Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Rosa Santana 25/05/2011

Não é Capitu que trai. É Bentinho!!!

Só mesmo um escritor com toda a genialidade de Machado de Assis poderia ter criado esse que é um dos maiores enigmas da nossa literatura. Por traz do narrador casmurro ele manipula o leitor. O que Bentinho conta? A história de Capitu? É o que ele quer dar a parecer: a história de Capitu e sua traição. Mas o livro se chama "Dom Casmurro", referindo-se a ele próprio como sendo o desprezado e excluído da boa convivência, quando, na verdade, ele é que despreza as pessoas e delas se isola. Aí o perfeito jogo: ele, o fidalgo (Dom), é que se afasta das pessoas; que se dá a conhecer apenas superficialmente, pois não se aprofunda nas relações; o que se desliga de tudo; o que quer se fazer de coitado para ganhar a piedade dos leitor. Aí a traição de Bentinho. Ele trai o leitor.

Mas essa traição - como todas, é lógico - é escamoteada por seu jogo retórico: o reprimido, o recalcado Bentinho dá-nos a ver suas "desconfianças" (aparência) - que nem precisam de provas - acerca do comportamento de Capitu. Ora, o romântico e imaturo personagem, de índole sonhadora que é hábil em encobrir seus próprios sentimentos até mesmo da própria figura respeitada da mãe, inventa ardilosamente... E só lendo nas entrelinhas para descobrir os ardis do narrador (a essência).

Assim é Bentinho: um personagem romântico que contempla as estrelas (cap. CVI); um narrador "realista" que nos engana mostrando-nos uma Capitu habilidosa, sutil e prática, que calcula os objetivos a atingir, mas esconde essas características - que tb são as dele - ao traçar o próprio perfil. E mais: ele enfatiza a veracidade e objetividade do que está narrando. Mentira dele! Ele não pode ser imparcial, visto situar-se como protagonista do que conta, sendo subjetivo, claro; e parcial, evidente!

Mas há um outro leitor - aquele que o desmascara. Desse o narrador não obtém a solidariedade e ele fica cada vez mais solitário, mais casmurro, mais desprezado!

Esse o enigma maior! Penso que, armando-o, para implantar a dúvida no leitor, Machado, com toda a sua habilidade narrativa, mostra-nos que o mundo das aparências é uma máscara que encobre o da essência: o ser humano é frágil e contraditório. É esse o drama da condição humana: as verdades (?) são frágeis; a natureza humana, também.

Luiza Machado 17/12/2009minha estante
Adorei sua resenha. :)

SrtaPlens 09/03/2011minha estante
Bem elaborada, ainda bem que li sua resenha antes de ler o livro. Ele é mesmo um CHATO o Bentinho. Merece ser desprezado ò.ó

Rosa Santana 25/05/2011minha estante
SrtaPlens, mas o livro vale a leitura. É muito bem construído e muito interessante. Não deixe de ler, por causa da resenha. Depois que terminar, me diz o que achou. Talvez vc nem concorde com o meu pensamento...

Taiana 29/05/2011minha estante
Que pensamento mais profundo! Já me deixo influenciar por estes conceitos antes mesmo de ler a obra.(=

Mari 25/07/2011minha estante
Essa obra mostra como Machado de Assis foi um gênio da literatura. Muito bem construído mesmo!

Matt 11/02/2012minha estante
Esse livro é ótimo! Os personagens tem muito carisma.

Katia 21/02/2012minha estante
Muita boa sua resenha!!! O livro é incrivel.

Júlia Emília 12/03/2012minha estante
livro incrível e perfeito! otima resenha

Eliana 31/03/2012minha estante
Rosa,amei sua resenha! Quão profunda e sensível sua análise a cerca desses personagens dessa história ao mewsmo tempo incrivel e tão real. São duas faces da mesma moeda. Todos nós temos nossos segredos escondidos n'alma e no palco da vida criamos vários personagens de acordo com as nossas necessidades momentâneas.
Só um gênio como Machado de Assis para nos levar nessa viagem da essência humana!

Vittiez 30/06/2012minha estante
MUITO LEGAL VOCE COLOCAR NA PRIMEIRA LINHA O MAIOR SPOILER DO LIVRO.

AÍ O CARA QUE ENTRA SÓ PRA FALAR QUE TÁ LENDO O LIVRO JÁ BATE O OLHO E PERDE TODA A GRAÇA.

Lara 26/08/2012minha estante
verdade, eu estava lendo o livro, mas foi olhar a resenha pra tudo perder a graça '-'

Rosa Santana 26/08/2012minha estante
Lara, e porque alguém que está lendo um livro interrompe a leitura para ficar lendo resenha sobre ele? No mínimo esse comportamento me parece estranho...
Agora, se vocês, Lara e Vittiez, leram bem a resenha, a traição de que falo nela não se refere ao triângulo amoroso(?), de que desconfia o narrador, Bentinho. Ela se refere, sim, a uma traição em uma outra esfera: no plano da narrativa, não no da história, como vocês lamentam...
Pode ser que isso lhes tenha escapado.

Karina 28/08/2012minha estante
Sua resenha está perfeita. Concordo totalmente com o que escreveu acima. Esse livro é fascinante devido a genialidade do Machado de Assis, que foi e sempre será, na minha humilde opinião, o melhor escrito que já nasceu em terras brasileiras

Lari 02/10/2012minha estante
Concordo plenamnte!
Fica evidente no livro que Capitu traiu Bentinho, mas se o leitor prestar bem atenção em alguns detalhes perceberá que não houve traição.

Marcelo 22/11/2012minha estante
Concordo que a traição ou não de Capitu é a parte menos importante do livro. O que Machado busca realmente caracterizar (pelo próprio título da obra) é uma personalidade infeliz, ranheta, voltada para si mesmo e que, por ser incapaz de amar, torna-se acabrunhado. A dúvida do personagem em relação à traição de Capitu (questão sem resposta) busca pintar com cores lúgubres uma mente doentia.

Vismael 19/04/2013minha estante
Só uma pergunta:
"Ah, os leitores do Coelho".

Qual o problema? Porquê as pessoas "intelectuais" e os "entendedores" fazem questão de demonstrar ódio gratuito ao Paulo Coelho? Já li dois livros dele e são sim mais simples e diretos, mas e daí? Todo livro tem que ser difícil, cheios de metáforas e mensagens subentendidas?

