Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Stefanny 16/04/2022

Traiu ou não?
Se traiu, eu não sei, mas sei que CLARAMENTE não podemos levar em consideração a palavra de um homem que cogitou matar o próprio filho só para acabar com sua "agonia de ciúmes".

Só olhar pela visão do Dom é facil, julgar capitu é fácil, difícil é ver que Bento já não tinha seu juízo certo a muito tempo. Capitu não podia chorar no túmulo do amigo, que era traição. E embora Ezequiel se parecesse com Escobar, eu acredito que Bento apenas via o que queria ver. Via no seu filho o seu amigo e assim ligava uma traição, mas eu acho que ele ficou tão paranóico nisso que via coisa onde não tinha!

Machado de Assis disse, disse e no fim não disse realmente nada! Um mistério que vai passar de geração após geração dividindo opiniões (sabemos que era exatamente isso que ele queria aqui), mas não podemos dizer que Machado de Assis não fez um grande trabalho e uma grande obra nisso aqui!

Como dizem por ai: Um Clássico!!!
Bia 16/04/2022minha estante
amo esse livro!

Cleo 16/04/2022minha estante
Queria saber fzer resenha assim ??? kkkkkkk

Stefanny 16/04/2022minha estante
Bia, eu tbmm! Mas passo muita raiva lendo ?

Stefanny 16/04/2022minha estante
Cleo, só fala tudo q te irrita no livro e dps dá uma amenizada kkkkkk smp dá crt!

Lana 09/04/2022

É um livro que demorei bastante pra acabar porque ele é bem detalhado. Ele começa em um ritmo lento e depois de desenvolve rapidamente. Pra mim capitu não traiu bentinho, mas ele bem que merecia um belo par de chifres.

Aninha 15/09/2021

Muito além de traiu ou não traiu
A primeira coisa que tenho que destacar é
Machado de Assis que AUTOR SENSACIONAL, a escrita dela é maravilhosa, crítica, irônica e poética. Assim que acabei de ler o livro eu só queria mais, inclusive pretendo ler muito mais do autor.
Sobre os personagens: O Bentinho (o protagonista) é INSUPORTÁVEL, que cara CHATO, bentinho é mimado, egoísta, manipulador, dissimulado diria que a única "qualidade" e seu senso crítico, que eu gosto. Mas aqui o fato de não gostar do personagem principal não atrapalha, na verdade me atrai e torna a leitura mais crítica (pelo menos pra mim). Capitu é encantadora, talvez seja a forma que Bentinho a descreve, mas é uma personagem que eu gostaria de ter como amiga, ela dá o brilho da estória. Escobar também é um personagem carismático, que novamente talvez tenha ligação com a forma que Bentinho o vê, outro ponto que, pelo menos pra mim, me fez gostar ainda mais do personagem é a questão que ele as vezes parece um "antagonista" do Bentinho (E de certa forma ele é), embora muitas vezes ele concorde com o amigo, ele em muitas outras vezes parece mais LIVRE, racional, divertido.
Agora o "grande" ponto do livro,embora o livro vai muito além disso, Traiu ou não traiu? Mas acredito que não, embora eu gostaria que tivesse pois o Bentinho merecia, digo mais, acredito que Bentinho traiu Capitu ou pelo menos teve esse impulso.
A narrativa no início ela é pouco mais lente mais depois o livro fica quase que frenético.
Recomendo MUITO.
Ketley7 15/09/2021minha estante
Adorei a resenha ?

Pedro 15/09/2021minha estante
Concordo. Capitu não traiu, mas deveria. Bentinho é muito insuportável. E quando li pela segunda vez, acho que o que ele tinha era um ciúme doentio por não ter ficado com uma determinada pessoa que não era Capitu.

Aninha 15/09/2021minha estante
Tem a teoria que Bentinho na verdade gostava de Escobar, pra mim ele tinha inveja, e colocava Escobar em um pedestal

Jaque.Barreto 05/10/2021

Uma obra sensacional!
Li pela primeira vez bem jovem, não dei o valor que essa história merece!
Machado de Assis é sensacional!
Amei a trama, como a história é narrada!
Muito bom mesmo!

louiza 29/08/2021

de onde viemos? para onde vamos? capitu traiu bentinho?
enfim li dom casmurro, finalmente posso participar de uma das maiores discussões (se não a maior) da literatura.

