A Vida em Tons de Cinza

A Vida em Tons de Cinza Ruta Sepetys

Resenhas - A Vida em Tons de Cinza

CPF1964 29/01/2021

Opinião
Segundo livro que leio da autora.

Apresenta as barbáries sofridas pelos povos bálticos durante a Segunda Guerra Mundial.

Triste. Sensível. Emocionante.

E principalmente necessário.

Que o presente não repita o que ocorreu no passado.

Adriano F. Zwierzykowski 27/08/2020

Forte, triste e realista
Iniciar um livro que tem algo a ver com a II grande guerra faz com que você automaticamente esteja preparado pra cenas fortes, sofrimentos e barbáries, mas mesmo assim em cada um fico surpreenfido e amedrontado em pensar como um ser humano é capaz de fazer isso com outro. Esse livro não e diferente, a autora consegue nos contar com grande realismo o que essas pessoas passaram durante o exílio na Sibéria. Só de pensar que tudo isso realmente aconteceu faz você ficar com um aperto no coração. Toda vez que termino um livro sobre essa temática fico dias pensando no porquê isso tudo aconteceu. Qual o objetivo? Enfim, essa história e forte sim, mas extremamente necessária pra ver o que jamais deveria ter acontecido em nosso mundo e sobretudo para que jamais volte a acontecer . Nota 10.
Niájera 30/08/2020minha estante
Em vários momentos eu parei pra dar uma respirada, não me conformo até onde o ser humano pode chegar. Sal de Lágrimas é nesse estilo

Adriano F. Zwierzykowski 30/08/2020minha estante
Com toda certeza vou ler esse também. Gosto muito desses romances com fundo histórico veridico, mas sempre preciso dar um tempo entre um livro desse estilo e outro, fico com uma ressaca literária bem forte com essas histórias.

Midian Damazio 17/06/2021

Dificil, mas valeu apena.?
Gosto muito e tenho sempre muita curiosidade em relação aos livros com a temática da segunda Guerra e essa, diferente de outras, ressalta os horrores causados por soviéticos (não pelos nazistas). A autora nos entrega um romance ficcional, porém baseado em muita pesquisa e relatos de pe11ssoas que vivenciaram a época. Essas são para mim os tipos de leituras mais difíceis, porém acho necessárias. É dificil conter o ódio, o nó na garganta e o choro, mas é preciso saber o que o nossos antepassados sofreram nas maos dos governos comunista.

Ralf 24/08/2011

A estória fictícia conta como a vida de Lina Vilkas mudou drasticamente em 14 de junho de 1941, dia que a NKVD levou ela, junto com sua mãe e seu irmão para um Campo de Trabalho (ou devo dizer Campo de Exploração). Vivendo em situações desumanas, Lina junto com os outros deportados ainda acreditam que um dia saíram vivos daquele lugar.

"Vocês algum dia já pensaram em quanto vale a vida de uma pessoa? Naquela manhã, a vida do meu irmão custou um relógio de bolso." pág 27

Vou começar comentando a capa e o título. A capa é muito bonita, e gostei muito que a Arqueiro manteve a original, ela é muito bonita ao vivo, e pelo meu entender, a plantinha é a esperança que não morreu no coração deles. O título tem tudo a ver com o livro, tudo bem que terminar para entender mas a ideia de ser este título foi uma das melhores.

Por ser uma estória fictícia, poderia dar 2,3,4 estrelas. Mas no fundo desta estória é muitas verdades. Os personagens retratados nunca existiram, mas as dificuldades para viver que eles passaram infelizmente existiu. Por isso o classifiquei-o com 5 estrelas pois é bem detalhados neste aspecto.

Este livro me fez refletir muito, pois devemos estar gratos da vida que temos. Nossos pequenos problemas são insignificantes comparados ao que aquelas pessoas passaram. Mas aí você pensa " Isso aconteceu faz tempo, impossível acontecer de novo", isto esta errado, não sabemos o amanhã, por isso vivia cada dia como se fosse o último.

Espero ter passado a emoção que o livro causa, mas digo uma coisa quem gosta de história deveria ler, que se interessou deveria ler, que acha que sua vida está horrível deveria ler.

Abaixo o vídeo da autora, que mostra como escreveu o livro, os depoimentos que ela conseguiu, tudo que a inspirou para terminar esta obra.

Pheriannath 10/03/2021

Emocionante demais!
A história em si é bem impactante porquê, ela relata sobre um povo esquecido, que sofreu muito na mão dos Russos do exército vermelho. Já vimos e lemos muitos livros/séries/filmes do que foi a Segunda Guerra Mundial, tecnicamente um assunto saturado, esse livro me surpreendeu por tratar deste assunto por um viés completamente diferente. Contudo, você chora lendo igual.

