Introdução ao Espírito da Liturgia

Introdução ao Espírito da Liturgia Joseph Ratzinger...

Resenhas - Introdução ao Espírito da Liturgia

gab 23/03/2020

Essencial para compreender a Liturgia cristã
Ratzinger é impecável. É realmente uma introdução, mas vai muito além disso. Começando pelas bases veterotestamentárias e passando por toda história litúrgica cristã e encerrando tudo em Cristo.
Wallace 23/03/2020minha estante
Ratzinger é o maior teólogo vivo! Um verdadeiro fiel e santo católico.

Com certeza será um do doutores da Igreja futuramente.

gab 26/03/2020minha estante
Deus assim o queira! É um homem sensacional, rezemos por ele.

Giovani Aguiar 10/05/2019

Excelente teologia da liturgia
Mais uma vez, Sua Santidade Bento XVI nos surpreende. Combinando magistralmente erudição e humildade, esse livro não pretende ser um guia litúrgico ou uma coletânea de dados sobre objetos específicos do culto divino. Trata-se, sobretudo, de uma apresentação das bases teológicas, filosóficas e humanas da liturgia cristã, com seus grandes conceitos. Com constantes alusões e citações do Antigo e do Novo Testamento, aliadas a dados arqueológicos e das culturas judaica e pagã, Ratzinger traça um caminho cuidadoso e belo. O leitor precisará estar muito atento, alguns pontos são difíceis de entender e requerem reflexão. Entre os temas tratados estão: o culto e o corpo; a igreja como espaço sagrado; a música litúrgica; o tempo sagrado,etc, Resumindo, uma das grandes obras de teologia litúrgica de nossos dias. Recomendo para todos os cristãos, católicos e protestantes.

Prof. Pe. Gustavo 12/02/2023

Denso e Profundo
Aqui na linguagem do papa Bento XVI, ainda enquanto cardeal, temos uma introdução à ciência litúrgica com base na história da salvação, Antigo e Novo Testamento.
Esse livro é indispensável como uma introdução a liturgia, mesmo com uma leitura ?difícil? o esforço vale a pena.
Para quem gosta de liturgia e queira aprender um pouco das bases o presente livro deve estar na ?cabeceira? da cama.

Thxurzz 14/04/2024

Simplesmente um dos melhores livros que eu já li!!
É impressionante a forma como ele consegue trabalhar diversos assuntos no livro, mas iniciar e finalizar o livro falando sobre a mesma coisa: A Liturgia é um agir de Deus e não o nosso agir.
Ele consegue fazer uma viagem com você pela história da Liturgia, mostrando-nos como tudo se conecta desde o antigo testamento até o novo testamento, desde seus simbolismos teológicos e históricos, como por exemplo: o surgimento dos ritos e como a igreja foi ao longo do tempo, pegando cada costume e transformando-os em um rito único, ou como os gestos na missa são costumes comprovados de tradições e atitudes dos apóstolos e dos primeiros cristãos.

Você precisa entender o livro do início ao fim, senão você corre o risco de se perder. É uma leitura bastante avançada que exige atenção e por isso você pode agarrar um pouquinho nele.
É simplesmente um manual de como compreender a liturgia!!
O sentimento que tenho por esse livro é tão incrível que não conseguiria definir ele em uma resenha.
5 estrelas fácil fácil.....