Apenas respire

Apenas respire Susan Wiggs

Resenhas - Apenas respire

Sueli 15/06/2013

Manual de Sobrevivência da Mulher Moderna!

Saber que eu iria me apaixonar por Apenas Respire, não foi nenhuma surpresa, mas tomar consciência que livros como este estão ficando cada vez mais raros de serem publicados, é indesculpável!
Ler, nos dias atuais, deixou de ser apenas um passatempo para se tornar um exercício de sobrevivência. Uma fuga da loucura que nos rodeia, e quando temos o privilégio de ler algo de valor, aí a mágica da leitura funciona de maneira perfeita!
Preciso dizer que apesar do título, eu só consegui repirar normalmente, no final do terceiro capítulo, e várias vezes durante a leitura me peguei com a respiração suspensa, aí me dizia: Sueli, apenas respire!
Pois é, leitor, o livro fala sobre as coisas que realmente nos importam – as relações humanas! E, tudo embrulhado de forma muito atraente e elegante em aforismos tão encantadores, como úteis para quem se dispuser a aprender até o último momento da vida.
E, tudo começa quando o mundo perfeito de Sarah desmorona ao descobrir a infidelidade de seu marido que até então, era considerado por ela, um verdadeiro príncipe!
Sarah gravitava em torno dele como um satélite apagado e sem cor, além de ter lutado com unhas e dentes na batalha contra o câncer de Jack, descoberto durante o processo de inseminação artificial de Sarah, que se recusara a engravidar no início do seu casamento.
E, exatamente por isso, ela era assolada por uma montanha de culpa, já que imaginava que se houvesse concordado em engravidar imediatamente, talvez houvessem descoberto a doença em um estágio inicial.
Como casal, eles sobreviveram ao câncer, mas não sobreviveram ao que eles haviam se transformado durante o processo de cura. Enquanto Jack mergulhava no trabalho, Sarah ficava cada vez mais envolvida no processo de inseminação artificial, o que os afastou ainda mais!
O que me fez enlouquecer com esse livro, foi a agilidade e a determinação dos movimentos de Sarah após encontrar seu marido com outra....Houve o choque, houve o pânico, houve a frustração, mas talvez exatamente por tudo isso, não havia dúvidas sobre os seus próximos passos!
Ela foi muito rápida e muito fria em seus momentos de raiva.
Em sua fuga para um lugar seguro, o marido telefona preocupado com a reação de Sarah, que sempre havia se mostrado muito cordata e pacífica. Principalmente, porque em um processo de separação e posterior divórcio muita$$$ coisas estão envolvidas.
Jack fica indignado ao perceber que Sarah o havia abandonado dirigindo o carro que ele tanto amava, mas comprado com o dinheiro dela com o objetivo de animá-lo, e exige que ela volte para casa! Foi uma delícia vê-la jogar o celular pela janela! Sim, leitor, quando a autora é competente, as imagens flutuam em nossa imaginação com muita facilidade....
Boa menina!!!!!!
E, usando as palavras de Sarah: EU JÁ ERA! Não consegui largar mais esse livro!
Sabe aquele momento? – “Pare o mundo porque eu quero ler esse livro! Pois é!!!!!!
Quando uma mulher é tão covardemente traída pelo homem que ama, provavelmente ela terá que enfrentar todos os tipos de obstáculos até poder se reerguer. E, para que isso pudesse acontecer só havia um lugar possível: a sua cidade natal. Lá onde sua família morava, e que ela havia repudiado em seu passado de adolescente problemática.
Voltar com o rabo entre as pernas, não é fácil, mas em nenhum momento ela foi criticada ou rejeitada. Foi acolhida com amor e carinho verdadeiro....Apenas sua mãe não estava mais presente, e em momentos como esse, as mães, de maneira geral, são sempre garantia de segurança e compreensão.
Houve um momento que chorei de babar, como diz a Carlinha, mas deixo para vocês essa emoção, descrita com tanta sensibilidade na página 349.
E, é aí que começa verdadeiramente a história de Apenas Respire, o resgate dessa mulher, até que ela pudesse entender que apesar de traí-la, Jack havia aberto a porta da sua gaiola dourada, e lhe dado a chance de encontrar a si mesma, e...... Will!
As segundas chances só acontecem porque é muito raro alguém acertar de prima! E, são os nossos erros que melhoram as nossas escolhas. Porque temos a impressão errada de ter o controle de nossas vidas, mas é a vida que nos controla...e, claro, o amor não tem lógica nenhuma. E, é sobre isso que você vai ler....
Porque vamos combinar não é? Depois dessa tragédia toda tinha que haver uma senhora compensação!
Então, vejamos....O que você acha de um bombeirão, moreno, solteiro, lindo, de um metro e noventa e cinco de altura, bem nascido, e que havia sido a paixão e Sarah no colegial? Tá bom ou quer mais?
E, acordar a feminilidade e a sensualidade de uma mulher rejeitada, não é para os fracos! Tem que ter muita determinação e testosterona, e nesse rapaz a Susan Wiggs não fez economia de nada!
O que você acha desse diálogo:
─ Você deve achar que eu sou maníaca – ela sussurrou.
─ Eu estava contando com isso.
(pág.402)
Susan Wiggs é uma artista da palavra, suas tramas bem urdidas, nos falam de coisas comuns, nos indicam o melhor caminho, porque ela sabe sobre o que está falando! Susan Wiggs é uma autora generosa, brilhante e elegante. É impossível ler qualquer um de seus livros e não aprender, ou se maravilhar com o mundo que existe em sua imaginação. Não existe nada sobrando. Tudo é na medida certa...
Apenas Respire, é mais que um romance maravilhoso, é um estudo sobre os costumes, sobre famílias, e sobre as novas famílias. E, de como é possível ser feliz com tão pouco ou melhor dizendo, com tudo que é importante.
Com os sábios conselhos que parentes e amigos compartilham com Sarah, somos presenteados com frases muito clichês, mas são clichês que quando bem empregados funcionam, e nos dão o colorido e a fantasia que estarão presentes em nossa memória muitos livros depois.
E, adoraria que ela, assim como em Diários do Lago, escrevesse sobre o elenco de apoio.
Parafraseando Susan Wiggs: Se você não gostar desse livro, é porque provavelmente, você não está pronta ele...
Marilda 14/06/2013minha estante
Lady Sueli,

