Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Everton Vidal 25/02/2020

Inovadora, intrigante, divertida. Bentinho, pseudo-autor do livro, sempre esquivo, informal e insinuante é um dos narradores menos credíveis de toda a história universal.
Mayara945 25/02/2020minha estante
Adoro essa história. Como li já sabendo de antemão o enredo, fiquei o texto todo procurando os indícios da traição rsrs Machado foi realmente um gênio

Everton Vidal 26/02/2020minha estante
Hahaha. Algum dia vou lê-lo de novo para procura indícios também rs.

Anderson Menezes 03/03/2020minha estante
História de final ambiguo, intrigante e excitante.

Everton Vidal 22/09/2020minha estante
Realmente Anderson!

Markus.Paulo 04/08/2021

Sincera
Uma leitura feita por curiosidade para ver realmente se teria a mesma dificuldade de ler como tinha no ensino médio, onde geralmente a maioria dos estudantes brasileiros são forçados a ler os "clássico". Bom, acabou que me surpreendi, tiver certa dificuldade com os termos porém o diccionario do kindle ajudou muito. Definitivamente é uma ótima leitura, mas deve ser feita porque a pessoa quer conhecer este grande escritor nacional e não por obrigação.
Kamilla 04/08/2021minha estante
Machado de Assis é perfeito! ( de leitura muitas vezes difícil, mas ele é um grande escritor). E esse livro está na minha lista de leitura, ansiosa para ler e mais ainda para saber se o que eu ouvi a vida toda na "escola ", é realmente o que eu vou desfrutar sozinha ao ler essa belíssima obra!

PS: quando terminar a obra me conta o que achou, tá bom!?. :)

emi 16/04/2023

Dom casmurro
Em algumas partes, achei a leitura lenta e cansativa. bentinho divagava demais e isso me tirava um pouco o interesse pela história, mas, no geral, a narrativa é extremamente interessante e me agradou bastante.
gostei particularmente da maneira em que tudo de bom que bentinho e aqueles ao seu redor tinham conquistado foi por água abaixo por sentimentos de ciúmes e desconfiança, além da amargura do tempo. a maneira em que a própria mente podia colocar truques foi muito intrigante de se ver.
ademais, uma conclusão tiro dessa leitura com toda a certeza: capitu não traiu bentinho!

Tales Martinelli 18/08/2020

Traiu ou não?!
Um clássico definitivo da literatura brasileira. Dom Casmurro é um livro narrado por seu protagonista, Bentinho, já mais velho, relembrando sua vida cotidiana e romance da adolescência e vida adulta.

É um livro muito interessante, que gera uma gama de sentimentos ao decorrer da leitura, tendo um final que fecha de maneira muito satisfatória!

Este final possui uma interpretação, que varia de cada pessoa... Mas na minha opinião (SPOILER ALERT!) não houve traição alguma!!! Hahahaha
Wilza.Alves 18/08/2020minha estante
Concordo, não traiu.

Andressa 18/08/2020minha estante
Também acho que não traiu!!!

Tales Martinelli 18/08/2020minha estante
Ainda bem que não tô sozinho nessa hahahaha Bentinho é doido! Desde o começo com esses ciúmes!

Talita.Martinelli 18/08/2020minha estante
Me recomenda pra leitura de férias?

Tales Martinelli 19/08/2020minha estante
Opaaaa! É uma leitura diferente, mas acho que você vai curtir

Ana Lu Oliveira 19/08/2020minha estante
Não traiu e ele é doido de ciúmes sim, credo!

Vitória 19/08/2020minha estante
Vale a pena mesmo, essa leitura?

Andressa 19/08/2020minha estante
Eu acho que depende muito fazer a leitura desse livro, não é atoa que é um clássico, mas minha primeira leitura foi no Ensino Médio e eu detestei ele, foi uma leitura arrastada e entediante, só depois de um "amadurecimento literário" eu soube apreciar esse livro, depois da minha releitura, digo que é um dos melhores livros que já li.

Tales Martinelli 19/08/2020minha estante
Concordo totalmente com você! Vai de cada um... também por ser uma leitura de época, é meio rebuscada a escrita, então pode ser entediante para algumas pessoas... Mas vale a pena ler sim!