Acho muito bom q leiam também "o Coelho" como você diz ironicamente. Dom Casmurro é legal, e tem a coisa da traição ou não (e é uma tremenda bobagem ficar discutindo isso, pq claramente não há uma resposta final) e só.
Sejamos realistas, NADA acontece em 85% do livro, só bla bla bla. Mas a maneira que o Machado conversa com o leitor é bem legal e diferente.

Rosa Santana 19/04/2013minha estante
Vismael, eu disse "os leitores do Coelho" ou seja, aqueles leitores que pararam nele. Como professora de literatura, sei que tem muitos e muitos que ficaram por aí, não amadureceram como leitores, entendeu? Eu me referi a esses, aos que, segundo pesquisa da UNB, não são capazes de ler uma página e entender o que leem. Não se sinta ofendido, não foi essa a minha intenção.
Você alude ao trecho: "Assim é que Bento (a ironia do nome!) trai o leitor desavisado, aquele que se fia nele, que fica no raso (ah! os leitores do Coelho!) através do perfeito jogo retórico em que o engendra." Veja bem, o verbo FICAR denota um estado de quem não o tinha, o atingiu e ali permaneceu. É desses leitores que eu falo!!!

Douglas 06/07/2013minha estante
Adorei a resenha. Só acho que sua descoberta prejudica quem não leu o livro, pra tentar descobrir sozinho quem é o traidor. Deveria ter sinalizado spoiler.

Marina 02/08/2013minha estante
Adorei sua resenha. Mas como uns disseram não se sabe ao certo o que de fato é o final. Mas mesmo assim gostei da sua hipótese sobre a traição. Parabéns! :)

Yasmine 10/08/2013minha estante
Francamente! Dom Casmurro é um livro para ser lido infinitas vezes.

Tanny 12/09/2013minha estante
esse livro realmente é uma obra prima perfeito! o melhor livro de todos os tempos!!!

Camila 09/11/2013minha estante
Excelente resenha!

Érick Ramos 20/11/2013minha estante
Estou lendo o livro e achando bastante interessante! Muito bom!

kellytchya 15/01/2014minha estante
Uau!!! garota, garota vc arrasou com essa resenha, é perfeita, parabéns!!!

Marcos Martins 12/04/2014minha estante
fantástico comentário, acho inclusive que por todo o livro compartilhei dele sem nunca tê-lo lido (o comentário). Ao amigo abaixo, Eduardo Azzolin ela não deu nenhum Spoiler, ela te deu um ponto de vista...

Maria Gabriela S. V. 18/04/2014minha estante
Não sei aonde esse Eduardo Azzolin encontrou spoiler nesse texto. E não sei aonde ele encontrou o direito pra chamar ela de idiota ;)

Dana 24/04/2014minha estante
Seu ponto de vista é fantástico, eu nunca tinha pensado nisso.... Se ponto de vista é sem palavras!!! AMEI, AMEI

Dana 24/04/2014minha estante
Mais é claro... Tudo faz sentido agora, o fato do filho dele se parecer com Escobar não muda nada, pois ele mesmo diz que eram muito parecidos quando criança

Rosa Santana 24/04/2014minha estante
Eduardo Azzolin, spoiler conta parte do texto; opinião de resenhista, é OPINIÃO DO RESENHISTA, é um ponto de vista que ele/a teve, ao ler o livro.
Agora, não é nada educado da sua parte chamar os outros de idiotas, né?

Fábio 29/04/2014minha estante
SPOILER
...
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. [...] Uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me"

Pela visão de bentinho, você percebe que Capitu é sim dissimulada, e calculista sempre com segundas intenções. Escobar também não é tão amigo quanto aparenta ser.

Vamos aos fatos, Betinho é um personagem fraco, sem opinião própria, criado como filhinho da mamãe. Controlado na adolescência pelas vontades de Capitu. E já adulto, vive nas sombras de Escobar. É tão fraco de opinião que no começo do livro, ele só "percebe" que é apaixonado por Capitu quando escuta o agregado insinuar isso.

A meu ver, Capitu não traiu bentinho. Ele sim traiu ela e o amigo, eu explico. Antes da morte de Escobar, ele sente atração pela esposa do amigo, e logo em seguida vem a morto a morte do amigo, sentisse culpado pelos pensamentos impróprios. Como já disse, penso que ele vivia na sombra de Escobar, e não aguentou a perda do amigo, principalmente depois dos seus pensamentos. Acho eu, que ele surta com essa perca, e seu imaginário, projeta o amigo em seu filho (que quando pequeno gostava de imitar os jeitos dos outros). Para ele, é mais fácil pensar que os dois o traíram, do que ter a coragem de confessar sua própria traição.

Acho que Capitu não o traiu, ela é muito esperta é ardilosa (no ponto de vista do casmurro), mas também o amava. Não seria burra de trair o amor da infância (e sua melhor amiga) logo com o amigo dele.

Hoje, após terminar de ler, conversei com uma amiga sobre o livro, e escrevi minha opinião (essa acima pra ela) e agora ao entrar no skoob, deparei com essa resenha de que gostei muito.

Marcus 15/06/2014minha estante
Até que enfim alguém pra fugir dos clichês daqueles que só ouvem falar desse livro e percebe que a "traição de Capitu" não é o mistério a ser descoberto, como dizem. Muito boa a resenha!

Vanessa 29/06/2014minha estante
A melhor resenha já escrita sobre esse livro.

Limão 14/07/2014minha estante
Gostei muito da resenha, a li duas vezes: a primeira antes de ler o livro e a segunda após ler.
Assim me pareceu ter lido duas coisas diferentes, já que após a leitura do livro passei a ter minhas próprias ideias, e vim aqui conflitá-las com a resenha já lida.
Não costumo comentar, mas precisei, pois achei hilário os comentários abaixo reclamando ser um spoiler kkkkkkkkkk Não é preciso ler o livro para saber que é uma incógnita eterna se houve traição ou não, e que sempre haverão pessoas dizendo que sim, e outras contra. Portanto não importa a opinião do outro, quando é preciso ler para se tirar as próprias conclusões. Sem contar é claro que sua resenha não trata da traição entres os personagens...
Sempre me surpreendo, e repito o que já vem se tornando um clichê aqui: é impressionante, numa comunidade de leitura, a maioria das pessoas não ler as informações.

Edu 08/08/2014minha estante
Não acho que seja primeira necessidade dizer que Capitu traiu ou que não traiu Bento. Muito menos é possível dizer, de forma não literal como está na resenha acima, que Bento traiu o leitor. Todos contam sua história a partir do seu ponto de vista.
Pode-se questionar a honestidade do narrador, mas não exigir que este tenha outro ponto de vista que não o seu.