Adorooooo suas resenhas.

bjs

Tícia 15/06/2013minha estante
O que eu posso dizer?
Diante de tudo isso que eu li agora, vou atrás desse livro tal e qual uma maluca obsessiva.
Viu, Sueli? A culpa é apenas sua por acrescentar mais esse livro na minha pilha já vertiginosa de "vou ler"! kkkkkk

Resenha perfeita, como sempre.

bjoooooooo

Sueli 15/06/2013minha estante
Tícia, esse livro é maravilhoso! Eu espero que você goste tanto quanto eu!
Obrigada pelo comentário!
Vamos torcer para termos em breve o "Bolsa Livo"!

Lizzy 12/02/2015minha estante
Estou lendo e adorando. Bjs

Gabi Moreira 27/11/2015minha estante
Sueli, essa sua resenha foi a responsável pelo meu pedido do livro através do Plus.
Estou com muitas expectativas e espero que ele seja tão bom quanto o "Mesa para Cinco", também da Susan e que é meu livro favorito.
Se você ainda não leu, eu recomendo.

Dani 22/01/2016minha estante
Sueli, vc escreveu meus pensamentos, senti todas essas emoções enquanto lia o livro.
Sou sua fã, como sempre vc arrasou na resenha.

bjs

Tamara 23/06/2020

Eu adoro de vez em quando pegar livros leves e gostosos para ler, e Susan Wigs é uma das autoras que me proporciona esse tipo de literatura. Dessa maneira, Apenas respire era um livro que estava em minha lista há certo tempo, e recentemente resolvi me envolver em sua leitura.
O início é cativante e envolvente, e logo de uma vez li quase cem páginas e não estava disposta a parar a leitura. Aqui são discutidos vários temas relevantes como casamento, fracasso em relacionamentos, relação entre pais e filhos, dentre outras questões bastante importantes e que serviram muito para deixar o livro ainda mais completo. Nessa história, encontramos Sarah, uma cartunista que logo no início da história está passando pelo procedimento de uma fertilização in vitro. Logo depois, ela descobre estar sendo traída e o marido pede o divórcio, e quando ela vai para a sua cidade natal a fim de resolver suas questões e descobrir uma nova vida para si, descobre que a última fertilização deu certo e que ela está grávida, do agora ex-marido, e serão gêmeos. Por outro lado, temos também como protagonista, ainda que secundário, o bombeiro Will. Ele casou-se com uma mulher que tinha uma filha, e quando esta foi embora ele permaneceu com a menina, criando-a como um pai solteiro e tendo de lidar com as nuances de uma pré-adolescente que procura entender o porquê foi abandonada e precisa lidar com os sentimentos típicos dessa fase confusa da vida.
Houveram diversos fatores que me encantaram nessa história, e obviamente o primeiro deles é a presença de crianças, algo que eu simplesmente adoro encontrar em livros. Além disso, temos uma mulher forte, uma cidadezinha pequena e pessoas conhecidas e amigas que procuram ajudar uns aos outros e apoiar aqueles de quem gostam, e isso é um adicional delicioso nesse estilo de história leve. Ainda, posso destacar que é lindo acompanhar a profissão do mocinho, que por sinal se mostrou um homem apaixonante em todos os sentidos, e aqui podemos ver como é heroica e difícil a vida dos bombeiros.
