Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

MAIARITA22 30/11/2020

Sério??
Só li por obrigação da escola mas não lembro de nada. Tenho vontade de ler novamente. Mas sei que vai ser complicado pois com a linguagem da época vou ter que ler a mesma página mais vezes para conseguir entender. kkkkk
Edilene Freitas 30/04/2021minha estante
Tem uma edição da Panda Books maravilhosa, que ajuda muito nessa questão de vocabulário. Pra uma releitura vale a pena ?

BRUNA TORRES ALVES 23/01/2021

Dom Casmurro
Incrível como um livro escrito há mais de cento e vinte anos pode ser tão atual!

O romance do genial Machado de Assis traz uma protagonista empoderada e um boy tóxico.

Capitu, uma mulher forte, segura, sagaz e a frente de seu tempo vimve um relacionamento abusivo com Bentinho, um "menino" mimado, imaturo e inseguro. Bentinho nunca se tornou homem, continuou sendo um menino até quando atingiu idade de ancião.

Com uma escrita impecável o Bruxo do Cosme Velho consegue envolver o leitor e criar expectativas a cada virar de páginas!

Mariana113 09/06/2023

Olhos de cigana oblíqua e dissimulada
O livro conta a história de amor entre Bento e Capitu. A narrativa tem início na infância dos personagens destacando a conexão forte e duradoura existente entre os jovens que os acompanha até a vida adulta.

Infelizmente o uso do vocabulário foi um fator complicador quanto ao ritmo da leitura e as divagações iniciais do personagem principal prejudicaram bastante a minha concentração e imersão na história.

A reviravolta apresentada nas páginas finais do livro e o modo como o Bentinho lidou com as suas desconfianças foram apresentados de maneira corrida, sem contar que o desfecho me pareceu bastante conveniente. Definitivamente não é o meu tipo de leitura favorita.

É um clássico da literatura, mas foi um sufoco chegar ao final da obra. A minha experiência pessoal foi bastante desestimulante.

?Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos.?
Jakee 29/06/2023minha estante
Eu estou lendo esse livro atualmente e concordo plenamente com tudo que foi dito nessa resenha. A escrita também está dificultando muito o meu ritmo de leitura desse livro. Mais vou terminar mesmo que na força do ódio. ????

Mariana113 29/06/2023minha estante
Jake, infelizmente no meu caso, foi uma experiência de centavos! Porém é um clássico e em algum momento o esforço vai fazer sentido, nem que seja na questão da disciplina de continuar.

LeuCanabarra 20/01/2024

CAPITU NÃO TRAIU BENTINHO. Ele é louco, ele se aproveita por estar contando a história e fica se vitimizando o livro inteiro, ele nunca tem pulso pra resolver nada, sempre a vítima da situação, CHATO PA CARAMBA!!! Ele é muito sínico e precisa de tratamento psicológico urgente!!!
mimi ! 20/01/2024minha estante
ele com certeza queria dar a rodinha pro escobar

LeuCanabarra 20/01/2024minha estante
Sem dúvidas !

Bea 25/06/2021

Um clássico
A estória, os personagens e o enredo é inteligente. O autor nos deixa curiosos, o que de fato aconteceu? Nunca saberemos. A resposta para o "traiu ou não traiu?" vai de cada leitor. Eu acredito que não traiu, no meu ver Bentinho era completamente alucinado, um narrador não confiável. Em alguns momentos achei a leitura difícil pelo vocabulário, mas a trama me fez continuar.

Rafa.livrocafeamor 28/05/2023

Confesso que a leitura é mais fluída que imaginava, mas paralelamente com vocabulário difícil e escrita rebuscada, ampliou muito minha lista de palavras.
Outro fato é que não imaginava que a linha da história seria esta, mesmo que não havia lido nenhuma sinopse. E particularmente é uma história bem difícil, e difícil de supera-la.

Casmurro narra a história de sua vida, iniciando lá nos primeiros anos da vida de Bentinho e desenvolvendo sua infância, seu amor e promessa por Capitu, e seguido pela sua ida a contragosto para o seminário.
Porém sai do seminário e tem uma vida maravilhosa com Capitu, uma família linda, amigos ótimos.
Mas o final retrata algo bem distindo!
No fim, Capitu traiu Bentinho?
A verdade não fica exposta, e eu também não trarei opiniões que exponham a história, mas tudo indica que a dor e o sofrimento de Bentinho devem ter sido enormes e difíceis de enfrentar!

Resumo, vale a pena sim ler obras da nossa cultura!

Ligia.Mariana 20/03/2020

Não esperava menos.
Agora, com o conhecimento adquirido na faculdade, reconheci a importância desse livro ao, finalmente, lê-lo na íntegra. Tive medo de me apegar às opiniões alheias já que é tão conhecido. Felizmente, conseguir desfrutar à minha maneira.
Portanto, gostaria de deixar destacado que a a narrativa desse livro é a melhor que já vi até aqui, coisa que não acredito que algum autor possa algum dia chegar aos pés.
O fato de o narrador ser o personagem que "escreve" a sua própria história merece muita atenção, pois, por ser na sua perspectiva, acaba ocultando características da personalidade dos demais personagens, é como se ele apenas mostrasse o que ele quer, afinal, como o próprio título alude: ele se faz um dom casmurro. Cabe a nós, leitores, prestar atenção nas entrelinhas da narrativa, para que possamos desvendar (de acordo com a nossa própria perspectiva, conhecimento de mundo e etc) a grande incógnita da história!