Sobre esta questão banal, acho que a traição ou não de Capitu foi uma graça de Machado de Assis. Em meio a uma obra marcada pela caracterização de Bento, ele inclui um capricho: uma dúvida eterna.
Não passa disso. E a vida é assim, sem certezas.

Quando terminei de ler o livro pensei: "Como seria bom ler a versão de Capitu". E só isso poderia, de fato, trazer luz a esta questão.

No mais, são suposições.

Rosa Santana fez boas observações, gostei bastante de sua análise. Só achei desnecessário cair no lugar comum de criticar quem lê Paulo Coelho. Não é um escritor brilhante, mas não deixa de ser digno por ter uma linguagem um pouco mais literal, menos dada aos simbolismos e longe de ser rebuscada. Se for o casso de compararmos com Machado de Assis, 90% da literatura mundial é medíocre. Não serve.

Gabriela 13/10/2014minha estante
SPOILER!

Sobre o comentário do "Fabin":

ABSOLUTAMENTE PERFEITA a sua fala!!!

Conseguiu transmitir exatamente a ideia que ainda não tinha conseguido expressar. Obrigada!

Desde o início já trazia em mente essa possibilidade. O fato de Ezequiel ter o hábito de imitar as pessoas próximas pode ter influenciado, nem que seja um pouco, nessa reação de Bentinho. E, por isso, o menino acabou sendo vítima desse "luto".

E, tanto faz sentido essa ideia que, se afirma pelo fato de que a todo momento ele cita a semelhança do menino com Escobar mas quase não cita a suposta traição (aliás, cita sim, mas não com a ênfase característica de um homem traído. E quanto finalmente toca nesse ponto com Capitu, a separação já é certa) e, quanto ao amigo, só é lembrado que ele também o "traiu" no finalzinho do livro ("...a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...").

Também acredito que Capitu não o traiu, até pq, em toda a narração da infância é explicitado o calculismo de Capitu, e se confrontarmos esse aspecto dela com algumas situações (em relação à semelhança entre Ezequiel e Escobar) anos depois veremos que a relação Capitu criança x Capitu adulta não se sustentaria. Se ela realmente tivesse traído Bentinho, jamais diria ao marido, em pleno jantar, que o filho lembra o outro homem (e meu lado boazinha grita dentro de mim que ela o amava).

Quanto a Escobar, acho sim que ele era um bom amigo.

(E uma pergunta: só eu tive a impressão de que, no início, Escobar tinha algum interesse na mãe de Bentinho? Rs)

Bom, é o que penso. Acho mesmo que Bentinho não conseguiu superar a morte do amigo, mas aceito opiniões opostas porque todas têm fortes argumentos para sustentá-las.

(E também pq ainda não consigo entender se a percepção de Bentinho em relação ao distanciamento que D. Glória toma de Ezequiel tem algum fundamento, ou se foi apenas um impressão equivocada, ou se a mãe realmente sabia de alguma coisa sobre Capitu e Escobar...)

De verdade, terminei o livro tem menos de 2 horas, ainda estou meio anestesiada com toda a história, mas meus primeiros pensamentos e conclusões foram compatíveis com as ideias do "Fabin" e com o que falei acima.

Thatyana 14/12/2014minha estante
Concordo em gênero,número e grau!
Parabéns pela resenha :D

Lord Cachimbus 22/12/2014minha estante
caramba, adorei sua resenha, você aprofundou em um ponto imperceptível da historia, algo que é ocultado do leitor, parabéns mesmo, talvez tenha sido esse o jogo do Machado, ele vem como um ilusionista, atrai nossa atenção para um ponto distante para não percebermos seus truques, ele nos faz voltar os olhos à Capitú e esquecermos de Bentinho.

Nat ☆ 14/01/2015minha estante
Gostaria de dizer primeiramente que amei sua resenha.
E concordo totalmente com os comentários do Fabin e da Gabriela. Eles transmitiram exatamente os meus pensamentos sobre esse livro que acabei de terminar há cerca de 20 minutos e precisei vir aqui correndo ver as opiniões alheias.

Não acho que Capitu traiu Bentinho, tendo em vista que lemos apenas o ponto de vista do próprio Bentinho que deixa bem claro algumas vezes que é ciumento, e bem, o que os olhos não vêem, a mente ciumenta inventa, certo?

Essa é a minha opinião, mas quanto a traição, o grande Machado levou essa resposta junto com ele.

Abraço amigos Xx

Dan 27/05/2015minha estante
Ótima resenha!

Iris 02/02/2016minha estante
Muito boa a resenha. Confesso que não gostei do personagem se isolar e deixar na inocência de suas suspeitas o menino, que verdadeiramente o tinha como pai. Dom Casmurro mereceu terminar sozinho e rabugento.

Leticia 16/03/2016minha estante
Muito pretenciosa essa "resenha." Você analisa Bentinho como se ele fosse um enganador, mas nas entrelinhas do texto, nota-se que vc mesmo se acha superior demais, uma pessoa inteligentíssima que conseguiu desvendar o mistério (a comparação que faz com os leitores do coelho, haha, isso era mesmo necessário?). Isso só me faz crer que esse mistério realmente não tem solução, e me faz gostar ainda mais do livro. Bentinho podia sim ser um narcisista, mas isso não o impede de estar contando a verdade. A vida raramente é tão preto no branco.

Alves.Ruthinha 22/03/2016minha estante
Este livro dá uma angústia, ele sempre está desconfiado da Capitu e com ciúme doentio pela personagem nos deixa pensar que Capitu é a vilã, esperto esse Bentinho. Adorei a sua resenha, parabéns! Eu li, adoro essa obra de Machado de Assis como outras, e vou ler de novo. Ele nunca esclarece direito quem é a vítima e quem é culpado, acho que depende da imaginação ou do ponto de vista do leitor, deixa um mistério no ar.

Rosa Santana 13/09/2016minha estante
Alves.Rutinha, a boa literatura sempre trabalha com os mistérios.
Quanto mais nos fazem pensar sobre o problema deixado, mas ela se firma como obra de arte!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 11/01/2017minha estante
Desculpe-me mas, por mais que explique..Foi arrogante e preconceituosa. Eu não aprecio Paulo Coelho (meu gosto particular) e o fato nem foi por este autor somente- que fica no raso, segundo suas palavras - mas pelo fato de achar que leitores de Paulo Coelho não poderão entender um Machado de Assis (mesmo que fale dos leitores que "param" no Paulo Coelho, o que acho bem improvável encontrar na vida uma pessoa que nasça, cresça e morra lendo apenas Paulo Coelho). Não tem desculpas. Antes alguém que leia Paulo Coelho diante de nada ler. Nada sabemos da vida, somos muito pequenos. Pena ver preconceitos entre leitores. Objetivo é refletir e não criar confusão. Att.