? RESUMÃO COM SPOILER

Nunca havia lido nenhuma história que relatasse exatamente como e o que acontecia as pessoas enviadas a sobreviver nós gulags na Sibéria. E o livro se apresentou muito bem escrito e objetivo, pelo olhar de uma adolescente.

O livro conta sobre a história de uma família da Lituânia, onde durante o período da segunda guerra mundial, viu-se obrigada a ser expulsa de sua casa e enviados aos gulags na Sibéria pelo exército vermelho de Stalin.

? FILME? SÉRIE? DESENHO ANIMADO?
Não tem nada KKKKKKKK e se você procura no Google ainda aparece 50tons de cinza ? MAAAAAAS especificamente sobre o que trata deste livro não tem, o que tem é só um video curto apresentado pela autora no YouTube.
gabriella.malta 10/03/2021minha estante
Esse livro é incrível ele tem uma nova edição com o nome cinzas na neve para evitar a confusão

Pheriannath 10/03/2021minha estante
Ele me traumatizou Gabi HAUAHAUAHAUSHUA chorei muito lendo e fiquei me questionando se tivesse ou não um filme fui pesquisar e a decepção meu pai ?

gabriella.malta 10/03/2021minha estante
Já estou com outro livro da autora aqui e estou bem ansiosa para ler, ano passado os únicos que me destruíram mais que esse foram O diário de Anne Frank e Os fornos de Hitler

Pheriannath 10/03/2021minha estante
Nunca consegui terminar A lista de Schindler e está no meu planejamento deste mês, me dá um asco ler sabe? Pode me indicar mais algum da autora ?

gabriella.malta 11/03/2021minha estante
Não li ainda mas o que tenho aqui é o ?O Sal das lágrimas?

Pheriannath 11/03/2021minha estante
Gabriela descobri que esse livro, a vida em tons de cinza, tem um filme, lançado em Ago/2020, o trailer é incrível Ashes in The snow se quiser assistir

gabriella.malta 11/03/2021minha estante
Legal! Vi que tem para alugar no Apple TV por 7,90. Retratos de uma guerra.

Carla.Zuqueti 04/10/2020

Necessário
Muito que se ouve sobre a segunda guerra é referente ao nazismo. Mas também há um horror do outro lado da guerra, pouco relatado, mas que causou dor igual ao Holocausto alemão.

Trata-se da ocupação soviética dos países bálticos. Em 1939, Estônia, Letônia e Lituânia foram ocupadas pela antiga URSS. O Kremlin criou uma lista de pessoas e profissões consideradas antissovieticas, como médicos, professores, militares, escritores e até bibliotecários. Essa pessoas foram presas como criminosas, e muitos foram deportados para campos de trabalho forçados na Sibéria.

Mesmo após sua soltura, os poucos sobreviventes não puderam contar sua história. Voltaram para um país que já não era mais seu. Onde suas posses haviam sido tomadas. Só lhes restavam as lembranças dos tempos vividos.

É com base nas experiências dos sobreviventes dos Gulags que Ruta Sepetys conta a história de Lina. Inspirada por fatos reais, Lina é uma adolescente lituana deportada com a família para a Sibéria, que passa por um sofrimento extremo, perde parte de sua família e vive em condições tão subumanas quanto as dos judeus nos campos de concentração nazistas.

Histórias como essa são importantes para lembrar de todo sofrimento dos povos bálticos. E que o exército vermelho, o mesmo que lutou fortemente contra o nazismo alemão, usou das mesmas práticas para conquista de territórios.

Boa leitura.

Marcia 20/01/2024

Minhas impressoes sobre o livro
"Quando a voz de uma garota quebra o silêncio da historia." Que livro incrível! Escrita que nos envolve durante toda leitura. A protagonista Lina e sua família sao da Lituânia, país que foi invadido pela URSS. Stalin prende e deporta para Sibéria todos que são contra ou podem ser contra seu governo, os que ele considera que são antissoviéticos. A protagonista Lina e sua família estão nesse grupo e junto com ela conheceremos esse cenário difícil e a luta dessas pessoas. Vamos acompanhar desde a retirada deles de casa, o trajeto de trem , em vagões que transportam animais, por 5 semanas e tudo que viveram, ou melhor lutaram para se manterem vivos, na Siberia.
Sinopse: "Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos. Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas."
Me emocionei em diversos momentos e o final me surpreendeu bastante.
Valeu!!

Pam 02/06/2020

Que livro necessário para humanidade! A Guerra nunca é menos sofrida pra um lado, todos tem seus traumas, todos sofreram de alguma maneira.
Não chorei mas fiquei muito reflexiva com todos os acontecimentos e a mensagem que o amor é o maior ato milagroso da humanidade é muito necessária até hoje em dia.

