O amor é um pássaro vermelho Lucília J. de Almeida Prado

Resenhas - O Amor é um Pássaro Vermelho

Talita 12/11/2009

O livro é ”o amor é um pássaro vermelho” conta a história de Tadashi, garoto japonês de família pobre numerosa que deixa o Japão como filho adotivo do casal Nakamura.
Seu destino é o Brasil, mais precisamente São Paulo, local em que é obrigado a trabalhar nas lavouras de café.
O livro traça um panorama da luta de um garoto de apenas 14 anos pela sobrevivência e pelo sustento de sua família estabelecida no Japão. Narra também as diferenças culturais e comportamentais existentes entre os dois paises.

“A alma é algo que a espada não pode ferir, o fogo num pode consumir as águas não podem macerar, todo o vento do mundo não pode enxugar.” (p. 38)

Ivy.1 18/08/2022

O amor é um pássaro vermelho
É um livro simplesmente perfeito, que mostra a vida de forma tão espontânea e pura e ao mesmo tempo retrata problemas e pontos muito importantes, como racismo e etnocentrismo. Ele possui uma linguagem muito leve e fácil de entender e nos traz grandes ensinamentos para a vida. Enfim, é uma leitura que indico muito.

"O amor é um pássaro vermelho porque como o pássaro vermelho nasce do sol, o amor nasce nos nossos corações."

hana 13/02/2011

Leitura Obrigatória!
O Amor é um Pássaro Vermelho, foi o primeiro livro de literatura brasileira pelo qual eu realmente fiquei encantada. Fascinou-me completamente, começando pela capa (10º edição Editora Record 1983) Na época em que eu li, pela primeira vez, eu tinha 14 anos, foi em 2007, peguei-o emprestado da biblioteca da escola, li em apenas seis horas, desde o momento em que comecei a história me prendeu no livro e não consegui parar de ler, até terminá-lo, não me arrependi em nenhum momento.
Se você como eu é admiradora da história da imigração japonesa no Brasil, gosta da cultura japonesa, e talvez assim como é estudante de língua japonesa, e tem um sonho de um dia poder ir a Terra do Sol Nascente, tenho certeza que também irá se encantar com essa história.
Talvez você não goste como eu gostei, talvez tu ache a história chata, mas tenha em mente que é uma história simples, e que retrata a vida de um imigrante japonês.
Boa leitura, e quando ler, não deixe de dar uma passadinha aqui e me contar o que achou do livro.

Aline.Lima 20/08/2021

Vamos lá, o livre é bom mas eu não diria incrível pelo simples motivo que a quantidade de nomes que tem você acaba se perdendo as vezes, mas quando vc entende o contexto todo você fica morrendo de amores, vale a pena.

sassaleitora 02/11/2023minha estante
o livro parece ser incrível, igual vc!!

Silvânia Alves 04/09/2015

Como não se apaixonar por esta história?
Eu já li muitos livros, tenho uma biblioteca e falo sem medo de errar que este é um dos meus favoritos, já li e reli várias vezes e a cada vez que abro suas paginas me vejo no navio que trouxe o jovem Tadashi ao Brasil, me vejo na época dos cafezais em que o Brasil era "movido" a pés de cafés...
Gosto neste livro especialmente da quarta parte, talvez por que ali o jovem Tadashi começa a descobrir a felicidade e o amor verdadeiro.
Sinto o peito apertar ao ler a parte em que Tadashi conta para Jiro seu conterrâneo sobre a morte do pai e da mãe do mesmo, guardando em segredo que o pai morrera ao saber que o filho se casara com alguém, que não pertencia a mesma cultura e que a mãe mesmo sabendo onde o filho que ela viera procurar estava morreu sem ir ao seu encontro por causa de uma promessa feita ao marido em seu leito de morte.
Como não se apaixonar por esta história?

site: http://www.detudopouco.com.br/2013/06/resenha-do-livro-o-amor-e-um-passaro.html

Elizabete.Isidoro 11/11/2016

O amor enfrenta barreiras!
É interessante ler um livro e relembrar alguns temas históricos como a imigração japonesa. O garoto japonês vem para o Brasil afim de trabalhar nas fazendas de café e oferecer melhores condições de vida a seus pais que ficaram no Japão. O rapaz sente o calor e a liberdade do amor, visto que poderá não ter o consentimento do pai, pois a moça não é japonesa.
O livro destaca as diferenças culturais, a tradição e o valor das raízes japonesas. Algo surpreendente acontece, quando o pai envia para o Brasil um presente de casamento para o casal que estão prestes a se unirem mediante várias barreiras e contratempos.
Vale a pena ler....

icynight. 04/02/2022

O primeiro de muitos
Esse livro despertou minha vontade de entrar nesse mundo literário, lá em 2019. Eu o reli esse ano pra ter o gostinho de lembrança, pq na época ele era meu livro favorito. Mas agora vejo que não gosto dele kkkk. Pra mim, a única coisa que me faz gostar dele agora, é simplesmente o valor emocional que tenho por ele. ??

