Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Marluce 02/06/2021

Ó Capitu
Entendi porquê esse clássico e tão discutido.
Um amor de criança que, com o obstáculo de Bentinho ter sido prometido, pela mãe, a ser padre.
Então tem a questão de Capitu, dilema épico.
Eu como parte do jure (todos que já leram Dom Casmurro) desse caso, tenho para mim que CAPITU TRAIU SIM.
Muitas provas cabais, mostra isso.
Luan 02/06/2021minha estante
Eu sou do time que de ela não traiu rs.

Luan 02/06/2021minha estante
De que*

Marluce 02/06/2021minha estante
Hahaa

Marluce 02/06/2021minha estante
Não consigo vê como pode não ter traído.rs

Renata CCS 02/02/2013

Ciúmes, traição e muitas leituras possíveis
DOM CASMURRO é um clássico da literatura brasileira, conhecido mesmo por aqueles que não leram o livro. Com uma trama envolvente e misteriosa, o livro é considerado a obra mais reverenciada de Machado de Assis e um dos mais aclamados da literatura nacional. A complexidade de sua narração e de sua história o tornam um grande mistério até hoje. Afinal, Capitu traia ou não Bentinho? A história se baseia no romance entre Bento e Capitu e num possível romance entre Capitu e Escobar, melhor amigo de Bentinho. Tudo o que sabemos deste suposto triângulo amoroso é através da visão de Bento, que é o narrador da história, e esse fato faz com que não seja possível saber se a traição ocorreu ou não. O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando Bentinho, com 15 anos, se apaixona por sua vizinha adolescente e grande amiga Capitu. Devido a uma promessa feita por Dona Glória, a mãe de Bento, os dois acabam separando-se. Ao perder o primeiro filho, a mãe prometeu que se tivesse outro filho homem, ele seguiria carreira religiosa. Bento, mesmo contrariado, foi mandado para um seminário. Lá ele conhece Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo e futuro marido de Sacha, a melhor amiga de Capitu. A desconfiança de Bentinho se inicia quando Escobar morre devido à reação de Capitu no velório do amigo. A partir desse momento começa a paranoia: ele nota que seu filho se parece muito com Escobar e que já havia encontrado o amigo e a esposa algumas vezes sozinhos em sua casa. Deste momento em diante o ciúme e as suspeitas de traição só crescem. A narração feita por Bentinho pode ser considerada questionável: ele tenta convencer a si mesmo e ao leitor de que suas suspeitas são válidas. Mas o livro também nos fornece material para duvidar do narrador. Quando li o livro pela primeira vez, na adolescência, cheguei à conclusão de que Capitu tinha traído Bentinho. Entretanto, ao ler novamente anos depois, já tive uma visão completamente diferente de Capitu. Apesar de achá-la dissimulada e muito mais inteligente do que aparenta, agora acho que ela não traiu Bentinho. Trata-se de um romance sobre o ciúme, não sobre traição. O interessante da obra é sua capacidade de enganar: a possível inocência de Capitu permaneceu despercebida durante tanto tempo porque se acreditava que o que estava escrito era o real e esqueciam que era apenas a visão de um dos personagens. DOM CASMURRO É envolvente, misterioso, único e brilhante! É uma obra que deve ser lida por todos.
Aline 08/05/2013minha estante
Quando você é ciumento e ler um livro como esse, você de questiona se todas as vezes em que você sentiu ciúmes foi real ou loucura.

Renata CCS 13/05/2013minha estante
Aline, interessante a sua observação. Muitos leitores criticam a atitude de Bentinho, mas não sabemos se agiríamos da mesma forma se estivéssemos na mesma situação.

Limão 14/07/2014minha estante
Concordo com você Aline. Ou a pessoa ciumenta passa a concordar com Bentinho e dar razão aos questionamentos dele

Ana Maria 15/01/2016minha estante
Dom Casmurro é um dos livros na minha estante que eu conhecia "de cabo a rabo" sem jamais ter lido. Mesmo sabendo dos encontros e desencontros que me esperavam, era incapaz de imaginar o sabor das minúcias da narrativa de Machadão nesta fase (estava mais acostumada ao escritor de Helena, que insiste em morar no meu coração).
E uma pergunta agora me atormenta mais do que a dúvida da traição de Capitu: por que não li Dom Casmurro antes? :) Ótima resenha, Renata!
(E olha, minha vontade é que dona Capitolina tenha metido um par de chifres bem bonitos na cabeça do doutor Santiago. Ô, entojo!)

