Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Mandark 26/01/2021

Terceira releitura.
Terceira vez que me aventuro nessa obra prima Machadiana, e pra cada incursão que faço nessa obra, uma nova percepção se faz presente. Essa foi minha releitura da maturidade, e me trouxe pontos realmente relevantes para minha reflexão. O papel da mulher na sociedade historicamente localizado sempre me atraiu e instigou, e dessa vez procurei, mesmo sob a lente narrativa do Bentinho, perceber Capitu e suas batalhas.
Pra completar, não posso deixar de destacar essa belíssima edição da Antofágica.
Ana 26/01/2021minha estante
Capitu é minha personagem preferida. ???

Lari 25/01/2021

Talvez o meu único clássico
Mentira, acabei de lembrar que também li ?O Alienista?.
Foi nesse embalo que fiquei com vontade de ler, época de faculdade.
Assistir a série da Globo foi um complemento.

Vih Vargas 25/01/2021

Incrível
Primeira leitura de Machado de Assis e como esperado sai maravilhada.
Não é a toa que ele tenha todo o reconhecimento merecido, esta obra é sensacional.
Apesar da escrita parecer rebuscada demais para os dias atuais, ainda é cativante e parece que fala muito bem conosco.
Adoro como apesar de ser um narrador em primeira pessoa existe complexidade em todos os personagens principais. É incrível pensar que é uma história fictícia, criada do zero porém com tamanha riqueza de informações ao decorrer do processo.
O dilema central da história se desenrola muito no final do livro, mas entendo que o personagem principal traz (indiretamente) consigo diversas críticas ao Brasil da época.
Além de uma história ficcional muito rica e bem desenvolvida, tambem temos um documento histórico riquissimo.
Deixo aqui também meus parabéns a esta edição belissima e riquissima da antofagica. Recheada de comentários e adendos que ampliam a visão que temos do romance, além claro de belíssimas ilustrações!

Edmilson 24/01/2021

Dom Casmurro
Clássico da literatura brasileira. Por ser um romance muito famoso, já ouvi falar de Bentinho e Capitu (e das desconfianças que rodam suas histórias), mas nunca havia lido o livro. Mesmo estranhando, inicialmente, o estilo de escrita do autor, me vi envolvido na história e acostumei à escrita, que me ficou mais compreensível à medida que os capítulos avançavam.

Ingrid 24/01/2021

Ah, não foi tão ruim
Eu sinceramente achei que seria um livro pior, não vou dizer que amei ou recomendo, mas o livro não me comeu, então tudo bem. O livro não tem a escrita tão difícil como o esperado, e a história não chega a ser ruim, só que também não é boa, já vi piores. Foi meio fofinho ver a Capitu e o bento no começo, alguns personagens foram irritantes, mas não incomodam, a história até chega a ser minimamente interessante, pois mostra as fases do amor deles, paixão, saudade, dúvida, desconfiança e ciúmes, mas sinceramente eu prefiro cair em um buraco e ficar lá ao invés de ler isso novamente.
( obrigada Machado de Assis, e as escolas por pedirem leituras do tipo, ainda bem que eu sou mais forte do que isso, Luís de Camões me tornou forte.)

Elisa 23/01/2021

talented brilliant incredible amazing show stopping spectacular never the same totally unique

May 23/01/2021

Podia ter metade das páginas
Toda a parte inicial poderia ter sido bem mais curta, toda a parte antes e durante o seminário. A história só me prendeu lá por volta de 70% e eu sigo achando o protagonista um chato. Acredito que a história em torno da traição foi obra da imaginação dele. Estou feliz e satisfeita de dar adeus a Bentinho.
Carol 23/01/2021minha estante
Concordo demais!

ira_rafael 23/01/2021

Retornar a Dom Casmurro após tantos anos é curioso, pois a cada nova leitura descobrimos novos detalhes e ironias, que nos deliciam e dão um ar diferente ao livro. As questões sociais tratadas, muitas vezes, se fazem presentes nos dias de hoje, como a condição do negro e da mulher.

Bento narra, ao longo do texto, pequenos detalhes que colaboram para a construção dos protagonistas, como a sua mente fantasiosa e narcísica, com pouco contato com o mundo exterior ao de sua casa.

Já Capitu é inteligente, independente e, mesmo sendo de uma condição social diferente da do narrador, consegue conquistar todos ao seu redor. Característica que num primeiro momento cativa e rende elogios do jovem Santiago, porém, se torna a desgraça de Capitolina em sua vida adulta, pois seu marido é ciumento e inseguro.

O desgastado debate ?traiu ou não traiu?? não é, de fato, relevante para a leitura. O que importa são as críticas, ironias e humor do autor, que tornam o livro contemporâneo e relevante nos dias atuais.

BRUNA TORRES ALVES 23/01/2021

Dom Casmurro
Incrível como um livro escrito há mais de cento e vinte anos pode ser tão atual!

O romance do genial Machado de Assis traz uma protagonista empoderada e um boy tóxico.

Capitu, uma mulher forte, segura, sagaz e a frente de seu tempo vimve um relacionamento abusivo com Bentinho, um "menino" mimado, imaturo e inseguro. Bentinho nunca se tornou homem, continuou sendo um menino até quando atingiu idade de ancião.

Com uma escrita impecável o Bruxo do Cosme Velho consegue envolver o leitor e criar expectativas a cada virar de páginas!

Talita.FrazAo 23/01/2021

Dom Casmurro
Para mim, uma das melhores, talvez a melhor, obra nacional. Machado de Assis é um gênio, sinto que em seu túmulo ele dá diversas gargalhas com a nossa pergunta: traiu ou não traiu? Bem, o livro é bem mais profundo que isso haha a história é envolvente e gostosa de se ler... mas, cá entre nós, Bentinho é um tanto quanto mimado e surtado ?

Thayná 22/01/2021

Dom Casmurro vai tão além do "traiu ou não traiu" que me trouxe uma grata surpresa.

Eu, particularmente, sou fã do uso do narrador não confiável por trazer múltiplas possibilidades de entendimento junto com a clareza que só quem tem plena convicção do que está dizendo (como Bentinho) traria.

A complexidade dos personagens expressada por Machado de Assis durante a escrita desse livro foi primorosa. É uma leitura que exige cautela e calma, além de ter várias referências com as quais as notas de rodapé da edição da Antofágica me ajudaram bastante.

Um dos melhores clássicos que já li.

Emily 22/01/2021

Um clássico é um clássico
Um livro tão antigo mas com o tema tão atual . já havia abandonado este livro diversas vezes por ter uma linguagem diferente da que estou acostumada não conseguia sair dos primeiros capítulos mas fui acompanhando com audiobook e a leitura foi fluindo. Enfim após terminar só resta uma dúvida, a mais clássica, afinal Capitu traiu ou não Bentinho? Ele faz de tudo com que sua narração afirme que sim mas como acreditar em um homem como Bentinho ciumento e controlador. enfim, um ótimo livro E aí qual a sua opinião Capitu traiu ou não Bentinho? Leia e entre no mundo do debate entre defender Capitu ou Bentinho.