?capitu traiu bentinho??

precisamos lembrar que, a história é toda narrada por bentinho, dessa forma só ouvimos o seu lado da história, teria capitu realmente traído seu marido ou ele apenas deturpou os fatos para se passar por um homem injustiçado?

desde o início capitu é retratada como dissimulada, seria este um modo de levar o autor a duvidar de seu caráter quando bentinho mencionasse a suposta traição?

enfim, são muitos os pontos a se discutir. dom casmurro é minha primeira leitura de machado de assis e confesso que, no início, tive uma grande dificuldade para me adaptar à sua forma de escrita, mas a partir do momento que capitu e bentinho se casam confesso que li o restante de uma vez só.

a história te prende, fomenta a sua curiosidade e no final te deixa com um ponto de interrogação gigantesco na cabeça, vale a pena cada parágrafo.

Andre.Castagini 14/08/2020

Livro ótimo também para aqueles que querem aumentar seu vocabulário. Permanece a dúvida Capitu traiu Bentinho?
L. Vertuan 14/08/2020minha estante
A eterna questão do "traiu ou não traiu?", Machado foi brilhante.

Jan 14/08/2020minha estante
Bentinho é louco rs.

Domi Castro 27/09/2020minha estante
Ah, esse livro...

Virgínia 28/09/2020minha estante
Acho que ela traiu.

Gerson 06/10/2020minha estante
Caraca!!! Terminei de ler a pouco... e realmente André: o que mata é essa dúvida!!!

Lukas 07/06/2021

Bentinho fala demais.
Ai... Sem saco pra fazer resenha, gente... O livro tem o que? 100 anos? Mais? Creio que todo mundo já sabe só que se trata. Eu só queria vir aqui atualizar o skoob porque terminei de ler essa obra maravilhosa e engraçadíssima já fazem um tempo e me esqueci de atualizar aqui.
E cá estou eu, atualizando.
Lukas 07/06/2021minha estante
O título é só desabafo mesmo, as vezes o Bentinho é muito prolixo. Entendo ele, e por isso posso falar...

Aline 07/06/2021minha estante
O Bentinho é insuportáveeeeel meu deus chatão

isalvetti 21/02/2022

Não traiu coisa nenhuma
Gente top 1 personagens que precisam de uma terapia URGENTE né?

Capitu não traiu Bentinho e aqui está uma lista dos porquês:

1. Bentinho é doido, fica com inveja e ciúme de absolutamente TUDO.

2. Quando o agregado diz que ela tá bem e feliz pra tranquilizar o Bentinho no seminário ele acha ESTRANHO ela estar feliz. Ele fica com ciúme e acha que ela devia estar tão ruim quanto ele, preferia que ela estivesse mal do que feliz. Que tipo de amor é esse gente?

3. Boycu: não deixa a Capitu sair com os braços de fora (detalhe: no calor do Rio de Janeiro meu povo). Isso equivaleria a uma mina sair com um decote mais ousado nos dias de hoje creio eu. Em nenhuma situação ta certo o homem ditar o que a mina veste fodase.

4. Ele tem ciúme de um DEFUNTO! Nem o cadáver saiu ileso.

5. Ele considerou matar o filho e a mulher. Psicopata? Quase nada.

6. Antes disso ele considerou se matar porque vozes da cabeça dele disseram que a Capitu tinha traído ele. Saúde mental instável? Magina.

7. Bentinho se mostra inseguro desde criança. A importância do tratamento psicológico pra não chegarem nesse nível né gente?

8. Ele santifica a mãe como se ela de fato fosse uma santa e se recusa a reconhecer qualquer falha dela. Zero saudável, vamos combinar?

Enfim, Bentinho é um boycu de primeira, bem ciumento e inseguro de si mesmo.

Machado conseguiu retratar esse tipo com maestria, parabéns.

PS.: Se você acha que o Bentinho foi traído, existem grandes chances de você ser boycu que nem ele?
tortajulia 21/02/2022minha estante
amo

VitferB 21/02/2022minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk amei

Pedro.Junger 18/06/2021

Merecidíssima a fama
Estava receoso de me aventurar pelos livros do Machado. Por conta do pressentimento de que, devido a época, esse livro apresentaria uma linguagem extremamente rebuscada. Como eu estava enganado! Machado possui um vocabulário de fácil entedimento, escrita extremamente única, repleta de ironia, e que deixa sempre questões a ser pensada na cabeça do leitor. Confesso que, meu ponto favorito do livro é descobrirmos se a narração de Bentinho é confiável ou não. Gostei muito de todos personagens. E, com toda a certeza, sai com um ódio imenso de Dom Casmurro e uma compaixão imensa pelo Ezequiel. Pretendo ler mais obras do Machado, que já se tornou um queridinho meu. Recomendo a todos!
Danny 18/06/2021minha estante
Tenho alguns livros de Machado aqui e nunca comecei pelo mesmo receio, de não conseguir compreender a liguagem... Mas com certeza tenho de dar uma chance.

miriancecily 18/06/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li... ?

