Insônia

Insônia André Timm

Resenhas - Insônia

Matheus 30/05/2013

A surrealidade do livro é o que mais impressiona. A primeira impressão é algo concreto. Tu consegue tocar na história ou ela te toca, não importa. E então aquilo rui em frente aos teus olhos e tu não consegue desviar o olhar porque a maneira que a realidade desmorona na tua mente, na tua frente, é única. Você se sente mal, meio tonto, mas apaixonado, estonteado.
Escrito de maneira fantástica, Insônia te leva a vagar por aqueles cantos obscuros da mente que só ocorrem quando tu não consegue pregar os olhos.
André Timm narra-nos, de modo kafkiano e direto, momentos da vida de alguns inquilinos do edifício Grécia. Edifício esse que está em nossas mentes, na imaginação de cada um.
Somos todos vizinhos.

Recomendo fortemente.

MK 26/07/2011

Teia sob sono e (des)engano
Os contos de André Timm individualmente são bons - ainda que alguns possam parecer inverossímeis quando tomados individualmente, mas a costura deles ou sua sobreposição à moda mesmo de uma construção, torna-os melhores.
Os melhores contos (parecem mesmo os que consumiram maior dedicação na construção dos personagens e cenários) para mim são o 1001 - que esmiuça horas críticas na vida de um septuagenário sem sono e 1002 - o fim de um casamento que é percebido como tal pelo vizinho insone, mas de forma muito distinta daquela que o leitor consegue desvendar com o acesso panorâmico que o autor nos oferece.
Há outros contos que parecem ter sido feitos mais às pressas e apesar de gostar de textos sem todas as respostas, 0 801 e o 903 ficaram devendo.
A linguagem é direta, sem acrobacias e a ideia parece ser arrastar o leitor no desconforto que se experimenta mesmo na batalha contra a falta de sono. Consegue.