Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Rosa Santana 25/05/2011

Não é Capitu que trai. É Bentinho!!!

Só mesmo um escritor com toda a genialidade de Machado de Assis poderia ter criado esse que é um dos maiores enigmas da nossa literatura. Por traz do narrador casmurro ele manipula o leitor. O que Bentinho conta? A história de Capitu? É o que ele quer dar a parecer: a história de Capitu e sua traição. Mas o livro se chama "Dom Casmurro", referindo-se a ele próprio como sendo o desprezado e excluído da boa convivência, quando, na verdade, ele é que despreza as pessoas e delas se isola. Aí o perfeito jogo: ele, o fidalgo (Dom), é que se afasta das pessoas; que se dá a conhecer apenas superficialmente, pois não se aprofunda nas relações; o que se desliga de tudo; o que quer se fazer de coitado para ganhar a piedade dos leitor. Aí a traição de Bentinho. Ele trai o leitor.

Mas essa traição - como todas, é lógico - é escamoteada por seu jogo retórico: o reprimido, o recalcado Bentinho dá-nos a ver suas "desconfianças" (aparência) - que nem precisam de provas - acerca do comportamento de Capitu. Ora, o romântico e imaturo personagem, de índole sonhadora que é hábil em encobrir seus próprios sentimentos até mesmo da própria figura respeitada da mãe, inventa ardilosamente... E só lendo nas entrelinhas para descobrir os ardis do narrador (a essência).

Assim é Bentinho: um personagem romântico que contempla as estrelas (cap. CVI); um narrador "realista" que nos engana mostrando-nos uma Capitu habilidosa, sutil e prática, que calcula os objetivos a atingir, mas esconde essas características - que tb são as dele - ao traçar o próprio perfil. E mais: ele enfatiza a veracidade e objetividade do que está narrando. Mentira dele! Ele não pode ser imparcial, visto situar-se como protagonista do que conta, sendo subjetivo, claro; e parcial, evidente!

Mas há um outro leitor - aquele que o desmascara. Desse o narrador não obtém a solidariedade e ele fica cada vez mais solitário, mais casmurro, mais desprezado!

Esse o enigma maior! Penso que, armando-o, para implantar a dúvida no leitor, Machado, com toda a sua habilidade narrativa, mostra-nos que o mundo das aparências é uma máscara que encobre o da essência: o ser humano é frágil e contraditório. É esse o drama da condição humana: as verdades (?) são frágeis; a natureza humana, também.

Luiza Machado 17/12/2009minha estante
Adorei sua resenha. :)

SrtaPlens 09/03/2011minha estante
Bem elaborada, ainda bem que li sua resenha antes de ler o livro. Ele é mesmo um CHATO o Bentinho. Merece ser desprezado ò.ó

Rosa Santana 25/05/2011minha estante
SrtaPlens, mas o livro vale a leitura. É muito bem construído e muito interessante. Não deixe de ler, por causa da resenha. Depois que terminar, me diz o que achou. Talvez vc nem concorde com o meu pensamento...

Taiana 29/05/2011minha estante
Que pensamento mais profundo! Já me deixo influenciar por estes conceitos antes mesmo de ler a obra.(=

Mari 25/07/2011minha estante
Essa obra mostra como Machado de Assis foi um gênio da literatura. Muito bem construído mesmo!

Matt 11/02/2012minha estante
Esse livro é ótimo! Os personagens tem muito carisma.

Katia 21/02/2012minha estante
Muita boa sua resenha!!! O livro é incrivel.

Júlia Emília 12/03/2012minha estante
livro incrível e perfeito! otima resenha

Eliana 31/03/2012minha estante
Rosa,amei sua resenha! Quão profunda e sensível sua análise a cerca desses personagens dessa história ao mewsmo tempo incrivel e tão real. São duas faces da mesma moeda. Todos nós temos nossos segredos escondidos n'alma e no palco da vida criamos vários personagens de acordo com as nossas necessidades momentâneas.
Só um gênio como Machado de Assis para nos levar nessa viagem da essência humana!

Karla 12/06/2012minha estante
Muito boa essa sua resenha,excelente analise a sua.Assim como o livro é de delirar,prende-nos a atenção.Enfim,o ser humano é frágil.Bela resenha!

Vittiez 30/06/2012minha estante
MUITO LEGAL VOCE COLOCAR NA PRIMEIRA LINHA O MAIOR SPOILER DO LIVRO.

AÍ O CARA QUE ENTRA SÓ PRA FALAR QUE TÁ LENDO O LIVRO JÁ BATE O OLHO E PERDE TODA A GRAÇA.

Lara 26/08/2012minha estante
verdade, eu estava lendo o livro, mas foi olhar a resenha pra tudo perder a graça '-'

Rosa Santana 26/08/2012minha estante
Lara, e porque alguém que está lendo um livro interrompe a leitura para ficar lendo resenha sobre ele? No mínimo esse comportamento me parece estranho...
Agora, se vocês, Lara e Vittiez, leram bem a resenha, a traição de que falo nela não se refere ao triângulo amoroso(?), de que desconfia o narrador, Bentinho. Ela se refere, sim, a uma traição em uma outra esfera: no plano da narrativa, não no da história, como vocês lamentam...
Pode ser que isso lhes tenha escapado.

Karina 28/08/2012minha estante
Sua resenha está perfeita. Concordo totalmente com o que escreveu acima. Esse livro é fascinante devido a genialidade do Machado de Assis, que foi e sempre será, na minha humilde opinião, o melhor escrito que já nasceu em terras brasileiras

Lari 02/10/2012minha estante
Concordo plenamnte!
Fica evidente no livro que Capitu traiu Bentinho, mas se o leitor prestar bem atenção em alguns detalhes perceberá que não houve traição.

Marcelo 22/11/2012minha estante
Concordo que a traição ou não de Capitu é a parte menos importante do livro. O que Machado busca realmente caracterizar (pelo próprio título da obra) é uma personalidade infeliz, ranheta, voltada para si mesmo e que, por ser incapaz de amar, torna-se acabrunhado. A dúvida do personagem em relação à traição de Capitu (questão sem resposta) busca pintar com cores lúgubres uma mente doentia.

Vismael 19/04/2013minha estante
Só uma pergunta:
"Ah, os leitores do Coelho".

Qual o problema? Porquê as pessoas "intelectuais" e os "entendedores" fazem questão de demonstrar ódio gratuito ao Paulo Coelho? Já li dois livros dele e são sim mais simples e diretos, mas e daí? Todo livro tem que ser difícil, cheios de metáforas e mensagens subentendidas?

Acho muito bom q leiam também "o Coelho" como você diz ironicamente. Dom Casmurro é legal, e tem a coisa da traição ou não (e é uma tremenda bobagem ficar discutindo isso, pq claramente não há uma resposta final) e só.
Sejamos realistas, NADA acontece em 85% do livro, só bla bla bla. Mas a maneira que o Machado conversa com o leitor é bem legal e diferente.

Rosa Santana 19/04/2013minha estante
Vismael, eu disse "os leitores do Coelho" ou seja, aqueles leitores que pararam nele. Como professora de literatura, sei que tem muitos e muitos que ficaram por aí, não amadureceram como leitores, entendeu? Eu me referi a esses, aos que, segundo pesquisa da UNB, não são capazes de ler uma página e entender o que leem. Não se sinta ofendido, não foi essa a minha intenção.
Você alude ao trecho: "Assim é que Bento (a ironia do nome!) trai o leitor desavisado, aquele que se fia nele, que fica no raso (ah! os leitores do Coelho!) através do perfeito jogo retórico em que o engendra." Veja bem, o verbo FICAR denota um estado de quem não o tinha, o atingiu e ali permaneceu. É desses leitores que eu falo!!!

