O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo

Resenhas - O Príncipe Gato

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Linny 30/01/2012

Diferente e Criativo.
O livro O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo conta a história de um felino falante que precisou viajar através de um túnel dimensional que interliga dois mundos a fim de encontrar um objeto importantíssimo; uma lendária ampulheta que é a única relíquia capaz de salvar Marshmallow a sua terra natal. Porém o gato não foi o único ser que passou pelo portal, seres malignos poderosos chamados de Feiticeiros também estão em busca do objeto precioso e farão tudo o que puderem para concluírem os seus objetivos.
Além de seus inimigos o Príncipe Gato tem pouco tempo para encontrar a ampulheta, mas possui algo em seu favor; fez amizades e estes o ajudarão a desvendar os enigmas de onde se encontra o local secreto do objeto e a lidar com os desafios de sua jornada.

Esse livro é diferente de tudo que já li! Os autores realmente foram bem inovadores em criar uma história onde o personagem principal é um gato que vive em outro mundo e possui uma personalidade marcante; ele me lembrou a todo momento o Gato de Botas de Shrek, pois os dois possuem aquela mesma auto confiança e bravura.
Como eu já havia dito antes, adoro livros nacionais que se passam no Brasil e esse além disso, trás lugares que são bem conhecidos para mim, como o local do túnel por exemplo, que está localizado na Avenida Paulista, mas especificamente no Parque do Trianon em São Paulo. Acho interessante quando a história acontece em lugares que já visitamos pessoalmente, ouvimos falar ou temos conhecimento de sua localização, porque ao meu ver mostra uma coisa mais real ao leitor, pois pode-se imaginar as cenas com mais clareza.
Além da criatividade da história os personagens foram bem criados, o Príncipe Gato é hilário, ele se mostra rabugento mas na realidade é um gato dócil e gentil. O Hugo, humano que faz amizade com o felino é um rapaz determinado, mas que enfrenta um fase difícil de sua vida, o rato Eleanor foi o que mais gostei, imaginem só ele é super inteligente, ágil, poliglota e acima de tudo é destemido! Os vilões são bem diferentes eles possuem uma magia de transformar qualquer ser vivo em bonecos de pano e estes passam a servi-los para os seus objetivos sombrios. Por esse motivo não pude deixar de me divertir, ao imaginar uma cena que acontece na história; várias pessoas acabam sendo transformadas em pleno agito da Avenida Paulista na época do Ano Novo, que confusão! Rs.
Para finalizar recomendo esse livro para todos aqueles que adoram uma história de aventura, mistério, com cenas engraçadas e magia.

Fabio Brust 01/02/2012

"O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo", de Bento de Luca
Bento de Luca, pseudônimo dos primos Marcelo e Gustavo Siqueira (entre outros sobrenomes que acabei não decorando), oferece uma história de fantasia que se passa, surpreendentemente, no Brasil. Mais especificamente, na cidade de São Paulo, conhecida pela correria, pelo estresse e por ser um centro econômico forte - um local onde quase ninguém poderia imaginar situar uma história deste tipo. Os primos, no entanto, imaginaram e conseguiram criar uma história de força e plausível (no âmbito da mesma, obviamente), capaz de tragar o leitor para seu interior e fazer com que realmente se veja que, mesmo em uma cidade cinzenta como São Paulo pode existir magia.

A história possui três personagens principais: Hugo, um jovem morador de São Paulo que se mete na aventura por acaso ao encontrar o que dá nome ao título em uma livraria na Avenida Paulista; o Príncipe Gato, habitante de Marshmallow e o escolhido para tentar salvar seu mundo da perdição; e Eleanor, um determinado e esperto rato com diversas habilidades inesperadas.

Como acontece com as primeiras histórias de escritores iniciantes, a história não começa com o mesmo ritmo que tem mais adiante. Ela avança em acontecimentos e, também, em narrativa: é notável o progresso da escrita dos autores conforme as páginas são viradas, sendo que o final é escrito com primazia, as batalhas descritas de maneira ágil e empolgante, fazendo com que se sinta alguma excitação com os movimentos ágeis do príncipe ou dos feitiços de seus oponentes. Seria interessante se todo o livro fosse escrito da mesma maneira como é terminado, o que faria com que a inusitada história fosse ainda melhor.

Um dos melhores pontos do exemplar é o final contando com "Extras - Relatos removidos", que foram capazes de tapar muitos dos furos da história com algumas explicações rápidas de diferentes pontos de vista de situações que já lemos durante o livro. O fato de essas explicações terem sido apresentadas em extras, e não no decorrer da história, foi uma bela sacada. É interessante perceber as pontas soltas serem cuidadosamente reunidas e postas no lugar, tentando fazer a história fechar. Apesar de alguns furos continuarem e muitos deus ex machina (a respeito dos quais tratei no meu blog há pouco tempo), a história é forte e muito legal.

