Não Sou Este Tipo de Garota

Não Sou Este Tipo de Garota Siobhan Vivian

Resenhas - Não Sou Este Tipo de Garota

Van Tourinho 27/11/2015

Natalie não é o tipo de garota popular, nem a mais bonita da escola, mas se destaca por sua dedicação aos estudos, por sua "nerdisse".
Com o último ano de estudos se iniciando, e a entrada na faculdade cada vez mais próxima, tudo que Natalie quer é se concentrar ainda mais em seus estudos, se tornar presidente do conselho estudantil e se sair bem no SAT.
E tudo caminha bem até que uma caloura reconhece Natalie, por tê-la tido como babá anos atrás. Então Natalie percebe que há algo de diferente nessa caloura, que um dia foi só uma criança mimada, e decide que ela precisa de ajuda com os garotos, apesar de não ter experiência com eles, e a caloura, se sair melhor com os garotos, apesar de ser mais jovem.
Mas suas responsabilidades como estudante, e sua insistência em ajudar a caloura, acabam sobrecarregando Natalie, e quando ela, enfim, se apaixona pela primeira vez, tudo que antes ela julgava errado, parece ganhar novos sentidos. E seus planos de continuar sendo a mesma garota estudiosa e certinha até o formatura, começa a desandar.
Não Sou Este Tipo de Garota foi um livro que eu devorei em três horinhas!
Natalie é uma adolescente muito certinha, e hipócrita muitas vezes.
Obcecada em querer ser sempre a melhor, quando se apaixona, acaba fazendo tudo o que ela, um dia julgou, errado.
Ainda assim, eu adorei o livro, me conectei a protagonista, e a todos os personagens secundários.
A intensão de Siobhan Vivian, nesse livro era falar sobre o sexo na adolescência as relações de amor e amizades dos adolescente, e todas essa convivência dos jovens em um ambiente escolar. Mas achei que ela conseguiu ir mais a fundo, incluindo em sua história os desafios desses relacionamentos e o perdão.
Apesar de Natalie ser uma veterana no colégio, parecia muita vezes imatura. Mas fiquei contente conforme a narrativa se desenvolvia, e eu consegui vê-la amadurecendo, aprendendo com seus erros.
O que me desanimou foi perceber um final tão perfeito, escrito de forma aparentemente corrida. Sabe aquela sensação de que a autora poderia incluir mais coisas, se prolongar um pouco mais? Então... :/
E apesar de ter sido escrito para um público juvenil, a leitura me agradou e muito.

Ana Karolina | Garota dos Livros 17/11/2015

Diferente, sensível e inovador.

O Livro contará a história pelo ponto de vista de Nathalie Sterling, uma garota mandona, certinha e extremamente estudiosa. Ela é a preferida de todos os professores e líder do conselho estudantil, e por isso se preocupa muito com sua reputação e o que os outros alunos possam vir a pensar dela.

No passado - mais precisamente na época de caloura das duas -, Auttum, a melhor amiga de Nathalie, por se recusar a transar com seu namorado, o garoto ofendido, espalhou vários boatos sobre a garota, e desde então ela ficou conhecido como "Isca de peixe". Começou a sofrer chacotas de seus colegas, enquanto todas as garotas que ela pensava serem suas amigas, se afastaram e a deixaram só. A única que continuou do seu lado foi Nathalie, que foi exessivamente leal, bondosa e a defendeu de todos os seus colegas. E assim, desde aquela época as duas são amigas inseparáveis.

Agora, as duas são veteranas e Nathalie se preocupa demais com sua imagem. Por ser muito feminista, ela acaba julgando muitas de suas colegas que tentam chamar a atenção masculina por meios sensuais, e tenta as "consertar". Uma delas é Spencer Billing, uma caloura, de quem Nathalie, quando mais nova, já fora babá.

Spencer desde o começo da narrativa já vem causando e mostrando para o que realmente veio. Obcecada para deixar os garotos aos seus pés, ela usa muitos meios sensuais para conseguir o que quer, e ao longo de toda a narrativa Nathalie a julga e a tenta consertar, mas a ela não quer ajuda, e por isso, Sterling, acaba entrando em situações bem perigosas tentando resolver os problemas de Spencer.