Renato 17/05/2023

Uma espiral de ciúme e traição
Esse fantástico livro pode ser dividido em duas partes. Na primeira vemos uma paixão juvenil enfrentar os costumes da época onde a religiosidade e as regras sociais se impõe acima do amor e das escolhas pessoais. Bentinho é amorosamente coagido pela mãe a seguir a vida religiosa e não ousa desafiar essa decisão mesmo tendo feito um pacto de amor e se comprometido com Capitú. Para superar esse desafio ele é auxiliado por um amigo da família, por Capitú e finalmente pelo seu melhor, senão único, amigo Escobar, também seminarista sem vocação. Escobar encontra a solução que livra Bentinho do seminário sem quebrar a promessa da mãe e todos saem felizes.
A segunda parte é sombria. Bentinho torna-se advogado e se casa com Capitú, mas passa a ser perseguido pelo ciúme e pela falta de um filho. Quando enfim o filho chega e a felicidade parece completa já é tarde demais. A desconfiança se instalou no coração de Bentinho e ele vê sinais de uma possível traição de Capitú com seu melhor amigo Escobar. O final suga o leitor para uma espiral de suposições e dúvidas, conduzidas pela mente atormentada do personagem. Uma sofisticada narrativa do melhor escritor brasileiro.
preta velha 09/01/2024minha estante
estou autoproibida de reler este livro, pois já o fiz quatro vezes.

Renato 09/01/2024minha estante
Estou com 2 de crédito então!

preta velha 09/01/2024minha estante

Gustavo.Freitas 19/10/2020

Dom Casmurro
Afinal, Capitu traiu Bentinho?

A pergunta, que volta e meia gera debates acalorados nas redes sociais, remete ao romance Dom Casmurro, escrito por Machado de Assis e publicado em 1899 e considerado um dos livros mais importantes da literatura brasileira.

Trata-se de uma obra tão rica que é impossível responder à pergunta inicial com precisão. O romance é narrado por Bento Santiago, o Bentinho. Já velho, ele ganha o apelido que dá título ao livro pelo jeito ranzinza. E dessa forma, rememora a vida, desde os tempos em que vivia com a família num casarão na rua de Matacavalos, no Rio de Janeiro, cidade de praticamente todas as histórias escritas por Machado.

Bento dá seus pitacos e conta como a paixão por Capitu, a vizinha, norteou seu imaginário desde a infância. Quando ouve da própria mãe sobre a necessidade de ser enviado para um seminário como forma de cumprir uma promessa ainda dos tempos de gravidez, Bento se sente angustiado.

E a partir daí, passa a tramar com Capitu alguma forma de se livrar da obrigação imposta por dona Glória. Mas não tem jeito, Bentinho, como era chamado nos tempos de juventude, acaba indo estudar para ser padre e lá conhece Escobar, que acaba se tornando seu melhor amigo, que o ajuda na missão de abandonar o colégio para padres e, enfim, casar com Capitu, o grande amor de sua vida.

Mas o relacionamento vai passando por desgastes com o passar do tempo. E a dúvida que suscita leitores há mais de um século surge depois do nascimento de Ezequiel, filho do casal. Que é a cara de Escobar. O melhor amigo de Bento morre afogado e ele nunca o confronta sobre a suspeita que permeia as últimas páginas do livro, quando Capitu vai morar longe do Brasil com o filho e se distancia de um jeito irreversível do protagonista.

Para Dom Casmurro, a esposa e o melhor amigo o enganaram, mesmo sem um flagra ou nada além de suspeitas e insinuações. Dom Casmurro se torna ainda mais rico pelas sutilezas e extensa margem de interpretação dada aos leitores, além da melancolia extrema de um protagonista cheio de fantasmas lhe perseguindo na velhice.

site: https://www.skoob.com.br/livro/180ED247

Daniel-Ef2:8 21/06/2021

Não me impolgou
Uma história que sinceramente não me impolgou em nada, um final meio confuso, não sei se é porque é a primeira vez que leio um livro inteiro de Machado de Assis, mas a história em alguns momentos é boa porém o final para mim foi sem sentido.

Essa edição foi meio decepcionante, parece que a editora esqueceu de contratar alguém para revisar e corrigir o texto!! Muitos erros e momentos de narrativas do autor foi colocado como fala do personagem, deveriam ter organizado isso.
Rafaela1002 01/03/2022minha estante
Essa é a invenção do autor. Deixar o final livre para interpretação. ?

Tevo 13/06/2021

Traiu ou Não Traiu?
Livro simplesmente maravilhoso. Não vou dizer muito, apenas que o autor é Machado de Assis. Isso basta. E olha, acho que Bentinho foi traído sim, talvez não por Capitu, mas por ele mesmo. Zoeira kjjkk Traiu.