Rosa Santana 15/02/2017minha estante
Mei, e assim vamos indo: eu criticando os leitores do Coelho, vc me recriminando por criticá-los...
Mas, o melhor de tudo, (sic!), é vc se eximir e me taxar de preconceituosa!!
Ora, ora...

E se vc prefere que deem glória a um charlatão como paulo coelho, isso é com vc...
E, para terminar, transcrevendo do seu comentário: "Não tem desculpas"! Eu as pedi?
Ora, ora...

Bruno.Defaveri 23/03/2017minha estante
Me prendi muito no intuito de saber sobre a traição, que me perdi no sentido de "olhar" no livro o aspecto do Bentinho.
Mas, se do ponto de vista dele, ele próprio se denomina Casmurro, imagina se fosse contado por outro personagem do livro, exemplo ezequiel, o quão Bentinho seria mais carrancudo e triste.

Gabriel 09/04/2017minha estante
Não é Capitu quem trai. Não é Bentinho. É Machado. Esse sim, escreveu cada linha com o objetivo de dissimular. Assim como Bentinho, julgamos. Apontamos o dedo, ora para Capitu, ora para o casmurro. Mal percebemos que assim como ele não somos imparciais. Machado nos ganhou, mais uma vez. Somos bentinho. Apontamos, sempre.

Maria 24/05/2017minha estante
Excelente resenha!

Figueira de Meireles 09/06/2017minha estante
Cara, essa discussão é intrigante e controversa. Só o Assis poderia nos deixar com cem por cento de certeza. Mas, eu estou com você. Creio que o Bentinho é um personagem paranoico e inseguro, e se estivermos certos, a personagem Capitú passou por maus bocados. Porém, é certo que, levando-se em conta que é mencionado que o Ezequiel era cópia exata de Escobar(esse fato é no mínimo estranho), a discussão ganha vida e voltamos para a dúvida inicial. Eu não me arriscaria a afirmar com tanta certeza um ou outro ponto de vista!

Ravena 23/09/2019minha estante
Resenha espetacular! Digna de se premiada! Concordo contigo em cada pormenor apresentado. Parabéns pela leitura minuciosa e atenta. Machado se orgulharia de ti!

Schaden 16/02/2020minha estante
Bentinho é um psicopata. Precisa a tua resenha. ?

Bruna 18/03/2020minha estante
Muito intenso a forma que você interpretou.

Glauciano 01/04/2020minha estante
Concordo com você. É difícil afirmar que houve traição por parte de Capitu, pois o narrador dos fatos foi o Bentinho (o suposto traído). Ele, como todo ser humano, pode ter aumentado os fatos, destorcido a realidade do acontecimento. O cara era ciumento para a porra. Bem que poderia ter sido corno mesmo (rsrsrsrsrs).

Mið» 15/04/2020minha estante
Melhor resenha

Mari 05/05/2020minha estante
Adorei esta resenha!

Barc 23/05/2020minha estante
Terminei de ler o livro ontem e depois de ler sua resenha já bateu saudade e vontade de relê-lo.

Brê 26/05/2020minha estante
Eu acho que ele é Bissexual reprimido '0'

Andresa.Lima 29/05/2020minha estante
Ele é quem devaneou deleites com a amiga da Capitu e só não concretizou porque o amigo acabou morrendo e as famílias se afastaram. Na vida, como medimos os outros pelo que temos coragem de fazer, ele só projetou na esposa o que estava seu próprio inconsciente!

Ander 15/06/2020minha estante
?????

Mp28Rangel 25/06/2020minha estante
Foi minha primeira leitura de Machado de Assis. Gostei muito!!! :) Atualmente, já li quase todos os seus contos. :)

Cleyton 27/06/2020minha estante
Muito boa a sua visão. Achei bem coerente e provavelmente seja mais consistente que a possível traição de Capitu.
Gostei muito desse livro do Machado mas achei que ele ficou enfadonho no meio, com muitos capítulos não essenciais a história.

Mariah 17/08/2020minha estante
KKKKKK O POVO QUERENDO DIZER QUE A TRAIÇÃO É UM SPOILER DO LIVRO KKK GENTE O LIVRO N É DE ONTEM NÃO É DE ANOS E ANOS ATRÁS QUALQUER UM SABE DA TRAIÇÃO ATÉ MESMO QUEM NÃO SABE DO LIVRO NÃO EXISTE ISSO DE SPOILER ALÉM DE QUE SE EU FALAR QUE O TITANIC AFUNDA VAI SER SPOILER???? Mano esse livro não foi lançado no século 21 não eu ein

Ander 17/08/2020minha estante
?????

Li 26/08/2020minha estante
Pra que o spoiler amor kkkkkkk

Lary dos babados 20/10/2020minha estante
Estou lendo o livro e sinceramente essa resenha foi um divisor de águas pra mim.
Nossa to pensando de uma maneira totalmente diferente agora

chipkevich 04/11/2020minha estante
moça, não se deve colocar informações sobre o acontece no livro em uma resenha.
As resenhas são para as pessoas que não leram o livro, verem se vale ou a pena ler ou não.
Você tem que falar sobre o livro e não o que acontece nele...

Cristini 12/11/2020minha estante
Estou triste por ver nesses comentários, leitores que pretendem ler Machado de Assis não conseguiram interpretar nem a resenha.
Li há alguns dias e tudo que eu quis ao terminar, era que meia dúzia de amigos meus TB o tivessem acabado de ler pra debatermos juntos as camadas do romance.

Rosa Santana 12/11/2020minha estante
Desiludida, Cristini. Cada vez mais a maioria dos leitores se fixam no raso.

liacnog 14/12/2020minha estante
Resenha perfeita!!

Marcia 16/12/2020minha estante
O que mais gosto é de observar as várias metáforas dos olhos. Os de Capitu são olhos de ressaca; os do jovem Escobar, olhos policiais e por aí vai. A cada releitura é como um novo livro.