Pedro.Junger 18/06/2021minha estante
Danny, vai fundo! Encontrei uma linguagem, que mesmo com o tempo que foi escrita, é extremamente atual. E não senti a escrita cansativa em momento nenhum!

Sara 18/06/2021minha estante
Ai esse livro é um dos meus nenéns, ansiosa para você ler os outros livros do Machado ?

Emily 09/08/2022

Demorei anos da minha vida pra ler esse livro.
Sempre ouvi falar do brilhantíssimo Machado de Assis, porém nunca me veio o vontade de ler algum livro dele.
Nesse ano tomei coragem e entendo a fama que ele carrega.
Que história maravilhosa, chegou um momento que eu só queria ler e ler, pra saber se realmente Capitu traiu ou não Bentinho. Isso nós nunca saberemos, porque Capitu me deixava meio desconfiada (na visão de Bentinho) e Bentinho, claramente, precisava de um psicólogo ou se internar em um hospital psiquiátrico.

Enfim, maravilhoso!!!
??????????

Sávio 23/03/2022

Realmente, para mim, Machado de Assis é o melhor em termos de estrutura textual. Ele consegue fazer com que a leitura não se torne cansativa, colocando capítulos pequenos que ajudam o leitor. Todo leitor sabe o quanto é ruim parar a leitura antes de terminar o capítulo, o livro pode ser bom o quanto for, não importa, quando voltar a leitura, sente-se perdido; mas isso não acontece nessa obra, juntamente por ter capítulos pequenos e muito bem elaborados. E a "enxurrada" de cultura que essa obra trás é indizível. Boa leitura!
LuaTeresa 23/03/2022minha estante
E aí? Traiu ou não traiu???

LuaTeresa 23/03/2022minha estante
Quando eu li, eu achei que não tinha traído mas vou ler de novo para ver se mudo de opinião
Mas a gente sabe que não é o foco "se traiu ou não traiu"
Só estou brincando mesmo ?

Dayse.Ariane 23/03/2022minha estante
Ótima resenha ??. Quero reler.

Mari.Vasconcelos 16/04/2021

Todos os superlativos!
Li este livro tardiamente pq sempre tive "PRÉ-CONCEITOS" sobre ele. Finalizei arrependida por ter prolongado por todos esses anos esse turbilhão que me causou.

No meu coração, tentei advogar em favor de Bentinho de Matacavalos; sua ingenuidade, doçura e inocência tornaria o veredito tão propício em favorecimento dele; mas o Bentinho essencialmente humano que foi se tornando na Glória, deu um parecer torpe à Dom Casmurro que chegou ao Engenho Novo...

Não, de forma alguma Capitu poderia ser de todo insenta de responsabilidade; no entanto, sabe-se lá dos motivos dela?

Que obra prima maravilhosa!

Machado, aí de onde jaz à rir-se da ignorância dos tolos, perdoe meu medo desmedido, que aqui em remissão do meu fatídico engano, só por este em si, proclamarei tua divindade por todo chão que pisar.
Margô 12/05/2021minha estante
Ainda bem que você o leu...rsss. E agora? Qual é o conceito?

Mari.Vasconcelos 12/05/2021minha estante
Ihh Maria, o conceito é que independente de qualquer coisa, esse é um livro maravilhoso!

Margô 13/05/2021minha estante
????????????????

Paula.Carollini 17/01/2023minha estante
Que resenha!!!?