Aline Juliany 18/01/2022

relendo agora depois de 15 anos só posso comprovar meu amor infinito pelas obras de Machado de Assis! que livro espetacular, excelente, perfeito ?
Pirueta 18/01/2022minha estante
Vale a pena ler? Tenho ele mas não sei se vou gostar da história...

Aline Juliany 22/01/2022minha estante
eu amo esse livro e recomendo para todo mundo.

Verosca 18/03/2021

Obrigatório na escola
Uma leitura com um linguajar bem complicado, mas durante o colégio fui incentivada a ler, bom para citar em redações.
Micaelly.Santos 18/03/2021minha estante
Também era obrigatório na minha escola. Eu gostei muito na época, medo de reler kkkkk

Sabrina758 05/02/2023

Muito difícil falar sobre um clássico tão consolidado, amado e inesgotável. Então vou me ater às minhas percepções e experiência de leitura num geral. Talvez não seja a leitura que x ou y fez, mas é a minha, e tá tudo bem.

Eu amei a narrativa, a forma como Bentinho, a princípio, cativa e conversa com o leitor. Me deu a sensação de estar num bate-papo, com um colega que não via há tempos me atualizando sobre sua vida. Gostei de como apresentou cada pessoa, da família, vizinhos e conhecidos, falando as qualidades e defeitos de cada um sem usar, necessariamente, um tom julgador.

Engraçado é que mostra-se não ser confiável sem perceber. Acredito que a forma como fala de Capitu, quando destaca e qualifica as situações vividas com ela e como se portava, é onde se entrega. Ele tenta a todo custo se livrar da promessa que Dona Glória, sua mãe, fez ao seu nascimento, de que seria padre. E a única motivação para isso é a paixão, recém descoberta, por sua amiga e vizinha, Capitolina.

Mais de 75% do livro se passa na fase da adolescência dos dois, dos 14 aos 18 anos. Com isso, vemos a excitação das descobertas, dos sentimentos e do gostar de alguém, que ocorre de forma explosiva nessa idade. Contudo, muito religiosos e inseridos numa cultura conservadora, dado a época, o ápice de sua ousadia é um casto beijo. Capitu, com seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada, pelo que nos é relatado, não é moça comum que aceita tudo sem contestar. Bentinho, por sua vez, é um jovem inseguro e bastante enciumado, ficando claro desde o princípio a sua pequena, que se tornará enorme, obsessão pela atenção total da menina.

Diga-se de passagem, neurótico-obsessivo. Sua vida é centrada em estar perto de Capitu, independente de qualquer coisa. Antes de ir para o seminário, prometem um ao outro que irão se casar, selando um futuro um tanto quanto distante. Junto com o Agregado, consegue fazer com que a mãe aceite de que não tem vocação para ser padre e vai estudar direito um ano depois. Quando retorna, aos 22 anos, se casa com o amor da infância, tendo um filho juntos 2 anos depois.

Antes disso, são apresentados personagens secundários, sendo os melhores amigos de Capitu e Bentinho, respectivamente Escobar, a quem conheceu no seminário, e Sancha, amiga de infância de Capitu, que se casam antes mesmo deles. Nessa passagem de tempo para a adultez, vemos a cumplicidade e diversão do casal protagonista, porém com a presença marcante dos ciúmes de Bentinho. Seja do mar, dos braços desnudos da esposa, até de defunto (sim!).

Vou parar por aqui pra não acabar com uma resenha cheia de spoilers, mas é possível notar que sou 100% time Capitu não traiu! Primeiro; porque o livro é narrado pelo ponto de vista dele, segundo; ele dá diversos sinais que me fazem acreditar de que ele projetou as suas inseguranças e se deixou levar por "pistas" que só faziam sentido em sua cabeça. É um livro incrível, cheio de referências, cultura e um humor delicioso, ao mesmo tempo que nos mostra um final triste, da solidão de um homem adoecido pelo ciúme.

Acredito que o fato de não ter favoritado se deu apenas pelo cansaço da repetição, já que a maior parte do livro aborda os conflitos na adolescência, o que mesmo assim não atrapalhou minha experiência positiva. Eu gostaria de ter lido mais sobre os dois adultos, mais detalhes do pós casamento, porém acho que o resultado final não seria diferente da obra que temos, atemporal e icônica, ou não seria Dom Casmurro. Recomendo a leitura demais, e achei a edição da penguin excelente!
Sabrina758 05/02/2023minha estante
Cá entre nós? Capitu merecia muito mais! Ela sacrificou anos de sua vida esperando por Bentinho, pra ter aquele final :(
Mas que bom que a maioral não se rebaixou e já sabia que ele não ia mudar mesmo...

Angelica75 05/01/2024

Clássico dos clássicos, já tinha mais de 20 anos que tinha lido pela primera vez e resolvi reler e relembrar a famosa dúvida de Bentinho. Li a versão ebook disponibilizada pelo Governo, ímperdível leitura, primorosa em sua simplicidade.