Black Flower 20/01/2021minha estante
A obra machadiana mais fantástica que achei foi essa, mesmo sendo essa da 2 fase do romantismo. E só digo uma coisa: Capitu não traiu Bentinho; na infância mostra um detalhe de uma loucura de ciumes que ele tem.

Vivi 29/01/2021minha estante
Gente, que resenha perfeita. Disse TUDO!

Manu 27/02/2021minha estante
Assim como você não cai na armadilha de Bento, no começo desconfiei mesmo que havia traição por parte de Capitu, me deixei levar muito pela visão dele. Contudo, pesquisei muito e analisei. Cheguei a conclusão que na verdade tudo era um jogo, um jogo muito bem construído. E na minha visão Capitu não traiu e tão pouco enganou ele.

Iza 17/03/2021minha estante
Melhor resenha sobre esse livro que já li

Suelen 09/04/2021minha estante
Bentinho gosta é do Escobar

Iza 09/04/2021minha estante
Suelen vei skskksskkssksksk vish pensei o mesmo ?

Rabello 12/05/2021minha estante
Garota,você começa ler o livro e já percebe que ele é bem paranoico e bem rude com alguns pensamentos,só quero ver o final!

Junior 14/05/2021minha estante
Dentro de alguns dias esta resenha completa 10 anos. Resenha sobre um livro lançado há mais de um século e ainda tem gente reclamando de spoiler.
Realmente triste. Muito triste.

Alexandre 08/07/2021minha estante
Obra prima.

Tainá Pierote 22/07/2021minha estante
Sua resenha está simplesmente perfeita, super coerente... Até quem acredita que Capitu traiu não pode negar que esses traços da personalidade de Betinho que você citou, estão presente no livro, a forma como ele narra história... Realmente, Machado de Assis soube escrever o livro de maneira surreal.

Paulinho 23/07/2021minha estante
Eu adorei ler esse livro, esse tom de dúvida se traiu ou não para mim é a cereja do bolo que Machado de Assis colocou na obra. Eu acredito que não houve traição, Bentinho que se deixa levar pelos ciúmes e possessão por Capitu.

Pedro.Henrique 10/08/2021minha estante
As pessoas são livres para terem suas opiniões, mas acredito que não é válido um bater de martelo a respeito do mistério da traição.

Acredito que Bentinho, no próprio ponto de vista, esteja se abrindo e contando a verdade. Acho que isso é reforçado por várias confissões, inclusive a de desejar por um breve momento a morte da mãe e a de desejar a esposa do melhor amigo.

Poderia ser uma tentativa de dissuadir o leitor? Criando uma empatia para depois mentir. Até que sim. Mas creio que Bentinho acreditava de verdade no que dizia, e passou isso para o papel.

Ao leitor só há esse ponto de vista, não mais nem menos. Não sabemos nada profundo a respeito dos outros personagens. Não entramos na cabeça deles.

Não sei se Capitu traiu ou não, e esse é um mistério arquétipo. Não sabemos em nossas relações humanas (não apenas as amorosas) se fomos traídos ou não, a menos que se prove.

E esse debate não tem resposta, pois assim é a vida. E assim é a arte, puramente um reflexo.

greenai 30/10/2021minha estante
Genial, é exatamente esse o meu pensamento, um livro interessante

fab 28/12/2021minha estante
Melhor resenha de Dom Casmurro que já vi, expõe tudo aquilo que eu percebi lendo a obra.

Luciana Luz 05/01/2022minha estante
A acabei de concluir a leitura e agradeço as suas palavras, pois me sinto aliviada através delas, como se fosse meu o desabafo.

ps.oliveira223 10/01/2022minha estante
Eu ameiii a sua resenha!! Nossa, achei que só pensava isso sobre Bentinho. ??

Vivi 16/01/2022minha estante
resenha excelente!!! estou finalizando agora essa obra maravilhosa.

Bia 11/02/2021minha estante
Excelente resenha!!

Clara 11/02/2021minha estante
uns dos meus livros favoritos.Ótima resenha

Welliton.Moreira 12/02/2021minha estante
Muito obrigado ^.^

Gláucia 06/12/2010

Dúvida eterna.
Li, reli e treli com o intuito de achar uma pista, um indício da traição de Capitu e conclui que talvez nem o próprio Machado de Assis tenha essa resposta.
A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição, dando fortes argumentos e indícios para as duas conclusões. Impossível ter certeza.
Eu, particulamente, creio que Bentinho imaginou tudo. Quem pode saber?...
U.F. 24601 14/01/2011minha estante
Pensei que só eu tinha lido várias vezes tentando achar algo desapercebido, mas vejo que estamos no mesmo barco :p

Paulo Silas 12/02/2011minha estante
É verdade! Concordo plenamente:"A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição" Tenho pra mim que este era o objetivo de Machado de Assis:provocar dúvida insanável! E até que é legal! Eufórico!

May 13/02/2011minha estante
Gláucia, era exatamente isso que M. de Assis queria. Por se tratar de uma obra pós-romancista, criticava toda aquela paixão avassaladora e todos os finais ou totalmente trágicos, ou totalmente felizes. A realidade (como é uma obra do realismo) é exatamente essa, Nada é totalmente trágico, e nada é totalmente feliz. A E com isso, continuaremos da dúvida eterna se Capitu traiu ou não Bentinho.

Alexandre 02/03/2011minha estante
Além disso, se não houvesse essa intriga, o livro terminaria com um ?felizes para sempre? antes do Capitulo ?A mão de Sancha?. Teria que acontecer alguma coisa.

Juliana 31/03/2011minha estante
Também acredito nessa hipótese do Bento ter criado tudo, pois o livro deixa bem claro como ele ciumento, mas o fato do Ezequiel, seu suposto filho, ser bem parecido com seu amigo Escobar era um fato que não era somente ele que via.

Matt 13/08/2011minha estante
Eu acho que ela traiou, por conta dos "Olhos de resaca" que ela joga em cima do defunto!! Na hora do velório, mas vai saber né?

Thaty Furtado 22/08/2011minha estante
Se traiu eu não sei, mas acho que o menino não era filho do Escobar, já que ele pensava casar a filha com o menino. Naquela época, (e hj também) não se via pecado tão grande quanto incesto; ele não falaria isso sabendo que os dois são filhos dele. A não ser q não soubesse, o que acho improvável

karlota 12/06/2012minha estante
Ah!Muito boa essa sua analise.De fato é de se deixar pensando,estou lendo e vou reler,quero tirar tudinho dele,cada detalhinho.Eis a pergunta que eu também fiquei,será que até o próprio Machado tinha a resposta?Em um dado capítulo o próprio Bentinho diz que sua imaginação é muito fértil,isso deixa a questionar.Bem,enfim,gostei do seu ponto de vista!

