Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Mateuzinhz 09/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

Karine.Mileski 09/01/2023minha estante
Realmente é um livro incrível!! Acho tão legal essa discussão sobre se houve ou não a traição!! É o que sempre pergunto pra quem já leu a obra!! Kkkkk

Duda ð¤ 09/01/2023minha estante
Eu admiro tanto quem consegue ler livro clássico, acho chique! Pena que não consigo kkkkkkk

Ane 10/01/2023minha estante
Na minha humilde opinião, Bentinho sofria de ciúmes patológico, ficava imaginando e criando coisas em sua cabeça, o delírio era tamanho que p ele se tornou realidade. Não sei como Capitu aguentou tudo isso, uma terapiazinha ajudaria com certeza esse Bentinho a se situar ??

Lilian 28/06/2020

Capitu traiu ou não?
Confesso que fazia tanto tempo que eu não lia Machado, que resolvi ler com mais atenção para fazer a análise que todos ficam na dúvida, inclusive eu nem lembrava da minha percepção de quando li pela primeira vez.

Para mim, tudo leva a acreditar que Capitu o traiu, porém, lembrando que a narrativa foi através da percepção de Bentinho, que foi a pessoa que acreditou ser traída, então ele com certeza vai contar a versão dele e provar que estava certo. Contudo, eu acho que Bentinho tinha um ciúmes doentiu por Capitu, e isso o levou a ligar fatos que não faziam tanta importância, para justificar seu sentimento de homem traído e fragilizado.

Da mesma forma que Capitu se parece com a mãe de Sancha, Ezequiel se parecia com Escobar. Além de vários aspectos que são abordados na obra. Então para mim, Capitu não traiu. Queria tanto uma versão dela pra comprovar kkk
Não.

Thainara Ramalho 28/06/2020minha estante
Concordo com você! Para mim ela não traiu, o ciume doentio dele que fez ele acreditar que ela o traiu! E eu quero a versão dela pra ontem hahahaa

Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Kkkk uma vez na escola tivemos que dar um final pra história e desde lá já acredito que ela não traiu.

Marcus Vinicius 28/06/2020minha estante
Já se reuniram estudiosos pra saber o final e não conseguiram chegar em um consenso. É mais fácil nós darmos um final mesmo kkkkkk

Amélia Galvão 10/04/2020

Essa foi minha primeira leitura de Dom Casmurro, mas obviamente já tinha ouvido falar do famosíssimo romance e escutado a pergunta "Será que Capitu traiu?". Pensava eu que iria encontrar apenas a história de Capitu e Bentinho, mas estava enganada, esquecida de que o livro foi escrito por Machado de Assis, o qual não carrega à toa o epíteto de bruxo do Cosme e Velho.

O que eu quero dizer com isso? Ler Dom Casmurro não se restringe a conhecer a história de Bentinho e Capitu, a tentar descobrir se houve ou não uma traição. É uma experiência muito além. É o apreciar cada capítulo por si só, pois a escrita machadiana é impressionante. A maneira como ele brinca com as palavras, a sua ironia, o seu deboche e o seu humor são deliciosos. Além de nos entretermos com Capitu, Bentinho e Escobar, estamos a todo momento nos deleitando com o uso da língua e o jeito de narrar hipnotizante e único do bruxo Machado.

Mas e o que falar sobre a traição? Sinceramente, eu não sei dizer se aconteceu ou não. O livro é todo narrado pela perspectiva de Bentinho e, por isso, não sabemos até que ponto o que ele está nos passando é realmente verdade ou se é coisa só da cabeça dele. O genial é que Machado escreve as cenas, falas e trejeitos da Capitu de maneira muito ambígua, podendo ser tanto interpretados como uma sincera ingenuidade ou como uma tremenda dissimulação, pelo menos foi o que achei. Assim, senti-me perdida, sem saber o que Capitu pensava, pois eu não tinha como a ouvir e nem escutar outras pessoas, apenas Bentinho, o qual narra tudo de maneira completamente enviesada pelo seu ciúme doentio.

Enfim, trata-se de um baita livro divertidíssimo, escrito primorosamente e cheio de críticas a nossa sociedade e muitos dos seus valores.

P.S. Recomendo a edição da editora Panda Books, que além de notas explicativas, traz também ilustrações e texto integral numa forma bem dinâmica.
Barreto.Romariz 10/04/2020minha estante
Eu só queria um momento com o Bentinho pra falar umas verdades pra ele ???

Amélia Galvão 10/04/2020minha estante
Hahahahahahahah, queria também!! ? Pense num cara obsessivo!!

meriam lazaro 14/04/2020minha estante
Adorável. Como diria uma profe, se Capitu traiu ou não, nunca saberemos, mas que Bentinho merecia um par de guampas, ah, isso merecia!