Apesar de ter amado a história, não pude deixar de destacar alguns poucos defeitos que acabaram não me permitindo oferecer uma nota máxima ao livro. O primeiro desses defeitos diz respeito ao romance, e embora entenda que a autora quis enfatizar a vida individual de cada personagem, o que não deixa de ser bacana, mas com tantas páginas à sua disposição penso que ela poderia ter dedicado partes maiores para descrever um desenvolvimento mais aprofundado da nova relação de Sarah. Além disso, em certo momento encontrei uma contradição que me incomodou, e embora seja algo pequeno, ficou no fundo de minha mente pois senti que foi uma falta de atenção da autora. E por fim, embora adorei como se desenvolveu a nova vida da protagonista, suas amizades e relações, confesso que achei em alguns momentos que as coisas soaram forçadas no sentido em que ficavam muito redondinhas, muito certinhas e bem sabemos que se isso fosse vida real nunca seria desse jeito.
Apesar dos pontos positivos e negativos, a história foi muito boa e envolvente e me proporcionou uma leitura rápida, gostosa, leve apesar dos dramas e apresentou exatamente o que eu procurava e por isso fiquei satisfeita.

Cau :) 19/08/2011

Apenas Respire!
“O amor entra na sua vida no momento em que ele quer entrar, não quando você está pronto” (pg.172)

Sarah é uma mulher comum, vive em Chicago e trabalha desenhando tirinhas para alguns jornais. Há um tempo ela vem fazendo tratamento numa clínica de fertilidade, já que seu marido Jack teve câncer e acabou ficando estéril

Quando descobriu a doença do marido, a vida de Sarah passou a girar em função dele, das vontades e desejos de Jack. E mesmo depois de curado, ela continuou vivendo para agradá-lo.

Um dia, depois de ir sozinha para mais uma tentativa de inseminação, Sarah resolve fazer uma surpresa para seu marido e lhe levar uma pizza, em seu local de trabalho. Mas é ela quem tem uma grande surpresa, e não é nada agradável: Jack está tendo um caso.

“O amor podia ser morto em um instante? Poderia existir em um momento e, em seguida, morrer como uma pessoa baleada no coração?” (pg.148)

Sarah pega a estrada, sem rumo, e acaba indo parar numa pequena cidade da Califórnia, onde cresceu.

Enquanto lida com o doloroso processo de separação e tenta se habituar a nova vida, ela reencontra Will Bonner, um antigo colega da escola, e descobre que aquele menino que antes a irritava, se tornou um homem incrivelmente sedutor, trabalha com resgate no corpo de bombeiros, está solteiro e vive com sua enteada Aurora.

Mas Sarah ainda está muito abalada emocionalmente para pensar em se envolver novamente.

“Se você tem medo de um coração partido, tem medo da própria vida” (pg.144)

Quando ela acha que seu único problema é seu casamento destruído, descobre que a ultima inseminação deu certo e que está grávida. De gêmeos!

Com o apoio de Will, Sarah vai se sentindo mais forte para enfrentar os problemas e administrar a nova vida... ela só não tem força suficiente para evitar a paixão por Will.

Apenas Respire nos transmite, a todo momento, mensagens de confiança, de esperança, e nos mostra que, em determinadas circunstancias, devemos apenas respirar e deixar que a vida siga seu curso. Assim como Sarah, também me apaixonei por Will e seu coração tão generoso.