Renata CCS 02/02/2013

Ciúmes, traição e muitas leituras possíveis
DOM CASMURRO é um clássico da literatura brasileira, conhecido mesmo por aqueles que não leram o livro. Com uma trama envolvente e misteriosa, o livro é considerado a obra mais reverenciada de Machado de Assis e um dos mais aclamados da literatura nacional. A complexidade de sua narração e de sua história o tornam um grande mistério até hoje. Afinal, Capitu traia ou não Bentinho? A história se baseia no romance entre Bento e Capitu e num possível romance entre Capitu e Escobar, melhor amigo de Bentinho. Tudo o que sabemos deste suposto triângulo amoroso é através da visão de Bento, que é o narrador da história, e esse fato faz com que não seja possível saber se a traição ocorreu ou não. O enredo começa no ano de 1857, na rua de Mata-Cavalos, quando Bentinho, com 15 anos, se apaixona por sua vizinha adolescente e grande amiga Capitu. Devido a uma promessa feita por Dona Glória, a mãe de Bento, os dois acabam separando-se. Ao perder o primeiro filho, a mãe prometeu que se tivesse outro filho homem, ele seguiria carreira religiosa. Bento, mesmo contrariado, foi mandado para um seminário. Lá ele conhece Escobar, também seminarista e que vem a tornar-se seu melhor amigo e futuro marido de Sacha, a melhor amiga de Capitu. A desconfiança de Bentinho se inicia quando Escobar morre devido à reação de Capitu no velório do amigo. A partir desse momento começa a paranoia: ele nota que seu filho se parece muito com Escobar e que já havia encontrado o amigo e a esposa algumas vezes sozinhos em sua casa. Deste momento em diante o ciúme e as suspeitas de traição só crescem. A narração feita por Bentinho pode ser considerada questionável: ele tenta convencer a si mesmo e ao leitor de que suas suspeitas são válidas. Mas o livro também nos fornece material para duvidar do narrador. Quando li o livro pela primeira vez, na adolescência, cheguei à conclusão de que Capitu tinha traído Bentinho. Entretanto, ao ler novamente anos depois, já tive uma visão completamente diferente de Capitu. Apesar de achá-la dissimulada e muito mais inteligente do que aparenta, agora acho que ela não traiu Bentinho. Trata-se de um romance sobre o ciúme, não sobre traição. O interessante da obra é sua capacidade de enganar: a possível inocência de Capitu permaneceu despercebida durante tanto tempo porque se acreditava que o que estava escrito era o real e esqueciam que era apenas a visão de um dos personagens. DOM CASMURRO É envolvente, misterioso, único e brilhante! É uma obra que deve ser lida por todos.
Aline 08/05/2013minha estante
Quando você é ciumento e ler um livro como esse, você de questiona se todas as vezes em que você sentiu ciúmes foi real ou loucura.

Renata CCS 13/05/2013minha estante
Aline, interessante a sua observação. Muitos leitores criticam a atitude de Bentinho, mas não sabemos se agiríamos da mesma forma se estivéssemos na mesma situação.

Limão 14/07/2014minha estante
Concordo com você Aline. Ou a pessoa ciumenta passa a concordar com Bentinho e dar razão aos questionamentos dele

Ana Maria 15/01/2016minha estante
Dom Casmurro é um dos livros na minha estante que eu conhecia "de cabo a rabo" sem jamais ter lido. Mesmo sabendo dos encontros e desencontros que me esperavam, era incapaz de imaginar o sabor das minúcias da narrativa de Machadão nesta fase (estava mais acostumada ao escritor de Helena, que insiste em morar no meu coração).
E uma pergunta agora me atormenta mais do que a dúvida da traição de Capitu: por que não li Dom Casmurro antes? :) Ótima resenha, Renata!
(E olha, minha vontade é que dona Capitolina tenha metido um par de chifres bem bonitos na cabeça do doutor Santiago. Ô, entojo!)

Emilson5 27/06/2023minha estante
Esse também foi meu primeiro clássico e primeiro contato com a obra de Machado! Não tive nenhum amparo teórico, fui na raça mesmo! E olha, foi muito bom! Claro que não consegui pegar as sutilezas, mas, fique por dentro da escrita do autor e da narrativa. Uma das coisas que mais me instigou a ler o livro foi a minissérie Capitu. Aliás, acho que já reli umas duas vezes e quero reler mais!

Jadgy 27/06/2023minha estante
Existe vários artigos sobre a postura de Bentinho com Capitu, mas desde o início o autor já coloca que Capitu não seguia muito bem as as regras impostas para mulheres na sociedade e Bentinho já demonstrava ciúmes logo no início com qualquer pessoa que ela interagia. Mas eu acho que a história fica melhor quando você descobre que muito provavelmente, Machado de Assis escreveu essa história baseado em uma história real onde ele estava envolvido. O boato na época era que Machado de Assis tinha um caso romântico com a esposa de José de Alencar (um romancista da época que escreveu Iracema) e que o filho dele, na verdade, seria de Machado e não dele. Machado de Assis era padrinho do menino e após a morte do José de Alencar assumiu muito um papel bem presente na vila dele, o menino que se chamava Mário de Alencar, no que dizia na época, era um escritor bem medíocre, mesmo assim entrou para a Academia brasileira de letras devido ao próprio Machado ter colocado ele lá dentro, o que só aumentou os boatos. Foi através dessa história que teria surgido dom casmurro. Essa desconfiança teria surgido porque um outro escritor, chamado Humberto de Campos, escreveu em seu diário que o menino era filho de Machado de Assis biologicamente. Naquela época nunca se soube se aconteceu mesmo essa traição da esposa de José de Alencar com o amigo Machado de Assis, se mantendo um mistério até hoje, assim como o final que fica em aberto nesse livro.

Biggie 24/12/2020

Terminei! Finalmente poderei participar da discussão: Traiu ou não traiu? Rsrs