Ivy (De repente, no último livro) 20/04/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Esse livro me roubou lágrimas, e foram lágrimas diferentes da comoção que outros livros causam por terem estórias tocantes. Cinzas na neve é brutalmente realista. A narrativa delicada e direta de Ruta Sepetys consegue transportar o leitor para a fria Sibéria, para vivenciar ao lado de Lina toda a angústia que as pequenas nações vizinhas à Rússia tiveram que suportar quando Stalin decidiu invadir e anexar estas terras à União Soviética.
É muito duro ler sobre campos de trabalho forçados, pessoas morrendo à mingua, despojadas de seus bens e de seus direitos como seres humanos simplesmente pelo fato de serem diferentes do que os que estão no comando.

A ambientação que Ruta faz, todo o cuidado na construção histórica e geográfica da estória, permite que a gente consiga praticamente ver e sentir o que aqueles personagens passam. A Sibéria fria, solitária e melancólica que para Lina e seus compatriotas se resumia a uma sentença de morte é ricamente descrita. As dificuldades de se sobreviver naquele ambiente complicado, os conflitos de estar em um grupo de pessoas de caráter e valores diferentes, a luta em se manter a dignidade e a vida quando tudo está contra aquele grupo, tudo isso é narrado por Ruta Sepetys com uma veracidade latente, e com um toque tão singelo e cru, que como num filme as imagens foram passando pela minha mente. Fica um nó na garganta e um vazio no peito acompanhar tantas injustiças, e saber que mais uma vez a humanidade errou com essas pessoas, condenando a estória deles ao esquecimento quase que total. É um orgulho e um alívio termos autores como Ruta Sepetys, que anos depois podem usar seu talento para denunciar a dor destas gerações anteriores.

Lina é tão real. Ela é uma adolescente, e tem sentimentos contraditórios, suas emoções estão a flor da pele e ela manifesta isso com uma sinceridade extrema, uma transparência cativante. Lina tem seus momentos de fúria, de ódio e de revolta. Ela está em uma situação atípica, e reage de acordo ao que se espera. Achei incrível como Ruta pode traçar a personalidade dessa protagonista permitindo que ao mesmo tempo em que carrega dor, carrega também um traço cativante de esperança.

Outro detalhe lindo foi o romance que a autora construíu dentro da trama. Lina e Andrius são diferentes, mas de repente foram postos para encarar a mesma realidade. Cada um deles reage diferente ao que se espera, e no final a gente fica pensando se o amor deles irá sobreviver à tudo isso, se eles foram unidos apenas pelas circunstâncias do que enfrentam ou se realmente existe um sentimento ali. Eu amei a construção do romance pois não ocupa mais espaço do que deveria, mas ao mesmo tempo ocorre de forma natural e plausível.

A evolução do personagem de Lina e também de seu irmão Jonas é tocante de se acompanhar e ao mesmo tempo super dura. Jonas é só uma criança de onze anos, mas ele aos poucos deixa de ser aquele garotinho mimado para se tornar alguém franco e muito maduro, e a gente nem consegue se lembrar mais que ele é só um garotinho, porque de repente ele diz coisas acertadas demais, demonstra uma razão maior do que seria possível, mas aí a gente lembra de sua realidade desoladora, e entende que Jonas é a demonstração perfeita de quanto o ser humano se molda e muda, de acordo às situações que vivencia.

Os personagens secundários desse livro são impecáveis, como toda a trama construída por Ruta Sepetys. Temos aqueles que às vezes nos fazem torcer o nariz, por ter atitudes mais agressivas diante da realidade, outros despertam dúvidas. Mas o que mais me tocou na trama foi ver o quanto eram todos muito reais, e falíveis. Ninguém ali era perfeito, mas todos tinham seu brilho próprio, que os tornava fundamental para essa grande estória.

Tenho que falar da mãe de Lina, Elena Vilkas, meu personagem favorito. Elena é tão altruísta, positiva e corajosa que foi impossível não se sentir de certa forma cativada pela personagem. Ela passa por tantas coisas, e luta tanto por seus filhos, dá uma parte de si para que eles possam seguir adiante e é muito comovente sua luta e seu instinto de proteção e cuidado com seus filhos mesmo em meio ao caos em que estão lançados. Elena me comoveu e ganhou o meu carinho de um jeito que poucos personagens literários realmente conseguem. Eu a sentia como alguém real, e sofri por ela e os seus.

