A pedagogia dos caracóis

A pedagogia dos caracóis Rubem Alves

Resenhas - A pedagogia dos caracóis

Rayane.Dias 08/04/2024

Crônicas da educação viva
Esse livro é uma jornada encantadora pela essência da educação, revelando que o aprendizado está em todos os lugares. Com uma prosa envolvente e cheia de humor, Alves nos leva a refletir sobre o verdadeiro significado de ensinar e aprender.

Ao longo das crônicas, somos convidados a explorar a educação como uma experiência viva e dinâmica, onde cada encontro, cada história, é uma oportunidade de crescimento. Com sua habilidade única para misturar leveza e profundidade, o autor nos mostra que o processo educacional vai muito além do conteúdo curricular, abraçando a descoberta, a curiosidade e a conexão com o mundo ao nosso redor.

A leitura é cativante, como uma conversa com um amigo sábio que nos desafia a olhar além do óbvio e a encontrar beleza até nos momentos mais simples.

Guilherme2183 31/12/2023

Leitura leve e didática
O livro traz estórias sobre a pedagogia, relaciona fatos quem são relevantes e estão implícitos no nosso dia a dia. É um convite a uma leitura incrível

Knots 22/12/2023

Que aula!
Mesmo não sendo da Pedagogia, apreciei cada momento desta leitura! Com citações há diversos autores, Rubem Alves me encanta ao dizer, com palavras simples, o que sempre pensei. Vindo de escola pública e não concordando como é o modo de educação, o livro é um ?respiro?, pois havia pessoas que pensavam diferente, mas não foram levadas a sério!

Menina Ciria 01/05/2023

Eu não consigo dizer nada sobre esse livro. Só leiam. Diretores de escolas leiam, vocês merecem esses minutos de sossego e reflexão. Ah, professores, leiam! Por uma escola que se preocupe com a felicidade.

Adriel Alves 27/01/2023

Uma aula sobre educação
A Pedagogia dos Caracóis foca no tema educação, direcionando-a às crianças e aos adultos e trazendo lições para a vida. Rubem sabe como ninguém a forma de encantar com frases sábias. Suas crônicas são leves e fáceis de serem degustadas, o que nos leva a terminar em pouco tempo a leitura da obra. No entanto, disfarçado sobre essa leveza há um peso enorme que ele coloca nas entrelinhas. Ler A Pedagogia dos Caracóis é como estar numa sala de aula com um excelente professor, daquelas que a gente nem vê o tempo passar, uma aula como se fosse a hora do recreio. Se você gosta de crônicas, não pode deixar de ler esse livro.

Martony.Demes 04/07/2022

Outro livro que nos marca profundamente! Eu fiquei impressionado com a habilidade de Rubem Alves de simplificar as explicações e nos entregar algo tão leve! Qualquer pessoa consegue entender como ele explica: usa analogias, mostra exemplos simples, justifica.

Novamente é um livro com algumas crônicas que pelo título já são auto-explicativas! E ele separa em três partes: para os pais, para os educadores e por fim para a vida! Destaco duas bem interessantes: A cebola em que ele faz analogia da cebola com o universo educacional da criança; e A pedagogia dos caracóis na, qual Rubem mostra como os processos educacionais devem ser compassados e seguir o rito devido para que a criança curta a jornada e não apenas o resultado!

Mumartins 29/04/2022

Um livro de para quem ama educar
Li este livro por recomendação do meu professor de história, pois faço curso normal, ou seja, de formação de professores, mas não vou me estender muito sobre esse assunto. Vamos direto ao que importa. O livro que Rubem Alves nos apresenta é escrito no formato de crônicas dedicadas aos pais, educadores e para uma vida feliz. O autor tece diversas críticas a forma tradicional de ensino, pois em sua opinião, a escola se tornou uma espécie de gaiola para os alunos, pois estes seriam os passarinhos.
O livro nos ensina a importância de ler livro tristes, pois eles criam compaixão e a compaixão com a sabedoria resultam em bondade. O autor também nos diz que é preciso amar para conhecer, e não conhecer para amar.
Como o leitor de minha resenha pode perceber, é difícil resenhar a obra, pois é necessário mencionar cada crônica. Optei por fazer o oposto disso: citei alguns aspectos gerais e o resto fique por conta do leitor.

Hellen 25/03/2022

O Rubem Alves é maravilhoso, esse livro é muito bom! Eu simplesmente amei, um livro curto, mas cheio de ensinamentos. Educadores, leiam ?

Lara 26/01/2022

Para ler em uma sentada
Livro curto, dá pra ler em uma tarde, recomendo a leitura, Rubem Alves tem uma escrita leve e repleta de referências interessantes sobre o que escreve e sente.

Fael 19/12/2021

Livraço...
O Rubem tem a facilidade de comunicar com o leitor de maneira que estivesse sentado numa varanda bebendo um café, numa trocação franca de ideias.
Ele usa de uma linguagem muito simples para assuntos deveras complexo, que é como se nós apanhasse pelas mãos pra passear através da periculosidade do nosso mundo telúrico. E que bom que ele assim o faz!

Ingrid518 12/10/2021

Pra todos da área da educação
A leitura desse livro é necessária, o livro explora as inúmeras formas de educar para além da sala de aula, e olhar o aluno com um olhar mais sensível. Indico viu!

Beni 09/09/2021

Fantástico!!
Esse livro é simplesmente fantástico!! Tive que conter o sorriso várias vezes enquanto lia.

Em Pedagogia do Caracol existe realmente uma discussão bem embasada sobre os fundamentos da educação e da aprendizagem e sobre a ineficiência das escolas no modelo tradicional e suas grades curriculares.

O livro me encantou de ponta-a-ponta e com certeza levarei muitas dessas lições para a vida.

Valeviama 03/09/2021

Artigo
Comecei esse livro do nada porque tenho um artigo pra fazer, e realmente achei citações lindas, a educação aqui é descrita como uma coisa leve e diferente do que vemos nas escolas atuais. Impossível terminar esse livro e não desejar uma educação diferente.

12/03/2021

Amor ao ensino
"Para isso existem as escolas - para fazer sonhar e fazer pensar. Do sonho e do pensamento surge a obra." (Rubem Alves)

Iniciei a minha jornada na leitura antes mesmo de conhecer o livro. Primeiro, fui apresentada ao capítulo "Os livros e a infidelidade", e tão boa foi a leitura que logo fui procurar o lugar de onde ele saiu.
E assim me deparei com o livro "A pedagogia dos caracóis" de Rubem Alves.
E que leitura prazerosa e reflexiva eu tive.
Rubem Alves nos faz sentir seu grande amor pelo ensino e nos apresenta um olhar crítico, amoroso e cuidadoso sobre a escola, a leitura e a vivência e educação escolar. E a partir disso, somos levados a pensar sobre nosso papel como educadores, como aprendizes e como sociedade que quer uma educação escolar digna.
É uma leitura que vale muito, mesmo que não sejamos educadores ou pais, porque sua mensagem é para todos, é para a vida.

Rodrigo 09/03/2021

Uma taça de sabedoria
Sou suspeito pra falar do mestre Rubem Alves. É leitura obrigatória de todo professor que se preze, para fazer refletir sobre seu ofício e formação.