Uma coisa que me incomodou muito foi a quantidade de erros que o livro possui. Dá a sensação de que ele sequer foi revisado!! São muitos erros mesmo (de grafia, de digitação, concordância...). Isso não tira o encanto do livro, mas são tantos que realmente incomoda!

Ah! O livro possui 42 capítulos distribuídos em 6 partes. No início de cada parte, tem uma tirinha desenhada pela personagem. Adorei!!

“Acho que não existem finais felizes. A vida é complexa demais para isso. As coisas nunca terminam. Apenas mudam” (pg.74)

Marta Skoober 20/08/2011minha estante
Cau você escreveu para a Editora para reclamar? Acho que devemos fazer isto, afinal livro neste país é muito caro, merecemos um produto minimamente cuidado, não é?
Bjs

LissBella 31/08/2011minha estante
Adorei sua resenha, Cau!

Vivi Gonçalves 15/03/2013

A vda como ela realmente é!
Terminei de ler o livro! Posso dizer que é um relato da realidade, então não espere um romance melado. Porém é uma lição, de que apesar da vida te bater constantemente é preciso ter fé, seguir em frente e apenas se lembrar de respirar!

CleuzaFaustino 24/12/2013

Poderia ser melhor
O livro no geral é razoável, algumas vezes bom... Porém, desculpem por ser a voz destoante aqui, excelente ele não é. Longe disso. Superficial demais, a autora não convence nem na elaboração dos personagens, nem no desenrolar da trama. Quem já se encantou com a maestria da descrição de personalidades como a de Bentinho, Pedro Bala, Ana Terra e tantos outros, sabe do que estou falando.

Sarah, a personagem principal, é uma mulher ao mesmo tempo frágil e forte, insegura e destemida, tímida e ousada. No entanto, esse caldeirão de paradoxos não é muito bem explorado, fica tudo apenas esboçado, meio caricato, uma promessa que nunca se cumpre. Will é o príncipe encantado, sonho de consumo de 10 entre 10 mulheres, perfeito demais!

A autora introduz um relato paralelo envolvendo incêndios criminosos, um mistério na pequena cidade “onde nada nunca acontece”. Porém, ficou só nisso mesmo, no final ela informa aos leitores o autor desses incêndios e só, fim de papo. Frustrante.

Nem falarei dos (muitos!) erros de português e de tradução. Só vou comentar que esse é um problema menor do que a superficialidade que permeia a obra.

Lariane 09/03/2012

Sarah Moon foi uma adolescente rejeitada e sem grandes amigos, que não gostava da pequena cidade onde morava na Califórnia. Por isso, se isolou ainda mais ao satirizar as pessoas ao seu redor nos cartuns de sua autoria, principalmente Will Bonner, o garoto perfeito e egocêntrico de sua turma, sua grande paixão adolescente.

Após se formar, partiu para a Universidade em Chicago. Anos se passam até ela encontrar o amor de sua vida, seu príncipe encantado, Jake. Só que, infelizmente, apesar dos primeiros anos de felicidade no casamento, ao tentarem ter filhos, Jake descobre ter câncer nos testículos, e dali em diante as coisas mudaram muito para o casal.

Sarah, durante todo o tempo da doença até a cura, apoiou muito seu marido. Contudo, após o diagnóstico que tudo estava bem, seu casamento começou a desandar, mesmo estando eles tentando novamente ter filhos. Entretida em meio às visitas mensais na clínica de fertilização, Sarah não notava, mas seu casamento já não era o mesmo.

Um dia, logo após ser fertilizada, Sarah resolve fazer levar pizza para a obra de Jake – sem azeitona, pois ele não gostava – e tem uma desagradável surpresa, o encontra transando com outra. Jake justifica dizendo que o tesão havia acabado, pois durante todo o tratamento eram como mãe e filho e, depois, quando estava com ela, sentia-se como um cara com câncer.

Infeliz, Sarah parte para sua pequena cidade Natal para recomeçar, restando de sua antiga vida somente a tirinha Apenas Respire, cuja personagem principal é Shirl, sua alter ego. Aos poucos, Sarah começa a notar que sua vida era vivida em razão de Jake. Ela havia se anulado em detrimento do marido e agora estava perdida.

Começa a notar que há muito não era feliz em seu casamento... Como podia, de um momento para o outro, todo amor que antes existia em seu coração evaporar? Será que ele já não estava mais ali? Angustiada, percebe que tem que se redescobrir, saber o que gosta, como gosta e aprender a viver sozinha.