Douglas 06/07/2013minha estante
Adorei a resenha. Só acho que sua descoberta prejudica quem não leu o livro, pra tentar descobrir sozinho quem é o traidor. Deveria ter sinalizado spoiler.

Marina 02/08/2013minha estante
Adorei sua resenha. Mas como uns disseram não se sabe ao certo o que de fato é o final. Mas mesmo assim gostei da sua hipótese sobre a traição. Parabéns! :)

Yasmine 10/08/2013minha estante
Francamente! Dom Casmurro é um livro para ser lido infinitas vezes.

Tanny 12/09/2013minha estante
esse livro realmente é uma obra prima perfeito! o melhor livro de todos os tempos!!!

Camila 09/11/2013minha estante
Excelente resenha!

Érick Ramos 20/11/2013minha estante
Estou lendo o livro e achando bastante interessante! Muito bom!

kellytchya 15/01/2014minha estante
Uau!!! garota, garota vc arrasou com essa resenha, é perfeita, parabéns!!!

Marcos Martins 12/04/2014minha estante
fantástico comentário, acho inclusive que por todo o livro compartilhei dele sem nunca tê-lo lido (o comentário). Ao amigo abaixo, Eduardo Azzolin ela não deu nenhum Spoiler, ela te deu um ponto de vista...

Maria Gabriela Villa 18/04/2014minha estante
Não sei aonde esse Eduardo Azzolin encontrou spoiler nesse texto. E não sei aonde ele encontrou o direito pra chamar ela de idiota ;)

Dana 24/04/2014minha estante
Seu ponto de vista é fantástico, eu nunca tinha pensado nisso.... Se ponto de vista é sem palavras!!! AMEI, AMEI

Dana 24/04/2014minha estante
Mais é claro... Tudo faz sentido agora, o fato do filho dele se parecer com Escobar não muda nada, pois ele mesmo diz que eram muito parecidos quando criança

Rosa Santana 24/04/2014minha estante
Eduardo Azzolin, spoiler conta parte do texto; opinião de resenhista, é OPINIÃO DO RESENHISTA, é um ponto de vista que ele/a teve, ao ler o livro.
Agora, não é nada educado da sua parte chamar os outros de idiotas, né?

Fábio 29/04/2014minha estante
SPOILER
...
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. [...] Uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me"

Pela visão de bentinho, você percebe que Capitu é sim dissimulada, e calculista sempre com segundas intenções. Escobar também não é tão amigo quanto aparenta ser.

Vamos aos fatos, Betinho é um personagem fraco, sem opinião própria, criado como filhinho da mamãe. Controlado na adolescência pelas vontades de Capitu. E já adulto, vive nas sombras de Escobar. É tão fraco de opinião que no começo do livro, ele só "percebe" que é apaixonado por Capitu quando escuta o agregado insinuar isso.

A meu ver, Capitu não traiu bentinho. Ele sim traiu ela e o amigo, eu explico. Antes da morte de Escobar, ele sente atração pela esposa do amigo, e logo em seguida vem a morto a morte do amigo, sentisse culpado pelos pensamentos impróprios. Como já disse, penso que ele vivia na sombra de Escobar, e não aguentou a perda do amigo, principalmente depois dos seus pensamentos. Acho eu, que ele surta com essa perca, e seu imaginário, projeta o amigo em seu filho (que quando pequeno gostava de imitar os jeitos dos outros). Para ele, é mais fácil pensar que os dois o traíram, do que ter a coragem de confessar sua própria traição.

Acho que Capitu não o traiu, ela é muito esperta é ardilosa (no ponto de vista do casmurro), mas também o amava. Não seria burra de trair o amor da infância (e sua melhor amiga) logo com o amigo dele.

Hoje, após terminar de ler, conversei com uma amiga sobre o livro, e escrevi minha opinião (essa acima pra ela) e agora ao entrar no skoob, deparei com essa resenha de que gostei muito.

Marcus 15/06/2014minha estante
Até que enfim alguém pra fugir dos clichês daqueles que só ouvem falar desse livro e percebe que a "traição de Capitu" não é o mistério a ser descoberto, como dizem. Muito boa a resenha!

Vanessa 29/06/2014minha estante
A melhor resenha já escrita sobre esse livro.

Limão @diasdecitacoes 14/07/2014minha estante
Gostei muito da resenha, a li duas vezes: a primeira antes de ler o livro e a segunda após ler.
Assim me pareceu ter lido duas coisas diferentes, já que após a leitura do livro passei a ter minhas próprias ideias, e vim aqui conflitá-las com a resenha já lida.
Não costumo comentar, mas precisei, pois achei hilário os comentários abaixo reclamando ser um spoiler kkkkkkkkkk Não é preciso ler o livro para saber que é uma incógnita eterna se houve traição ou não, e que sempre haverão pessoas dizendo que sim, e outras contra. Portanto não importa a opinião do outro, quando é preciso ler para se tirar as próprias conclusões. Sem contar é claro que sua resenha não trata da traição entres os personagens...
Sempre me surpreendo, e repito o que já vem se tornando um clichê aqui: é impressionante, numa comunidade de leitura, a maioria das pessoas não ler as informações.

Edu 08/08/2014minha estante
Não acho que seja primeira necessidade dizer que Capitu traiu ou que não traiu Bento. Muito menos é possível dizer, de forma não literal como está na resenha acima, que Bento traiu o leitor. Todos contam sua história a partir do seu ponto de vista.
Pode-se questionar a honestidade do narrador, mas não exigir que este tenha outro ponto de vista que não o seu.

Sobre esta questão banal, acho que a traição ou não de Capitu foi uma graça de Machado de Assis. Em meio a uma obra marcada pela caracterização de Bento, ele inclui um capricho: uma dúvida eterna.
Não passa disso. E a vida é assim, sem certezas.

Quando terminei de ler o livro pensei: "Como seria bom ler a versão de Capitu". E só isso poderia, de fato, trazer luz a esta questão.

No mais, são suposições.

Rosa Santana fez boas observações, gostei bastante de sua análise. Só achei desnecessário cair no lugar comum de criticar quem lê Paulo Coelho. Não é um escritor brilhante, mas não deixa de ser digno por ter uma linguagem um pouco mais literal, menos dada aos simbolismos e longe de ser rebuscada. Se for o casso de compararmos com Machado de Assis, 90% da literatura mundial é medíocre. Não serve.

Gabriela 13/10/2014minha estante
SPOILER!

Sobre o comentário do "Fabin":

ABSOLUTAMENTE PERFEITA a sua fala!!!

Conseguiu transmitir exatamente a ideia que ainda não tinha conseguido expressar. Obrigada!

Desde o início já trazia em mente essa possibilidade. O fato de Ezequiel ter o hábito de imitar as pessoas próximas pode ter influenciado, nem que seja um pouco, nessa reação de Bentinho. E, por isso, o menino acabou sendo vítima desse "luto".

E, tanto faz sentido essa ideia que, se afirma pelo fato de que a todo momento ele cita a semelhança do menino com Escobar mas quase não cita a suposta traição (aliás, cita sim, mas não com a ênfase característica de um homem traído. E quanto finalmente toca nesse ponto com Capitu, a separação já é certa) e, quanto ao amigo, só é lembrado que ele também o "traiu" no finalzinho do livro ("...a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...").

Também acredito que Capitu não o traiu, até pq, em toda a narração da infância é explicitado o calculismo de Capitu, e se confrontarmos esse aspecto dela com algumas situações (em relação à semelhança entre Ezequiel e Escobar) anos depois veremos que a relação Capitu criança x Capitu adulta não se sustentaria. Se ela realmente tivesse traído Bentinho, jamais diria ao marido, em pleno jantar, que o filho lembra o outro homem (e meu lado boazinha grita dentro de mim que ela o amava).

