Angústia

Angústia Graciliano Ramos

Resenhas - Angústia

Raul.Maschieto 17/09/2023

O homem do subsolo alagoano
Obra marcante do mestre Graciliano Ramos. O que me chamou a atenção logo de cara foi a semelhança do narrador, Luís da Silva, com os famosos personagens-tipo russos, os homens supérfluos, ou do subsolo, como no caso de Dostoiévski. A narrativa é tortuosa, acompanhamos em primeiro plano as experiências de um personagem completamento perturbado, até psicótico as vezes, que se encerram em uma ação inesperada. Recomendo a leitura.
Ivy Dos Reis 29/09/2023minha estante
Também me chamou atenção essa semelhança com os romances psicológicos russos. Nossa literatura é muito rica!

Eric 11/09/2023

Um espetáculo
Realmente, que livro incrível. Adoro livros em que o protagonista é uma figura totalmente não carismática e muitas vezes até um pouco desprezível, acredito que mostram a realidade de como é a vida das pessoas, e não um conto de fadas.
A forma gradativa com que acompanhamos o enlouquecimento do personagem é perfeita, totalmente compreensível e acompanhável. A narração em primeira pessoa fez com que eu mergulhasse nas experiencias vividas por Luis, com misturas de pensamentos do passado, imaginação e realidade, e conforme o livro avança, mais o último se torna escasso, tornando o enredo em uma real experiência digna de um filme dirigido por Kubrick (a todo momento enquanto lia, imaginava esse livro adaptado pelo diretor).
Adorei, não esperava que fosse gostar tanto de um livro que só li por conta da FUVEST, sem dúvida valeu muito a pena a experiência.

Laura2184 10/09/2023

Leitura escolar
Horrível! Não dou estrela negativa porque não existe. Odiei cada segundo dessa leitura. O livro não faz sentido, a história é sem nexo, muita informação em um parágrafo só, passado, presente e futuro sem marcação de tempo e no mesmo parágrafo e "visão do Graciliano Ramos" consegue ser tão ruim quando, falando apenas abobrinhas.

isa_nity 05/09/2023

"A princípio a gente lê por gosto. Mas quando aquilo se torna obrigação e é preciso o sujeito dizer se a coisa é boa ou não é e porque, não há livro que não seja um estrupício."
aqui graciliano hablou

Marievizz 04/09/2023

Interessante
De primeira pensei que não gostaria, mas depois só queria terminar. Tem muito pra se refletir, é uma experiência bem única.

Isakibe 01/09/2023

Angústia
Li por conta do vestibular e foi uma experiência única!! realmente angustiante e poético. Não esperava muito, mas me surpreendeu demais! O nome realmente traz o que vc sente o livro todo: ANGÚSTIA

Duda 30/08/2023

O título faz sentido, você só sente angústia lendo isso.
Acho que eu levei cerca de 1 ano para ler esse todo. Eu abandonava e voltava, foi um verdadeiro desafio. Só li porque era obrigatório para vestibular(nada novo sob o sol), a partir de algum momento a narrativa começa a ficar interessante, mas demora. O Luís é um azarado, obcecado, doido e um coitado então torna muito angustiante continuar a narrativa, literalmente. A curiosidade sobre o que fez ele ficar tão lelé vai se apertando ate você saber o que foi, e para falar a verdade eu tenho minhas dúvidas se realmente aconteceu. Ele realmente é muito fanfiqueiro e muito lelé. Tenho muita dó da Marina, a pobre era interesseira mas ao redor dela só aparecia homem chato, no lugar dela eu não teria ficado com nenhum, os dois são insuportáveis. Além disso, o Luís fica se remoendo pelo fora, mas em nenhum momento ele foi romântico com a pobre da Marina, ele era um chatão de galocha.

vampirsmos 29/08/2023

Angustiante
Não é meu tipo de leitura obviamente, acho muito cansativo e confuso a narrativa seguindo o mais próximo da realidade de como funcionam os pensamentos, entendo o conceito do livro mas realmente n eh pra mim, ainda assim achei mais fácil de ler que muitos outros de vestibular.

danixxsant 28/08/2023

Angustiante demais
Definitivamente não é o tipo de livro que eu gosto, e jamais leria novamente. Adentrar os pensamentos de Luís da Silva, isto é, ler sobre todos os seus devaneios, alucinações e ideias pessimistas é algo que me cansou bastante, inclusive quase pensei que fosse desistir no meio do caminho. Sem falar que, apesar de não ser tão perturbado quanto o protagonista, ler esse livro não me ajudou em nada a melhorar mentalmente.

Alex215 25/08/2023

Os delírios de Luís.
O livro é um clássico, inclusive cobrado em vestibular, e acredito que realmente seja uma leitura necessária, ainda mais pelas críticas implícitas sobre o governo de Getúlio Vargas.
Demorei para acabar a leitura porque ela é densa, muitos detalhes agonizantes (tal como o nome do livro já diz) e melancolia exarcebada, fazia tempo que não lia um livro desse tom.
Recomendo!

Maria 24/08/2023

Angustiante
3 estrelas, não é meu estilo de livro mas não é ruim não. É um pouco confuso no início pq você não sabe oque está acontecendo e a linha de pensamento é um pouco louca pq são as memórias dele e elas as vezes não estão em ordem cronológica de acontecimento.
Ruannita 24/08/2023minha estante
Já percebeu que o livro começa em "media res" no meio da ação? Depois de ter lidl até o fim, volte pro começo. A impressão que dá é que o livro é circular. Quando vc faz isso é que você entende melhor o início. Se voce tiver lido Crime e Castigo do Dostoievski vai indentificar semelhança no psicologismo dos protagonistas.

Ruannita 24/08/2023minha estante
Lembro que quando li o livro eu dei 5 estrelas porque fiquei angustiada com sucesso. kkkkkk

Maria 30/08/2023minha estante
Simmm, quando eu acabei eu voltei para ler o começo e realmente o começo é o final e o final é o começo. Mt louco isso e no final da todo um sentido para o livro.

Mateus P. 23/08/2023

É , QUE CLÁSSICO
Literalmente : angustiante !
a escrita é uma arte, ? complexa? , cheia de detalhes e minuciosidades q tornam a leitura uma experiência completa e diferenciada do que estamos acostumados a ler na contemporaneidade.
Envolvente , forte e psicológico , recomendo!

Isabella1264 22/08/2023

Realmente angustiante
O autor passa bem através da sua escrita o sentimento de angústia, principalmente nas páginas finais.

Carolina.Lazzarett 21/08/2023

Eu simplesmente amo livros meio racionalista meio introspecção psicológica, então esse livro foi muito bom de ler do começo ao fim. Em especial no fim.

Juliana1913 19/08/2023

Chato demais, perdão aos amantes de livros clássicos! Livro confuso dms, principalmente por ser um romance psicológico