Gláucia 19/04/2013minha estante
Oi Vismael, tudo bem com vc?
Que tal acha sobre respeitar o espaço alheio? Em que passagem de minha resenha de Dom Casmurro vc viu me referir ao Paulo Coelho? Devo estar cega pois não achei essa passagem a qual vc se refere e vem armado de agressividade numa página que não é sua.

Dana 24/04/2014minha estante
Nossa eu amei, se for isso mesmo, acabou minha dor de cabeça!!!!!!, nossa seu ponto de vista é fantástico!

Deivi.Lucio 08/09/2019minha estante
Terminei de ler hoje e acredito que houve traição .....ele menciona que poderia ter tido outros filhos e pq não teve?(esterilidade).Capitu resolveu o problema da infertilidade dele com o amigo Escobar já que era o sonho de ambos....Com o passar dos anos ele começou a reparar em Ezequiel o jeito de comer,sorriso o jeito de virar os olhos e me parece que até a mãe dele percebeu porem nada comentou....agia de uma forma fria com a Capitu.

Milleprale 15/08/2020

Afinal, Capitu traiu ou não traiu?
Essa dúvida, apenas Machado de Assis pode responder com certeza! Ao meu ver, o fato de ser narrado pela visão de Bentinho (que é possessivo e abusivo com Capitu), traz apenas a sua versão distorcida dos fatos.
As vezes, se procura no outro, o que se encontra em si mesmo!
Tudo é muito inconclusivo! É uma história que se inicia um tanto monótona e se torna realmente cativante com o tempo!
Mateus Faria 16/08/2020minha estante
tem alguns indícios de traição mas o bentinho talvez não seja muito confiável...so trazendo de volta o Machado apra descobrir msm kkkkkk

Nado 20/09/2020

Maior clássico da nossa literatura
Não ouso fazer uma resenha para essa obra. Vou usar esse espaço para convidar o leitor, que por um motivo ou outro nunca teve acesso a ela, que a leia. Pause por um momento a sua leitura de best sellers internacionais e dê uma chance para Machado de Assis e para nossa literatura, que se apresenta aqui em sua melhor forma, por fim, se deixe levar pela maior questão literária brasileira, que sempre será tema de debates infindáveis. Dessa vez li em pequenas doses para tentar absorver ao máximo algumas passagens. A cada releitura a experiência é única.
Recomendo a leitura.

Inugami 23/07/2009

Eu levei esse daí pro lado pessoal.

ODIEI.

Li, reli, tresli, quadrili... Ouvi até o audiobook.
Vestibulando faz de tudo pra passar, né?

Machado de Assis tem o meu mérito porque esse livro é perfeitamente construido pra ninguém saber o que REALMENTE aconteceu. Por isso levou uma estrelinha a mais.

Só que pra mim, que decorei essa merda e não caiu NADA na prova de literatura, BENTINHO É UM CORNO E CAPITU É UMA PUTA
Camila 10/01/2012minha estante
Lendo comentários assim percebe-se quão bem você iria se tivesse caído a obra.

Danielle 17/06/2012minha estante
Concordo, Camila. Se isso é tudo o que você conseguiu tirar dessa obra que chega a ser um mito por sua perfeição, é porque não sabe realmente perceber a essência de palavras bem escritas, frases filosoficamente criadas e um mistério genial, o qual ninguém conseguiu decifrar depois de mais de um século.

Cinthia 17/06/2012minha estante
Por isso que eu não li na minha época de vestibulanda, só depois quando tive vontade. Não me arrependo. :)

andre 24/03/2013minha estante
O livro é monotono e superestimado pra quem nao gosta do genero, verdadeiro absurdo tentarem forçar as pessoas a lerem um livro pq é considerado um classico da literatura brasileira, tentando enfiar goela abaixo literatura como se isso fosse despertar o interesse do leitor. sou totalmente contra isso, somos obrigados a ler dom casmurro por ¨livre e espontanea pressão dos vestibulares¨ e acabamos traumatizados com literatura brasileira achando que todas sao tão monotonas quanto dom casmurro, triste isso,um verdadeiro repelente de jovens leitores que estao iniciando no mundo dos livros, se uma pessoa nao gosta do genero pode ser o melhor livro do mundo que ela nao vai gostar, sera que nao percebem isso? o mais engraçado sao os pseudointelectuais
(sem generalizar) que por gostarem do genero e por este ser um classico acham que todos tem a obrigação de gostar tbm, caso contrario é um ignorante/analfabeto/burro como citados em alguns comentarios...pra finalizar, nao quero tirar os meritos de machado de assis, mas Dom Casmurro É CHATO, MUITO CHATO!!

Natalia 02/10/2013minha estante
Mas como tem gente que não tem senso de humor mesmo kkkk
Meu caro, eu te entendo, fui forçada a engolir guela abaixo esse livro pela escola, e o povo fica tentando desvendar um "enigma" que sinceramente, aposto como nem Machado esta aí para isso, mas ok.

Yasmine 17/10/2013minha estante
kkkkkkkkkkk

kellytchya 15/01/2014minha estante
haha, pra quem leu tanto e chegou a essa conclusão, vc teve mesmo muita sorte de não ter caído nada na prova, rsrsrsrsrs

Limão 14/07/2014minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Te entendo perfeitamente!
É muito chato quando somos forçados a ler algo!
Ninguém é obrigado a gostar do livro, eu achei monótono.
Como aluna eu entendo como é ruim ler os livros impostos, mas como futura professora eu sei da importância de se "obrigar" a leitura. Se a vida me permitir jamais iniciarei meus alunos com obras clássicas, elas são chatas e exigem experiência do leitor. Mas meus alunos terão de ler, nem que eu invente níveis de dificuldade literária rsrsrs

Dean Tarik 27/02/2015minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eduardo Ramos 26/07/2017minha estante
Acabei de ler e acho o mesmo. Tomou uma bola nas costas linda. O moleque era a cara do Escobar! rs

ezorx 21/05/2021

A escrita do Machado de Assis é maravilhosa, eu demorei um pouquinho pra me acostumar com ela, mas depois que isso aconteceu a história ficou muito interessante.
Achei o Bentinho um cara insuportável, louco e paranoico e acho que isso é o que faz ele ser um narrador tão interessante.
A Capitu merecia um homem melhor que esse aí.
Por algum motivo eu gostei muito do Escobar?????? Enfim esse livro é um clássico incrível.
Lala 21/05/2021minha estante
Esse livro é realmente um clássico ?

