A jangada de pedra

Resenhas - A Jangada de Pedra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

veroaragao 18/03/2024

Obra-prima
Ninguém pode morrer sem ler Saramago, livro essencial e autor essencial. A língua portuguesa deve muito a ele.

Veri 26/02/2024

Genial!
Mais um Saramago genial!

O realismo mágico instigante, que tem como tema central a relação de Portugal e Espanha com o resto da Europa.

A separação física ?ocorre? justamente no ano em que os dois países estão sendo admitidos na Comunidade Europeia, e são os ?países pobres? do bloco.

Na parte humana, os personagens são pessoas simples mas de muita sabedoria e poesia.

Lucaszuccol 13/02/2024

Saramago é Saramago
? Quantas vezes, para mudar a vida, precisamos da vida inteira, pensamos tanto, tomamos balanço e hesitamos, depois voltamos ao princípio, tornamos a pensar e a pensar, deslocamo-nos nas calhas do tempo com um movimento circular, como os espojinhos que atravessam o campo levantando poeira, folhas secas, insignificâncias, que para mais não lhes chegam as forças, bem melhor seria vivermos em terra de tufões.?

Gosto muito do jeito que o Saramago escreve. Muita gente reclama, mas eu acho que o estilo de escrita do Saramago é muito mais fluido e dinâmico do que diversos autores com escrita ?tradicional?.

Se é sua primeira experiencia com o autor e a leitura parece um pouco difícil, minha dica é ler ?como se fosse em voz alta?. Saramago coloca tudo de uma vez no mesmo parágrafo: descrição, diálogo, filosofia e muito mais, e mesmo assim é tudo extremamente coeso e identificável.

Se você já está acostumado com a escrita de Saramago, eu senti que essa obra traz muitos questionamentos e filosofias, tanto escancarados quanto na entrelinhas.

Confesso que por um período a narrativa se arrasta e você só quer saber onde tudo aquilo vai dar, mas sempre aparece um fato, um pensamento, um diálogo interessantes e que o leitor consegue se identificar.

No final das contas, Saramago é Saramago.

Saraiva 04/02/2024

KKKKKKK eu demorei MUITO pra entender o que tava rolando poxa nenhuma vírgula assim fica difícil mas muito bom parabéns

Jeff_Rodrigo 13/11/2023

Imagina viver num país tão desconexo com a realidade do continente à sua volta que, em um belo dia, ele se descola da sua massa continental e passa a navegar à deriva, sem capitão, sem rumo e sem futuro no horizonte.

Seria uma crítica à sociedade portuguesa? Uma homenagem ao destino manifesto de Portugal (navegar é preciso, viver não é preciso)? Uma sátira (de muito bom gosto) aos conservadores e saudosos do regime salazarista? Tudo isso misturado?

Não sei. Para mim, foi uma bela paulada do Zé Saramago! Muito pertinente com o cenário político e cultural recente, aliás!

Dani 17/08/2023

Sou fã do autor, mas dos livros de Saramago que li até agora, esse foi o mais difícil de ler. A história é interessante, mas a escrita é truncada, cheia de palavras que nunca vi. Achei esse livro mais poético e contemplativo que outras obras do autor. Foi uma experiência de leitura boa, mas arrastada.

Marcus 13/08/2023

Saramago dispensa comentários. As histórias mais loucas ganham vida e
realidade no meio das frases e letras mais bem construídas da língua portuguesa.

Esta é a história de quando a península ibérica se descolou do continente e ficou à deriva no Oceano Atlântico. É também a história de cinco pessoas e um cão que vagam pela agora ilha.

mfnpr 17/06/2023

Algumas ponderações
O Saramago sabe conduzir muito bem a atenção do leitor. Sem contar a criatividade, senso de humor e inteligência na escrita... É todo um enredo com acontecimentos insusitados e fictícios que visam fazer um paralelo ao afastamento político e cultural da península ibérica em relação ao restante da Europa.
O que pode causar um estranhamento de início é que o Saramago só escreve em paragrafozão e tudo junto, diálogos, descrições tudo sem espaço, um logo após o outro na mesma linha.

Jackson60 08/06/2023

Sobre as relações entre a Península Ibérica e a Europa.
Trata-se de uma obra premiada com o Nobel de Literatura. O romance aborda um evento sem precedentes, o rompimento da Península Ibérica do continente europeu, a qual passa a vagar pelo oceano atlântico.

Nesse contexto, o autor dá ênfase nas histórias de José Aniço, Pedro Orce, Joaquim Sassá, Joana Carda, Maria Guavaira e do cão (Constante). Essas personagens são entrelaçadas e se cruzam no decorrer da obra, enquanto uma série de eventos inexplicáveis acontecem de forma, aparentemente, isolada.

Por meio dessa jangada de pedra o autor aborda e explora uma série de relações sociais, culturais , econômicas e históricas entre os ibéricos e os demais europeus.

Marcelo.Alencar 19/05/2023

A jangada de Pedra
Esse romance é muito mais do que uma história de um acidente geográfico. É um profundo pensar sobre a solidão. Espetacular!

Aline.Rodrigues 11/05/2023

Um livro mágico, pois não tenho outra palavra
Saramago com seu labirinto de palavras, descrições, crendices e impressões é avassalador! Que poético é tudo isto!

Rafael 25/03/2023

Saramago é sempre uma leitura densa
E não seria diferente com "A jangada de pedra". Mas, mais uma vez, Saramago traça críticas pontuais em um cenário onde vemos a Península Ibérica se separando do continente graças a um suposto risco na terra feito por Joana Carda em uma simples brincadeira.

Claro que é completamente difícil de crer em uma separação de continentes, mas Saramago nos faz acreditar em cada detalhe com duas longas descrições e aqueles velhos parágrafos intermináveis. É engraçado e real como os países reagiriam em questão de relações internacionais sobre de quem é a responsabilidade da jangada. Além disso, os personagens demonstram como se sentem à mercê da sociedade, vivendo em viagens, crises alimentares e viagens dentro da sua própria jangada. Temos três homens, duas mulheres, um cão (que eu queria pra mim) e dois cavalos que se conhecem na circunstância e fazem nos questionar sobre a bondade do ser humano.

Não é uma leitura que flui tão bem, por isso a demora em finalizar e a nota :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5