Quanto a Escobar, acho sim que ele era um bom amigo.

(E uma pergunta: só eu tive a impressão de que, no início, Escobar tinha algum interesse na mãe de Bentinho? Rs)

Bom, é o que penso. Acho mesmo que Bentinho não conseguiu superar a morte do amigo, mas aceito opiniões opostas porque todas têm fortes argumentos para sustentá-las.

(E também pq ainda não consigo entender se a percepção de Bentinho em relação ao distanciamento que D. Glória toma de Ezequiel tem algum fundamento, ou se foi apenas um impressão equivocada, ou se a mãe realmente sabia de alguma coisa sobre Capitu e Escobar...)

De verdade, terminei o livro tem menos de 2 horas, ainda estou meio anestesiada com toda a história, mas meus primeiros pensamentos e conclusões foram compatíveis com as ideias do "Fabin" e com o que falei acima.

Thatyana 14/12/2014minha estante
Concordo em gênero,número e grau!
Parabéns pela resenha :D

Lord Cachimbus 22/12/2014minha estante
caramba, adorei sua resenha, você aprofundou em um ponto imperceptível da historia, algo que é ocultado do leitor, parabéns mesmo, talvez tenha sido esse o jogo do Machado, ele vem como um ilusionista, atrai nossa atenção para um ponto distante para não percebermos seus truques, ele nos faz voltar os olhos à Capitú e esquecermos de Bentinho.

Nat ☆ 14/01/2015minha estante
Gostaria de dizer primeiramente que amei sua resenha.
E concordo totalmente com os comentários do Fabin e da Gabriela. Eles transmitiram exatamente os meus pensamentos sobre esse livro que acabei de terminar há cerca de 20 minutos e precisei vir aqui correndo ver as opiniões alheias.

Não acho que Capitu traiu Bentinho, tendo em vista que lemos apenas o ponto de vista do próprio Bentinho que deixa bem claro algumas vezes que é ciumento, e bem, o que os olhos não vêem, a mente ciumenta inventa, certo?

Essa é a minha opinião, mas quanto a traição, o grande Machado levou essa resposta junto com ele.

Abraço amigos Xx

Dan 27/05/2015minha estante
Ótima resenha!

Iris 02/02/2016minha estante
Muito boa a resenha. Confesso que não gostei do personagem se isolar e deixar na inocência de suas suspeitas o menino, que verdadeiramente o tinha como pai. Dom Casmurro mereceu terminar sozinho e rabugento.

Leticia 16/03/2016minha estante
Muito pretenciosa essa "resenha." Você analisa Bentinho como se ele fosse um enganador, mas nas entrelinhas do texto, nota-se que vc mesmo se acha superior demais, uma pessoa inteligentíssima que conseguiu desvendar o mistério (a comparação que faz com os leitores do coelho, haha, isso era mesmo necessário?). Isso só me faz crer que esse mistério realmente não tem solução, e me faz gostar ainda mais do livro. Bentinho podia sim ser um narcisista, mas isso não o impede de estar contando a verdade. A vida raramente é tão preto no branco.

Alves.Ruthinha 22/03/2016minha estante
Este livro dá uma angústia, ele sempre está desconfiado da Capitu e com ciúme doentio pela personagem nos deixa pensar que Capitu é a vilã, esperto esse Bentinho. Adorei a sua resenha, parabéns! Eu li, adoro essa obra de Machado de Assis como outras, e vou ler de novo. Ele nunca esclarece direito quem é a vítima e quem é culpado, acho que depende da imaginação ou do ponto de vista do leitor, deixa um mistério no ar.

Rosa Santana 13/09/2016minha estante
Alves.Rutinha, a boa literatura sempre trabalha com os mistérios.
Quanto mais nos fazem pensar sobre o problema deixado, mas ela se firma como obra de arte!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 11/01/2017minha estante
Desculpe-me mas, por mais que explique..Foi arrogante e preconceituosa. Eu não aprecio Paulo Coelho (meu gosto particular) e o fato nem foi por este autor somente- que fica no raso, segundo suas palavras - mas pelo fato de achar que leitores de Paulo Coelho não poderão entender um Machado de Assis (mesmo que fale dos leitores que "param" no Paulo Coelho, o que acho bem improvável encontrar na vida uma pessoa que nasça, cresça e morra lendo apenas Paulo Coelho). Não tem desculpas. Antes alguém que leia Paulo Coelho diante de nada ler. Nada sabemos da vida, somos muito pequenos. Pena ver preconceitos entre leitores. Objetivo é refletir e não criar confusão. Att.

Rosa Santana 15/02/2017minha estante
Mei, e assim vamos indo: eu criticando os leitores do Coelho, vc me recriminando por criticá-los...
Mas, o melhor de tudo, (sic!), é vc se eximir e me taxar de preconceituosa!!
Ora, ora...

E se vc prefere que deem glória a um charlatão como paulo coelho, isso é com vc...
E, para terminar, transcrevendo do seu comentário: "Não tem desculpas"! Eu as pedi?
Ora, ora...

Bruno.Defaveri 23/03/2017minha estante
Me prendi muito no intuito de saber sobre a traição, que me perdi no sentido de "olhar" no livro o aspecto do Bentinho.
Mas, se do ponto de vista dele, ele próprio se denomina Casmurro, imagina se fosse contado por outro personagem do livro, exemplo ezequiel, o quão Bentinho seria mais carrancudo e triste.

Gabriel 09/04/2017minha estante
Não é Capitu quem trai. Não é Bentinho. É Machado. Esse sim, escreveu cada linha com o objetivo de dissimular. Assim como Bentinho, julgamos. Apontamos o dedo, ora para Capitu, ora para o casmurro. Mal percebemos que assim como ele não somos imparciais. Machado nos ganhou, mais uma vez. Somos bentinho. Apontamos, sempre.

Maria 24/05/2017minha estante
Excelente resenha!

Figueira de Meireles 09/06/2017minha estante
Cara, essa discussão é intrigante e controversa. Só o Assis poderia nos deixar com cem por cento de certeza. Mas, eu estou com você. Creio que o Bentinho é um personagem paranoico e inseguro, e se estivermos certos, a personagem Capitú passou por maus bocados. Porém, é certo que, levando-se em conta que é mencionado que o Ezequiel era cópia exata de Escobar(esse fato é no mínimo estranho), a discussão ganha vida e voltamos para a dúvida inicial. Eu não me arriscaria a afirmar com tanta certeza um ou outro ponto de vista!

Ravena 23/09/2019minha estante
Resenha espetacular! Digna de se premiada! Concordo contigo em cada pormenor apresentado. Parabéns pela leitura minuciosa e atenta. Machado se orgulharia de ti!

Schaden 16/02/2020minha estante
Bentinho é um psicopata. Precisa a tua resenha. ?

Bruna 18/03/2020minha estante
Muito intenso a forma que você interpretou.

Glauciano 01/04/2020minha estante
Concordo com você. É difícil afirmar que houve traição por parte de Capitu, pois o narrador dos fatos foi o Bentinho (o suposto traído). Ele, como todo ser humano, pode ter aumentado os fatos, destorcido a realidade do acontecimento. O cara era ciumento para a porra. Bem que poderia ter sido corno mesmo (rsrsrsrsrs).

Mið» 15/04/2020minha estante
Melhor resenha

Mari 05/05/2020minha estante
Adorei esta resenha!

Barc 23/05/2020minha estante
Terminei de ler o livro ontem e depois de ler sua resenha já bateu saudade e vontade de relê-lo.

Brê 26/05/2020minha estante
Eu acho que ele é Bissexual reprimido '0'

Andresa.Lima 29/05/2020minha estante
Ele é quem devaneou deleites com a amiga da Capitu e só não concretizou porque o amigo acabou morrendo e as famílias se afastaram. Na vida, como medimos os outros pelo que temos coragem de fazer, ele só projetou na esposa o que estava seu próprio inconsciente!