Kris 21/05/2021minha estante
Tô lendo agoraaaaa

Fernanda Augusta 21/05/2021minha estante
Machado de Assis é fantástico, principalmente a forma que sua narrativa se desenvolve!
Meu autor favorito ?

ezorx 21/05/2021minha estante
nossa sim! concordo com tudo que você falou! o Bentinho e o Escobar com certeza tinham algum bromance KKKKKKKKKKKK

Carine.Barreto 21/05/2021minha estante
Concordo com tudo!
Machado era brilhante e esse livro mesmo após tantos anos gerar um grande debate e não apenas "traiu ou não traiu", existem diversas camadas e nuances nessa narrativa.
Spoiler
Bentinho era um emocionado, não foi traído, mas merecia.
Capitu só cometeu um erro: realmente amar Bentinho.
E para mim Escobar e Bento tinha um bromance enrustido kkkk
Betinho ao desejar a mulher do amigo e perde-lo de forma abrupta, surta e redireciona esse sentimento "imoral" para Capitu assim ele pode se isentar de sua consciência pesada... Como sempre um homem que gostava de limitar a mulher brilhante que tinha sobre seu poder.
Foi um carrasco ao condenar Capitu a morrer sozinha no exílio e um desalmado que além de não amar uma criança que criou por 6 anos, ainda ousa pensar em mata-lo (uma criança que independe de qualquer surto dele era apenas um inocente).
Temos aqui o perfil de um homem cruel e obsessivo que viveu anos remoendo sua "dor" e no final da vida escreveu um manuscrito cheio de mentiras e meias verdades para tentar repassar esse desconforto para a viúva de Escobar (não satisfeito com sua "dor" ele queria passar essas desconfianças que o perturbaram por anos para outra pessoa, mesmo que todos já estivessem mortos... por que não deixar quieto seu mimizento??!!).

Joane 28/08/2021

Olhos de ressaca e o ciúme do mar
Vamos de resenha! Já começo falando que eu realmente adorei essa história, esse clássico da literatura brasileira. E talvez quisesse ter lido antes, mas o momento foi certo e muito propício.

A história é contada pelo Bento Santiago ("Bentinho" pros íntimos) e como ele conseguiu esse apelido de Dom Casmurro. E que belo título!
Ele vai contando, a partir, da sua adolescência até muitos anos após isso.

Sua mãe tendo feito a promessa a Deus de torná-lo Padre, e quando José Dias lembra dessa promessa, Bento escuta e eis que José Dias faz a "denuncia" à ele mesmo. E tudo começa... tentando se livrar da promessa da mãe, os sentimentos que os vizinhos tem um pelo outro. E boa parte é tentar tira-lo do seminário.

E após isso, tudo vai ficando mais interessante ainda. O amor de juventude irá durar? Essa é uma parte particularmente interessante, bem verdadeiro o rumo que o livro toma.
Os detalhes mínimos que compõem a história, e que fazem chegar a isso. E afinal, uma bela história a ser contada, com um narrador não 100% confiável principalmente pela dúvida que vem tendo até hoje se Capitu traiu, de fato...

E o autor se faz presente mesmo nessa narração de primeira pessoa; com capítulos curtos e embora, com um contexto histórico não tão fácil de ser lido por algo aqui ou ali, não é lá tão complicado como pode parecer, e quando deixa isso, vais ver que é uma história bem interessante, e especialmente pra mim foi incrível. Os acontecimentos trazem uma história que merece ser contada, sem dúvidas.
Machado foi muito persipcaz nesse, e já estou querendo mais dele hehe

Leitura incrível! E que me acompanhou por tanto tempo, que acabou e eu senti um pouco de falta, mas enfim..

Nanda.Santos 12/10/2020

Recomendo a leitura para aqueles que tem muita paciência e goste de consultar o dicionário.rss

joaoggur 12/04/2021

Capitu não traiu... mas esse não é o objetivo da história.
Machado de Assis é subestimado. Sim, foi o que voce ouviu: ele é subestimado. Ok, eu concordo com voce que ele é um autor mundialmente conhecido e que os seus livros (como este) são incríveis, mas infelizmente, em Machado de Assis há um grande estereótipo de que ele é um autor ?para cultos??, ou ?chato?. E infelizmente, eu, como muitos, tinha aversão a ele sem ao menos ter lido. Então saibam: todos os estereótipos em cima do Machadão são baboseiras.

?Leu Dom Casmurro???? Então, Capitu traiu ou não traiu?????, olha, eu acho que essa é a frase que qualquer leitor de Dom Casmurro recebe. Aliás, me permitam reformular: essa é a frase que qualquer leitor brasileiro mais escuta. Isso já ate uma piada para os leitores, convenhamos. Essa discussão já habitou em muitas mesas de bar, ou conversar em geral, durante longos tempos. É tão conhecida que coloquei um ?mini-spoiler? no título e tenho a plena certeza de que ninguém irá reclamar.

Então, fui ler em busca de responder essa célebre e nobre questão.

Li. E na minha opinião, não consegui pegar nenhuma prova realmente concreta que prove a traição de Capitu.

Mas, eu percebi algo: a trama, em geral, não é sobre a traição. Na verdade, esse fato só é discutido com mais de 80% dele já lido. Com tantas perguntas sobre, eu imaginava que a história rodeava esse fato, que se construía em meio dessa dúvida... mas não, é QUASE um detalhe da história, e não o motivo dela ter sido feita. Posso estar sendo até um pouco progressista, mas parece que querem anular uma obra para condenar uma mulher. Não é o ponto crucial da história.

Você, que está lendo a minha resenha (muito obrigado por ainda estar lendo, por sinal.), deve estar me perguntado: ?se a suposta traição não é o ápice da história, então qual é???
Bem, essa é uma pergunta muito abstrata. Mas, para mim, o ápice esta em todos os surtos de Bentinho. O ápice da história é mostrar como bentinho era abusivo. E na verdade acho que a mensagem da final é, não discutirmos a suposta traição ou não, e sim mostrarmos como Bentinho era abusivo, e mesmo ele amando imensamente ela, tinha uma sedenta vontade de controla-la a todo momento.