Aninha 15/09/2021

Muito além de traiu ou não traiu
A primeira coisa que tenho que destacar é
Machado de Assis que AUTOR SENSACIONAL, a escrita dela é maravilhosa, crítica, irônica e poética. Assim que acabei de ler o livro eu só queria mais, inclusive pretendo ler muito mais do autor.
Sobre os personagens: O Bentinho (o protagonista) é INSUPORTÁVEL, que cara CHATO, bentinho é mimado, egoísta, manipulador, dissimulado diria que a única "qualidade" e seu senso crítico, que eu gosto. Mas aqui o fato de não gostar do personagem principal não atrapalha, na verdade me atrai e torna a leitura mais crítica (pelo menos pra mim). Capitu é encantadora, talvez seja a forma que Bentinho a descreve, mas é uma personagem que eu gostaria de ter como amiga, ela dá o brilho da estória. Escobar também é um personagem carismático, que novamente talvez tenha ligação com a forma que Bentinho o vê, outro ponto que, pelo menos pra mim, me fez gostar ainda mais do personagem é a questão que ele as vezes parece um "antagonista" do Bentinho (E de certa forma ele é), embora muitas vezes ele concorde com o amigo, ele em muitas outras vezes parece mais LIVRE, racional, divertido.
Agora o "grande" ponto do livro,embora o livro vai muito além disso, Traiu ou não traiu? Mas acredito que não, embora eu gostaria que tivesse pois o Bentinho merecia, digo mais, acredito que Bentinho traiu Capitu ou pelo menos teve esse impulso.
A narrativa no início ela é pouco mais lente mais depois o livro fica quase que frenético.
Recomendo MUITO.
Ketley7 15/09/2021minha estante
Adorei a resenha ?

Pedro 15/09/2021minha estante
Concordo. Capitu não traiu, mas deveria. Bentinho é muito insuportável. E quando li pela segunda vez, acho que o que ele tinha era um ciúme doentio por não ter ficado com uma determinada pessoa que não era Capitu.

Aninha 15/09/2021minha estante
Tem a teoria que Bentinho na verdade gostava de Escobar, pra mim ele tinha inveja, e colocava Escobar em um pedestal

Katy 01/08/2016

Resumo + análise: Dom Casmurro - Machado de Assis (leituras UFRGS 2017)
Escrito em 1899, Dom Casmurro é uma das maiores obras de Machado de Assis. A história se popularizou pelo triângulo amoroso que apresenta, além da dúvida principal que deixa para o leitor, que não tem uma resposta exata quanto ao possível adultério de Capitu.

Entretanto, esse livro vai muito além das questões à respeito do romance. Ele trás um grande conhecimento sobre os hábitos da época, uma análise clara da sociedade do Rio de Janeiro e dos costumes religiosos (forte característica apresentada).

A história é narrada pelo próprio Dom Casmurro, um advogado de meia idade, amargurado pelo rumo de seu amor de juventude. Já nos primeiros parágrafos ele explica o apelido devido ao fato de ser um homem calado, fechado em si, e então começa a contar o por quê de ter se tornado assim.

Desde jovem, Bento Santiago sabia que estava destinado à ser padre. O primeiro filho de seus pais
não chegou à nascer, então sua mãe, Dona Glória, promete que se Bentinho "vingasse" ela lhe faria padre. O seu pai morreu antes de saber da promessa, mas o fato é que Bentinho nasceu e cresceu forte e saudável, motivo pelo qual tinha destino certo. Nesse ponto já percebemos o quão forte são os costumes religiosos da época: em muitos momentos Dona Glória parece arrepender-se de ter feito uma promessa tão séria a ponto de tirar o livre arbítrio de seu filho, mas uma promessa feita jamais poderia ser desfeita, era uma dívida com Deus.