De outro lado, temos Will Booner, o garoto prodígio da cidade, que depois da formatura no colegial, em uma viagem ao sul da Califórnia, voltou com uma mulher e uma pequena criança. No decorrer dos anos, sua esposa o abandonou, o deixando sozinho com a pequena Aurora.

Ele ama sua filha, mesmo não sendo filha de seu sangue, mas o relacionamento de ambos encontra-se repleto de conflitos. Aurora está crescendo, se tornando uma mulher, e ele não sabe como lidar com isto.

Sarah e Will reencontram-se e uma leve – ENORME - atração permeia sua relação de amizade. Um romance entre ambos daria certo? Ainda mais quando Sarah descobre estar grávida de gêmeos?

Susan Wiggs é figura certa em minha estante de favoritos. E este livro não deixará de ir para lá! Confesso que estava adiando a leitura por ter lido vários comentários negativos quanto ao livro, falando que tem um ritmo lento e enrolado.

Terminei o livro com a sensação de estarem certos em uma crítica: o livro tem um ritmo mais lento. Mas, para mim, isto não é demérito, longe disso, muito menos enrolação. Sarah sofre para entender a nova realidade de sua vida e aceitar que também teve culpa no passado, não somente Jake.

O divórcio não poderia ser tratado como algo rápido e indolor, pois seria um contrassenso! As passagens, por mais banais que sejam, revelam o sofrimento de Sarah e não poderiam deixar de existir... Adorei a forma com que a autora narrou todo o desenvolvimento e despertar para uma nova vida.

Will, apesar de muito aparecer, tendo em vista que os capítulos são intercalados entre a perspectiva de Sarah e a dele com sua filha Aurora, teve muito pouco destaque, confesso! Os dois só voltaram a se encontrar passada a página 200, ou seja, para quem esperava um romance com passagens a dois mais freqüentes, terminará a leitura de Apenas Respire com a sensação de desgosto... Algo que não aconteceu comigo, ressalto.

No entanto, talvez por este encontro ter demorado a acontecer, o final foi um pouco abrupto demais, fazendo com que eu sentisse falta de “alguma coisa”.

A personagem mais irritante é Aurora! Will deveria ter sido mais enérgico com ela. Ou não. Os dois passam por um relacionamento complicado, no qual a falta de uma verdadeira conversa e exposição de sentimentos os distancia. Entretanto, mesmo sabendo disso, que Will tem sua parcela de culpa, ela merecia umas boas palmadas (risos).

Ainda, como destaque, temos as tirinhas da Shril que permeiam o livro. Ok, ok! Poderia ser uma a cada término de capítulo, não é? É engraçado ver como Sarah se retrata em sua personagem, ver todos os dramas que ela vive, acontecendo com Shril!

Se pudesse, muito mais escreveria... Sinteticamente, lhes digo: comprem o livro, se emocionam com Sarah e apreciem mais este excelente livro da Susan Wiggs.

Mais resenhas no www.leiturasedevaneios.com.br

Dani 22/01/2016

Que livro lindo!
Como não sou boa em resenhas, só posso pedir para que leiam a resenha da Sueli Jansen, ela expressa tudo que senti quando li esse livro, como queria encontrar mais livros assim.
É aquele livro que vc quer ler sem parar, mas não quer que ele acabe.

Rosana 15/11/2016

Apenas respire
Um casamento destruído, uma gravidez dupla, um novo amor.... muitas descobertas, misto de sentimentos ...
...apesar de uma perda machucar, ela também cria um novo espaço na sua vida, novas possibilidades...

Formigoni 25/12/2016

Incrível!
isso não é uma resenha !

O que foi esse livro ?
Nunca pensei que SUsan Wiggs pudesse fazer magia com as palavras. Quando começa o livro e a personagem Sarah se apresenta e mostra a sua vida infeliz fiquei meio " com um pé a traz " mas quando a narrativa continua fiquei pensando " meu Deus o que foi isso ?" O romance que não sai mais da sua cabeça e que vai fazer você se apaixonar por personagens de forma viciante. amei esse livro.