Poderia me alongar em toda a minha resenha, mas hoje ninguém tem paciência para nada. Enfim, não tenham conclusões precipitadas sobre Machado de Assis, e antes de linchar algo, pelo menos saiba do que está falando.
Grato,
João Guilherme.
Amanda 12/04/2021minha estante
Concordo 100% ?

joaoggur 12/04/2021minha estante
;)

Alberto.Tisbita 12/04/2021minha estante
Isso é que é uma resenha!

joaoggur 12/04/2021minha estante
Pô, muito obrigado!

Nat 16/04/2021minha estante
Fiquei mais interessada, esse ano sai essa leitura! Vlw pela resenha :)

joaoggur 17/04/2021minha estante
Que isso, @nat, eu que agradeço!

dani 30/12/2021

Tranças da vida
Publicado pela primeira vez em 1899, não sei se Machado já conseguia prever que seu romance estaria até hoje causando polêmica. Mas vamos combinar que está aí o charme dessa obra magistral.

Bento Santiago, nosso Dom Casmurro, deseja "atar as duas pontas da vida", como se isso fosse tão fácil (ou difícil) como fazer uma trança. Ele tenta unir a infância à velhice no discorrer da pena sobre o papel. Ao revisitar seu passado, ele procura ressignificar e até mesmo recriar suas memórias. Relata a trajetória de filho único mimado até se tornar um velho sisudo.

Com seu humor irônico e narrativa atraente, Bentinho sabe como manipular e conseguir o que quer. Mas nesse quesito, não chega aos pés de Capitu, a "cigana oblíqua e dissimulada" com "olhos de ressaca".

Saltando diretamente para a polêmica: Afinal, teve traição ou não? Claro que sim! Capitu traiu? Isso não sei, só ela para nos contar. Seu único pecado confirmado foi ser "mais mulher do que eu era homem". Para mim, o traidor da história é Bentinho! Traiu a si mesmo para manter sua farsa, seu ego, seu teatro de senhor da verdade. Traiu-se para justificar seu ciúme doentio, e depois, para suprimir a angústia e o remorso.

O que Dom Casmurro decide mostrar ou esconder, se diz verdade ou mentira, se mantém ou manipula... Acredito que nunca vamos descobrir. Permanecerá um mistério eterno.
Joao 30/12/2021minha estante
Dom Casmurro é realmente uma maravilha!

joaoggur 30/12/2021minha estante
Bela resenha! A maior discussão do livro não é se Capitu traiu ou não: e sim a toxicidade de Bentinho!

Alê | @alexandrejjr 02/01/2022minha estante
Belíssimo texto, Dani! E a "cereja do bolo" é o título!

Pedro Henrique 06/05/2021

Se houve traição, essa se deu pelo autor
A leitura de Dom Casmurro se tornou uma das minhas melhores experiências literárias. Com efeito, a minha já grande admiração pelo autor, só aumentou.

Machado de Assis foi um gênio e, não à toa, é considerado o maior nome na literatura nacional, sendo, inclusive, reconhecidíssimo lá fora.

E por sinal, que orgulho saber que ele era brasileiro, negro, de origem simples e sem jamais ter sequer pisado em uma faculdade, o que só comprova a sua genialidade.

E sobre a obra, ela é maravilhosa. Ela transcende a tudo. É cativante, realista, sentimental. Enfim, ímpar!

Se você que lê minha resenha e ainda não leu o livro, separe um tempo da sua vida e o leia, mas antes uma dica: não se prenda ao clichê "traiu ou não traiu?". Aproveite a trama e se delicie com a escrita do autor que, constantemente, irá dialogar contigo, o leitor, fazendo-o parte do livro.

Além do mais, quanto ao clichê acima apontado, é óbvio que o enredo foi construído para se duvidar de Capitu. Afinal, Bentinho era advogado e, ainda por cima, ciumento. Contudo, fora o fato de Ezequiel ser muito parecido ao Escobar, acredito sim na idoneidade de Capitu e de Escobar (duas personagens adoráveis, por sinal).

E assim, concluo que se houve traição, essa se deu pelo autor.

a.c.br 23/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK bentinho desconfiava pq queria ficar com Escobar, oldd

Madu 24/05/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SIM??

Jaque.Barreto 05/10/2021

Uma obra sensacional!
Li pela primeira vez bem jovem, não dei o valor que essa história merece!
Machado de Assis é sensacional!
Amei a trama, como a história é narrada!
Muito bom mesmo!

Aninha 15/09/2021

Muito além de traiu ou não traiu
A primeira coisa que tenho que destacar é
Machado de Assis que AUTOR SENSACIONAL, a escrita dela é maravilhosa, crítica, irônica e poética. Assim que acabei de ler o livro eu só queria mais, inclusive pretendo ler muito mais do autor.
Sobre os personagens: O Bentinho (o protagonista) é INSUPORTÁVEL, que cara CHATO, bentinho é mimado, egoísta, manipulador, dissimulado diria que a única "qualidade" e seu senso crítico, que eu gosto. Mas aqui o fato de não gostar do personagem principal não atrapalha, na verdade me atrai e torna a leitura mais crítica (pelo menos pra mim). Capitu é encantadora, talvez seja a forma que Bentinho a descreve, mas é uma personagem que eu gostaria de ter como amiga, ela dá o brilho da estória. Escobar também é um personagem carismático, que novamente talvez tenha ligação com a forma que Bentinho o vê, outro ponto que, pelo menos pra mim, me fez gostar ainda mais do personagem é a questão que ele as vezes parece um "antagonista" do Bentinho (E de certa forma ele é), embora muitas vezes ele concorde com o amigo, ele em muitas outras vezes parece mais LIVRE, racional, divertido.
Agora o "grande" ponto do livro,embora o livro vai muito além disso, Traiu ou não traiu? Mas acredito que não, embora eu gostaria que tivesse pois o Bentinho merecia, digo mais, acredito que Bentinho traiu Capitu ou pelo menos teve esse impulso.
A narrativa no início ela é pouco mais lente mais depois o livro fica quase que frenético.
Recomendo MUITO.
Ket 15/09/2021minha estante
Adorei a resenha ?

Pedro 15/09/2021minha estante
Concordo. Capitu não traiu, mas deveria. Bentinho é muito insuportável. E quando li pela segunda vez, acho que o que ele tinha era um ciúme doentio por não ter ficado com uma determinada pessoa que não era Capitu.

Aninha 15/09/2021minha estante
Tem a teoria que Bentinho na verdade gostava de Escobar, pra mim ele tinha inveja, e colocava Escobar em um pedestal