O maior trunfo do livro, no entanto, acaba por ser, também, seu maior defeito. Cada um dos capítulos é iniciado com o nome de quem o conta, permitindo que a história possa ser contada em pontos de vista diferentes, o que poderia dar uma dinâmica muito boa à mesma. Isso, no entanto, não acontece por um simples detalhe: as narrativas são exatamente iguais. As mesmas interjeições, expressões, palavras são usadas pelos três personagens-narradores, fazendo com que fiquem exatamente iguais e exterminando toda a personalidade criada para eles na trama em si. Simplesmente não faz sentido que o Príncipe Gato e Hugo, por exemplo, pensem exatamente da mesma maneira, principalmente sendo tão diferentes um do outro. Era de se esperar que o Gato utilizasse expressões que fossem de Marshmallow, e não as da Terra. Afinal de contas, ele é um forasteiro e, apesar da explicação dada nos extras, é impossível que, apenas examinando São Paulo por alguns dias, tenha incorporado a seu vocabulário expressões tipicamente paulistanas e brasileiras.

O mesmo acontece com Eleanor, embora seus capítulos sejam menos frequentes e sua estranha mania de misturar idiomas apareça de quando em quando. Apesar disso, os fragmentos da história deveriam, talvez, em uma reedição, serem repensados para melhorar-se esse quesito. Outra questão que incomodou - pelo menos a mim - foi o excesso de vícios de escrita. O principal: "Confesso", "Admito", "Não vou mentir" e variados. Os três personagens pensam da mesma maneira e insistem em repetir essas palavras a cada duas páginas, tornando as expressões chavões e fazendo com que cada uso de uma delas pareça gritante e completamente errado.

Apesar disso, entre prós e contras, a história dos primos Marcelo e Gustavo merece ser lida principalmente por tornar São Paulo capaz de hospedar uma história de fantasia, e, também, pelo trabalho primoroso ao encaixar seus estilos de escrita. Sinceramente, duvido que eu adivinharia ter sido escrito por duas pessoas, caso o fato de serem duas pessoas estar explícito na segunda orelha.
---
Mais resenhas (e algumas outras besteiras) em www.fabiobrust.blogspot.com

RenataSara 30/12/2012

Minha Opinião:

O livro narra a historia dos dois personagens principais Hugo e o Príncipe Gato, primeiramente conhecemos Hugo, ele começa narrando a história, ele é um rapaz misterioso que é muito sozinho, que se isola do mundo e por trás desse ato ele esconde um grande segredo. Já o Príncipe Gato esta em São Paulo em busca da ampulheta do tempo que salvara sua terra chamada Marshmallow, ele é um destemido felino que fará tudo o que esta ao seu alcance para honrar seu reino. Juntos, os dois saíram numa grande aventura contra os seres malignos de Marshmallow em busca do resgate dessa ampulheta.

Gostei muito da narrativa do livro, ele já começa com ação, então a cada capítulo algo noivo acontece, tornando a leitura dinâmica e rápida.

A narração do livro se alterna entre os dois personagens e do meio pro fim, algumas vezes quem narra é o Eleanor, um rato que ajudara ambos a dar mais tempo para Marshmallow.

O que eu mais gostei na leitura foi o fato dela se passar em São Paulo, e os autores (sim são dois, apesar do pseudônimo ser um só) destacar o que minha cidade tem de bom, como a narrativa é bem detalhada, o livro me fez refletir que apesar de morarmos em uma determinada cidade não a conhecemos a fundo, o jeito que ele narra o Parque do Ibirapuera, nos faz ver que mesmo indo la, não prestamos atenção ao que esta a nossa volta, como por exemplo, quem mora em São Paulo ja parou para ver as estatuas que estão nas ruas? De quem são? Ou do que se tratam? Infelizmente, notei que eu não sei. Passo pelo mesmo lugar, vejo, mas não observo realmente, devido a correria do nosso tempo. Tempo esse que esta acabando em Marshmallow, que para te-lo o príncipe gato precisara lutar contra o tempo e ir atras dessa ampulheta. Associei muito esse tempo do livro, com o nosso tempo, o que sera que fazemos com o nosso tempo? Teremos tempo suficiente? E se tivéssemos faríamos as coisas de forma diferente?

Apreciei tanto as cenas de ação do livro quanto as histórias guardadas pelos personagens, cada um tem a sua bagagem, sendo cada uma com seu valor, Hugo tem seus motivos para ser retraído e também precisa de mais tempo.

O príncipe gato apesar de marrento, tem um bom coração, é justo e leal, qualidades difíceis de se achar hoje em dia e o que falar de Eleanor, um ratinho pra la de inteligente que tem tempo sobrando, mas da valor a cada minuto que tem.

Espero ansiosamente pelo continuação, pois vai ser uma trilogia.

Recomendo a todos que apreciam uma grande aventura, e querem conhecer uma narrativa diferente, bem descritiva, contada por um jovem aventureiro e um gato marrento de bom coração.