Ander 15/06/2020minha estante
?????

Mp28Rangel 25/06/2020minha estante
Foi minha primeira leitura de Machado de Assis. Gostei muito!!! :) Atualmente, já li quase todos os seus contos. :)

Cleyton 27/06/2020minha estante
Muito boa a sua visão. Achei bem coerente e provavelmente seja mais consistente que a possível traição de Capitu.
Gostei muito desse livro do Machado mas achei que ele ficou enfadonho no meio, com muitos capítulos não essenciais a história.

Mariah 17/08/2020minha estante
KKKKKK O POVO QUERENDO DIZER QUE A TRAIÇÃO É UM SPOILER DO LIVRO KKK GENTE O LIVRO N É DE ONTEM NÃO É DE ANOS E ANOS ATRÁS QUALQUER UM SABE DA TRAIÇÃO ATÉ MESMO QUEM NÃO SABE DO LIVRO NÃO EXISTE ISSO DE SPOILER ALÉM DE QUE SE EU FALAR QUE O TITANIC AFUNDA VAI SER SPOILER???? Mano esse livro não foi lançado no século 21 não eu ein

Ander 17/08/2020minha estante
?????

Li 26/08/2020minha estante
Pra que o spoiler amor kkkkkkk

Lary 20/10/2020minha estante
Estou lendo o livro e sinceramente essa resenha foi um divisor de águas pra mim.
Nossa to pensando de uma maneira totalmente diferente agora

Gláucia 06/12/2010

Dúvida eterna.
Li, reli e treli com o intuito de achar uma pista, um indício da traição de Capitu e conclui que talvez nem o próprio Machado de Assis tenha essa resposta.
A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição, dando fortes argumentos e indícios para as duas conclusões. Impossível ter certeza.
Eu, particulamente, creio que Bentinho imaginou tudo. Quem pode saber?...
U.F. 24601 14/01/2011minha estante
Pensei que só eu tinha lido várias vezes tentando achar algo desapercebido, mas vejo que estamos no mesmo barco :p

Paulo Silas 12/02/2011minha estante
É verdade! Concordo plenamente:"A genialidade dessa obra reside justamente aí. O autor consegue satisfazer quem acredita e quem não acredita na traição" Tenho pra mim que este era o objetivo de Machado de Assis:provocar dúvida insanável! E até que é legal! Eufórico!

May 13/02/2011minha estante
Gláucia, era exatamente isso que M. de Assis queria. Por se tratar de uma obra pós-romancista, criticava toda aquela paixão avassaladora e todos os finais ou totalmente trágicos, ou totalmente felizes. A realidade (como é uma obra do realismo) é exatamente essa, Nada é totalmente trágico, e nada é totalmente feliz. A E com isso, continuaremos da dúvida eterna se Capitu traiu ou não Bentinho.

Alexandre 02/03/2011minha estante
Além disso, se não houvesse essa intriga, o livro terminaria com um ?felizes para sempre? antes do Capitulo ?A mão de Sancha?. Teria que acontecer alguma coisa.

Juliana 31/03/2011minha estante
Também acredito nessa hipótese do Bento ter criado tudo, pois o livro deixa bem claro como ele ciumento, mas o fato do Ezequiel, seu suposto filho, ser bem parecido com seu amigo Escobar era um fato que não era somente ele que via.

Matt 13/08/2011minha estante
Eu acho que ela traiou, por conta dos "Olhos de resaca" que ela joga em cima do defunto!! Na hora do velório, mas vai saber né?

Thaty Furtado 22/08/2011minha estante
Se traiu eu não sei, mas acho que o menino não era filho do Escobar, já que ele pensava casar a filha com o menino. Naquela época, (e hj também) não se via pecado tão grande quanto incesto; ele não falaria isso sabendo que os dois são filhos dele. A não ser q não soubesse, o que acho improvável

Karla 12/06/2012minha estante
Ah!Muito boa essa sua analise.De fato é de se deixar pensando,estou lendo e vou reler,quero tirar tudinho dele,cada detalhinho.Eis a pergunta que eu também fiquei,será que até o próprio Machado tinha a resposta?Em um dado capítulo o próprio Bentinho diz que sua imaginação é muito fértil,isso deixa a questionar.Bem,enfim,gostei do seu ponto de vista!

Gláucia 19/04/2013minha estante
Oi Vismael, tudo bem com vc?
Que tal acha sobre respeitar o espaço alheio? Em que passagem de minha resenha de Dom Casmurro vc viu me referir ao Paulo Coelho? Devo estar cega pois não achei essa passagem a qual vc se refere e vem armado de agressividade numa página que não é sua.

Dana 24/04/2014minha estante
Nossa eu amei, se for isso mesmo, acabou minha dor de cabeça!!!!!!, nossa seu ponto de vista é fantástico!

Deivi.Lucio 08/09/2019minha estante
Terminei de ler hoje e acredito que houve traição .....ele menciona que poderia ter tido outros filhos e pq não teve?(esterilidade).Capitu resolveu o problema da infertilidade dele com o amigo Escobar já que era o sonho de ambos....Com o passar dos anos ele começou a reparar em Ezequiel o jeito de comer,sorriso o jeito de virar os olhos e me parece que até a mãe dele percebeu porem nada comentou....agia de uma forma fria com a Capitu.

Millena.Prado 15/08/2020

Afinal, Capitu traiu ou não traiu?
Essa dúvida, apenas Machado de Assis pode responder com certeza! Ao meu ver, o fato de ser narrado pela visão de Bentinho (que é possessivo e abusivo com Capitu), traz apenas a sua versão distorcida dos fatos.
As vezes, se procura no outro, o que se encontra em si mesmo!
Tudo é muito inconclusivo! É uma história que se inicia um tanto monótona e se torna realmente cativante com o tempo!
Mateus Faria 16/08/2020minha estante
tem alguns indícios de traição mas o bentinho talvez não seja muito confiável...so trazendo de volta o Machado apra descobrir msm kkkkkk

Nado 20/09/2020

Maior clássico da nossa literatura
Não ouso fazer uma resenha para essa obra. Vou usar esse espaço para convidar o leitor, que por um motivo ou outro nunca teve acesso a ela, que a leia. Pause por um momento a sua leitura de best sellers internacionais e dê uma chance para Machado de Assis e para nossa literatura, que se apresenta aqui em sua melhor forma, por fim, se deixe levar pela maior questão literária brasileira, que sempre será tema de debates infindáveis. Dessa vez li em pequenas doses para tentar absorver ao máximo algumas passagens. A cada releitura a experiência é única.
Recomendo a leitura.

Inugami 23/07/2009

Eu levei esse daí pro lado pessoal.

ODIEI.

Li, reli, tresli, quadrili... Ouvi até o audiobook.
Vestibulando faz de tudo pra passar, né?

Machado de Assis tem o meu mérito porque esse livro é perfeitamente construido pra ninguém saber o que REALMENTE aconteceu. Por isso levou uma estrelinha a mais.

Só que pra mim, que decorei essa merda e não caiu NADA na prova de literatura, BENTINHO É UM CORNO E CAPITU É UMA PUTA
Camila 10/01/2012minha estante
Lendo comentários assim percebe-se quão bem você iria se tivesse caído a obra.

Danielle 17/06/2012minha estante
Concordo, Camila. Se isso é tudo o que você conseguiu tirar dessa obra que chega a ser um mito por sua perfeição, é porque não sabe realmente perceber a essência de palavras bem escritas, frases filosoficamente criadas e um mistério genial, o qual ninguém conseguiu decifrar depois de mais de um século.