Mas também existe um outro empecilho na vida de Nathalie, Mike Domski, um garoto imbecil, que adora usar calouras como brinquedinho e infernizar a vida dela e de sua amiga. E por isso, no começo da história, quando ganha o conselho estudantil, os dois viram inimigos declarados. Vou admitir que durante vários momentos do livro senti uma grande vontade de socá-lo. E de socar a Spencer também. E se bobear Nathalie junto, por ter tomado várias atitudes idiotas com Connor. Ah, ainda não falei dele, não é mesmo? Pois irei falar agora.

Connor Hugues é o melhor amigo de Mike, mas diferente do escroto e nojento Mike Domski, Connor é bondoso, querido e um fofo! E ao longo da história, ele e Nathalie começam a ter um caso, mas por sua personalidade mandona e controladora a garota não quer assumi-lo por medo do que o que os outros possam vir pensar a respeito do casal.

O que é um saco, pois ela se preocupa demais com a opnião alheia, e com essa mania de se achar "A certa" e tentar a todo custo "consertar" as sua colegas, Nathalie se torna uma chata durante toda a narrativa, cheia de julgamentos e lições de moral. Na minha opnião, a garota é um porre. Mas graças a deus ela arruma jeito da metade do livro para o final, ou se não o livro seria uma grande decepção.

Embora tenha esperado um final melhor para Não Sou Este Tipo de Garota, afinal achei que a Vivian fez ele muito corrido, como se estivesse com pressa de acabar com tudo logo. Gostei bastante da mensagem que ele passa. Por ser um livro com um tema bem diversificado, que engloba o bullying escolar, o feminismo, a complexidade do adolescente em tentar se encontrar e as escolhas que levamos para a vida. É aquele tipo de leitura que tem uma bagagem para te acrescentar, e que o fará repensar muito em suas ações.

É recomendado tanto para garotas, quanto para garotos por envolver um tema que seja adequado para os dois gêneros. Leia que eu tenho certeza que irá gostar!

site: http://www.garotadoslivros.com/#!Resenha-Não-Sou-Este-Tipo-de-Garota/cnra/55f4f1c60cf2db6dcfb43692

Nat 30/09/2015

Natalie Sterling é uma adolescente completamente focada nos estudos, que tem certeza do que quer para seu futuro. Dedicada, leal, sua pretensão é ser eleita presidente do conselho estudantil. Sua melhor amiga, Autumm, foi difamada pelo ex-namorada perante a escola inteira e Natalie foi a única amiga que não a abandonou. Esse sentimento de cuidar dos outros se estende a Spencer, uma nova aluna que chama atenção de uma forma que Natalie não aprova. Apesar de tentar salvar a reputação da garota, de quem ela descobre ter sido babá, Spencer nunca ligava para os conselhos de Natalie. Ela é tão preocupada em passar a imagem certa e com o que as pessoas pensam dela que se encontra às escondidas com um carinha que ninguém imaginaria que ela ficaria, justamente por isso, porque Natalie não quer é ser “esse tipo de garota”, não quer ser julgada por ficar com um cara popular, apesar de seus preconceitos fazerem com que ela julgue todo mundo. Só que, por mais que ela tente, Natalie não pode controlar tudo, e quando esse seu relacionamento acaba prejudicando seu desempenho escolar, ela começa a se perguntar o que realmente quer.

Esse livro foi bem interessante. Eu já tinha ouvido falar dele, mas mesmo assim fiquei na dúvida sobre sua adequação ao tema do desafio. Gostei da leitura, não só porque fala de bullying, feminismo e assuntos típicos adolescentes, mas também porque ele fala de uma adolescente certinha que quer passar uma imagem diferente de suas ações. Uma das coisas que me irritou foi o fato de Natalie ficar julgando todo mundo, quando não tinha moral pra isso. Além ser preconceituosa em relação aos populares da sua escola. Gostei da forma como a autora aborda a questão das escolhas e dúvidas que os adolescentes precisam enfrentar. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/08/nao-sou-este-tipo-de-garota-siobhan.html

Dani 10/09/2015

Gente, que agradável surpresa este livro!
Não estava dando muita coisa por ele, mas eu gostei da história, viu?
Achei bem legal apesar dos "mimimis" desnecessários da personagem principal, mas... O que seria da mocinha sem "mimimi" não é mesmo?
Recomendo para um fim de tarde!

Nataly Lacerda 06/09/2015

O livro é ótimo! É uma história leve e divertida, li em dois dias. É um romance adolescente, então não recomendo pra quem não gosta do gênero.