Mais resenhas em: http://amordelivros.blogspot.com.br

Tribo do Livro 07/04/2012

Sinopse
Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios… Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros.

Resenha por Thales Ferreira
O livro O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo, do autor paulistano Bento de Luca (pseudônimo dos autores Gustavo Almeida e Marcelo Siqueira), é um livro que nos inspira a acreditar na ótima qualidade de nossa literatura nacional. Com uma trama bem construída; personagens fortes e cativantes; uma narrativa dinâmica e ágil; a leitura é prazerosa e repleta de emoções.

O reino de Marshmallow está em perigo e apenas o seu Príncipe, o Príncipe Gato, poderá salvar a vida de milhares de seus habitantes. Vindo parar em São Paulo, através de um buraco de minhoca (uma passagem dimensional que faz a ligação entre os dois mundos), ele terá a difícil missão de encontrar a misteriosa Ampulheta do Tempo, um artefato mágico que esconde inúmeros segredos e que pode ser a chave para a salvação. Porém o gato tem como principal inimigo o próprio Tempo, curto, rápido e imperdoável. O Príncipe Gato é um personagem extremamente cativante, bem humorado e repleto de sentimentos nobres, embora um pouco orgulhoso e "cabeça dura" em alguns momentos do livro, o que o torna ainda mais atraente. O gato é barrigudinho, possui um olho verde e o outro castanho, é esperto, sagaz, valente, astuto e ainda acompanha consigo um cinto de utilidades e uma arma muito eficiente. É interessante notar que mesmo ele sendo um pouco metido a valentão, possui um coração "mole" e se preocupa muito com a vida e os sentimentos de seus amigos. Ele irá encontrar o jovem Hugo e o sábio rato Eleanor, que irão ajudá-lo em sua missão.

Hugo é um rapaz solitário que perdeu o seu bem mais precioso. O tempo de sua vida é retratado com uma fuga da realidade, onde seus pais não lhe dão atenção e que por este motivo acaba passando a maior parte do tempo sozinho, envolto em seus pensamentos. Ele tem seu próprio apartamento (ele mora com seu tio avô, porém ele está sempre ausente), dinheiro não lhe falta e tem uma vida que não tem que dar satisfação a ninguém, por estes motivos acaba se tornando uma pessoa rabujenta, irritada, sem paciência e um pouco revoltada com sua própria realidade (não perdendo o seu humor sarcástico e inteligente). Assim como o gato ele tem olhos com cores diferentes, um é verde e o outro é castanho. O rapaz possui uma personalidade muito parecida com a do Príncipe Gato, como ambos são teimosos, acaba gerando vários embates de opinião e ação, porém eles terão que descobrir uma forma de trabalharem juntos.

Ao visitar a biblioteca e entrar na sessão de livros raros ele encontra o gato lendo um livro sobre catedrais antigas. Sua reação foi totalmente esperada, fica completamente espantado e chocado ao encontrar um gato, grande, de pelos brancos, lendo e usando uma pochete. De início ele não acredita no que estava vendo, isso não poderia estar realmente acontecendo, afinal, gatos não podem ler e não usam roupas. Hugo fecha e abre a porta, questionando sua própria sanidade; quando olha novamente, o gato não estava mais lá. Não sabendo o que fazer e decidindo esquecer o fato visto, resolve voltar para o seu apartamento. Chegando lá encontra um bilhete preso em seu criado-mudo, dizendo que um bem muito valioso havia sido roubado e que a única maneira de recuperá-lo era indo ao seu encontro no parque do Triaton, em São Paulo. No parque teve uma grande surpresa: o ladrão era o misterioso gato que havia encontrado na biblioteca.
O Príncipe Gato explica toda a história de como o reino de Marshmallow estava sendo ameaçado e em vias de extinção. O menino acha toda a história uma loucura, mas sente-se motivado, pois é uma maneira de mudar um pouco sua rotina e se envolver em uma aventura de verdade. O objeto procurado era a Ampulheta do Tempo, somente com ela o reino teria alguma chance de sobrevivência. Seria a primeira vez que o menino teria a oportunidade de ser importante para alguém, ele queria ter esta experiência, mesmo que significasse aceitar o inaceitável e acreditar no inacreditável. Ele queria provar a si mesmo que poderia ser corajoso e que de alguma forma ajudando os outros poderia ajudar a si mesmo. Bento de Luca constrói uma obra que aborda diversos assuntos sérios, o sentido da existência de todos os seres, a luta pela sobrevivência, a força da união, a presença da vida e a importância da morte.

