A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Liara.Brem 25/08/2021

Devastador, mas necessário
A perspectiva de uma promissora artista lituana que teve a si e sua familia deportada para campos de trabalhos forçados junto com milhares de outras pessoas dos países bálticos. Um retrato doloroso da crueldade de Stálin, que liderou a União Soviética e, assim como Hitler, matou indiscriminadamente pessoas inocentes antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. O livro tem uma adaptação para a Tv, initulado como Retratos De Uma Guerra, disponível na Netflix.

Lari 23/08/2021

Histórias reais
Que livro!!

Mais uma vez ler um livro que retrata o mínimo do que muitas pessoas passaram nos tempos de guerras, regime totalitário e afins, são muito chocantes e marcantes.

Faz ver o ser humano como a pior espécie do mundo, quando obriga outros de sua espécie a viverem em condições horríveis por puro prazer ou ganância.

Mas também faz ver o ser humano como uma espécie esperançosa em dias sempre melhores.

O livro traz a história de Lina, uma menina da Lituânia, de 15 anos, que tem sua história marcada pelo governo Stalin. Com o sonho de ser artista, ela desenha o horror e a esperança no tempo em que esteve em um campo de concentração russo e na Sibéria.

Linda história.

"As vezes a gentileza pode chegar de uma forma desajeitada."

"É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão ou recompensa."

Vivi Cunha 15/08/2021

O que dizer?
Acho que eu nunca chorei tanto lendo um livro! Os capítulos finais então, bah!
É um livro bom, fala sobre o que a Lina e sua família passaram por serem deportados. Se vocês forem ler aconselho ter do lado um lenço e água, porque você vai chorar muito!

Daiana.Maia 10/08/2021

Emocionante
Mais um livro que retrata com detalhes os horrores durante a Segunda Guerra. A escrita de Rute é bem fluida, gostei muito do livro.

Martins 06/08/2021

Gente eu estou apaixonada pela escrita da Ruta Sepetys, a forma como ela transmite os sentimentos dos personagens, e como ela nos mostra histórias tão importantes que não são tão faladas quanto deviam, acredito que todos deveríamos ler e refletir sobre estas.

Fer 04/08/2021

SGM e os povos bálticos
Pode uma vida ser mudada de um dia para outro? Pois é, a vida de Lina Vilkas e de sua família muda na noite de 14 de junho de 1941. Seu sonho de estudar na Academia de Arte e a primorar seu talento artístico cai por terra e os planos de uma garota de apenas 15 anos se frustram.

Percebe que algo está diferente, pois observa sua mãe costurando algo em seu sobretudo e, de repente, a polícia secreta soviética invade sua casa e tanto ela como sua mãe e irmão de apenas 10 anos são jogados em um trem em condições desumanas e levados para um gulag, na Sibéria.

Gulag era um campo de trabalhos forçados para criminosos, presos políticos e qualquer cidadão que se opusesse ao regime na União Soviética da época. Lá sofrem maus-tratos, trabalhavam muitíssimo para conseguir um mísero pedaço de pão, enfrentam doenças, são humilhados e violentados.

Porém, a tortura não para por aí. Lina, sua família e outros são enviados para um lugar no Círculo Polar Ártico e soma-se ao que sofreram anteriormente ao frio implacável e onde conhecem a noite polar além de outras agruras infinitas.

Enquanto ainda em casa, o pai de Lina a incentivava a usar seus dotes artísticos e junto dela apreciavam um artista em específico ? Munch - e é esse quem fará com que ela não desista de sua arte e usará seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, pois segundo ela ?Eu seria capaz de reconhecer o traço dele em qualquer lugar. E papai poderia reconhecer o meu... Se eu deixasse um rastro de desenhos, ele conseguiria me encontrar.?

Será que isso aconteceu? Será que algum dia Lina e sua família voltaram a viver em liberdade? Será que o amor, a esperança e a dignidade foram restauradas?

Te convido a ler e conhecer essa ficção histórica onde Ruta Sepetys, filha de um lituano refugiado conta a história de centenas de milhares de pessoas que foram atingidas pelo genocídio cometido por Stalin contra os povos da Estônia, Letônia e Lituânia.

Vic 01/08/2021

Falem sobre os três minúsculos países
Cinzas na Neve é um retrato real e muito original sobre o que aconteceu na segunda guerra mundial. Acabamos estudando tantas e tantas vezes só sobre Hitler e a Alemanha, que deixamos de lado o fato de que Stalin não era nenhum salvador, a União soviética roubou a vida de milhares de pessoas.

Nath 31/07/2021

Sem vida
Eu amo esse livro, talvez porque eu goste de saber a história soviética, esse livro é perfeito um dos melhores livros que eu já li.
Eu praticamente sempre pergunto pra alguém se já leram esse livro.
Eu não tenho palavras para descrever esse livro ele trata de algumas coisas lá, eu não sei se você já leu ou não mas se eu fosse você eu leria.

Lina é a garota que ama desenhar, a garota vive com sua mãe, seu pai e seu irmão, um dia seu pai não volta e os soviéticos então em sua casa dizendo para pegarem suas coisas e ir com eles.