Então, em uma tarde comum, Bentinho está ouvindo atrás da porta quando ouve José Dias lembrar a mãe da promessa, falando que a mesma deveria fazê-lo padre logo, uma vez que o menino já está crescendo e apresentando uma relação cada vez mais estreita com a vizinha Capitu, e que ambos estão sempre "de segredinhos e metidos pelos cantos".

O narrador então se desvia contando a história de José Dias, personagem de grande importância para a narrativa. O mesmo não faz parte da família, é um agregado. Mentiu que era médico e trouxe a cura para escravos enfermos anos atrás, conquistando a simpatia da família, que convidou-lhe para morar junto. José Dias não aceitou e partiu, mas meses depois voltou arrependido, contando que nunca foi médico de verdade e aceitando o abrigo.

É importante ressaltar que nessa época era muito comum que cada família tivesse um ou mais agregados morando em suas casas. José Dias desempenha então inúmeras funções como uma forma de gratidão pela acolhida que recebeu. É conselheiro, mandalete e um grande bajulador. Outra característica a ser observada nele é o constante uso de superlativos em sua fala: belíssimo, amaríssimo, gravíssimo... tudo é exagerado, teatral.

Após apresentar o personagem. a narrativa volta então para o momento em que Bentinho ouvia atrás da porta e o narrador deixa claro que a denúncia de José Dias também serviu-lhe para que notasse que de fato sua relação com a vizinha Capitolina está cada vez mais íntima.

Para continuar lendo estas e outras resenhas, visite o meu blog!

site: https://bloggerculturando.blogspot.com.br/2016/06/resumo-analise-dom-casmurro-machado-de.html
Pathy Oliveira 14/08/2016minha estante
Como é o nome de seu Blog ?

Katy 15/08/2016minha estante
É culturando! Segue link

Pathy Oliveira 16/08/2016minha estante
Obg

Rogerio 03/03/2012minha estante
Se você ainda não leu o livro é melhor não ler minha resenha, mas se quiser ler mesmo assim... espero que goste.

Selminha 03/09/2012minha estante
Oi Rogério, li sua resenha e adorei rsrsr você como eu conta tintim por tintim da história. Fiquei até com vontade de ler o livro..
bjs Selminha

Cris 05/03/2013minha estante
Adorei sua resenha, e eu também acho que Capitú traiu. Justamente esta passagem que você citou do teatro, foi uma das que mais me deu desconfiança...

dani 30/12/2021

Tranças da vida
Publicado pela primeira vez em 1899, não sei se Machado já conseguia prever que seu romance estaria até hoje causando polêmica. Mas vamos combinar que está aí o charme dessa obra magistral.

Bento Santiago, nosso Dom Casmurro, deseja "atar as duas pontas da vida", como se isso fosse tão fácil (ou difícil) como fazer uma trança. Ele tenta unir a infância à velhice no discorrer da pena sobre o papel. Ao revisitar seu passado, ele procura ressignificar e até mesmo recriar suas memórias. Relata a trajetória de filho único mimado até se tornar um velho sisudo.

Com seu humor irônico e narrativa atraente, Bentinho sabe como manipular e conseguir o que quer. Mas nesse quesito, não chega aos pés de Capitu, a "cigana oblíqua e dissimulada" com "olhos de ressaca".

Saltando diretamente para a polêmica: Afinal, teve traição ou não? Claro que sim! Capitu traiu? Isso não sei, só ela para nos contar. Seu único pecado confirmado foi ser "mais mulher do que eu era homem". Para mim, o traidor da história é Bentinho! Traiu a si mesmo para manter sua farsa, seu ego, seu teatro de senhor da verdade. Traiu-se para justificar seu ciúme doentio, e depois, para suprimir a angústia e o remorso.

O que Dom Casmurro decide mostrar ou esconder, se diz verdade ou mentira, se mantém ou manipula... Acredito que nunca vamos descobrir. Permanecerá um mistério eterno.
Joao 30/12/2021minha estante
Dom Casmurro é realmente uma maravilha!

joaoggur 30/12/2021minha estante
Bela resenha! A maior discussão do livro não é se Capitu traiu ou não: e sim a toxicidade de Bentinho!

Alê | @alexandrejjr 02/01/2022minha estante
Belíssimo texto, Dani! E a "cereja do bolo" é o título!