Os grandes vilões são feiticeiros (cachorros em forma de homens e muito malvados), que também buscam a Ampulheta do Tempo e não tem piedade de ninguém. É muito interessante como o autor trabalha com a questão da morte. Na literatura infanto-juvenil é muito raro encontrar obras que abordam a morte de maneira como deve ser tratada, sem floreios e sem medo. De início somos pegos de surpresa nas cenas de morte, porém com o avanço da leitura percebemos que não existe guerra sem mortos e feridos e que na busca de um grande ideal muitas pessoas ficam no meio do caminho. O livro possui diversas cenas de ação, de desafios, onde a leitura se torna rápida e eletrizante. O tempo tem uma importância diferente para cada personagem do livro. A temática temporal é rica, pois tudo acontece em um determinado tempo e espaço, uma ação tomada não pode ser apagada, devemos contar apenas com o tempo presente, pois o futuro é sempre incerto.

Apenas coragem e destreza não são suficiente para se chegar ao destino, inteligência é primordial. O integrante mais inteligente do grupo é Eleanor, um rato muito sábio, falante (fazia citações em diversas línguas), discípulo de um humano que também tinha conhecimento de Marshmallow e que também queria encontrar a Ampulheta do Tempo. O ratinho se mostra muito nobre, amigo e companheiro. O leitor chegará a conclusão que tamanho não é primordial, mesmo sendo pequeno sua força vital era gigante e sua vontade de vencer era contagiante. Eleanor é um personagem adorável e que por diversos momentos durante a história ficamos preocupados com ele.

A história fantástica é repleta de reviravoltas. Quando pensamos que tudo está perdido acontece algo que muda todo o rumo da história. Os cenários são muito bem descritos, diálogos bem elaborados, personagens marcantes e uma história muito criativa. O livro é narrado em primeira pessoa por diversos personagens - Hugo, Príncipe Gato e Eleanor - em capítulos diferentes. Esta forma de narrativa é muito interessante, pois não se torna algo massante ou cansativo de ler, cada personagem narra a história sobre um ângulo de visão, de experiência de vida e de personalidade, o que facilita muito o leitor se envolver com cada personagem em particular. Alguns acontecimentos poderiam ter sido um pouco mais explanados, como por exemplo a origem dos feiticeiros e os motivos que eles teriam para acabar com os habitantes do reino do Príncipe Gato, porém como este é o primeiro volume de uma série, tenho certeza de que as lacunas serão devidamente preenchidas. O final do livro abre um enorme gancho para sua continuação, o que é muito animador. Recomendo o livro para todas as idades, é engraçado, emocionante, ágil e surpreendente. Agora é só aguardar o próximo.

Brilho 18/04/2012

O Príncipe Gato
Príncipe Gato: Ele veio para o nosso mundo para recuperar a Ampulheta do Tempo; que é o único objeto que irá salvar o seu mundo da destruição.

Hugo: Foi por acaso que ele foi parar nesta luta por um mundo, que apesar de não conhecer, ele também luta para salvar! Ele é um rapaz adorável e corajoso, apesar do Gato achar que não! É o meu personagem preferido!

Eleanor: Um pequeno roedor cheio de coragem e inteligência que luta ao lado do Príncipe Gato para salvar Marshmallow.

Estes heróis se conhecem de forma totalmente inusitada. Apesar do Príncipe Gato usar de má fé pra carregar Hugo nesta batalha, levando com ele um objeto que para Hugo é muito importante e prometendo a ele algo que não tem certeza de que pode cumprir, ele é um felino carismático e adorável. Ele vem ao nosso mundo, na cidade de São Paulo, para recuperar um objeto que nunca viu, mas que tem fé de que possa salvar seu mundo da destruição. No começo ele não se importa no que terá de fazer para alcançar seu objetivo e salvar Marshmallow, mas no decorrer da estória ele aprende que a amizade é um sentimento poderoso e que pode encontrar amigos mesmo num mundo em que de fato não conhece. Esse trio, Príncipe Gato, Hugo e Eleanor iniciam então uma aventura emocionante em busca da ampulheta. Eles lutam contra feiticeiros poderosos e contra o tempo, que está acabando para todos eles, num sentido diferente para cada um.

Quem curte aventura e fantasia não pode deixar de ler este livro, pois ele é riquíssimo em detalhes. Os mistérios nos levam para um mundo mágico, onde os personagens vão crescendo e se tornando uma peça fundamental no desenrolar da estória e levando o leitor a torcer, se emocionar e esperar ansioso pelo final ¾ que é surpreendente e diferente do esperado. Um livro que deixou uma grande margem para o próximo; que eu espero que seja lançado em breve!

"Você acredita no Príncipe Gato"?
Agora eu posso dizer que sim!

Felipe 25/06/2012

“Use o tempo ao seu favor. Nenhuma besta conseguirá ferir que ela não puder tocar”.