Eu Conto Um Conto 29/07/2015

A temática do livro é o despertar da sexualidade na adolescência, além de abordar questões machistas e feministas, essa última defendida pela protagonista. Natalie Sterling é o retrato da garota certinha, que tira boas notas, participa do conselho estudantil e não quer saber de namorar. Em seu último ano do ensino médio, tudo o que ela quer é se tornar presidente do conselho estudantil. Porém Natalie teria um adversário de peso: Mike Domski. O jogador de futebol mais popular e o garoto mais desprezível da escola, em sua opinião.
Mas ter Mike como adversário e ser alvo de suas brincadeiras era apenas uma das várias situações que não estavam nos planos de Natalie. Ela acaba brigando com a melhor amiga, e Spencer, a caloura, do qual Natalie havia sido babá anos atrás, está longe de ser a criança que cuidara. Ela cresceu, tornou-se uma garota sexy, e tudo o que quer é se divertir e ficar com vários garotos, o que faz Natalie se sentir na obrigação de tentar mudar a amiga de qualquer maneira.

Natalie é muito neurótica em ser certinha, preocupada com o que as pessoas pensam de si mesma, e julga qualquer pessoa que aja de maneira diferente à dela. Confesso que nos primeiros capítulos as atitudes da Natalie me irritavam bastante. Tão obcecada em ser correta e perfeita que às vezes soava arrogante. Mas o destino é tão irônico que Natalie acaba se apaixonando por Connor Hughes, o melhor amigo de Mike. O tipo de garoto que ela jamais se envolveria. Lindo, popular e também fazia parte do time de futebol. Depois de muito lutar contra, ela se rende, e para que as pessoas não descubram, passa a encontrar-se às escondidas com o rapaz.

Não Sou Este Tipo de Garota é um livro sem pretensões, simples, li há bastante tempo e gostei da leitura. A Natalie cometeu erros tentando acertar, tentando ser alguém a se orgulhar, mas ninguém é perfeito e um pouco tarde demais ela acaba descobrindo isso.

Gostei da reviravolta e devo admitir que compreendo a personagem. Vivemos numa sociedade onde tudo é motivo para julgamento, sejam as atitudes ou mesmo o modo de se vestir. É como julgar um livro pela capa, sem conhecer o conteúdo.

Leiam!

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/2015/07/resenha-nao-este-tipo-de-garota.html

Ilana 25/07/2015

Resenha — Não Sou Este Tipo de Garota
Não sou esse tipo de garota fala sobre a Adolescente Natalie Sterling. Ela é uma garota que tem toda a vida planejada e que ignora a todos os caras do colégio - Confesso que quando li primeiro a Sinopse não tive grandes esperanças sobre o livro, mas a partir da primeira pagina eu soube que o livro seria perfeito - só que como a vida não pode ser totalmente planejada e perfeita, ela começa a desandar, meio que sair da linha. Porque ela encontra uma garota, Spencer, de quem ela foi babá vai estudar no mesmo colégio que ela, então a Natalie acha que é meio que um dever dela ajudar a menina e a Spencer tenta dar uma nova visão de tudo para a Natalie.

Ah, sem contar a melhor amiga da Natalie, a Auntumm , que teve um problema com garotos e isso faz com que ela fiquei mais alerta ainda sobre eles. Eu acho que o livro vei como um grande ensinamento, sobre a forma com que olhamos as outras pessoas e como um simples boato pode deixar as pessoas marcadas para sempre. Eu ri, chorei, e me apaixonei pelo livro. Em primeiro porque ele nos dá uma visão mais apurado sobre o ambiente escolar, será mesmo que não estamos tratando alguém de uma maneira cruel ? Um comentário ou um pequeno gesto que pode acabar com a reputação de um pessoa.

Bem, acho que a Natalie durante o livro descobre muitas coisas, acho que desde a maneira como as pessoas veem ela, até a parar de pensar para o que as pessoas dizem. Ela teve que aprender e cresceu , o personagem cresceu durante o livro. Eu acho que o livro é mais que especial e que pode sim dá uma visão diferente para o que estamos fazendo. Acho também o personagem Natalie muito interessante e ela me lembra um pouco a Hermione - de Harry Potter - acho que por ter tudo traçado, por ser racional e determinada, mas obviamente as duas não tem todas as características.

