A pedagogia dos caracóis

A pedagogia dos caracóis Rubem Alves

Resenhas - A pedagogia dos caracóis

gvnnrs 20/01/2021

pode ser que ?chegar na frente? não seja tão importante
Adorei!
Rubem Alves escreve como se tudo se tratasse de uma conversa com o leitor, contando causos que viveu, coisas que aprendeu e aconselhando...

AnaMB 19/07/2020

Este livro foi minha introdução a Rubem Alves. Achei o autor bastante claro e sucinto em suas idéias.

delicadas.leituras 25/05/2020

A beleza da lentidão.
O autor nos fala da beleza de se apreciar o trajeto que percorremos, admirarmos a vista, as pessoas, os acontecimentos, no fim é isso o que realmente importa. E ao professor, aconselha: seja lento como a lesma ao ensinar, faça essa tarefa com vagar, diálogo e amor.

Robson.Vieira 30/03/2020

Muito bom!
Adoro as crônicas, os insights...
Livro pra ser lido e relido!

Bart 04/03/2018

Livro rápido e (p/minha surpresa) gostoso de ler! Lembremos que tbm já fomos crianças ...na hora de ensinar, na hora de escutar, interagir com as crianças de hoje!
Livro massa!!

Felype 28/12/2017

MARAVILHOSOOOOO!!!!! Daqueles que a gente fica voltando e lendo de novo e de novo.

sol 06/01/2018minha estante
Já me convenceu, vou ler, rs

Sabrina Ferreira Faria 27/03/2017

A Pedagogia dos Caracóis ( todos adultos devem ler esse livro!!)
Bem, faça o que tiver ao seu alcance para colorir o seu arco íris ??
Finalizando um dos livros mais incríveis que já li, Rubem Alves com o jeito mais sensível do mundo conseguiu passar nesse livro ensinamentos que levamos a vida inteira para aprender, isso quando aprendemos.... Só amor por esse livro.
?A pedagogia dos caracóis ?
#maisUmPraConta #books #leiturasDoMês

Juliana 19/03/2017

Desaprendendo
Rubem Alves traz a grandeza da simpicidade com essa leitura levíssima! Com palavras certeiras, questiona o sistema educacional, o papel do aluno, do professor e a soberba do adulto. O autor faz perguntas maravilhosas, como o porque quando a gente cresce, as coisas perdem o colorido, e deixamos de sonhar. Explica que por mais conhecimentos que nós possamos adquirir ao longo de nossa vida , só fica retido aquilo que faz diferença. Critica a mercantilização da educação, e o fato de os adultos desprezarem o intelecto das crianças. Fora as citações maravilhosas demonstrando a humildade do autor, quando diz que não escreveria alguma coisa do seu jeito, quando outra pessoa descreveu com precisão o que gostaria de ter dito. LIvro muito importante , para compreender o processo de "deseducação" do Brasil. Maravilhoso!

GabsConatti 26/01/2017

O que é ir para frente?
Rubem Alves nos leva a uma reflexão sobre a educação atual e a prática dos professores em sala de aula. Além disso, ele procura nos fazer perceber que a criança deve poder se expressar e dar sua opinião pois só se aprende verdadeiramente aquilo que se está interessado. Por esse motivo Alves diz que o papel de nós, professores, é fazermos os alunos a sentirem atração pelo conteúdo que eles devem aprender. Apesar da analogia engraçada, ele diz que os professores, segundo a sugestão de Roland Barthes é o mestre do "Kama Sutra" hahaha

"Sendo assim, chegamos à deliciosa conclusão de que o professor, antes de ser um ensinador de saberes, é um provocador de amor. É preciso que os alunos estejam eroticamente excitados pelo objeto para que desejem possuí-lo pela penetração da inteligência. Se assim não for, se os alunos não forem excitados eroticamente pelo objeto, tudo que lhes for ensinado será rapidamente esquecido. O professor, assim, seguindo a sugestão de Roland Barthes, é um mestre do Kama sutra ? ele ensina as várias maneiras de conhecer, no sentido bíblico, o objeto." P. 53

Por fim, ele nos incentiva a desacelerarmos afim de aprofundar o relacionamento com os alunos.

"O autor do artigo aconselha os professores a estar com seus alunos no ritmo do adágio. Sem pressa. A lentidão é uma virtude a ser aprendida num mundo em que a vida é obrigada a correr ao ritmo das máquinas. Gastar tempo conversando com os alunos. Saber sobre sua vida, seus sonhos. Que importa que o programa fique atrasado? A vida é vagarosa. Os processos vitais são vagarosos. Quando a vida se apressa, é porque algo não vai bem. Adrenalina no sangue, o coração disparado em fibrilação, diarreia.
Observar as nuvens. Conversar sobre suas formas. A observação das nuvens faz os pensamentos ficarem tranquilos. As notícias dos jornais são escritas depressa. Por isso têm curta duração. Mas a poesia se escreve devagar. Por isso ela não envelhece. É sempre nova. (...)
É preciso ler tendo a lesma como modelo. Devagar. Por causa do prazer. O prazer anda devagar." P. 55

Lud 15/10/2015

O que dizer de Rubem Alves? Comecei a ler livros dele depois que ele morreu, por curiosidade de conhecer, e desde então só tenho me apaixonado mais e mais pela escrita maravilhosa dele! Pelas ideias revolucionárias dele, que simplesmente prega o amor e a importância da educação no mundo, o que vai contra o modo como ela tem sido feita no Brasil. Os livros de Rubem Alves são sempre leituras muito prazerosas, além de curtos, que você termina de ler num instante e sai correndo procurar outro livro dele pra ler mais!