O Príncipe Gato é uma aventura escrita pelos primos Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida, que atendem pelo pseudônimo de Bento de Luca. O livro narra à história do Gato, príncipe regente de Marshmallow (dimensão paralela a nossa) que através de um buraco de minhoca, surge no parque Trianon, em São Paulo, na busca pelo único objeto capaz de salvar seu mundo que está prestes a ter um fim: A Ampulheta do Tempo. Na sua jornada por nosso mundo, seu caminho se cruza ao de Hugo, um jovem que leva sobre as costas certa carga de drama, assim ele ajuda o felino ou será morto pelo mesmo, por ter descoberto sua existência. Assim, Hugo resolve ajudá-lo a encontrar a ampulheta, apesar de desistir do mesmo sempre, já que ele e o Gato a todo o momento estão envoltos em uma discussão, mas não estão sozinhos, eis que surge o sábio Eleanor, um ratinho com um QI altíssimo, que os ajudara a compreender as pistas deixadas por Adir Wosky, um humano que há muito tempo atrás ajudou o príncipe de Marshmellow o fauno Fiurin Sianor a salvar seu mundo do fim. Assim os três terão a mesma missão, encontrar a Ampulheta do Tempo antes que o mundo de Marshmellow chegue ao fim, e os feiticeiros (cachorros humanóides) dominem para sempre.

Como já disse anteriormente, o livro foi escrito por dois autores, e para grande maioria dos leitores, quando a história é escrita desta forma há certa preocupação com a narrativa, se difere de um escritor para o outro, ou não. Aqui, no caso, é imperceptível, percebe que ouve preocupação deles (Bento de Luca) para que não houvesse essa diferenciação.

Falando na narrativa, gostei bastante, ela é leve e harmonizada. Permitiu que minha leitura fluísse bem depressa. A história é narrada em primeira pessoa, alternada entre os personagens Hugo, o Gato, e uma pequena narração de Eleanor (que desde o momento em que apareceu na história, me encantou profundamente). Gostaria que a cenas de ação fossem mais detalhadas e que a história não corresse tanto, mas é obvio que isso é só uma observação de um louco apaixonado pelo livro ^^.

Achei a trama bem bolada, já que se passa em São Paulo, e o nome do mundo do Príncipe Gato, Marshmellow, não poderia ser mais original! O perfil dos personagens é construído com o desenrolar da história, permitindo ao leitor ir aos poucos formando seus conceitos de cada qual.

O final, ai, ai... Que final. Declaro-me até agora chocado! Não se assustem ao mesmo tempo em que é bom é triste (spoiller). Se você não entendeu, é por que não era para entender, só lendo para descobrir.
O livro é animadíssimo, a todo o momento dei boas gargalhadas, apesar de ter uma tênue pincelada de drama, para dar um ar mais sério à obra e não uma folia que si só. Adorei! Realmente Bento de Luca escreveu uma super aventura que promete conquistar vários leitores pelo Brasil, prova de que nosso país tem ótimos escritores de fantasia (vamos apoiá-los).

Um Gato astuto, um jovem dramático, um rato sábio. O Príncipe Gato é um livro de fantasia, que embarca o leitor a aventura em busca da Ampulheta do Tempo do começo ao fim.

“Não importa o tempo, nem a distância. Eu atravessarei as muralhas da morte. Em um mar de inimigos mergulharei. Declararei guerra ao vento se preciso for. Pois saiba, eu estarei lá quando você me chamar.”

Lizianesg 23/10/2012

O Príncipe Gato
Hugo é um jovem que mora sozinho na cidade de São Paulo, seus pais estão quase sempre viajando.

“Feliz Ano-Novo, meu filho, eu e seu pai estamos no Egito, acho que você iria adorar as pirâmides, são lindas.” Pág. 79

Um dia ele entra em uma livraria e vai até o ultimo andar, lá ele abre uma porta e dá de cara com um gato enorme sentado lendo um livro.

E assim se dá o primeiro encontro entre o príncipe gato de marshmallow e Hugo. O gato explica para Hugo que vive em outra dimensão, ele viaja até o “mundo de Hugo” através de um buraco de minhoca.

“Habitamos em uma dimensão similar à sua, porém sobreposta. Diria que estamos em frequências diferentes.” Pág. 32

Hugo e o gato estão sempre de implicância um com o outro, nítido que iria nascer uma grande amizade.

“Hunf, se eu fosse você tomaria mais cuidado; está desafiando o Príncipe de Marshmallow, o Príncipe Gato em carne e osso!
Não consegui me conter: caí na gargalhada, era demais para mim. O que será que estavam colocando nos meus lanches de fast-food? Um gato falante, príncipe de um reino chamado Marshmallow?” Pág. 30

“Minha relação com o Príncipe de Marshmallow estava melhorando incrivelmente.
Rimos muitas vezes quando ele me contava a cara que os funcionários do supermercado faziam quando ele pagava pela comida, vestindo aquela túnica e aquela máscara branca.” Pág. 143

A partir daí tudo é uma super aventura, pois o gato precisa encontrar um objeto mágico que irá salvar o seu mundo.

