Cinzas Na Neve

Cinzas Na Neve Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Nicole484 14/04/2023

Cinzas na neve - Muito bom
Cara eu li esse livro sem expectativa nenhuma, pois outro livro do gênero tinha me decepcionado, mas a cada página que lia fui me surpreendendo e me emocionando mais e mais, rápido e fluido.

isadoraherrero 29/03/2023

Não é o que promete
Comecei o livro com certa expectativa pois havia recebido muitos elogios em relação a escrita e a história, porém acabei descobrindo que não é bem o que parecia. cinzas na neve é divulgado como um romance histórico, assim como os outros livros da autora, porém, a única coisa que li nessas páginas foram propagandas anticomunistas. pesquisei mais sobre a autora e em uma fala para uma entrevista ela diz que sua intenção é divulgar as vítimas do comunismo, mas acho que Ruta precisa então pesquisar mais sobre o assunto e não se embasar apenas na mídia estadunidense, que claramente é um país que divulga apenas o que convém a eles sobre a urss. o livro é lotado de informações distorcidas sobre o ocorrido, e não sou uma apoiadora de stalin, mas é nítido a forma como filtram e expandem tudo e qualquer coisa sobre a urss

dre! 02/03/2023

1954
A historia é legal mas so cmc a ser cativante depois da metade do livro. odiei o fim aberto sem nenhuma explicacao deles nem nada, mas achei meio macante e eu temho ctz q se nao fosse livro da escola eu nao leria (e se lesse eu abandonaria ctz

Ana 22/02/2023

Uma das coisas que eu mais amo em ler livros que eu nunca ouvi falar antes é o poder que eles têm de surpreender. É claro que uma maravilha assim acontece uma vez em cem, então posso dizer que A Vida em Tons de Cinza é um livro premiado. Devorei essa história como se fosse a última coisa que eu faria na vida.

Lina tem 15 anos, é lituana e um sonho: ser aceita em uma famosa escola de artes na capital. É claro que seus desenhos maravilhosos a ajudam a conquistar esse objetivo. Mas ela vê seu sonho e seu mundo desmoronarem quando ela é capturada, junto com sua família, pelo exército de Stálin (NKVD) e enviados para os terríveis campos de internamento durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Ela, sua mãe (Elena) e seu irmão (Jonas) são separados do pai e jogados em um trem que transportava ladrões e prostitutas. Assim, chegam ao Campo de Trabalho de Altai onde são obrigados a trabalhar como escravos e em condições precárias para garantirem um pequeno pedaço de pão por dia. A única coisa que os move nessa tempestade é a esperança e fé de que dias melhores virão, e é essa esperança que faz Lina se arriscar tentando se comunicar com o seu pai através de mensagens codificadas em seus desenhos.

Cerca de um terço da população da região Báltica foi exterminada durante o reinado de Stálin, um comunista que tinha como objetivo expandir o socialismo pela URSS e, em consequência disso, nos demais países. É óbvio que toda a população era obrigada a seguir os ideais de Stálin eram presos e exilados. A autora fez uma pesquisa muito detalhada sobre o assunto, além de se inspirar em casos verdadeiros para escrever uma história ainda mais real. É incrivelmente triste ler e lembrar todo o sofrimento que essas pessoas passaram e pensar que, apesar de esse pesadelo ter ocorrido há tanto tempo, acontecem coisas tão parecidas bem na nossa frente.

A Vida em Tons de Cinza é um romance emocionante, com personagens corajosos e fortes, que mostra muito sobre o sofrimento desse povo nos gulags, principalmente pelo livro ser narrado por Lina. Mas é importante lembrar que, mesmo sofrendo tanto, nenhum deles perdeu a esperança sequer um minuto.

Sem dúvidas, esse livro é uma leitura obrigatória não só para quem gosta do tema, mas para quem quer saber como a fé e o amor podem sim ser o remédio. Ruta Sepetys, com uma escrita simples e crua, conseguiu mostrar como nós não temos o que reclamar da vida que levamos.

site: https://www.roendolivros.com.br/
Pheriannath 22/02/2023minha estante
Esse livro é uma aulaaaaa, aliás, tem o filme na Netflix Ana

Ana 22/02/2023minha estante
Fiquei sabendo agorinha do filme, já vou me programar pra ver!

Pheriannath 22/02/2023minha estante
Não é tão bom como o livro (lógico) mas, vale a pena ??