Silvana Barbosa 09/05/2018

Inspire, respire
Sarah é cartunista, e tem uma tirinha chamada "Apenas respire" em que sua alter ego Shirl vive situações bem semelhantes às suas. As ilustrações no livro são bem legais.
A mocinha é casada com Jack, que descobre um câncer nos testículos quando estão tentando ser pais. Daí vivem a dureza que é este tratamento, e após sua cura, o casamento está meio abalado... Nós pegamos a história a partir daí, com Sarah fazendo inseminação artificial para conseguir a gravidez tão desejada, descobrindo que dessa vez teve sucesso, correndo para contar isto a seu "príncipe encantado" e descobrindo-o nos braços de outra...
Então, a boa, doce e compreensiva Sarah chuta o pau da barraca, pega o carrão que havia comprado para o príncipe-sapo (ele quase surta com isto) e ganha a estrada, retornando para sua cidadezinha natal, nas terras de Marlboro.
Lá a futura mamãe vai lamber suas feridas e curar-se, e nós a acompanhamos neste processo.
As coisas não correm de forma muita rápida na história, e seu enfoque não é o romance romântico, mas como a heroína merece, a autora Susan Wiggs - que a maioria conhece como autora de romances de época - ganha um BOMBEIRÃO boa gente, que é padrasto solteiro de uma adolescente, e que está também apanhando para se virar com a rebeldia da filha nesta idade tão difícil.
Eu gostei. Estava enjoada destas historinhas rápidas dos romances, e cansada das longas cenas de sedução-e-sexo-enche-linguiça tão populares hoje, não importa o formato do livro. Ah, tem uma coisa engraçada, que não posso deixar passar sem comentários: o mocinho se chama Willian Bonner.
É.
Mesmo o povo chamando o bonitão de Will, sempre lembrava do apresentador do Jornal Nacional. Mas a Sarah para mim nunca teve cara de Fátima, que bom rsrs
Cris Paiva 09/05/2018minha estante
bom saber!!! proxima vez que eu encontrar ele na feirinha de 10,00 vou comprar!

Silvana Barbosa 10/05/2018minha estante
É uma boa história!

Cristine 28/05/2018minha estante
gostei...adoro histórias bem contadas....acho que o povo anda focando muito nas tais "cenas hot" e esquecendo das histórias (ta parecendo programa de TV, para disfarçar histórias ruins, colocam um monte de putaria no meio)...

Silvana Barbosa 31/05/2018minha estante
kkkkk verdade, Cristine

Rafa 08/07/2018minha estante
Parabéns pela resenha!

Três Leitoras 26/06/2018

Resenha: Apenas Respire
Volta e meia alguns livros chegam em nossas mãos e temos expectativa zero sobre eles, Apenas Respire está nessa categoria para mim. Entrei na brincadeira do livro viajante com algumas amigas e não imaginei que fosse encontrar uma história que mexeria tanto com meus sentimentos.

Vamos conhecer Sarah, uma cartunista, que coloca em suas tirinhas através da personagem Shill, o reflexo da sua própria vida, que sinceramente não anda das melhores.

Depois de lutar contra o câncer do seu marido, realizar tentativas frustradas de inseminação para terem um filho, ela descobre que todo seu amor e dedicação não foram suficientes, ele a está traindo e não é apenas uma desconfiança, ela viu e isso a despedaçou.

Numa tentativa de se livrar de toda aquela dor, Sarah decide voltar para a sua cidade natal e durante a viagem de retorno, enquanto dirigia, ela pensou em tudo que tem sido a sua vida e mesmo amando seu marido, ela também sabe que cometeu péssimas escolhas e agora está na hora de ser o que ela sempre quis.

Acompanhar a sua jornada no reencontro com ela mesmo, seus sonhos e reativação da esperança é algo singular, me emocionei por quase todo o livro, em muitas vezes me vi nela, relembrei de fatos sobre a minha própria vida e pude me orgulhar do caminho que construí, da mesma forma que me orgulhei da Sarah.

Uma história que qualquer uma de nós pode passar, cheia de sentimentos, lições, decepções, mas também muitas alegrias. A escrita da autora é super envolvente e a gente não tem vontade alguma de largar o livro.

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/03/resenha-apenas-respire.html

Suelen 13/09/2011

Se você está procurando um Romance bem escrito, envolvente e bom de ler, “Apenas Respire” é uma boa pedida! Esse não foi o meu primeiro livro da escritora Susan Wiggs, e ela até agora nunca me decepcionou, já que consegue escrever histórias que poderiam acontecer na vida real sem nenhum problema, super envolventes e gostosas de ler – dependendo do seu tempo pra leitura, você consegue ler esse livro em menos de cinco dias (eu li em três =X).