Eu só sei descrever até aí, o resto é com você.

Juliaribeiro.01 13/07/2021

Cinzas na neve - Ruta Sepetys
Apesar de não gostar da matéria História, livros baseados em acontecimentos históricos eu sou apaixonada, principalmente quando relatam sobre o período da 2ª Guerra Mundial. E esse foi um livro que desde o inicio eu imaginei que gostaria muito.

Uma coisa que eu achei diferente é que todos os livros desse gênero que já li, traz a luta contra Hitler e os alemães, mas nesse é com Stalin e os soviéticos. E o que mais me chocou, foi muitos deles pensarem que se Hitler tivesse invadido a Lituânia, as coisas teriam sido melhores.

Eu acho muito incrível, e ao mesmo tempo muito triste essas histórias. Triste pelos motivos óbvios. Relembrar todos os absurdos que o povo que era deportado sofreu naquela época, tudo o que eles tiveram que passar e abrir mão. Mas incrível por ver a força que muitos deles tinham, e mesmo quando achavam que não tinham mais força, eles se motivavam com a esperança de um dia conseguir se libertar. A Lina e sua família com certeza foram os maiores exemplos dessa força.

Sinopse:

Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos.

Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria.

Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos.

Cinzas na neve conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor.

Hailuj 12/07/2021

A verdade na história doí
Não sei o que é mais triste nesse livro, a história ou saber que isso realmente aconteceu com milhares de pessoas. A história de Lina me chocou, fiquei com lágrimas nos olhos por tudo que ela sofreu durante toda os anos nos campos e continuou sofrendo depois disso. Essa história machuca mas mostra como as coisas aconteceram e como a união soviética funcionava e eram desumana com as pessoas.

Torci para Lina e a família conseguirem fugirem dos campos, mas autora trouxe a realidade para história e mostrou como eles não ligavam pra quem vivia, morria ou comia, eram todos tratados como animais, os mortos eram abandonados ao relento para os animais, essa foi a realidade das pessoas de 1941 que foram escravizadas pelos soviéticos.

helena 11/07/2021

O livro é incrível, tudo nele é incrível, o enredo muito bem narrado apesar de ser uma ficção acredito que se aproxime muito da realidade, o romance é perfeito, personagens bem construídos e traz uma reflexão muito grande, faz pensarmos muito e abre uma imensidão de interpretações, o final , o que falar sobre incrível, é um dos meus finais de livro favoritos de todos, recomendo a todos, livro sobre a guerra com um toque de romance, lindo e emocionante!

Monica Sobrinho 10/07/2021

Penso que o livro poderia ter mais páginas para dar um desfecho melhor para a história. É um bom livro que conta a dor, a lua e a força de um povo massacrado por Stalin.

Tatá 26/06/2021

Comovente.
"Minha maior esperança é que estas páginas despertem sua mais profunda compaixão. Espero que levem você a fazer alguma coisa, a contar a alguém. Somente então poderemos ter certeza de que esse tipo de mal jamais voltará a se repetir."

"Um empecilho. Será que não passávamos disso?"

"Por que um padre? Mas, pensando bem... por que qualquer um de nós?"

"Era sob a mira de uma arma que eu abraçava todas as esperanças e me permitia desejar do fundo do coração. Komorov acreditava estar nos torturando. Mas fugíamos para uma imobilidade bem dentro de nós. Ali encontrávamos força"

"Vocês algum dia já pensaram em quanto vale a vida de uma pessoa? Naquela manhã, a vida do meu irmão custou um relógio de bolso."

" O que quero dizer é que estamos lidando com dois demônios que desejam governar o inferno."

"Aquilo não podia terminar assim. Não podia. O que a vida estava me pedindo? Como eu poderia responder se não sabia qual era a pergunta?"

"Esses três minúsculos países nos ensinaram que o amor é a mais poderosa das armas. Pode ser o amor por um amigo, por um país, por Deus, ou até mesmo pelo inimigo ? o amor nos revela a natureza realmente milagrosa do espírito humano."

"Nós estávamos no fundo do oceano, mas ainda assim tentávamos alcançar o céu. Percebi que, se erguêssemos uns aos outros, talvez conseguíssemos chegar um pouco mais perto"

"A psicologia de terror de Stalin parecia ter por base o fato de nunca se saber o que esperar"

"Olhe para mim ? sussurrou Andrius, chegando mais perto. ? Vou encontrar você ? afirmou. ? Basta que pense nisso. Pense em mim levando de volta seus desenhos. Imagine isso, porque estarei lá."

Daniela Colaci 26/06/2021

Leitura indispensável!
Escolhi esse livro para uma leitura coletiva cujo tema era romance histórico e foi uma ótima escolha! Foi o primeiro livro com a temática sobre a Segunda Guerra Mundial que eu li com essa outra abordagem, fiquei muito impressionada e triste com tantas atrocidades.
É uma leitura dolorosa, mas uma fonte de informação muito importante!
Recomendo a leitura!