AngAlica.Balsi 12/12/2022

O amor de uma mãe supera todos os obstáculos !!!
O amor de uma mãe em meio a tanta dor é o que mais mexeu comigo ao ler esse livro.
Não conhecia muito de Stálin e fiquei tão perplexa como nos livros sobre o holocausto.
Uma mãe é capaz de tudo pelos filhos, o amor supera todos os limites até o corpo não aguentar mais.
Uma das histórias mais lindas que li.
Vale cada Davai !!!!

Luana 08/12/2022

Sem palavras
Uma estória baseada em fatos reais, ambientada em 1941, que mostra a crueldade que os soldados da União Soviética faziam com a dor e o sofrimento dos povos bálticos que estavam sendo deportados. E eles, mesmo passando fome, enfrentando doenças, sofrendo humilhações e violência física e psicológica, mantinham a força, a lealdade e a esperança.

Janise Martins 26/09/2022

Cinzas Na Neve
Um livro de dor e sofrimento, fujo desses temas, mas nem sempre consigo resistir. Não é uma leitura para pessoas sensíveis. Eu por exemplo li o tempo todo com o “coração na mão”, e tive que pausar várias vezes.

Até onde pode ir a maldade do ser humano? Em meio a dor, sofrimento e injustiça, a maldade e bondade do homem é revelada.

Muito difícil de comentar e, por estranho que pareça, ao mesmo tempo que é um livro bonito, ele é horrível.

Apesar da minha agonia durante toda a leitura, eu amei ler. Apeguei-me a cada personagem e gostei da forma como ele foi desenvolvido.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2022/09/cinzas-na-neve.html

Manú 21/09/2022

Angústia
Como o ser humano pode ser tão perverso ? Lina, Jonas, Kostas e Elena tem sua casa invadida por soldados Soviéticos que invadiram seu País ( Lituânia). Junto com tantos outros são deportados para campo de trabalho forçado na Sibéria. Submetidos a fome, violência e crueldade lutam ora sobreviver.

Natany.Ferreira 18/09/2022

"...um enorme vazio, como uma boca sem o dente da frente".
Profundo e doloroso.
Intenso do começo ao fim.
Me fez falta o reencontro da Lina com o Andrius, o desfecho da menininha e do Jonas e tb do Kretzsky.

Jis Rocha 16/09/2022

Nunca li um livro tão rápido.
Fiquei angustiada o livro todo, me apeguei aos personagens e torci tanto para eles ficarem bem no final...
E badeado em fatos reais, não tenho nem como imaginar o que essas pessoas sofreram por tanto tempo. Parece que cada pedaço de terra no planeta teve sua cota de mortes e genoc¡d¡os.

@oiemoni 28/08/2022

Lindo e emocionante. Acho que é a melhor maneira para descrever esse livro.
Acabei de concluir a leitura, ainda estou tentando organizar e absorver tudo.
Me emocionei em diversas passagens, é o livro que eu queria ?esquecer? para poder relê de novo e poder experimentas as mesmas emoções. De qualquer forma, lerei novamente, com novo olhar, e recomendo muito que vocês conheçam Lina e sua família.
Ruta, você é brilhante e tem sensibilidade. Obrigada por esse livro, por essa história!

Jackeline.L 24/08/2022

É bom, mas esperava mais
Sinceramente, eu gostei mais do filme do que do livro(algo raro de se acontecer).
Inclusive, foi através do filme que soube da existência do livro. Claro que a história é emocionante, mas não gostei muito da forma que se desenrolou no livro, acho que no filme eles conseguiram trabalhar isso de uma forma mais fluída.

Li Petersen 30/07/2022

A história é triste, mas não é aquele tipo de história que eu choro muito, é uma tristeza, mas que não dá vontade de chorar. É aquela história incômoda.
Nesse livro temos o contesto da segunda guerra mundial, mostrando um pouco das atrocidades feitas pelo lado comunista, o lado de Stalin. Onde muitas pessoas foram mortas, torturadas, abusadas, estupradas, escravas, servis e que não tinham nem o direito a alimentação e um ambiente aceitável de moradia.
Acompanhamos a história de muitas pessoas aprisionadas, contada pelo ponto de vista de uma personagem feminina, ela é uma artista e expressa muitas de suas emoções em seus desenhos.
Um livro curto, mas que mesmo assim não consigo ler rápido. Todas as histórias pesadas eu não leio rápido.
Um livro excelente e pra quem gosta de história, um ótimo livro pra pensar em guerras passadas e em consequências das decisões dos governos.

Esse livro me foi recomendado, eu enrolei pra ler, mas ele é ótimo.
Kadja 01/08/2022minha estante

Li Petersen 01/08/2022minha estante