Ensino de ciências

Ensino de ciências César Sátiro dos Santos

Resenhas - Ensino de ciências

Truga 01/04/2020

Rapidamente: livro curto, dividido em 4 capítulos bem encadeados. Clara lógica da onde o autor está tentando chegar. Mas será que chega? Sim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse livro é o seguinte: César quer defender a escolha pela pedagogia histórico-crítica (PHC) de Saviani, como um bom (melhor?) instrumento para o ensino (de ciências, em particular).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como ele faz isso? Ele primeiro apresenta em linhas gerais a PHC (na verdade, o livro praticamente inteiro é um diálogo com dois livros de Saviani: Escola e democracia; e Pedagogia histórico-crítica, os 2 são da editora Autores associados).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No 2 capítulo, ele discute (não muito, na verdade eu diria que mais introduz) os termos que fundamentam o materialismo histórico e dialético marxista. Alienação e superação, análise e superação do real, totalidade e dialética são discutidos nesse capítulo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este capítulo está show, um dos melhores de caráter introdutório que já li (embora falte exemplos concretos, característica comum quando se aborda este tema).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No 3º capítulo o autor apresenta a relação da PHC com uma visão externalista da ciência. Eu nunca tinha lido essa comparação explicitamente como foi feito. Resumido e direto ao ponto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E por fim, no último capítulo há um levantamento de sugestões de perguntas para trabalhar o tema “energia”. Gostei, esse é um começo e que muito falta (ou não é dada devida atenção) à trabalhos que discutem um tema a partir do referencial teórico marxista.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️RESUMO: o livro começou mais ou menos mas depois ficou muito bom! Gostoso de ler, vale a pena. Super indicação para uma 1ª leitura no tema tanto do que seria a PHC de Saviani quanto a relação dela com um tema da ciência. Indico em ordem de leitura: esse livro e depois o da Nereide Saviani sobre currículo e saber escolar (Resenha: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/179497/mais-gostaram)