Vitória 19/08/2020minha estante
Sendo assim, vou colocar ele na minha listinha! :)

Mariimc 20/08/2021

Traiu ou não traiu?
Bentinho foi prometido ao seminário antes mesmo de nascer, mas ao crescer percebe que não é isso que quer pra sua vida, se apaixonou pela danada da vizinha, nossa Capitu. Mas como resolver esse impasse? Oq vai ser do ?talvez? futuro deles?
Relâmpago 20/08/2021minha estante
não traiu. e o bentinho era apaixonado no Escobar

Karlla.Maevah 20/08/2021minha estante
Nãoooooooooo

Diogo Ramos 12/09/2022

Machado em sua excelência
Uma leitura prazerosa e simples, mas algo profundo emana da obra, a construção dos personagens o preenchimento do roteiro as camadas a perspectiva além das referencias artísticas, uma grandíssima obra não da literatura mas de todas as artes.

nnamaria 04/12/2020

Clássico
Um clássico que não tem do que reclamar. Simplesmente espetacular. Vale muito a pena ler.
Mannuh.Lyma 04/12/2020minha estante
O melhor livro que eu já li mds ?

Helen Sippel 26/10/2023

O último superlativo
Que grande, grandessíssima lástima em que me encontro, caro leitor. Não tenho nem palavras. Me sinto presa em um mar de ressaca, esse mesmo. Aceito minha condição e daqui não quero sair; que eu me afogue.

Nunca li nada parecido, e espero que nunca venha a ler. Poética de uma riqueza inexplicável. Uma grande tragédia, de fato, e um final à altura onde todos os adeus foram dados. Vou sentir saudades.

Mariana113 09/06/2023

Olhos de cigana oblíqua e dissimulada
O livro conta a história de amor entre Bento e Capitu. A narrativa tem início na infância dos personagens destacando a conexão forte e duradoura existente entre os jovens que os acompanha até a vida adulta.

Infelizmente o uso do vocabulário foi um fator complicador quanto ao ritmo da leitura e as divagações iniciais do personagem principal prejudicaram bastante a minha concentração e imersão na história.

A reviravolta apresentada nas páginas finais do livro e o modo como o Bentinho lidou com as suas desconfianças foram apresentados de maneira corrida, sem contar que o desfecho me pareceu bastante conveniente. Definitivamente não é o meu tipo de leitura favorita.

É um clássico da literatura, mas foi um sufoco chegar ao final da obra. A minha experiência pessoal foi bastante desestimulante.

?Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos.?
Jakee 29/06/2023minha estante
Eu estou lendo esse livro atualmente e concordo plenamente com tudo que foi dito nessa resenha. A escrita também está dificultando muito o meu ritmo de leitura desse livro. Mais vou terminar mesmo que na força do ódio. ????

Mariana113 29/06/2023minha estante
Jake, infelizmente no meu caso, foi uma experiência de centavos! Porém é um clássico e em algum momento o esforço vai fazer sentido, nem que seja na questão da disciplina de continuar.

maiariata22 30/11/2020

Sério??
Só li por obrigação da escola mas não lembro de nada. Tenho vontade de ler novamente. Mas sei que vai ser complicado pois com a linguagem da época vou ter que ler a mesma página mais vezes para conseguir entender. kkkkk
Edilene Freitas 30/04/2021minha estante
Tem uma edição da Panda Books maravilhosa, que ajuda muito nessa questão de vocabulário. Pra uma releitura vale a pena ?

Ceci 15/11/2021minha estante
eu tô ass tbm KKKKKKK

BRUNA TORRES ALVES 23/01/2021

Dom Casmurro
Incrível como um livro escrito há mais de cento e vinte anos pode ser tão atual!

O romance do genial Machado de Assis traz uma protagonista empoderada e um boy tóxico.

Capitu, uma mulher forte, segura, sagaz e a frente de seu tempo vimve um relacionamento abusivo com Bentinho, um "menino" mimado, imaturo e inseguro. Bentinho nunca se tornou homem, continuou sendo um menino até quando atingiu idade de ancião.

Com uma escrita impecável o Bruxo do Cosme Velho consegue envolver o leitor e criar expectativas a cada virar de páginas!