Amélia Galvão 14/04/2020minha estante
Hahahahahaahahah e como merecia!! ??

Ari 26/05/2020

Tudo são pretextos a um coração agoniado.
Delicia de livro. Ingênuo e malicioso: assim era eu ao apreciar pela primeira vez as páginas desta obra prima. Que narrativa! Que descrição! Machado em sua vã filosofia escreveu cenas indescritíveis, tamanha acuidade nos sentidos e a magia em transmitir o intransmissível. Tal era a alcunha de Bruxo...

"Assim, apanhados pela mãe, éramos dois e contrários, ela encobrindo com palavra o que eu publicava pelo silêncio".
nic 06/06/2020minha estante
Essa é, na minha opinião, uma das citações mais lindas do livro. ?

Ari 06/06/2020minha estante
Belíssima! - assim diria José Dias.

nic 08/06/2020minha estante
Hahahaha, "Você já viu aqueles olhos? Olhos de cigana oblíqua e dissimulada." clássico!

Ari 08/06/2020minha estante
Os "olhos de ressaca" hahaha

Marluce 02/06/2021

Ó Capitu
Entendi porquê esse clássico e tão discutido.
Um amor de criança que, com o obstáculo de Bentinho ter sido prometido, pela mãe, a ser padre.
Então tem a questão de Capitu, dilema épico.
Eu como parte do jure (todos que já leram Dom Casmurro) desse caso, tenho para mim que CAPITU TRAIU SIM.
Muitas provas cabais, mostra isso.
Luan 02/06/2021minha estante
Eu sou do time que de ela não traiu rs.

Luan 02/06/2021minha estante
De que*

Marluce 02/06/2021minha estante
Hahaa

Marluce 02/06/2021minha estante
Não consigo vê como pode não ter traído.rs

Thaís 31/01/2021

Machado geniaaaal!!
Sarcástico, inteligente, curioso... Machado realmente era um escritor que sabia o que estava fazendo! Dom Casmurro é MARAVILHOSO, um dos meus preferidos e não tem toda essa fama em vão, não! Vale a leitura e inúmeras releituras ??
Tiago.Boaventura 31/01/2021minha estante
Livro maravilhoso mesmo. Quanto ao Memórias Póstumas de Brás Cubas eu já não posso dizer o mesmo. Talvez eu tenha ido com muitas expectativas nele após ler o Dom Casmurro.

Thaís 31/01/2021minha estante
Estou louca pra ler Memórias Póstumas! Sério que é tão diferente assim?? Poxaaa ?

Tiago.Boaventura 31/01/2021minha estante
Bom, essa é a minha opinião né? Talvez pra você seja diferente. Eu fui com muitas expectativas nele e não foi aquilo tudo pra mim.

Thaís 31/01/2021minha estante
Já ouvi comentários sobre essa diferença antes... Enfim, também vou cheia de expectativas, mas vou tentar a sorte hahaha

Camila 22/01/2022

Primeiro contato que tive com essa obra foi no Ensino Médio, como a maioria de nós. Na época fingi que li, tive a impressão que era um livro maçante com capítulos longos e cenas descritivas demais (não pergunte como cheguei a essa conclusão). Desde de então fiquei com medo de ler o livro e Machado de Assis.

Agora depois de treze anos percebi que a história não é nada do que achava. Uma leitura rápida com capítulos curtos e sem grandes descrições. Amei a experiência de ler esse livro.
Adorei a forma com que o Machado conversa com leitor ao longo da narrativa.
Não é atoa que esse livros é considerado um dos maiores livros brasileiros.
A história é muito mais que um traiu ou não. O Bentinho é muito chato e ciumento demais (nos dias de hoje ele seria cancelado haha).
laís 22/01/2022minha estante
esse livro é fenomenal!

Matheus.Felipe 22/01/2022minha estante
Dom Casmurro é maravilhosoo! Lembro que li há 2 anos atrás pra escola por conta de um trabalho que era sobre uma banca defender se Capitu traiu ou não o protagonista ? o que é ótima discussão a se pensar e que nos revela muito acerca da obra. De longe um dos livros que mais amo nessa vida.

Rosy 22/01/2022minha estante
Amo demais esse livro

Jessy 31/01/2022minha estante
Amo demais esse livro!! Também reli há uns anos e é um dos meus favoritos.
Ps: Bentinho cria vozes da cabeça dele kkk

Patty 21/05/2020

Um livro, muito famoso devido a polêmica de Capitu Bentinho e Escobar... O livro é narrado por Bentinho, também conhecido por Dom Casmurro, o livro aborda sobre toda a sua vida, sobre a amizade com Capitu por quem se vê apaixonado, sobre a promessa que sua mãe faz de manda-lo ao sacerdócio. A trama envolve comportamentos possessivo, transtornos bipolares que chegam a causar repulsa, cenas ridículas de ciúmes... É uma boa obra.??
Suelen 21/05/2020minha estante
Eu amei quando li. E sempre achei ele neurótico demais em algumas cenas

Patty 21/05/2020minha estante
Foi o mesmo que pensei, ele era muito inseguro...