Cinthia 17/06/2012minha estante
Por isso que eu não li na minha época de vestibulanda, só depois quando tive vontade. Não me arrependo. :)

andre 24/03/2013minha estante
O livro é monotono e superestimado pra quem nao gosta do genero, verdadeiro absurdo tentarem forçar as pessoas a lerem um livro pq é considerado um classico da literatura brasileira, tentando enfiar goela abaixo literatura como se isso fosse despertar o interesse do leitor. sou totalmente contra isso, somos obrigados a ler dom casmurro por ¨livre e espontanea pressão dos vestibulares¨ e acabamos traumatizados com literatura brasileira achando que todas sao tão monotonas quanto dom casmurro, triste isso,um verdadeiro repelente de jovens leitores que estao iniciando no mundo dos livros, se uma pessoa nao gosta do genero pode ser o melhor livro do mundo que ela nao vai gostar, sera que nao percebem isso? o mais engraçado sao os pseudointelectuais
(sem generalizar) que por gostarem do genero e por este ser um classico acham que todos tem a obrigação de gostar tbm, caso contrario é um ignorante/analfabeto/burro como citados em alguns comentarios...pra finalizar, nao quero tirar os meritos de machado de assis, mas Dom Casmurro É CHATO, MUITO CHATO!!

Natalia 02/10/2013minha estante
Mas como tem gente que não tem senso de humor mesmo kkkk
Meu caro, eu te entendo, fui forçada a engolir guela abaixo esse livro pela escola, e o povo fica tentando desvendar um "enigma" que sinceramente, aposto como nem Machado esta aí para isso, mas ok.

Yasmine 17/10/2013minha estante
kkkkkkkkkkk

kellytchya 15/01/2014minha estante
haha, pra quem leu tanto e chegou a essa conclusão, vc teve mesmo muita sorte de não ter caído nada na prova, rsrsrsrsrs

Limão @diasdecitacoes 14/07/2014minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Te entendo perfeitamente!
É muito chato quando somos forçados a ler algo!
Ninguém é obrigado a gostar do livro, eu achei monótono.
Como aluna eu entendo como é ruim ler os livros impostos, mas como futura professora eu sei da importância de se "obrigar" a leitura. Se a vida me permitir jamais iniciarei meus alunos com obras clássicas, elas são chatas e exigem experiência do leitor. Mas meus alunos terão de ler, nem que eu invente níveis de dificuldade literária rsrsrs

Dean Tarik 27/02/2015minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Eduardo Ramos 26/07/2017minha estante
Acabei de ler e acho o mesmo. Tomou uma bola nas costas linda. O moleque era a cara do Escobar! rs

Nanda.Santos 12/10/2020

Recomendo a leitura para aqueles que tem muita paciência e goste de consultar o dicionário.rss

Andre.Castagini 14/08/2020

Livro ótimo também para aqueles que querem aumentar seu vocabulário. Permanece a dúvida Capitu traiu Bentinho?
L. Vertuan 14/08/2020minha estante
A eterna questão do "traiu ou não traiu?", Machado foi brilhante.

Jan 14/08/2020minha estante
Bentinho é louco rs.

Domi Castro 27/09/2020minha estante
Ah, esse livro...

Virgínia 28/09/2020minha estante
Acho que ela traiu.

Gerson 06/10/2020minha estante
Caraca!!! Terminei de ler a pouco... e realmente André: o que mata é essa dúvida!!!

Renata CCS 02/02/2013

Ciúmes, traição e muitas leituras possíveis
DOM CASMURRO é um clássico da literatura brasileira, conhecido mesmo por aqueles que não leram o livro. Com uma trama envolvente e misteriosa, o livro é considerado a obra mais reverenciada de Machado de Assis e um dos mais aclamados da literatura nacional. A complexidade de sua narração e de sua história o tornam um grande mistério até hoje. Afinal, Capitu traia ou não Bentinho? A história se baseia no romance entre Bento e Capitu e num possível romance entre Capitu e Escobar, melhor amigo de Bentinho. Tudo o que sabemos deste suposto triângulo amoroso é através da visão de Bento, que é o narrador da história, e esse fato faz com que não seja possível saber se a traição ocorreu ou não. O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando Bentinho, com 15 anos, se apaixona por sua vizinha adolescente e grande amiga Capitu. Devido a uma promessa feita por Dona Glória, a mãe de Bento, os dois acabam separando-se. Ao perder o primeiro filho, a mãe prometeu que se tivesse outro filho homem, ele seguiria carreira religiosa. Bento, mesmo contrariado, foi mandado para um seminário. Lá ele conhece Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo e futuro marido de Sacha, a melhor amiga de Capitu. A desconfiança de Bentinho se inicia quando Escobar morre devido à reação de Capitu no velório do amigo. A partir desse momento começa a paranoia: ele nota que seu filho se parece muito com Escobar e que já havia encontrado o amigo e a esposa algumas vezes sozinhos em sua casa. Deste momento em diante o ciúme e as suspeitas de traição só crescem. A narração feita por Bentinho pode ser considerada questionável: ele tenta convencer a si mesmo e ao leitor de que suas suspeitas são válidas. Mas o livro também nos fornece material para duvidar do narrador. Quando li o livro pela primeira vez, na adolescência, cheguei à conclusão de que Capitu tinha traído Bentinho. Entretanto, ao ler novamente anos depois, já tive uma visão completamente diferente de Capitu. Apesar de achá-la dissimulada e muito mais inteligente do que aparenta, agora acho que ela não traiu Bentinho. Trata-se de um romance sobre o ciúme, não sobre traição. O interessante da obra é sua capacidade de enganar: a possível inocência de Capitu permaneceu despercebida durante tanto tempo porque se acreditava que o que estava escrito era o real e esqueciam que era apenas a visão de um dos personagens. DOM CASMURRO É envolvente, misterioso, único e brilhante! É uma obra que deve ser lida por todos.
Aline 08/05/2013minha estante
Quando você é ciumento e ler um livro como esse, você de questiona se todas as vezes em que você sentiu ciúmes foi real ou loucura.

Renata CCS 13/05/2013minha estante
Aline, interessante a sua observação. Muitos leitores criticam a atitude de Bentinho, mas não sabemos se agiríamos da mesma forma se estivéssemos na mesma situação.

Limão @diasdecitacoes 14/07/2014minha estante
Concordo com você Aline. Ou a pessoa ciumenta passa a concordar com Bentinho e dar razão aos questionamentos dele

Mariana Cardoso 15/01/2016minha estante
Dom Casmurro é um dos livros na minha estante que eu conhecia "de cabo a rabo" sem jamais ter lido. Mesmo sabendo dos encontros e desencontros que me esperavam, era incapaz de imaginar o sabor das minúcias da narrativa de Machadão nesta fase (estava mais acostumada ao escritor de Helena, que insiste em morar no meu coração).
E uma pergunta agora me atormenta mais do que a dúvida da traição de Capitu: por que não li Dom Casmurro antes? :) Ótima resenha, Renata!
(E olha, minha vontade é que dona Capitolina tenha metido um par de chifres bem bonitos na cabeça do doutor Santiago. Ô, entojo!)

Brutal 11/05/2010

Critica (ao skoob)
Para Dom Casmurro não tenho comentários.
Mas fico indignado quando olho para suas avaliações.
São quase 200 avaliações em ruim (1 estrela).
xD
Eláia... "Brazil" que não sabe prestigiar seus próprios mestres.
Aline Gomes 27/05/2010minha estante
Concordo plenamente com vc! Para esse povo só Meg Cabot e Stephenie Meyer são boas escritoras(eu adoro os livros delas, mas não são os melhores do mundo!)

Pra mim que estudo Letras isso é lamentável...Tem duas pessoas que votaram no tag "Chato"!