O livro é fantástico, eu pretendo reler ele assim que tiver um tempinho. Eu espero que leiam, se divirtam com a historia porque é um livro para nos fazer pensar e repensar nossas ações. É tipo de livro que te emociona,te enlouquece e que você não consegue parar até ler a ultima linha. O livro é de Siobhan Vivian. Espero que gostem, eu amo realmente tudo nele, desde a personagem que é muito bem construída, a escrita da autora, e a historia que também é ótima. É isso...

site: http://aescritorasonhadora.blogspot.com/2012/09/resenha-nao-sou-esse-tipo-de-garota.html

Leitor Sagaz 14/07/2015

Para ler e curtir um pouco
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

“Não sou este tipo de garota” é um livro escrito por Siobhan Vivian, nunca tinha lido nada dessa autora, mas gostei bastante da forma como ela faz com que você reflita no fundo os conflitos que ela retrata, as paixões proibidas, as preocupações com o futuro e as intrigas na amizade, eles são do cotidiano dos adolescentes. Além disso ela deixa os personagens reais, quero dizer, não seria difícil encontrar uma Natalie no colégio ou em uma livraria, ou uma Spencer fazendo compras no shopping.

Na verdade acho que todos temos uma Natalie dentro de nós, óbvio uns menos que outros, verdadeiramente me identifiquei com essa personagem e isso meio que me desesperou. Tudo bem que a personagem tem as suas virtudes, mas o que me preocupa é que me assemelho a alguns de seus defeitos, como por exemplo: o nervosismo, a preocupação com a opinião alheia e o perfeccionismo exacerbado.

“(...)As pessoas no futuro iriam supor que eu tivesse dormido com vários para conseguir ser presidente do conselho estudantil. Aquela marca havia chupado toda a dignidade das minhas realizações. Seria para sempre lembrada como a piranha.”

A protagonista pensa tanto na sua reputação que se esquece de viver. É claro que com o decorrer da história ela muda os seus conceitos e isso torna a leitura mais intrigante já que assim nós acompanhamos a mudança dela.

“(...)Não importava o que o futuro trouxesse - novos amigos, novos namorados, novos caminhos- sabia que estaríamos na vida uma da outra para sempre. A mudança não era mais algo a ser temido. E apesar de o meu retrato estar pendurado na parede, não me importava nem um pouco com a forma com que seria lembrada. Contanto que nunca me esquecessem.”

Uma característica bem legal é a presença de um glossário, ele realmente ajuda na compreensão do texto.

“ - Os irmãos Ringling* (...)
*sete irmãos que transformaram sua companhia de teatro no maior circo dos Estados Unidos no fim do século 19.”

A leitura é bem fácil e flui rápido, apesar de ser um pouco clichê eu gostei, além de me fazer refletir, ele deu a ótima ideia de fazer uma maratona de filme antigo. Bem espero que vocês tenham gostado, se tiver alguma opinião é só escrever nos comentários.

Ps: Desculpem-me se eu não responder de imediato, sei que é errado dar desculpa, mas é que eu ainda não estou de férias, mas logo estarei e então tudo ficará em dia.

Beijos da Bia.

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/06/resenha-eu-nao-sou-esse-tipo-de-garota.html

Laryssa 23/06/2015

Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian
Natalie está no último ano do Ensino Médio e tudo o que mais deseja é que absolutamente seja um ano perfeito para que consiga entrar na faculdade que escolheu.

Para isso ela se elege como Presidente do Conselho Estudantil e faz de tudo para ficar longe de encrencas junto com sua amiga, Autumn.

Como presidente, Natalie pretende ajudar à outras garotas da escola à serem valorizadas e respeitadas. Seu principal "projeto" é Spencer, de quem Natalie já foi babá, mas o problema é que a caloura não parece nem um pouco a fim de ouvir os conselhos da amiga.

Angela333 13/03/2015

Natalie
Não Sou Este Tipo de Garota - Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata?
A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos.
Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida.
Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar.
A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.

Sah 20/01/2015

"Não crie expectativas"
Estava lendo sobre o livro no skoob, e vi uma frase que descreve exatamente o livro: "Não crie expectativas".
Primeiro, eu pensei que a história se tratava sobre a mocinha que se apaixona pelo cara mau.É e não é. A Natalie não deixa realmente isso acontecer. Uma hora ela está totalmente desinteressada e depois completamente apaixonada. Claro que temos que dar um desconto porque a historia é mais realista, com varias críticas sociais. Mas eu achei a relação chata.

Depois eu achei que o livro se tratava sobre feminismo, e trata, sim. Isso vem forte no começo e dá uma caída quando Natalie começa com os dramas dela.