O livro conta a história da cartunista Sarah Moon, que achava ter o casamento perfeito, com um homem perfeito até que algo inesperado surge na vida do casal e eles adiam o grande sonho de suas vidas, ter um filho. Passado o tempo e tudo já nos conformes, eles voltam à ideia. Após muitas tentativas frustradas eles resolvem tentar pela fertilização.

Sarah estava nas nuvens com a possibilidade de finalmente ser mãe, só não contava com a traição do até então ótimo marido. Agora, vendo seu casamento ir por água abaixo e seu sonho ir pelo ralo, Sarah sai de casa e volta para a sua cidadezinha natal na California. Perdida em seus pensamentos e sem saber como viver sem seu marido, ela começa a aprender a conviver com aquelas pessoas que ela deixou pra trás, deixar o passado pra lá e ver todas as mudanças que aconteceu não só na cidade, mas também nos moradores. No meio de toda essa incerteza ela descobre que a fertilização deu certo e que finalmente ficou grávida.

Em um dos dias em que ela resolve finalmente deixar a depressão de lado e sair de casa, ela conhece Aurora, uma adolescente de 13 anos, enteada de seu amor de adolescência, Will Bonner (não sei se vocês assim como eu ao ler esse nome caiu na gargalhada, ter um personagem com o nome de William Bonner é demais pra mim, morro de rir!). Um homem totalmente diferente do que era quando adolescente, já que antes ele era o atleta da escola com todas as oportunidades de ter uma bolsa esportiva na universidade e ter uma carreira brilhante, e agora ele é bombeiro da cidade.

Em Will, Sarah acha um ótimo amigo para desabafar, e logo os dois viram melhores amigos, e claro, se apaixonam depois. A relação dos dois é tão legal, já que eles se apaixonam quando nada está dando certo em suas vidas; Sarah se divorciando e grávida do ex marido; Will está passando por um momento em que sua relação com Aurora está meio difícil, já que ela entrou naquela fase da adolescência em que tudo é motivo para uma briga, e pela insistência dela de querer saber noticias de sua mãe (que os abandonou) e sobre seu misterioso passado. Agora Sarah e Will terão que saber como encarar e achar uma saída para todos esses “problemas” e viverem felizes para sempre.

A narrativa do livro é na terceira pessoa e dividida em partes, contando com um negócio super interessante que são ilustrações em forma de cartuns, como se fosse Sarah que tivesse desenhado, que separam cada parte.

Resenha postada no site Up!Brasil dia 03/09/11

Valdirene.Perez 28/06/2012

Uma história muito gostosa, com personagens muito fofos.

Lary 05/01/2014

As vezes, tudo que você pode fazer é respirar
Eu tenho um amor muito grande pela história desse livro. Pense em um conjunto das personagens mais improváveis de se encontrarem e ficarem juntas em toda a história da literatura. É assim com Sarah e Will. Will é um padrasto solteiro que tenta criar sua enteada adolescente. Sarah descobre que foi traída pelo marido e que está grávida de gêmeos. Eu dou muita risada lendo esse livro mas também reflito muito sobre todas as relações humanas. A Susan é uma ótima escritora porque ela conta uma história normal, sem poderes especiais nem nada mas que faz esse casal parecer com super heróis. Eu indico esse livro pra quem curte histórias do tipo mais real, que fale sobre família, amigos e amor. Vale muito a pena ler ele.

site: http://vidasempretoebranco.blogspot.com.br/2013/12/resenha-apenas-respire.html

Literomaníaca 09/11/2016

Até que enfim acabei esse livro. Acho que a gente sempre pega um livro que parece que nunca vai acabar de ler. Pra mim, 'Apenas Respire' foi esse tipo de livro. É uma história que tem tudo, tudo pra ser boa, mas decepciona.
A leitura é lenta, devagar quase parando até lá pela metade do livro. Depois, quando você acha que a história vai chegar ao seu ápice,  ela perde a graça de novo. No meu ponto de vista,  isso deve- se ao fato da autora dar ênfase demais em cenas que não precisavam de tanta dedicação, e correr com cenas que, bem elaboradas,  deixariam o leitor boquiaberto.
Avaliando, 2 estrelas de 5. ?????