2020minha estante
É uma forma horrível de incentivar a leitura. No meu caso, criei uma barreira com livros brasileiros.

Chellot 12/02/2020minha estante
Pelo menos, para mim, isso não aconteceu. Leio numa boa, inclusive clássicos. Do Machado, adorei Memórias Póstumas de Brás Cubas e Helena. Só Dom Casmurro que me irritou, mas por conta de Bentinho mesmo. Eu detestei o personagem.

Fabiana 12/02/2020minha estante
Ele é irritante mesmo, sempre criando motivos para ciúmes.
Agora que voltei a ler os clássicos ? to adorando!

Soph 05/02/2021minha estante
Nossa dani que maldade, eu gosto de Dom casmurro, é boom

Danielly186 06/02/2021minha estante
Ah mas n é mesmo

juli 16/02/2021minha estante
nossa amiga que livro chato né? puta que pariu

NaiaraAimee 16/02/2021minha estante
Esse livro é um porre de chatice, li no Ensino Médio e na faculdade e nenuma das vezes me agradou kkkkk

Everton Vidal 25/02/2020

Inovadora, intrigante, divertida. Bentinho, pseudo-autor do livro, sempre esquivo, informal e insinuante é um dos narradores menos credíveis de toda a história universal.
Mayara945 25/02/2020minha estante
Adoro essa história. Como li já sabendo de antemão o enredo, fiquei o texto todo procurando os indícios da traição rsrs Machado foi realmente um gênio

Everton Vidal 26/02/2020minha estante
Hahaha. Algum dia vou lê-lo de novo para procura indícios também rs.

Anderson Menezes 03/03/2020minha estante
História de final ambiguo, intrigante e excitante.

Everton Vidal 22/09/2020minha estante
Realmente Anderson!

Pedro.Junger 18/06/2021

Merecidíssima a fama
Estava receoso de me aventurar pelos livros do Machado. Por conta do pressentimento de que, devido a época, esse livro apresentaria uma linguagem extremamente rebuscada. Como eu estava enganado! Machado possui um vocabulário de fácil entedimento, escrita extremamente única, repleta de ironia, e que deixa sempre questões a ser pensada na cabeça do leitor. Confesso que, meu ponto favorito do livro é descobrirmos se a narração de Bentinho é confiável ou não. Gostei muito de todos personagens. E, com toda a certeza, sai com um ódio imenso de Dom Casmurro e uma compaixão imensa pelo Ezequiel. Pretendo ler mais obras do Machado, que já se tornou um queridinho meu. Recomendo a todos!
Danny 18/06/2021minha estante
Tenho alguns livros de Machado aqui e nunca comecei pelo mesmo receio, de não conseguir compreender a liguagem... Mas com certeza tenho de dar uma chance.

miriancecily 18/06/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li... ?

Pedro.Junger 18/06/2021minha estante
Danny, vai fundo! Encontrei uma linguagem, que mesmo com o tempo que foi escrita, é extremamente atual. E não senti a escrita cansativa em momento nenhum!

Sara 18/06/2021minha estante
Ai esse livro é um dos meus nenéns, ansiosa para você ler os outros livros do Machado ?