Dom Casmurro é a obra-prima de Machado de Assis! Nem tem palavras pra descrever

Aline R. 06/06/2010minha estante
A crítica não seria ao Skoob, e sim aos "skoobers".

camila 06/07/2010minha estante
O fato me indigna mas não me impressiona. Não é de se esperar que uma maioria nacional analfabeta funcional aprecie um livro que pode ser de entendimento mais complexo.

maevsi 11/05/2012minha estante
Não apenas aos skoobers, mas aos brasileiros em si que ignoram uma obra tão linda como Dom Casmurro. Que leiam Stephenie Meyer, J. K. Rowling, Rick Riordan, mas não esqueçam de ler as obras primas, os escritores que se tornaram lendas.

Machado de Assis é comparado a Shakespeare e Camões, e é brasileiro!! E o pior de tudo isso é q o ignoramos!! Hj muitos preferem ficar lendo resumos para o vestibular ao invés de se dignar algumas poucas horas da sua vida para ler um livro q considero muito pequeno e uma obra prima brasileira.

Somos uma sociedade de idiotas.

Concordo com todos os comentários abaixo...

Cinthia 17/06/2012minha estante
Ah gente, pelo amor de Deus, gosto é gosto. Eu leio todos esses autores que foram considerados ruins aí embaixo, e adoro Dom Casmurro do mesmo jeito. A diferença tá no gosto pela leitura, uns tem, outros não. Simplesmente leem algo só porque tá na moda ou porque são obrigados (vide vestibulandos), aí é complicado mesmo conseguir apreciar um clássico. Acho inclusive que as pessoas deviam tirar seu próprio tempo pra ler um livro desse, alcançar a maturidade necessária primeiro. A educação primária e secundária no Brasil também peca muito na iniciação de seus alunos na leitura. Enfim, fazer o quê... Pior seria se a maioria das avaliações não fosse de 5 estrelas (como de fato é).

Juliana @4livreira 28/06/2013minha estante
Brasileiro é além de hipócrita, um mal educado que não sabe e nem teve o costume de ler. Daí querer ler somente os livros de fora e mal pegar numa obra-prima brasileira.
Se soubessem as raridades que temos!
Nenhum escritor já inventou um mistério de mais de séculos que até hoje nenhum mestre conseguiu desvendar! Mais uma das genialidades de Machado. ;)

Natalia 02/10/2013minha estante
Então quer dizer, que para sermos considerados de bom gosto literário, temos todos que apreciar as mesmas obras? Ou ainda, que somos obrigados a admirar as obras brasileiras apenas pelo fato de serem brasileiras? Não concordo. Eu particularmente, gostei de Dom Casmurro, e apesar de ter gerado um "enigma" que nenhum "mestre" conseguiu desvendar, o resto é pura encheção de linguiça, o tem de genial em 90% do livro? Acho Machado de Assis um bom escritor, gostei dessa obra, o que não me faz apontar o dedo para quem não gostou e criticar. Sou contra quem lê por modinha, mas não generalize, gostos literários não se discutem.

Tamiris 19/11/2016minha estante
me poupe! não é pq o livro é um clássico que deve agradar a todos
gostos são singulares

honey mik 12/02/2020minha estante
lol

gui almeida 25/07/2012

Viva Machado!
Dom Casmurro é meu livro favorito. E sempre que eu digo isso algum pseudo-cult me pergunta “ah, então qual a sua opinião sobre Capitu? Traiu ou não?”. Invariavelmente gera-se uma discussão, pois acho que sou a única pessoa na face da Terra que acredita que Capitu era uma sem vergonha.

Invariavelmente eu apresento argumentos que desmontam completamente qualquer teoria da pessoa, e invariavelmente a discussão termina-se com a pessoa me ignorando. Pois bem, visto que hoje é dia do Escritor, homenagearei o maior escritor de todos os tempos com um texto sobre sua maior obra.

Capitu traiu Bentinho.

I mean, é o que o narrador diz, e eu acho inconcebível você negar o que um narrador diz.

Pra mim, é a mesma coisa de dizer que não, o Harry Potter nunca foi pra Hogwarts, na real o Harry Potter é um esquizofrênico que ficava tendo ilusões embaixo da escada dos tios. Se o narrador tá dizendo e você se propôs a entrar no universo de um livro, porra, aquela é a verdade! Capitu é safada por que Bentinho assim disse! Qual o sentido de contestar o que é dito com todas as palavras pelo narrador que te acompanha desde o princípio? Narrador esse que te mostra passo a passo todos os ocorridos que o fizeram chegar nessa constatação?

O Machado explorava os personagens profundamente. Lembro muito de Memórias Póstumas, quando o Brás Cubas diz “eu gostava dela, mas ela era coxa, então nada podíamos ter”. Isso, pra mim, fala bastante sobre o estilo Machadiano. Não por causa de ser direto – muito pelo contrário, o Machado era sempre subjetivo e raramente direto assim -, mas pelo fato de que o Machado sempre criava personagens profundos. São pessoas comuns, que poderiam ser eu ou tu, mas que o autor dá tamanha profundidade aos sentimentos e pensamentos que fazem com que cada um torne-se único. E o Machado, no decorrer do livro, faz você conhecer até o mais profundo e obscuro sentimento dessa pessoa, aquela opinião que tu guarda tão escondida que tu mal percebe que a tem, e aí entra a questão do “eu gostava dela, mas ela era coxa”.

Nós conhecemos os personagens do Machado tão profundamente quanto eles mesmos. E, conhecendo Bentinho, pela minha interpretação, por ter lido Dom Casmurro 3 vezes, eu chego às minhas conclusões.

Eu as baseio na história inteira, mas tenho dois pontos que acho primordiais:

a) Bentinho não era ESQUIZOFRÊNICO, ele apenas tinha uns devaneios. I mean, ele por vezes ouvia vozes, como “tu serás feliz, Bentinho”, mas não significa que ele vai destruir um casamento por causa de um devaneio de insanidade. Até por que ele não chegou à conclusão de que Capitu o traíra de um dia pro outro. Foram vários anos, vendo a proximidade dela com Escobar, vendo o filho dele crescer e se parecer com o amigo e tal. Foram diversos fatores que somaram a um denominador comum. Não creio que ele tenha conseguido viver em um mundo completamente imaginário por tanto tempo, afinal, ele era uma pessoa comum, um advogado respeitado, plenamente aceito em sociedade. Não dá pra ser completamente insano e ter uma vida assim!

b) A resignação de Capitu.

“Capitu, tu me traíste!” “Ok, Bentinho, não vou discutir contigo” “Mas, mas…” “Ok, ó, vou ali na igreja, quando eu voltar a gente se separa, blz? Fmz então, abs é nóix”

É tudo uma forma de interpretação. Até por que o Bentinho raramente dizia que Capitu o traiu com todas as palavras. Deve ter dito umas duas vezes, apenas. Mas durante toda a história ele dá sinais de que Capitu era meio assanhada. Não só Bentinho, mas o próprio agregado já dizia isso. Inclusive, o primeiro diálogo do livro é justamente o agregado falando mal dos costumes de Capitu e “daquela gente do Pádua”.

E Machado fazia muito isso – pelas entrelinhas, pelas minúcias, pelas coisas subentendidas, passar a ideia.

Por fim, creio que ela ter traído não era NEM DE LONGE o que Machado queria que nós estivéssemos discutindo aqui. Em fato, acho uma grande falta de profundidade literária discutir se ela traiu ou não. Até por que Capitu foi apenas mais uma perda na vida de Bentinho. O Machado, em Dom Casmurro, queria mesmo é ilustrar o sentimento mais mórbido e nauseante que alguém pode sentir em vida – a solidão. A melancolia. O desapego.

