A pedagogia dos caracóis

A pedagogia dos caracóis Rubem Alves

Resenhas - A pedagogia dos caracóis

Fael 19/12/2021

Livraço...
O Rubem tem a facilidade de comunicar com o leitor de maneira que estivesse sentado numa varanda bebendo um café, numa trocação franca de ideias.
Ele usa de uma linguagem muito simples para assuntos deveras complexo, que é como se nós apanhasse pelas mãos pra passear através da periculosidade do nosso mundo telúrico. E que bom que ele assim o faz!

AnaMB 19/07/2020

Este livro foi minha introdução a Rubem Alves. Achei o autor bastante claro e sucinto em suas idéias.

Martony.Demes 04/07/2022

Outro livro que nos marca profundamente! Eu fiquei impressionado com a habilidade de Rubem Alves de simplificar as explicações e nos entregar algo tão leve! Qualquer pessoa consegue entender como ele explica: usa analogias, mostra exemplos simples, justifica.

Novamente é um livro com algumas crônicas que pelo título já são auto-explicativas! E ele separa em três partes: para os pais, para os educadores e por fim para a vida! Destaco duas bem interessantes: A cebola em que ele faz analogia da cebola com o universo educacional da criança; e A pedagogia dos caracóis na, qual Rubem mostra como os processos educacionais devem ser compassados e seguir o rito devido para que a criança curta a jornada e não apenas o resultado!

Menina Ciria 01/05/2023

Eu não consigo dizer nada sobre esse livro. Só leiam. Diretores de escolas leiam, vocês merecem esses minutos de sossego e reflexão. Ah, professores, leiam! Por uma escola que se preocupe com a felicidade.

Hellen 25/03/2022

O Rubem Alves é maravilhoso, esse livro é muito bom! Eu simplesmente amei, um livro curto, mas cheio de ensinamentos. Educadores, leiam ?

Valeviama 03/09/2021

Artigo
Comecei esse livro do nada porque tenho um artigo pra fazer, e realmente achei citações lindas, a educação aqui é descrita como uma coisa leve e diferente do que vemos nas escolas atuais. Impossível terminar esse livro e não desejar uma educação diferente.

Adriel Alves 27/01/2023

Uma aula sobre educação
A Pedagogia dos Caracóis foca no tema educação, direcionando-a às crianças e aos adultos e trazendo lições para a vida. Rubem sabe como ninguém a forma de encantar com frases sábias. Suas crônicas são leves e fáceis de serem degustadas, o que nos leva a terminar em pouco tempo a leitura da obra. No entanto, disfarçado sobre essa leveza há um peso enorme que ele coloca nas entrelinhas. Ler A Pedagogia dos Caracóis é como estar numa sala de aula com um excelente professor, daquelas que a gente nem vê o tempo passar, uma aula como se fosse a hora do recreio. Se você gosta de crônicas, não pode deixar de ler esse livro.

Lud 15/10/2015

O que dizer de Rubem Alves? Comecei a ler livros dele depois que ele morreu, por curiosidade de conhecer, e desde então só tenho me apaixonado mais e mais pela escrita maravilhosa dele! Pelas ideias revolucionárias dele, que simplesmente prega o amor e a importância da educação no mundo, o que vai contra o modo como ela tem sido feita no Brasil. Os livros de Rubem Alves são sempre leituras muito prazerosas, além de curtos, que você termina de ler num instante e sai correndo procurar outro livro dele pra ler mais!

sol 06/01/2018minha estante
Já me convenceu, vou ler, rs

Lara 26/01/2022

Para ler em uma sentada
Livro curto, dá pra ler em uma tarde, recomendo a leitura, Rubem Alves tem uma escrita leve e repleta de referências interessantes sobre o que escreve e sente.

delicadas.leituras 25/05/2020

A beleza da lentidão.
O autor nos fala da beleza de se apreciar o trajeto que percorremos, admirarmos a vista, as pessoas, os acontecimentos, no fim é isso o que realmente importa. E ao professor, aconselha: seja lento como a lesma ao ensinar, faça essa tarefa com vagar, diálogo e amor.

Rodrigo 09/03/2021

Uma taça de sabedoria
Sou suspeito pra falar do mestre Rubem Alves. É leitura obrigatória de todo professor que se preze, para fazer refletir sobre seu ofício e formação.

12/03/2021

Amor ao ensino
"Para isso existem as escolas - para fazer sonhar e fazer pensar. Do sonho e do pensamento surge a obra." (Rubem Alves)

Iniciei a minha jornada na leitura antes mesmo de conhecer o livro. Primeiro, fui apresentada ao capítulo "Os livros e a infidelidade", e tão boa foi a leitura que logo fui procurar o lugar de onde ele saiu.
E assim me deparei com o livro "A pedagogia dos caracóis" de Rubem Alves.
E que leitura prazerosa e reflexiva eu tive.
Rubem Alves nos faz sentir seu grande amor pelo ensino e nos apresenta um olhar crítico, amoroso e cuidadoso sobre a escola, a leitura e a vivência e educação escolar. E a partir disso, somos levados a pensar sobre nosso papel como educadores, como aprendizes e como sociedade que quer uma educação escolar digna.
É uma leitura que vale muito, mesmo que não sejamos educadores ou pais, porque sua mensagem é para todos, é para a vida.

Beni 09/09/2021

Fantástico!!
Esse livro é simplesmente fantástico!! Tive que conter o sorriso várias vezes enquanto lia.

Em Pedagogia do Caracol existe realmente uma discussão bem embasada sobre os fundamentos da educação e da aprendizagem e sobre a ineficiência das escolas no modelo tradicional e suas grades curriculares.

O livro me encantou de ponta-a-ponta e com certeza levarei muitas dessas lições para a vida.

Felype 28/12/2017

MARAVILHOSOOOOO!!!!! Daqueles que a gente fica voltando e lendo de novo e de novo.