Mayra 05/05/2010

Capitu NÃO traiu Bentinho
Em um livro onde só sabemos da história pelos olhos de um único personagem é difícil tirar conclusões concretas, historias narradas em primeira pessoa podem ser tanto verídicas como inventadas. Porem Machado de Assis é um verdadeiro mestre é preciso acreditar que este gênio não fez uma história como tantas outras de sua época onde a mulher é sempre o pecado e a ruína do homem. Não podemos acreditar que Machado de Assis pensasse como os demais. Se pensava talvez não fosse a pessoa em que acreditamos que era.

Bento Santiago é considerado por alguns autores o personagem mais complexo do romance “Dom Casmurro”. Pois é analisado com vários traços psicológicos no decorrer da obra. Muitos leitores enxergam o romance pelos olhos do narrador mais para acreditar nos argumentos apresentados pela defesa precisaram ir alem dessa visão machista e preconceituosa expressa por Bentinho. Vale lembrar que ele era advogado e qualquer advogado pode facilmente defender uma causa e quando fazem isso jogam todos os pontos a seu favor para que todos acreditem facilmente. Em sua infância vive um grande dilema com a promessa feita por sua mãe de colocá-lo no seminário. O personagem possui uma grande insegurança psicológica e entre elas podemos citar o comportamento exagerado ao bem próprio, o egoísmo invade sua mente, obcecado para sair do seminário e ficar com Capitu, chega a desejar a morte de sua própria mãe, pois assim ficaria livre da promessa.
“... O terror me segredou ao coração, não estas palavras, pois nada articulou parecido com palavras, mais uma idéia que poderia ser traduzida por elas:”mamãe defunta, acaba o seminário...”

Outra grande característica de Bentinho que é fundamental pra a defesa de Capitu é o ciúme exagerado que ele sente por tal, o que lhe trazia insegurança e desconfiança. Como qualquer pessoa ciumenta, imagina situações que muitas vezes não são verdadeiras. Podemos citar ainda um estudo sobre o sobrenome de Bentinho, Santiago = Santo Iago, aludindo ao Iago de Otelo que é o símbolo de ciúme.
“...cheguei a ter ciúmes de tudo e de todos. Um vizinho, um par de valsa, qualquer homem moço ou maduro me enchia de terror ou de desconfiança...”

Apontamos dois episódios que são usados contra Capitu para comprovar o temperamento delirante de Bentinho. O primeiro é o capítulo CXIII – Embargo de terceiro. Aqui, Bentinho chega mais cedo de uma apresentação teatral, “voltei no fim do primeiro ato”, e encontra Escobar em sua casa. Está embaraçado, o que pode ser observado no diálogo titubeante. Capitu, que não acompanhou o marido por dizer-se indisposta, está fora da cama (e se estivesse na cama?) e bem de saúde. O outro capítulo é o de número CXXIII – Olhos de ressaca. Nele, durante o enterro de Escobar, Capitu “olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa”, que deu para o marido a certeza de que algo não estava certo. Situações suspeitas, sem dúvida mais afinal, por que um amigo íntimo não pode visitar a casa de seu confrade em um horário pretensamente impróprio? O que impede uma mulher de bom coração chorar a morte de um amigo da família? Todos estavam chorando e sofrendo e apenas as lágrimas de Capitu é que são repreensíveis? Ela também era amiga do Escobar e da viúva, assim como Bento. Nada. Ademais, não me parece plausível que os supostos adúlteros se encontrassem na casa de Bentinho. Os empregados falam demais. Os vizinhos são atentos. Haveria de ter hora e lugar mais apropriado.

Alguns leitores, e adeptos a traição de Capitu afirmam que tal personagem é boa com desculpas e podia enganar a qualquer um facilmente. Embora seja comprovada a facilidade de Capitu na hora de despistar atenções como presenciamos em sua atuação com relação ao pai nos capítulos de introdutórios não podemos acusá-la de enganar a Bentinho, pois ela mesma afirma em trechos do livro que odeia segredos entre os dois. Alem de que em momento algum se mostrou atraída por Escobar ou encurralada a ponto de precisar inventar desculpas para Bentinho.