Na vida dele houve pessoas muito importantes e Capitu foi apenas mais uma delas. Houve sua mãe, houve Escobar, houve o agregado, houve diversos. E cada um vai sumindo, um a um.

A grande ironia é que ninguém para pra se perguntar “Ué, Escobar realmente se afogou? Ué, a mãe dele morreu de doença ou de velhice?”. E ninguém pergunta isso por que é CLARAMENTE OBSOLETO. Saber isso não muda a ideia principal – era uma parte da vida de Bentinho o deixando.

Da mesma forma é Capitu. Trair ou não, não muda o fato de que contribuiu para uma vida plenamente destruída de Bentinho, e é a isso que Machado se referia. Imagino que ele ficasse indignado das pessoas não perceberem isso. Tanto que, assistindo à série, na última cena, não fica-se triste por vê-lo chorando. Fica-se triste por ver as pessoas indo embora, uma a uma, e restando apenas Bentinho em uma sala grande e vazia.

Enfim, esse livro é uma obra de arte. Da mesma forma como não se pode dizer que Mona Lisa está sorrindo, não se pode tomar uma conclusão sobre Dom Casmurro. São tudo hipóteses, opiniões, interpretações. Nos resta apenas prestigiar a maior história, feita pelo maior escritor do mundo.
Luane 30/10/2012minha estante

"Pra mim, é a mesma coisa de dizer que não, o Harry Potter nunca foi pra Hogwarts, na real o Harry Potter é um esquizofrênico que ficava tendo ilusões embaixo da escada dos tios. Se o narrador tá dizendo e você se propôs a entrar no universo de um livro, porra, aquela é a verdade!" Sinto muito, mas J.K. mesmo disse que havia a possibilidade de Harry ser um louco que imaginou tudo aquilo enquanto estava no armário debaixo da escada.

203,3

Marta 08/10/2013minha estante
Aquele momento em que você é obrigada a ler Dom casmurro de novo ! Muito bom cara mudou completamente minha visão

Karina.Sousa 12/02/2020minha estante
Eu também acho que ela traiu... Obrigada por compartilhar a sua opinião. Eu achava que era a única com essa opinião

Letícia 19/05/2020minha estante
Garoto eu quero ser tua amiga!!!!

Leitorajovem 18/08/2020

Obra incrível
Primeiramente, eu tô de cara com esse livro, é de uma maestria tamanha, não esperava, nem estava preparada para o rumo que tomou! Vale 5 estrelas pela genialidade de Machado de Assis, Dom Casmurro é uma obra incrível, e é bem complexo também.

Acredito que a jogada principal aqui nem seja se Capitu o traiu ou não, de fato, mas o que Bentinho queria que os leitores achassem, entende? Afinal, ele é um narrador-protagonista, consequentemente ele é parcial, ele está narrando suas lembranças lógico que através de sua própria perspectiva, ele conversa com o leitor, com sua carisma ele tenta influenciar o leitor.

Mas, voltando para a história, que começa com a explicação do seu apelido Dom Casmurro, Dom por ser fidalgo e Casmurro por ser teimoso e fechado em si mesmo que é exatamente o que ele se tornou. No início Bentinho, aos 14 anos, era bem bobinho, sempre fez tudo o que a mãe queria, já Capitu era mais esperta e sagaz, quando ele se descobriu apaixonado por ela, os dois fizeram de tudo para ele não ir ao seminário, e sim Capitu era bem persuasiva se ela queria algo.

Capitu era Capitu, isto é, uma criatura muito particular, mais mulher do que eu era homem. Pág 94

Porém, nada deu certo, ele foi pro seminário, mas fez uma promessa a Capitu de que eles se casariam e ele não iria virar padre, nos conta da sua adolescência, vida adulta e seu amor por Capitu, que só aumentou com o tempo junto com seu ciúme.

Em vários momentos da leitura nós vemos o quanto o ciúme de bentinho se torna obsessivo, algo doentio, que surge de suposições e enche sua mente a ponto dele afirmar com convicção que está certo, daí já dá para desconfiarmos dele. O que eu percebi é que ele tenta manipular o leitor, se fazendo de coitado, o sofredor, mas na real é ele que tem atitudes estúpidas, é egoísta, tem ações e pensamentos de dar nojo e para explicar isso vou por alguns trechos do livro, o que significa spoiler, se você ainda não leu seria bom parar por aqui kkk E lembrando, minha verdade não é absoluta.

Agora lembrava-me que alguns olhavam para Capitu ? e tão senhor me sentia dela que era como se olhassem para mim, um simples dever de admiração e de inveja.... E a alegria de Capitu confirmava a suspeita; se ela vivia alegre é que já namorava outro... Pág 143

Nesse trecho já se vê como bentinho aos 15 anos já era bem ciumento, ele já tá supondo coisas que nem sabe!
Tem uma cena, já depois de casados, em que Capitu está concentrada no mar e ele fica com ciúmes disso, logo depois explica que não estava com ciúmes do mar, mas sim do pensamento da esposa, o que é bem descabido né, fora as outras vezes que ele supôs algo, não vou citar todas aqui.

Bentinho e Capitu demoraram a ter filhos, e quando tiveram foi só um, Ezequiel, foi a maior felicidade, um momento bonito da história deles, ambos protegiam e amavam o filho, mas a desconfiança e paranóia de bentinho destruiu isso.

Na morte de Escobar, seu melhor amigo, foi onde tudo desandou de vez, bentinho começou a achar que Ezequiel na verdade era filho de Escobar, ou seja, ele estava convicto de que Capitu o traiu com seu melhor amigo e de fato ele nos faz começar a acreditar nisso, pois Ezequiel tem uma semelhança absurda com Escobar, juntando ao fato de que ele e Capitu demoraram pra ter um filho e Bentinho SEMPRE fala que Capitu tinha os olhos de cigana, oblíqua e dissimulada, o que eu vejo disso?? Que ele queria deixar gravado na nossa mente que ela era assim, toda hora ele reafirma isso, enquanto ele se denomina como alguém que não é capaz de ser assim, sendo que ele está sendo dissimulado com os leitores!!

Em nenhum momento ele tem prova de que realmente foi traído, é tudo suposições, em relação a Ezequiel e Escobar, pode sim ser somente semelhança, afinal, a Capitu também tinha grande semelhança com a finada mãe de Sancha, sua melhor amiga, esposa do Escobar e no capítulo CXL/VOLTA DA IGREJA, página 237 o próprio bentinho relembra isso, apesar da desconfiança dele.

E tem mais, Ezequiel desde pequeno tinha o custume de imitar os outros, Capitu e Bentinho sempre mandavam ele parar, mas o menino não parava, talvez essa semelhança toda com Escobar venha dessa mania da criança.

Quatro capítulos antes da morte de Escobar, em uma reunião dos quatro amigos (Bento, Capitu, Escobar e Sancha) tem um acontecimento que nos faz duvidar ainda mais dele, afinal, nesse capitulo bentinho relembra que teve atração pela mulher de Escobar, simm ele é um safado hipócrita, tem tanto ciúme da Capitu e tá desejando a amiga dela, o que me leva a pensar que a desconfiança dele seja peso na consciência, afinal ele meio que traiu a esposa e o amigo, mas pra não se sentir culpado, pra se safar ele tenta colocar os dois como os errados, entende?

Ciúme obsessivo é doença, da pra perceber que isso vai deixando ele louco, paranóico, ele se sentiu atraído pela esposa do melhor amigo, depois esse mesmo amigo morre, a culpa que ele sente se junta ao seu excesso de ciúme, uma pessoa assim quando coloca algo na cabeça fica convicto de que o que ela pensa é a única verdade, aí ele começa querer colocar a esposa como errada também, por que se ele fez algo assim, ela também pode fazer né, e depois da ideia de que a esposa o traiu ele não pensa que pode haver outra explicação. Começa a comparar e enxergar o filho como o amigo falecido. No dia do enterro de Escobar, Capitu ta chorando o que é algo normal, eles foram amigos a muitos anos, a melhor amiga dela ficou viúva e com uma filha, mas na visão de Bentinho ela age assim porque tinha um caso com Escobar, vê se pode isso, até o fato dela estar de luto é motivo de desconfiança.