Uma das coisas mais legais do livro..

site: continue lendo em http://paginas-riscadas.tumblr.com/

Marina @cafeina.literaria_ 04/01/2015

Clichê adolescente
Bom, nunca escrevi uma resenha antes, mas achei interessante falar sobre esse livro. Confesso que antes de iniciar a leitura já sabia que seria um livro para passar o tempo, nada pretensioso demais para se tornar um favorito.
Em 'Não sou este tipo de garota' o tema mais abordado é a sexualidade adolescente e os conceitos feministas do "certo" e "errado". Me identifiquei com a personagem Natalie, pois já passei por todos os medos e inseguranças quando era mais nova. O único problema é que o livro apresenta estereótipos demais, como o da garota certinha (Natalie) e o da garota liberal que sabe o que faz (Spencer). Realmente as questões acordadas sobre o respeito próprio, a mulher sendo usada como objeto e caras que não dão o valor são totalmente válidas, mas achei que o livro forçou muito a situação ocorrida com Natalie e Connor. Mas acredito que foi a reação dos personagens foi necessária para o desenvolvimento da nossa personagem principal, que amadurece e descobre que não deve reprimir seus sentimentos com medo do que os outros vão pensar.
Aconselho a leitura não apenas as garotas mais novas, mas também as que estão entrando na vida adulta, pois apesar de ser um clichê adolescente, tenho certeza que alguma parte do livro irá fazer vocês se identificarem. Beijos!

Maria Clara 28/12/2014

Não sou este tipo de garota
Eu me identifiquei muito com a protagonista do livro. Ela tem um gênio durão e essa fama de certinha e isso é o que a personagem principal tenta transmitir, mas no fundo a protagonista é sensível e insegura que se sente no dever de tomar as atitudes certas e orgulhar a todo mundo. Sem falar que sente medo do que as pessoas vão falar dela. Essa característica é o que torna a história mais interessante. O que me deixa com raiva é a relação dela com a amiga, pois tudo se justifica a um ato heroico não muito convincente. Porém, acredito que essa atitude tomada por Natalie foi necessária para o desenvolvimento da história. Mesmo assim, acho que a amizade podia ser mais estável.

site: http://sobreoslivroscommaries.blogspot.com.br/2014/12/nao-sou-este-tipo-de-garota.html

Carol 25/11/2014

Muito fraco!
Natalie Sterling está no ultimo ano do colégio, e só o que ela quer é se formar e conseguir passar em uma boa faculdade. Ela sabe o tipo de pessoa que é e está satisfeita com sua única amiga, Autumm, nem pensa em namorar, alem de ser um exemplo de aluna e líder. No começo do ultimo ano do colégio e concorrendo para presidente do conselho estudantil, Natalie espera que nada de errado ocorra durante as eleições.

O que ela não esperava era que tantas reviravoltas ocorreriam ao mesmo tempo. A briga com sua melhor amiga, a paixonite por um dos garotos mais lindos da escola, Connor Hughes, que faz parte do time de futebol e a entrada de uma nova aluna Spencer, que vai deixar todos na escola de cabelos em pé. Nem tudo vai acontecer conforme o planejado para esse ultimo ano.

Eu protelei bastante para ler esse livro, porque a historia não me atraiu de forma alguma. Mas finalmente durante essas férias eu o li. E não me surpreendi, a história é morna e sem agitação. A personagem principal só faz coisas estupidas durante a maior parte do livro, é muitas escolhas erradas e no final quando a historia começa a melhorar ele acaba. =S

A leitura é leve e flui bem e rápida o que é um ponto positivo, mas não consegui me cativar com os personagens, nem com Natalie, Spencer, Autumm, Connor, e principalmente Mike Domski. O feminismo abordado no enredo é extremo o que acaba deixando a personagem de Natalie enfadonha, e as atitudes de Spencer são um tanto quanto extremistas, o que em nada colaborou com sua imagem no colégio.

O interessante do livro é que mostra o bullying que acontece durante a fase da adolescência nas escolas e muitas vezes nos marcam por anos e em alguns casos para toda a vida, como uma piadinha entre rapazes se espalha e torna uma pessoa uma pária naquela comunidade.

Em suma, é um livro para ler quando não tiver outro melhor para ler, não é ruim, mas nao chega a ser bom ao ponto de ficar na memoria, de se indicar para o amigos lerem e muito menos de entrar para os meus favoritos. A autora ainda tem muito chão pela frente para me cativar. =(

site: http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/