Patty 21/05/2020minha estante
Mas adorei a leitura.

Um beijo enorme para você.????

Suelen 21/05/2020minha estante
Sim! Apesar de tudo, é um livro cativante.
Beijos?

Mara.Mares 29/03/2020

Dom Casmurro
Traiu ou não traiu, eis a questão que por séculos perdura.
Bentinho tinha sim uma imaginação de dar inveja, mas a criança com os traços perfeitos do pai, não me deixa dúvida. Traiu sim, minha opinião, que agora tenho uma e vou dar.
Julie 29/03/2020minha estante
Se faz parecer que traiu é apenas porque é Bentinho quem conta a história. É uma garoto mimado.

Julie 29/03/2020minha estante
*um

Mara.Mares 29/03/2020minha estante
Por isso acredito que traiu. Ele colocava ele n'um pedestal.

Julie 30/03/2020minha estante
Não acho. Só ele achava que o filho parecia com o amigo, ninguém mais. Aquele agregado da família não gostava de Capitu. E ele nunca mencionou nada a respeito.

Clio0 17/10/2023

Traiu ou não traiu?

A grande pergunta que atormenta leitores há anos, pois a única fonte de informações é Bentinho. Um homem infantil, imaturo, que desde sempre revela sua fixação em mulheres fortes, e seu complexo de inferioridade.

Os parágrafos da obra são compostos por sua obsessão por Capitu, que desde cedo o deslumbrava e assoberbava pela força de sua personalidade, e a figura da mãe que o dominava através de chantagem emocional e financeira.

Quando Bentinho finalmente se livra de um fantasma, de uma desdita, é apenas para se torturar com outra... a vinda para a cidade que expõe sua pequenez diante da esposa e dos amigos. É o ciúme doentio que se revela em cada perseguição, em cada ato e pensamento.

Não traiu. Mas, deveria ter traído.
Gisa 17/10/2023minha estante
O cara é paranoico. Dava para ver que ele precisava de uma terapia

Pedróviz 18/10/2023minha estante
Bentinho tinha sérios problemas afetivos que viraram psicopatia.

Cosmonauta 22/10/2023minha estante
Na era da pós-verdade, o que importa é que ele se sente traído.

Leandro.Bonizi 23/10/2023minha estante
Um ponto importante que eu gostaria de salientar, é que uma editora lançou esse livro com a capa dos três personagens principais e o Ezequiel com a cara do Escobar. Falei com minha professora ela mandou mensagens esculachando a editora. É que não dá para saber se eram parecidos pelos, pois pela paranóia slBentinho podia ser algo totalmente da cabeça dele. Ou seja, estraga toda a ideia do escritor de deixar a questão em aberto. Mas no livro não vi também nenhuma evidência que ela tenha traído, se o fez foi bem feito

Soph 05/02/2021minha estante
Nossa dani que maldade, eu gosto de Dom casmurro, é boom

Danielly186 06/02/2021minha estante
Ah mas n é mesmo

juli 16/02/2021minha estante
nossa amiga que livro chato né? puta que pariu

NaiaraAimee 16/02/2021minha estante
Esse livro é um porre de chatice, li no Ensino Médio e na faculdade e nenuma das vezes me agradou kkkkk

let 31/07/2021

traiu? achava que sim, agora não sei mais
não foi a leitura mais prazerosa da minha vida, por conta da linguagem e do intenso uso de expressões e metáforas difíceis, mas cara, esse livro é simplesmente genial. me senti meio burra em algumas partes e tive que fazer minhas pesquisas pra entender, mas agora vejo o motivo de acharem Machado de Assis tão brilhante.

Bentinho é um personagem insuportável e na minha opinião, nem um pouco confiável, e por isso tenho minhas dúvidas em relação a traição de Capitu. ele mesmo fala no livro que tem a imaginação fértil, e depois de terminar a leitura, reli alguns trechos que deixam bem evidentes as ideias loucas e paranoicas que ele tinha. esse cara é completamente ciumento, obcecado e maluco.