“Preciso encontrar um objeto muito precioso que está no seu mundo.” Pág.33

O príncipe gato não contará somente com a ajuda de Hugo, um rato muito inteligente chamado Eleanor se juntará a eles nessa procura pelo objeto mágico.

“Sou Eleanor, amigo e súdito de Adir Wosky. Muito prazer – ele falou abaixando a cabeça em um gesto de confiança.” Pág. 97

Mas claro que tem que ter os vilões. Eles serão perseguidos pelos feiticeiros e tem que descobrir como irão escapar da ira desses vilões que querem acabar com o mundo do príncipe gato.

“Os feiticeiros, como os chamamos em meu mundo, são astutos, poderosos.” Pág. 80

“Ele me contou que o que os feiticeiros mais temiam era justamente aquilo que eles melhor dominavam.” Pág. 172

Um dos melhores livros de fantasia que já li, embora tenha um momento triste no livro, adorei a aventura desse trio para salvar Marshmallow, a escrita do autor fez eu me sentir como se estivesse junto com os personagens fazendo de tudo para salvar o mundo do Príncipe Gato, adorei o detalhe da patinha no pé da página.
Agora é só esperar a continuação chegar.

Leandro | @obibliofilo_ 15/07/2012

Este é o primeiro livro de uma trilogia. Fiquei surpreso com o talento dos autores. Eles criaram uma história original e inteligente. Eu ainda estou tentando aceitar determinados acontecimentos da história, até porque não esperava.

[SINOPSE] Através de um Buraco de Minhoca — túnel dimensional que interliga dois mundos — localizado no Parque do Trianon, São Paulo, surge um viajante felino movido por uma única e importantíssima missão: a busca por uma lendária ampulheta. Escondida em algum local inóspito da cidade, a relíquia é a única capaz de salvar Marshmallow, terra do Príncipe Gato, que está à beira da destruição. No entanto, parece que ele não foi o único a atravessar o portal. Seres malignos irromperam das barreiras e logo declararam uma caçada voraz, com objetivos mais sombrios... Além de seus perseguidores, o Gato luta contra seu maior inimigo: o Tempo. É preciso encontrar este objeto antes que seja tarde e seu mundo esteja para sempre perdido. Contudo, ele não estará sozinho nesta empreitada e poderá contar com a ajuda de seus fiéis companheiros. Fascinante, angustiante e até mesmo engraçada, a história retrata os mistérios jamais desvendados da cidade paulistana, com um toque de magia e esperança.

A história começa quando Hugo passeando por uma biblioteca lê em uma placa: "Livros Raros". Ele não resiste a curiosidade e decide ver os tais livros. E de repente ele encontra um gato lendo. Mas não é qualquer gato, é o Príncipe Gato. Logo de início, o leitor conhece um pouco do Hugo e da sua história. Mas quando o Príncipe Gato aparece solicitando sua ajuda é quando de fato a história "engrena".

O Príncipe Gato conseguiu me cativar em poucas páginas; ele é ousado, astuto, irônico e conseguiu me arrancar boas risadas também. E não só foi ele que me cativou. O Hugo é um personagem aparentemente comum, mas que tem um papel fundamental na história. Mesmo que a contragosto, ele decide ajudar à encontrar a ampulheta, até porque, caso contrário, ele seria morto.

No meio de fugas e descobertas, um novo personagem surge na história e os ajuda a encontrar a ampulheta do tempo também: Eleanor. Um rato muito inteligente, com um QI altíssimo e que os ajuda a compreender as pistas deixadas por Adir Wosky — um humano que há muito tempo ajudou o príncipe de Marshmallow — o fauno Fiurin Sianor — a tentar encontrar a ampulheta também.

E assim, saem os três em busca da tão desejada ampulheta do tempo e vivem uma grande aventura, repleta de feiticeiros — ou como são comumente chamados de cachorros humanóides.

Preciso esclarecer que até então não entendi o motivo dos autores terem finalizado o livro daquela forma. Quem leu, com toda certeza, irá me entender. Eu não posso esclarecer o que me deixou irritado, porque eu acabaria soltado spoiler. Mas eu ainda continuo inconformado.

A narrativa flui naturalmente e quando eu menos esperei, já tinha lido o livro. Os personagens foram bem construídos. E como eu disse anteriormente, o que me deixou irritado foi apenas o final. Esperava um final completamente diferente.

Concluindo, o livro é bom. Quem curte uma boa aventura, não deve deixar de lê-lo. E principalmente por ser um livro completamente nacional. A história se passa em São Paulo e os autores conseguiram descrever bem a cidade, passando uma sensação de realidade para o leitor.

Fica a dica!

Sol Brasil 31/07/2012

PARA LER O RESTO: http://loveebookss.blogspot.com.br/2012/07/resenha-o-principe-gato.html
Hoje trago uma resenha especial do livro de dois autores apesar do pseudônimo Bento de Luca, os primos Marcelo Siqueira e Gustavo Almeida, criaram uma obra memorável. É o primeiro volume de uma trilogia. Ainda teremos mais dois volumes para curtir.