E agora vou chegar na pior parte, tudo isso fez ele querer se matar, mas o que mais me deixou chocada foi que ele desiste da primeira ideia e em vez disso tenta matar o próprio filho envenenado, o amor que ele sentia pela criança se esvaiu, ele não chegou a matar o filho, mas ele cogitou fazer, o que é extramame problemático e horrível, ele ainda disse pro menino que não era seu pai, Ezequiel cresce, Bentinho envelhece e ainda assim deseja o mal para o filho, o fim de Ezequiel me deixou bem triste.

Depois de tudo que falei, acho que já deu pra perceber minha resposta a grande questão do livro, o que todos perguntam, Capitu traiu ou não traiu? Não, ela não traiu. Lógico que o único que pode responder isso com certeza absoluta é Machado de Assis, mas depois de tudo que li pra mim ficou claro que ela não traiu.

O ciúme, a desconfiança, os pensamentos de matar a mulher e o filho, são coisas tão terríveis que ele tenta justificar botando culpa nos outros, querendo que o leitor sempre concorde com ele, e é tão habilidosos ao fazer isso, se usando do carisma, da ironia, da melancolia para nos convencer de que está certo.

Quando mãe nem filho estavam comigo o meu desespero era grande, e eu jurava mata-lós a ambos, ora de golpe, ora devagar, para dividir pelo tempo da morte todos os minutos da vida embaçada e agoniada. - Pág 228

Voialà mes gestes, voialà mon essence
Eis meus gestos, eis minha essência - pág 153

Através dos gestos de Bento Santiago, da pra saber a essência dele. Ele é Dom Casmurro.

Ahhhh e o Bentinho é um advogado, isso me leva a crer que Dom Casmurro é tipo uma peça de defesa dele hehe
Andressa 29/08/2020minha estante
Verdade, esse livro é incrível!!

Leitorajovem 31/08/2020minha estante
É simmm, amei demais

Rodrigo Silvestre 26/04/2020

Achei o começo chato.
No meio parecia que estava no começo.
Perto do final melhorou
O final me deixou com raiva (positivamente)
30 minutos depois de finalizar a leitura já peguei 3 brigas na internet com gente que acha que Capitu traiu bentinho.

Acho que vale a pena
Ari Phanie 26/04/2020minha estante
Kkkkkkkkkk adorei. Eu tenho q tomar vergonha na cara e ir ler esse livro, mas meu Deus, como n me anima... :/

Rodrigo Silvestre 26/04/2020minha estante
Escuta audiobook dele no YouTube. Me ajudou muuito!!

Ari Phanie 27/04/2020minha estante
Eu tenho ele em audiobook kkkk, e mesmo assim, eu vou deixando pra depois. Espero que até o final desse ano eu leia, ou ouça.

Daay 28/04/2020minha estante
Para mim, não traiu rs

Ester 25/08/2020

Dom Casmurro - Conhecendo a narrativa de Machado de Assis
Mais uma leitura que esta quarentena me proporcionou, e essa em especial, com um brilhinho a mais porque o livro é do meu esposo. (E ele comprou por curiosidade e vontade própria de ler.)

💭"Aos quinze anos, tudo é infinito"

Mais um clássico, e esse nacional que entra para minha lista de lidos com amor!
Confesso que tive um relacionamento de amor e ódio durante essa leitura.

Sou muito ansiosa para os finais, e apesar de já conhecer essa história, tive que me controlar muito e não ler o último capítulo para acabar com minha agonia.

💭"O bonito é que cada um de nós queria agora as culpas para si, e pedíamos reciprocamente perdão"

É impossível ler a história de Bentinho e Capitu e não se contagiar, não sentir o amor puro e inocente, e a dúvida cruel e envolvente.

Faz um tempo eu vi a minissérie da rede globo que é a adaptação dessa história, e, naquela época, me encantei pelos cenários, figurinos e diálogos.

Acho que nada substitui a imaginação decorrente dos detalhes que um autor nos proporciona, apesar de eu ter achado essa narrativa um pouco lenta, foram os detalhes e as descrições que prenderam minha atenção à leitura.

Se eu indico? Sim, com certeza! Mas leia esse livro sem as lembranças (que assim como eu você deve ter) da obrigação imposta na época da escola.

Aprendi que a literatura nacional clássica, ou antiga, é tal como o cinema brasileiro, você pode dizer que não gosta por que não conhece, mas se conhecer acaba virando fã.

site: https://www.instagram.com/p/CCt5bibDQZr/
Miryan Jussara 25/08/2020minha estante
Excelente! Memórias póstumas de Brás Cubas tb é brilhante, recomendo.

Ester 25/08/2020minha estante
Sim, eu li faz pouco tempo, realmente brilhante!

Miryan Jussara 25/08/2020minha estante
Num é?! ?

Tales Martinelli 18/08/2020

Traiu ou não?!
Um clássico definitivo da literatura brasileira. Dom Casmurro é um livro narrado por seu protagonista, Bentinho, já mais velho, relembrando sua vida cotidiana e romance da adolescência e vida adulta.

É um livro muito interessante, que gera uma gama de sentimentos ao decorrer da leitura, tendo um final que fecha de maneira muito satisfatória!

Este final possui uma interpretação, que varia de cada pessoa... Mas na minha opinião (SPOILER ALERT!) não houve traição alguma!!! Hahahaha
Wilza 18/08/2020minha estante
Concordo, não traiu.

Andressa 18/08/2020minha estante
Também acho que não traiu!!!

Tales Martinelli 18/08/2020minha estante
Ainda bem que não tô sozinho nessa hahahaha Bentinho é doido! Desde o começo com esses ciúmes!

Talita.Martinelli 18/08/2020minha estante
Me recomenda pra leitura de férias?

Tales Martinelli 19/08/2020minha estante
Opaaaa! É uma leitura diferente, mas acho que você vai curtir

Ana Lu Oliveira 19/08/2020minha estante
Não traiu e ele é doido de ciúmes sim, credo!

Juu 19/08/2020minha estante
Vale a pena mesmo, essa leitura?

Andressa 19/08/2020minha estante
Eu acho que depende muito fazer a leitura desse livro, não é atoa que é um clássico, mas minha primeira leitura foi no Ensino Médio e eu detestei ele, foi uma leitura arrastada e entediante, só depois de um "amadurecimento literário" eu soube apreciar esse livro, depois da minha releitura, digo que é um dos melhores livros que já li.

Tales Martinelli 19/08/2020minha estante
Concordo totalmente com você! Vai de cada um... também por ser uma leitura de época, é meio rebuscada a escrita, então pode ser entediante para algumas pessoas... Mas vale a pena ler sim!

Juu 19/08/2020minha estante
Sendo assim, vou colocar ele na minha listinha! :)

Lucas | @luagonoslivros 26/07/2020

Coração Partido
Depois da péssima experiência lendo Machado na escola, eu estava com medo de tentar de novo. Achei que seria o momento para reler Dom Casmurro e, felizmente, eu estava certo.
Eu nem tenho palavras pra descrever a surpresa de conseguir apreciar a escrita do Machado, a forma como o Bentinho narra essa história, os acontecimentos que temos aqui...
Eu terminei com um aperto no coração pelo final, mas muito feliz por ter uma experiência maravilhosa, que é a que esse livro merece.
Ansioso para ler outros livros do Machado. Olha só, nunca pensei em dizer isso! :')