pretendo reler daqui a alguns anos pra ver se mudo o meu veredito, mas no momento acho que não traiu não. enfim, vale muito a pena a leitura, e faz toda a diferença pegar dom casmurro por vontade própria, escolham a hora certa de ler!
Letícia 31/07/2021minha estante
Concordo, Bentinho é insuportável, não merece Capitu

let 31/07/2021minha estante
né? quanto mais eu lia, pior o Bentinho ficava

Letícia 31/07/2021minha estante
Bentinho precisa de terapia, e Capitu não merecia o final q teve

let 31/07/2021minha estante
exatamente kkkkkk não sei como ela aguentou esse cara

sofi 03/04/2022

Não traiu.
Li esse livro para a escola e confesso que fiquei muito curiosa e entrigada no começo. Achei realmente a história muito interessante e me prendeu durante um tempo. Mas teve certo momento que a escrita, (por ser mais antiga), se tornou pesada e cansativa.
Minha opinião a respeito da grande discussão da traição é que, ela não traiu.
O livro todo é narrado por Bentinho e sempre que ele menciona Capitu ele faz questão de reforçar como ela era "dissimulada", assim fazendo o leitor criar uma imagem de Capitu.
Minha conclusão no final de tudo é que, Bentinho é doido varrido que precisa tomar vergonha na cara.
nascma 03/04/2022minha estante
Eu sempre pensei muito na forma como a narração de Bentinho fazia o leitor já ter uma opinião a respeito da capitu.
É necessário pensar nela além da visão dele!

syd 03/04/2022minha estante
bentinho precisa de terapia e quem concorda com ele tbm precisa

nascma 03/04/2022minha estante
Se tirar toda a enrolação que o Machado faz, o livro teria poucas páginas kkkkkkk

thays.dream 03/04/2022minha estante
Três palavras para Bentinho:
Precisa de terapia

Fabiana 12/02/2020

Ou você ama ou você leu errado Machado de Assis. No meu caso, eu li errado, na época de escola, era leitura "obrigatória" para provas. Hoje quase 20 anos depois, reli esse clássico e simplesmente amei! A maior dúvida literária: Capitu traiu ou não Betinho?
Bentinho era ciumento ao extremo, teria ele criado essa dúvida pelo ciúme?
Chellot 12/02/2020minha estante
Aconteceu comigo. Leitura obrigatória para trabalho escolar em grupo e detestei com todas as minhas forças.

Fabiana 12/02/2020minha estante
É uma forma horrível de incentivar a leitura. No meu caso, criei uma barreira com livros brasileiros.

Chellot 12/02/2020minha estante
Pelo menos, para mim, isso não aconteceu. Leio numa boa, inclusive clássicos. Do Machado, adorei Memórias Póstumas de Brás Cubas e Helena. Só Dom Casmurro que me irritou, mas por conta de Bentinho mesmo. Eu detestei o personagem.

Fabiana 12/02/2020minha estante
Ele é irritante mesmo, sempre criando motivos para ciúmes.
Agora que voltei a ler os clássicos ? to adorando!

Tcharles.Amarante 01/02/2024

Um livro triste, MAIS MARAVILHOSO!!!

Ao acompanhar a história de Bentinho, nós vemos o quando ele foi apaixonado por Capitu e o quando ele tentou encaminhar sua vida em nome desse amor de infância, nunca desrespeitando a vontade de sua mãe que era seu amor tambem, nós vemos o quanto o amor de um homem por uma mulher pode mudar uma vida inteira para viver esse amor genúino e sem malicia, e a sua familia sempre presente a aconselhar e tentar levar o rapaz a fazer as escolhas certas, a amizade tão avassaladora com Escobar que levou os dois a abandonarem o seminário para viver seus sonhos de vida, e Bentinho podendo realizar seu sonho se casar com o amor de sua vida Capitu e ter um filho Ezequiel.

Mais o que me deixa triste é ver que a pessoa que ele mais amava nos final das contas, a pessoa ao qual Bentinho dedicou sua vida inteira o TRAIU e ainda teve um filho fruto a infidelidade dela e pior com seu melhor amigo o que acarretou uma mágoa, alem de perder sua mãe, e seus parentes mais próximo e " seu filho" que sabemos que não era mais ele amava como se fosse, e Bentinho não conseguiu mais viver um outro amor na vida o tornando Dom Casmurro e com certeza morreu amargurado e sozinho, triste.
Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Tente olhar sob outra pespextiva essa obra: Temos Bentinho como narrador que não é lá muito confiável, toda a história nos é passada pelas lentes do pessimismo dele. Em nenhum momento Machado demonstra interesse em nós revelar se Capitu o traiu ou não, mesmo com a dúvida, o perfil psicológico de Bentinho não nos permite acreditar totalmente na forma que ocorreu. Mais uma vez, a história foi contada sob a perspectiva dele. Será que houve traição de Capitu ou será que as próprias crenças dele sobre a vida e as pessoas o trair.

Um romance fantástico de Machado.

Illa.Mayani 02/02/2024minha estante
Disponha, desculpa pelos erros de digitação, acostumando com o app.

Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Obrigado pelo comentário e apresentação de uma nova perspectiva dessa obra maravilhosa, certamente levarei em consideração seu ponto de vista.

Tcharles.Amarante 02/02/2024minha estante
Eu tambem errei é normal, seja bem vinda.