A historia é contada em São Paulo e começa com Hugo conhecendo o Príncipe Gato num lugar inusitado, onde ele desaparece, fazendo com que Hugo pense que foi uma alucinação. Apartir deste momento a vida dele mudará.

O Príncipe Gato é de outras terras, do reino de Marshmallow. Que através de um buraco de minhoca chega a São Paulo.
Com varias situações inusitados de se aproximar de Hugo, o Príncipe Gato decide chantagear o menino para que ele ajude em sua missão de encontrar um objeto que esta escondida em terras paulistana que salvara reino de Marshmallow.

Dressa Oficial 23/07/2012

O Principe gato e ampulheta do tempo
É um livro infanto juvenil achei bem legal mas não é meu tipo de literatura preferida.

Leia a resenha mais detalha no blog:

Bia Rodrigues 16/11/2012

Quero ler esse livro já faz um bom tempo, desde que vi a capa pela primeira vez, é maravilhosa, e como sou apaixonada por gatos não poderia deixar de querer conhecer esse Príncipe Gato de Marshmallow. O Principe Gato é um livro que nos inspira a acreditar na ótima qualidade de nossa literatura nacional. Com uma trama bem construída e ótimos personagens a leitura é rápida e envolvente.

A personalidade de cada personagem foi cuidadosamente bem elaborada, é difícil escolher um preferido, mas o meu é o Eleanor, um ratinho muito inteligente, inteligente até demais e sempre conseguia me surpreender no decorrer da historia, e que os ajuda a compreender as pistas deixadas por Adir Wosky. Já o Hugo foi o personagem que menos me conquistou, acho que essa bondade extrema dele me fez pensar que ele não poderia ser um personagem tão "real", afinal ninguém é tão bom assim, mas ainda assim ele não é um personagem que irrita, é ainda consegue ter seus momentos durante o livro.

Com relação a historia fica até difícil falar qual é os melhores pontos, mas acho que é o quanto ela é surpreendente, o mundo que foi criado é único e inovador, mesmo a historia se passando na nossa dimensão, o que conhecemos de Marshmallow nos deixa morrendo de vontade de que tenha um livro que apresente mais essa dimensão. Até os vilões da historia são diferentes, nela descobrimos que besouros podem estar te espiando é que os feiticeiros podem te matar e prender sua alma em um boneco de pano.

O livro é narrado pelos três personagens principais, intercalando a narração de cada capítulos por um dos personagens. Eu adorei isso, porque podemos ter uma visão ampla e diferente de tudo.
A diagramação do livro apesar de simples é encantadora, e o tamanho da letra esta ótimo Devo novamente dizer o quanto a capa é maravilhosa, parabéns pelo trabalho gráfico nela.

O final do livro me deixou completamente chocada, simplesmente não vejo a hora de ler o próximo. É uma excelente leitura para todos aqueles que gostam de fantasia, é cheio de aventura e muito bem escrito.

Literatura 14/09/2012

Corra contra o tempo
Hugo é um garoto “normal” em todos os aspectos. Mora sozinho, e quase não ver seus pais, que sempre estão viajando. Um dia, enquanto passava o tempo numa livraria, entra numa sala cujo uma placa dizia “Livros Raros”. Curioso que só ele, resolve adentrar o interior daquele local e, não fica nada satisfeito com o que encontra lá: Um gato lendo um livro. Ele sai da sala imediatamente, e quando decidi voltar a entrar, não ver mais o estranho gato.

Vai desesperadamente pra casa achando que estava ficando louco e que só podia ter pegado muito sol e por isso estava tendo alucinações (típico). Ao chegar encontra sua casa de pernas pro ar, toda bagunçada, até que encontra um estranhíssimo bilhete onde dizia que alguém o esperava no parque Trianon, São Paulo. Queria não ir, mas se dá conta que aquele alguém pegara algo de muito valor sentimental para ele então não tinha outra escolha.

Ao chegar encontra o mesmo gato, e quando ele começa a falar, Hugo pensa mais ainda que está ficando louco. Atordoado sem entender nada, o gato começa a explicar tudo. Conta que por meio de um buraco de minhoca havia chegado a São Paulo, e que em algum lugar dela está escondida a Ampulheta do Tempo (único objeto capaz de salvar o seu mundo, Marshmallow, de uma horrível destruição). O que o Príncipe Gato não contava, era que seres do mal comandados por alguém, também houvessem atravessado o buraco de minhoca com o intuito de impedir que sua missão fosse realizada com sucesso.

Todavia, seu tempo para achar a Ampulheta do Tempo está acabando, mas até lá, Hugo e O Príncipe Gato vão viver uma aventura cheia de perigos tendo como cenário a movimentada e turbulenta São Paulo.