Ester 25/08/2020

Dom Casmurro - Conhecendo a narrativa de Machado de Assis
Mais uma leitura que esta quarentena me proporcionou, e essa em especial, com um brilhinho a mais porque o livro é do meu esposo. (E ele comprou por curiosidade e vontade própria de ler.)

💭"Aos quinze anos, tudo é infinito"

Mais um clássico, e esse nacional que entra para minha lista de lidos com amor!
Confesso que tive um relacionamento de amor e ódio durante essa leitura.

Sou muito ansiosa para os finais, e apesar de já conhecer essa história, tive que me controlar muito e não ler o último capítulo para acabar com minha agonia.

💭"O bonito é que cada um de nós queria agora as culpas para si, e pedíamos reciprocamente perdão"

É impossível ler a história de Bentinho e Capitu e não se contagiar, não sentir o amor puro e inocente, e a dúvida cruel e envolvente.

Faz um tempo eu vi a minissérie da rede globo que é a adaptação dessa história, e, naquela época, me encantei pelos cenários, figurinos e diálogos.

Acho que nada substitui a imaginação decorrente dos detalhes que um autor nos proporciona, apesar de eu ter achado essa narrativa um pouco lenta, foram os detalhes e as descrições que prenderam minha atenção à leitura.

Se eu indico? Sim, com certeza! Mas leia esse livro sem as lembranças (que assim como eu você deve ter) da obrigação imposta na época da escola.

Aprendi que a literatura nacional clássica, ou antiga, é tal como o cinema brasileiro, você pode dizer que não gosta por que não conhece, mas se conhecer acaba virando fã.

site: https://www.instagram.com/p/CCt5bibDQZr/
Miryan Jussara 25/08/2020minha estante
Excelente! Memórias póstumas de Brás Cubas tb é brilhante, recomendo.

Ester 25/08/2020minha estante
Sim, eu li faz pouco tempo, realmente brilhante!

Miryan Jussara 25/08/2020minha estante
Num é?! ?

Felipe.Doneda 25/11/2016

Ótimo livro
Dom Casmurro, obra de um monstro da literatura brasileira. Muito bem escrita, com um português que assombra um pouco o leitor no século XXI. Os personagens foram descritos de maneira que a imagem deles fica clara na mente. O livro se passa no século XIX, tendo como personagens principais Bento e Capitulina. O temor da separação devido ao seminário, a paixão entre Bentinho e Capitu e triste desfecho deste romance faz com que as emoções fiquem a flor da pele. Recomendo a obra a todos interessados em uma boa história. E para instigar deixo a questão: Afinal quem é pai de Ezequiel?
Erika 28/11/2016minha estante
undefined

Renan.Colli 28/11/2016minha estante
Muito boa análise do livro! E essa pergunta no final não cala. Assis fez um ótimo trabalho colocando pulgas atrás de nossas orelhas

Felipe.Doneda 28/11/2016minha estante

;-; não mesmo

r4quel1 18/09/2020minha estante
Claro que não traii

Abdu 23/06/2021minha estante
eu acho que ela traiu sim (talvez não com Escobar mas com outro) e bem que ele mereceu!! MUITO LOUCO ESSE CARA

daisyzgf 23/06/2021minha estante
concordo muito!! na minha cabeça não tem nenhuma chance da capitu ter traido, bentinho sempre foi possessivo e ciumento

Ane 23/06/2021minha estante
Abdu, umas das últimas cenas, em que o filho já grande, volta para casa e o procura, ele diz que se parece muito com Escobar, seu jeito e sua aparência, mas acredito que seja isso, quando a pessoa está cega de ciúmes, ela vê o que quer e não há o que fazer nem o que dizer que a faça acreditar o contrário e confesso que cheguei a duvidar nessa parte da história, mas o contexto de todo o livro me diz que ela não traiu e sim, esse cara era bem louco, só pelas coisas que pensava já dava para ver isso