Mii 21/02/2022

Ganhei esse livro aos 14 anos de minha mãe que o encontrou em um sebo. Levei mais de 10 anos para finalmente ler, e quando li que leitura maravilhosa, fácil de entender e sinto que deveria ter a lido a muito tempo. Por ela ser inspirada na história de japoneses imigrantes, me fez abrir a mente de uma maneira que nunca havia pensado que poderia ser aberta em relação a este assunto.
A construção dos personagens e a narrativas são muito boas, mas é muito estranho pensar baseado nos dias atuais que antigamente o Brasil era uma referência no quesito ganhar dinheiro, e logo que essa família chega ao Brasil, se surpreende em ver um cacho de banana direto do pé e comentando ?Brasil, país da fartura, não? Pg.37? isso doeu meu coração no fundo da alma, por ver o que o país se tornou e o que poderia ter se tornado.
Eu gostei muito desse livro, ele me fez sentir a sensação de realmente estar ali com eles, por ter muitos detalhes e até faz uma menção da minha cidade no livro. O que também é estranho de acreditar que hoje em dia está tão diferente e não pra melhor.
Há muitas citações de sabedoria pelo livro o que faz a gente refletir um pouco sobre alguns assuntos. Em geral não tenho nada de ruim pra falar desse livro e sim que foi um dos melhores e dos mais apaixonantes que já li. Tanto por retratar a realidade e por ter uma pitada de verdade dentro da estória.

Lucy 25/09/2022

Arigatchan (quem pegou, pegou)
Em teoria, é um infanto-juvenil. Porém me passou muito uma vibe de romance de formação. E eu amo romance de formação, mas esse aqui não me cativou.

No geral, achei muito superficial, a escrita simploria de mais. Por exemplo, por mais que se discuta os maus tratos dos imigrantes nas fazendas de café, isso não vai muito longe. Particularmente achei um absurdo os caras saírem assim fácil da fazenda, só porque queriam. Imagino que na realidade, pra um imigrante sem muitas perspectivas, se livrar assim da sua semi-escravidão era um tantinho mais complicado (mas como não sei muito sobre o assunto, posso estar errada).
Mesmo sendo um infanto-juvenil, ainda dá pra botar umas camadas aí. Parece só um daqueles livros com moral, "o amor venceu tudo", "persistência é a chave", "tenha bom coração e será recompensado". Mas são apenas mensagens vazias, e sem um significado real.

Os personagens também, nenhum deles me cativou. Não fiquei curiosa, e nem torci pra nenhum deles, mesmo pro protagonista. E aquela pataquada nos 45 do segundo tempo? Nota dó.

Mas lendo isso, agora me pergunto se tem alguma obra, talvez mangá, que retrate a imigração do ponto de vista de japoneses. Ou mesmo outras obras do ponto de vista do brasileiro, só que mais apurado.

Maria.Barreto 09/01/2024

Narrativa interessante!
Fala sobre a emigração de japoneses para o Brasil e as dificuldades enfrentadas.

LAvia.Mariane 06/09/2023

O amor é um pássaro vermelho
Me peguei curiosa nesse livro por conta da sua capa e título. É um livro nacional que narra a história de um menino japonês que migra para o Brasil com o intuito de ajudar e melhorar as condições de vida de sua família que ficou no Japão. Tadashi, o personagem principal, passa por diversas dificuldades no processo mas não deixa se abater e não perde suas virtudes. E quando moço ele descobre um amor puro e intenso que passa por dificuldades devido a diferença entre culturas. A leitura é bem tranquila e fluída, li ele rapidinho, super recomendo!

Pamela 20/06/2012

Conta a história de Tadashi,um garoto de familia muito pobre,que vem ao Brasil em busca de um futuro melhor,como todo livro de romance tudo acaba bem,apesar dos momentos ruins de sua caminhada a felicidade.

Daniboy 06/01/2018

O amor é um pássaro vermelho.
Comprei esse livro por R$1 em um sebo de Belo Horizonte por a) ser barato e b) pelo título. Demorei bastante - quase sete meses - para enfim abrir ele e quando li a apresentação do livro, me apaixonei.

O livro foi escrito nos anos 80, quando as editoras nacionais perceberam que precisavam escrever livros com linguagem mais próximas dos jovens, visto que os filmes de grande sucesso estavam fazendo com que os jovens deixassem de visitar a biblioteca. De certa forma, esse livro é um marco na literatura nacional.

Bom, o livro é em si muito bom. Eu adoraria ter lido esse livro quando eu tinha 12 anos, talvez assim eu pudesse entender algumas coisas que você sente quando se tem 12 anos e é incapaz de dar substantivos aos seus sentimentos. Mas li ele aos 21 e meio e por mais que eu tenha me deliciado na leitura, os meus olhos já não brilharam tanto - afinal, o final era feliz. O caminho era sinuoso, mas feliz. Vale a leitura!