Um ponto marcante e talvez o principal indicio de acusação contra Capitu é o fato de Ezequiel parecer-se com Escobar. Antes de tudo fica uma pergunta pra a acusação: Que outro personagem do livro, além do alucinado e louco de ciúmes Bentinho vê a aparência ‘física’ entre tais personagens? Pode ser apenas uma impressão de um velho amargo corroído pelo ciúme há anos. Em dado momento da obra, Bento perante a um retrato da mãe de Sancha fala da semelhança daquela com Capitu, mesmo não havendo nenhum parentesco entre elas o que mostra que mesmo que Ezequiel fosse parecido com Escobar isso não seria necessariamente a prova de uma traição.

Vendo as semelhanças comportamentais citadas pela própria Capitu no capitulo 131 é mais claro ainda ver que ela não cometeu um adultério, agindo com tanta inocência que chega a citar para bentinho as imitações do filho. Qual a mulher que trai e expõe de tal maneira essa traição? Alem do mais se baseando em pesquisas psicológicas podemos afirmar que no desenvolvimento da criança a imitação dos mais velhos desempenha um papel de primordial importância. E a aproximação que as famílias tinham pode ter gerado em Ezequiel tais imitações que foram inclusive aprovadas pelo próprio Bentinho no inicio do capitulo 112, pois ele aceita tais imitações enquanto Capitu adverte e reclama do vicio do filho.

Alem do mais todos aqui sabemos que para haver traição não é necessária que ela seja física, então como Bentinho explica o fato de ter traído Capitu em pensamentos com Sancha?
“...não havia jeito de esquecer a mãe de Sancha nem os olhares que trocamos...”
“...Uma sensação me correu todo o corpo...”

Outro ponto interessante e talvez imperceptível em uma primeira leitura é uma possível relação afetiva entre Bentinho e Escobar. Uma vez que trocam expressões e gestos ternos e afetuosos, por vezes demoradamente, reparem:
“...não fitava de rosto, não falava claro nem seguido: as mãos não apertavam as outra, nem se deixavam apertar deles, porque os dedos, eram delgados e curtos, quando a gente cultiva tê-los entre os seus...”
“...Quando ele entrou na minha intimidade pedia-me freqüentemente explicações e repetições miúdas[...]Eu, seduzidos pelas palavras dele, estive quase a contar-lhe logo, logo, a minha história. A principio fui tímido mais ele fez-se entretanto na minha confiança...”
“Os padres gostavam de mim, os rapazes também, e Escobar mais que os rapazes e os padres”
“... quando voltei ao seminário, na quarta-feira, achei-o inquieto; Disse-me que era a sua intenção ir ver-me, se eu demorasse mais um dia em casa”.

Bentinho durante todo o livro dá muito enfoque ao olhar de Capitu:
“são olhos que puxam, que carregam o homem, é mesmo como a onda do mar. É uma força semelhante a do mar, são olhos em que você se perde, se afoga, te sufocam.”
E talvez essa seja uma das grandes paranóias dele que se perdeu nos olhos de Capitu e provavelmente pensava que todos iam se perder como ele. Talvez ele pensasse que ela produzia esse efeito sobre os homens, de propósito. Mais esse é um dos maiores enigmas da história da literatura do Brasil: Capitu traiu ou não Bentinho?
Para nós esta claro que não, mais vai saber. E como já disse Maitê Proença: “Isso é ficção! Estamos há 100 anos, discutindo ficção. Esse é o poder de Machado. Ou serão dos olhos de ressaca?”
Cristiane 18/06/2012minha estante
Adorei sua análise. Brilhante! Mas eu tive uma dúvida a favor de Bentinho: Se Capitu não conseguia engravidar, por que, do nada, ela apareceu grávida? Será que Bentinho era estéril e Escobar, por amor ao amigo, resolveu dar um filho para ele através de Capitu?
Essa questão da homossexualidade também me deixou confusa. Bentinho e Escobar pareciam ter intimidade demais! Mistério eterno!

Nico 28/10/2023

Terapia no Bentinho
Me senti dentro de uma novela brasileira de sucesso, a escrita é impecável, o enredo, a ambientação... literatura brasileira, né?
Enfim, fica claro que Capitu não traiu ninguém, né? Bentinho, pelo contrário, constantemente questionava e julgava o valor de alguém que ele dizia amar tanto, isso sim, para mim, é traição. Sim, estou morrendo de raiva do Bentinho, mas o livro é maravilhoso!