Escrito por Marcelo Siqueira e Gustavo Costa sob o pseudônimo de Bento de Luca, O Príncipe Gato e a Ampulheta do Tempo foi pra mim algo inesperado! Uma mistura de Riordan com Lewis que me deixou estarrecido. Como é bom ver que autores brasileiros podem sim escrever um livro melhor do que um autor renomado.

Saiba porque no Literatura:

Jéssica R. 13/12/2012

“Tenho algo que lhe pertence. Algo de valor. Se quiser recuperar encontre-me as 23h45 no Parque Trianon, ao lado da fonte. Não chame a atenção de ninguém, muito menos avise onde estará. Cuidado com suas decisões. Podem ser fatais.”

O que fazer com um gato maior que o normal, que fala, tem um olho de cada cor assim como você e ainda é um príncipe de uma terra chamada Marshmallow? Pois é, isso aconteceu com Hugo um jovem de 17 anos solitário e que guarda a dor de um amor que se foi. Apesar de toda antipatia dos primeiros encontros Hugo e o Príncipe Gato se tornam grandes amigos, juntos embargam em uma grande aventura pelas ruas de São Paulo, fugindo de terríveis feiticeiros com cara de cachorro, os chamados "senhores da morte”.

Para completar o grupo eis que surge um ratinho muito inteligente e esperto, Eleanor, criado por Adir Wosky um humano que há muito tempo junto com príncipe fauno Fiurin Sianor tentaram encontrar a ampulheta do tempo. O livro é narrado por três personagens: Hugo, Príncipe Gato e Eleanor. A narração do Príncipe Gato foi a que mais gostei, sempre com um toque de sarcasmo. Adorei essa troca de narradores assim é possível enxergar os três lados da moeda e conhecer melhor o trio.

O final do livro tem bastante ação, além de finalizar muito bem deixando o leitor curioso e ansioso pela sequencia. Vale a pena conhecer esse Príncipe!

lilianejessica.blogspot.com.br

Marina Bartholi 07/10/2012

resenha "O Príncipe Gato e a Ampulheta do tempo"

Eu confesso que apenas comecei a ler porque era um livro nacional, por causa da capa que ficou muito linda, foi muito bem elaborada, ficou chamativa e porque a cidade que consta como cenário do livro é São Paulo. Mas realmente me surpreendi com o livro em si.

A história é cheia de requintes e surpresas, quando se pensa que o mistério está se acabando, nos enche de emoções. os autores (sim, são dois) souberam criar uma história com uma leitura leve, emocionante, que nos prende do começo ao fim, e ainda nos deixa com um gosto de quero mais. ele é cheio de mistério, magia e humor.

Seus personagens são muito bem desenvolvidos, eu adorei principalmente Hugo, ele ficou marcado como um dos meus heróis favoritos, mesmo sendo um personagem comum (sério, ele poderia existir de verdade, e eu gostaria de conhecê-lo, rsrsrs), também é meio isolado, solitário, mas muito corajoso e decidido. O principal personagem, o Príncipe Gato, ele é muito engraçado, folgado e espaçoso, mas eu me encantei com ele, me deu várias doses de risos. Temos também que faz uma parte fundamental da história é o ratinho Eleanor , ele é muito sábio e os ajuda muito na busca do príncipe gato.

Outra coisa legal no livro são os lugares que os autores escolheram para ser cenário, que é a cidade de São Paulo. Eu moro em São Paulo há 22 anos (desde que nasci), e tem lugares que eles comentam que eu nunca visitei, e fiquei super curiosa para conhecer.

O livro é muito bom, quem gosta de aventuras, magias, humor e mistério, leia, vale muito a pena. Sem contar que não tem aqueles famosos e clichês personagens (vampiros, lobos, bruxas e outros), é uma história com novos tipos de personagens e vilões - quem já viu algum besouro espião ou bonecos de panos malévolos por ai?.
Não indico apenas para o juvenil, e sim para todas as faixas.

Ligiane 26/10/2012

O Principe Gato
O livro é uma leitura que te transporta para mundos imaginarios e paralelos.
A estoria ocorre em Sao Paulo e seu paralelo o mundo de Marshmallow.
O principe desta terra Marshmallow um gato peculiar com um genio unico, atravessa um portal entre os mundos o famoso "buraco de minhocas" até o mundo dos humanos chegando a cidade de Sao Paulo, em uma busca alucinante para encontrar um artefato mistico/magico que podera salvar seu mundo " a Ampulheta do tempo".
Nesta busca o principe gato acabará por se aliar e se juntar a um Humano chamado Hugo e mais tarde um rato chamado Eleanor. Juntos irão passar por muitos desafios e perigos para chegar a seu objetivo. Terão de enfrentar os feiticeiros seres horriveis. Mas para saber o final desta maravilhosa aventura e o que acontece com o Principe gato e seus amigos somente lendo o livro....

1 | 2 | 3 | 4 | 5