Eu estou apaixonada pela escrita de Ruta Sepetys. Ela consegue escrever um livro de fatos históricos sem tornar a leitura cansativa. O cuidado da autora em retratar aquela realidade, todo o trabalho que certamente houve por trás da construção dessa estória é de se admirar e aplaudir. Ruta tem uma escrita precisa, dura, sem rodeios. E ao mesmo tempo calorosa, fluída, e muito envolvente. São poucos autores de livros históricos que conseguem retratar com tanta precisão um período sem perder o ritmo da estória e nem exagerar nas descrições. Ruta Sepetys consegue escrever com equilíbrio, transformando sua linda estória em praticamente uma homenagem à um povo que caiu mas soube se reeguer lindamente quando enfim recebeu a oportunidade.

Cinzas na Neve é um dos melhores livros históricos que já li. Com uma trama impecável e comovente, a escrita fluída de Ruta Sepetys me ganhou. É um livro importante, porque retrata um momento sombrio da Segunda Guerra que foi esquecido (e que deve ser relembrado!). É aquele tipo de livro que deveria ser adotado nas escolas, porque retrata com exatidão, habilidade e coragem um período vergonhoso da nossa história, e nos faz relembrar o valor inigualável da liberdade.

site: http://www.derepentenoultimolivro.com/2020/04/review-346-cinzas-na-neve.html

Daiana.Maia 10/08/2021

Emocionante
Mais um livro que retrata com detalhes os horrores durante a Segunda Guerra. A escrita de Rute é bem fluida, gostei muito do livro.

Maria 07/07/2022

Cinzas na neve
Nossa que livro excelente!
O livro conta a história de diversas pessoas dos países bálticos que sofreram com o genocídio de Stalin na União Soviética.
A história da protagonista Lina é a história de diversas pessoas que perderam tudo, menos a esperança e o amor.
O livro é muito triste, chorei em alguns trechos e fiquei muito indignada com essa parte horrível da história da humanidade!

Cris 18/03/2021

Cinzas, neve e esperança
“Seja com Hitler ou com Stalin, esta guerra vai acabar com todos nós. A Lituânia está presa no meio da briga."

Este poderia ser apenas mais um livro que se passa durante a Segunda Guerra Mundial na Europa, porém, ele nos mostra um lado do conflito que pouca gente conhece. Eu, inclusive, terminei a leitura e fui pesquisar mais sobre o assunto, porque nunca tinha lido nada a respeito e fiquei chocada.

A história se inicia na Lituânia no ano de 1941 e é contada por Lina, uma jovem de 15 anos vinda de uma família de boas condições financeiras. Ela é muito inteligente e possui um grande talento artístico.

Em uma madrugada, Lina, sua mãe e seu irmão são retirados de sua casa à força pela polícia soviética e levados para um trem que vai levá-los até um cativeiro na Sibéria, onde serão sujeitos a trabalhos forçados.

A narrativa deste livro é muito leve de se acompanhar, apesar do tema pesado. A autora tem uma escrita delicada e fluida. Alguns capítulos são intercalados com uma narrativa da Lina em anos anteriores aos da Guerra, e é muito interessante porque a gente faz um comparativo entre estas duas épocas e a forma como os personagens vivem cada fase de suas vidas.

Ao longo da narrativa há muito sofrimento e cenas fortes, porém, há também uma mensagem de esperança e de amor entre este povo que suportou muitas dificuldades por muitos anos, até serem libertos. Nós acompanhamos também o crescimento dos personagens, especialmente o de Lina e Jonah, o irmãozinho mais novo.

A única parte do livro que não me agradou foi o final, temos um capítulo que narra muitos anos à frente, porém ficamos sem ter respostas e saber o destino de vários personagens.

Recomendo muito o livro especialmente pra quem gosta de ler ficção histórica, é aquele tipo de livro que com certeza vai te deixar perplexo e com vontade de querer saber mais sobre este período histórico que realmente e infelizmente aconteceu, e para que esta história jamais seja esquecida.

"Espero que levem você a fazer alguma coisa, a contar a alguém. Somente então poderemos ter certeza de que esse tipo de mal jamais voltará a se repetir."

site: http://instagram.com/li_numlivro

Edy 24/05/2020

O amor nos revela a natureza realmente milagrosa do espírito humano.
Uma história de ficção com relatos de sobreviventes. Chocante imaginar as maldades cometidas contra pessoas inocentes, vítima de uma guerra que não era delas..

Katia 30/10/2021

Amei
Sempre odiei aulas de história, mas amo absurdamente livros históricos, onde posso conhecer a história através da perspectiva de personagens que trazem mais realidade as histórias... e essa dura história contada aos olhos de uma menina de 15 anos faz toda a diferença...
Maravilhosamente bem escrito, bem contada a dura realidade mesmo com toda leveza da escrita.