Layla.Ribeiro 08/09/2017

O mistério do qual nunca saberemos a resolução!
De tantos as pessoas falarem deste livro, uma curiosidade em mim foi crescendo, queria conhecer a famosa personagem Capitu. O livro inicia contando a história de Bentinho que teve que ir para o seminário por causa de uma promessa de sua mãe, fazendo com que ele se separasse da sua amiga/amor Capitu, nesse momento o livro tem uma narrativa arrastada e entediante, salvo pelas dissimulaçoes de Capitu para que a família de Bentinho não desconfie desse amor então proibido, o livro tem o seu ápice na metade da história onde narra brevemente a vida de casado de ambos e as dúvidas sobre o maior mistério do livro, se ela traiu ou não ele, a partir dai que começo achar a leitura gostosa e que prende a atenção. Não tenho opinião sobre o que de fato ocorreu visto que tinha evidências, mas sem esquecer que Bentinho era um ciumento obsessivo desde a época do seminário e que ele narra o livro, logo é escrito sob sua visão , fico então sem uma resposta definitiva para o famoso mistério
Ademiro 08/09/2017minha estante
Imagine: Bentinho, um advogado, é quem conta a história... A ótica é dele! O que ela teria a dizer ficou pra nossa imaginação

Layla.Ribeiro 08/09/2017minha estante
Isso que fique pensando depois, só o fato de ele ser ciumento obsessivo da para ter duvidas do que ele estava dizendo

Vivi Martins 16/01/2021minha estante
Depois que terminei a leitura do livro, fiquei pensando e desejando ler a mesma história, mas tudo sob a óptica de Capitu. Como seria?

Ka 19/05/2021

Achei maravilhoso e foi uma das minhas primeiras leituras de quando era adolescente e sinceramente me prendeu bastante a história... talvez possa ser pelo fato da fofoca do ? traiu ou não traiu? mas enfim se estimulou minha leitura pelo menos deu bom proveito kkk
Belle Piai 19/05/2021minha estante
Este livro é magnífico!!!!! Nunca me canso dele

Luna 19/05/2021minha estante
Vou reler pra entrar na discussão kkkkk

Belle Piai 19/05/2021minha estante
Pra mim a Capitu não traiu ninguém não, Bentinho que é doido paranoico

Vanessa 06/05/2020

Adorei essa leitura, deixará saudades. Livro que trás ao leitor muitos sentimentos, me envolvi bastante com a história e com alguns personagens. O narrador interage com o leitor de uma forma bem legal e foi um ponto que gostei bastante. Durante a leitura tiveram frases que destaquei e amei demais, sobre a vida, pessoas queridas e etc. Super recomendo!
Letycia.Barros 07/05/2020minha estante
E na sua opinião Capitu traiu ou não?

Vanessa 07/05/2020minha estante
Na minha opinião não traiu. Bentinho tinha ciúme até do mar. E na sua?

Letycia.Barros 11/05/2020minha estante
Eu acho que traiu, o autor fala da semelhança entre Ezequiel e Escobar e deixa claro que D. Glória Tb achava o neto parecido com Escobar, o que deixa claro que Bentinho tinha fundamento para suas desconfianças

mari! 04/07/2021minha estante
concordo totalmente com ti

Acaui 04/07/2021minha estante
Obrigada

Lobinha Sincera 05/07/2021minha estante
Não discordo, na minha visão ela pode sim ter traido mas pode ser tudo da cabeça dele então fico muito com a frase na cabeça"ser ou não ser eis a questão"

Zaqueu 03/10/2021

Espetacular
Nunca tinha lido Machado de Assis, sei que é até vergonhoso dizer isso mais é a minha realidade até porque nunca fui um leitor voraz, me interessei pela literatura depois que saí da escola e fiquei adulto. Mais que leitura incrível o quanto mostra a realidade confesso que me peguei dentro da história várias vezes. A crise de ciúmes de Bentinho, com Capitu e a sua frieza em algumas situações da sua vida. Esse é um dos autor que vou procurar ler mais vezes.
tsyane 03/10/2021minha estante
não é vergonhoso dizer que nunca leu machado, não somos obrigados a ler clássicos para sermos leitores ?? mas vem aí o grande pergunta, traiu ou não traiu?

Zaqueu 03/10/2021minha estante
Na minha opinião é coisa da cabeça de Bentinho, desde do começo ele demonstra ser muito ciumento.

tsyane 04/10/2021minha estante
simmmm cara exatamente!