Cinzas Na Neve

Cinzas Na Neve Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

Li Petersen 30/07/2022

A história é triste, mas não é aquele tipo de história que eu choro muito, é uma tristeza, mas que não dá vontade de chorar. É aquela história incômoda.
Nesse livro temos o contesto da segunda guerra mundial, mostrando um pouco das atrocidades feitas pelo lado comunista, o lado de Stalin. Onde muitas pessoas foram mortas, torturadas, abusadas, estupradas, escravas, servis e que não tinham nem o direito a alimentação e um ambiente aceitável de moradia.
Acompanhamos a história de muitas pessoas aprisionadas, contada pelo ponto de vista de uma personagem feminina, ela é uma artista e expressa muitas de suas emoções em seus desenhos.
Um livro curto, mas que mesmo assim não consigo ler rápido. Todas as histórias pesadas eu não leio rápido.
Um livro excelente e pra quem gosta de história, um ótimo livro pra pensar em guerras passadas e em consequências das decisões dos governos.

Esse livro me foi recomendado, eu enrolei pra ler, mas ele é ótimo.
Kadja 01/08/2022minha estante

Li Petersen 01/08/2022minha estante
Kkkkk. Muito bom.

IGuittis 18/07/2022

Elena, Lina e Jonas, uma mãe com seus dois filhos, deportados de seu país, Lituânia, e escravizados no regime de Stalin. Essa é a história que acompanhamos aqui, narrada do ponto de vista de Lina, uma jovem artista de 15 anos que se vê presa nessa nova realidade de escravidão, mas que não perde a força de lutar para sobreviver.
O livro tem capítulos curtos, o que torna a leitura muito mais rápida, te mantendo preso capítulo após capítulo. É um livro triste, tem cenas violentas, mas não é muito gráfico, são cenas que te deixam triste, mas não te reviram o estômago, a autora soube dosar isso muito bem.

Juliana 16/07/2022

Uma história de perserverança e coragem!
Eu gostei bastante do livro, embora tenha gostado mais do "O sal das lágrimas". Já li muitos livros sobre a 2° Guerra, mas antes de ler os livros da autora não tinha tido muito contato com a parte Russa da história, e nunca tinha pensado em como o regime de Stalin era tão cruel quanto o de Hitler. Vale muito a pena a leitura!

@elaqueamalivros 14/07/2022

Todo meu carinho aos povos bálticos!
Terminei a leitura agora com um nó imenso na garganta. Que epílogo! Mas não consigo trazer uma resenha à altura do que o livro merece. Depois eu volto! Vou chorar em posição fetal agora. ?

Maria 07/07/2022

Cinzas na neve
Nossa que livro excelente!
O livro conta a história de diversas pessoas dos países bálticos que sofreram com o genocídio de Stalin na União Soviética.
A história da protagonista Lina é a história de diversas pessoas que perderam tudo, menos a esperança e o amor.
O livro é muito triste, chorei em alguns trechos e fiquei muito indignada com essa parte horrível da história da humanidade!

Tatiane.Gatto 03/07/2022

Esse livro mostra a outra parte da guerra comandada pelos russos.. e sinceramente é de partir o coração

Monithex 20/06/2022

Cinzas na Neve
?Andrius, meu marido, diz que o mal irá governar o mundo até o dia em que os homens e mulheres bons decidirem agir. Acredito nele. Este testemunho foi escrito para criar um registro fiel, para podermos falar em um mundo no qual nossas vozes foram silenciadas? - registro encontrado enterrado em 1954.

?No auge do inverno, finalmente percebi que dentro de mim havia um verão invencível.? - Albert Camus.

Adaptação Netflix ?Retratos de uma guerra?.

Maih Lima 04/06/2022

Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda seus planos para sempre.
Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria.
Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos.

Milena Tramontin 03/06/2022

Já sabemos que a 2° Grande Guerra foi um extermínio de pessoas, mas sempre eu leio mais um livro sobre o que aconteceu percebo que ainda não sabemos de quase nada. É sempre surpreendente o que um ser humano faz com o outro.

Luana 24/05/2022

Emocionante!
Me emocionei do início ao fim. O que está descrito nesse livro é algo inimaginável, tanto sofrimento e crueldade. Vendo hoje a guerra entre Rússia e Ucrânia, fica nítido que nada foi aprendido com os erros do passado!

@mlorranereis 25/04/2022

Forte
Que livro forte, triste e inacreditável.
É o tipo de história que você gostaria muito que ficasse só na ficção mas que infelizmente retrata a maldade que diversas pessoas tiveram que enfrentar.
Sem ler a sinopse, pensei que seria um livro de terror só pela capa, encontrei uma história pesada com personagem que carregam amor, fé e esperança.

Patricia 25/04/2022

Uma guerra feita de crenças
Uma história rápida e dolorosa. "Há guerras feitas de bombardeios. Para os povos bálticos, essa guerra foi feita de crenças." Esse livro é uma ficção baseada em fatos reais, sobre o período da ocupação dos países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) pela União Soviética em 1939. Os deportados que conseguiram sobreviver, sofreram por longos 10 anos. Foi uma guerra silenciosa, e aqueles que voltaram não podiam falar sobre os horrores que passaram, isso resultaria em prisão ou uma nova deportação. Hoje sabemos desses horrores, e a história da Ruta é um grito de liberdade dos sobreviventes.

Eduardo1304 10/04/2022

A vida em tons de cinza
Bem , pertinente ler esse livro exatamente em 2022 .
Para enteder a vida de um pais em guerra, como vive a população.
A vida em tons de cinza conta a história de um povo que perdeu tudo, menos a dignidade, a esperança e o amor.

Carol 07/04/2022

"É preciso defender o que é certo sem esperar gratidão nem recompensa."
Cinzas na neve mistura suspense, drama e uma pitada de romance a uma história sombria e extremamente tocante.

Lina, sua mãe, irmão e mais algumas pessoas são tiradas de suas casas no meio de noite sem saber o que os espera.

Ela e outros lituanos, vão parar em campos de trabalhos forçados, onde passam fome, frio, sede, são acometidos por doenças, são humilhados e violentados.

A história mescla ficção com acontecimentos reais. Em 1939 a União soviética ocupou os países Bálticos. O Kremlin criou listas de pessoas que seriam assassinadas, presas ou deportadas. Médicos,advogados, professores, artistas, músicos várias pessoas foram deportadas e nunca mais voltaram a ver sua casa.

A leitura em alguns momentos se torna arrastada, pesada pois as descrições das situações passadas por eles nos campos, são chocantes.

A leitura te prende, e 240 páginas vão rápido.

Publicado originalmente como a vida em tons de cinza, cinzas na neve é uma ótima leitura.

Andressa 31/03/2022

Leitura chocante
Livro que relata a vivência do povo da Lituania nas mãos da União soviética. Uma leitura emocionante. Relatos de muito sofrimento e a grande esperança de serem resgatados!