Não Sou Este Tipo de Garota

Resenhas - Não Sou Este Tipo de Garota

Livy 08/08/2011

Um Livro Delicioso!
acesse: http://nomundodoslivros.blogspot.com

Tenho certeza que nesta resenha não vou conseguir expressar tudo o que pensei ao ler o livro. E de cara já peço desculpas para vocês, pois eu tenho certeza que se for colocar tudo o que senti, pensei e achei, a resenha ficaria enorme, e eu soltaria um monte de spoilers (coisa que eu particularmente abomino, e sei que muitos de vocês também). Então eu vou tentar mostrar o que achei do livro sem me estender demais (para não ficar chato) e sem soltar nada revelador da estória (para que vocês não me matem). Ok?

A estória de Não Sou Este Tipo de Garota é simples, leve e muito fácil de ler (li em apenas algumas horas). Eu adoro quando o livro é tão gostoso que você nem vê as horas passarem e também não vê a hora de terminá-lo para ver como tudo acaba. E ainda, depois de terminar a leitura, fica triste porque gostaria que o livro tivesse pelo menos mais umas 400 páginas. E o livro de Siobhan Vivian é justamente deste jeitinho.

Natalie Sterling é uma garota sincera, durona e muito teimosa, fã de Amelia Earhart (foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres) e do feminismo, que espera realizar suas metas da melhor maneira possível, juntamente com sua melhor amiga Autumn e com um desprezo por garotos que chega a doer. Mas este último fato tem uma boa razão de ser, afinal sua amiga sofreu bullying justamente por causa de um garoto. Depois disso elas se uniram, e Natalie foi a única que apoiou Autumn, o que as tornou inseparáveis. Mas eis que surge Spencer (uma garota de quem Natalie foi babá), com quatorze anos de idade, e ela vai colocar tudo o que Natalie conhece de pernas para o ar. Afinal, Spencer está muito diferente do que costumava ser, e é exatamente o tipo de garota que Natalie jamais seria, e jamais irá ser.

Mas então a gente para para pensar se, apesar de elas serem e acreditarem em coisas totalmente opostas, se são tão diferentes assim. Por que o jeito de Spencer incomoda tanto Natalie? Será que todos os garotos da escola são realmente terríveis como Natalie pensa, mostrando serem canalhas e quererem apenas transar com as garotas? E será que aquele garoto lindo, chamado Connor, que dá a maior bola para Natalie, e que parece gostar verdadeiramente dela, é deste tipo de garoto? Ou será que ele é diferente? Será que ela pode confiar nele? Será que ela está totalmente certa?
É em meio a tantas dúvidas e muitas descobertas que Natalie vai perceber que nem tudo que acha errado, é tão errado assim. E que tudo aquilo em que acredita ser certo e correto, pode ser colocado à prova a qualquer momento, e desmoronar. E o mais importante: amigos podem ser diferentes de você, mas os verdadeiros amigos, mesmo com diferenças, vão te aceitar exatamente como você é.

Eu particularmente me irritei um pouco com a Natalie, pois ela é muito teimosa e orgulhosa. Seu desprezo pelos garotos tem fundamento, mas chega a ser um pouco irracional. Ela é mandona, inteligente e espera sempre estar com a razão. E este é seu maior problema, afinal, ela não cede fácil, o que torna muitos de seus caminhos dificieis. Ela não se diverte, ela não dá risada, ela não brinca... Tudo gira em torno de sua amiga Autumn, e do que ela sofreu. Ou seja, ela se anula por causa da amiga, mas até mesmo Autumn sente falta de diversão, etc. Ela se preocupa muito com o futuro, com a faculdade em que vai entrar e em ser presdente do conselho estudantil (o que não é ruim, longe disto), mas ela é uma garota e não tem nada de divertido em sua vida. O que acontece é que ela não sabe equilibrar as coisas e seus próprios sentimentos, e acaba sendo uma pessoa fechada e sem amigos. Apesar disto tudo, ela é muito esforçada e procura causar uma boa impressão na Srta. Bee, que é a orientadora do conselho estundatil e professora na Academina Ross. Esta por sua vez espera muito de Natalie, e quando as coisas não estão saíndo como o esperado, ela é uma das que repreendem Natalie (o que a deiza apovorada, e com uma imagem muito severa de si mesma).

Muitas vezes eu tive vontade de matar a Spencer que é uma garotinha que acha que sabe de tudo, e pode se cuidar sozinha, querendo chamar a atenção de todos para si.
Autumn, fica bem neutra nesta estória, o que é um pouco decepicionante, afinal ela é o que, muitas vezes, move Natalie.
Mike, o típico garoto machão e canalha, é o tipo de cara que se eu visse na minha frente ia querer socar. Ele é desprezível, arrogante e faz de tudo para prejudicar aos outros, praticando bullying sem dó.
Já Connor... Ah, Connor! É impossível não se apaixonar por ele (ele é muito fofo). Ele é o tipo de cara que nem notamos, até que ele vai chegando de fininho e vai ganhando espaço no seu coração. Apesar de ser um cara popular e muito bonito, é gentil, humilde e muito sincero. Este personagem me cativou, e me conquistou totalmente. (e tenho que dizer que muitas vezes quis matar a Natalie por não dar o devido valor).

Este é um livro tipicamente adoslecente, com temática bem jovem, mas o que me atraiu foi justamente os assuntos abordados e a ótima narrativa de Vivian. Temas como amizade, bullying, aceitação, sexualidade, adolescência, descobertas, feminismo, traumas, perdão, amor, e a descoberta de si mesmo. Aliás, Natalie descobre ser exatamente o oposto do tipo de garota que achava que era. Mas além desta mensagem de descobertas e aceitação, o fato de o livro nos trazer o tão temido bullying foi muito interessante. Afinal, a maior mensagem do livro é esta: se aceite como você é, não tenha medo de você.
A narrativa, como já disse, é muito gostosa, e é em primeira pessoa, na visão de Natalie (o que torna a leitura mais agradável). A linguagem do livro é bem jovem e dinâmica, e eu me senti como se estivesse conversando com uma amiga, afinal a narrativa é envolvente.

Resumindo, este é um livro muito legal, que aborda assuntos ótimos, e nos faz refletir sobre o que realmente é certo ou errado, sobre as diferenças e sobre o perdão. Nos mostra que traumas podem ser superados, que amizades podem ser para sempre, e que é possível ser você mesmo, sem ter medo.

Recomendo, tanto para quem gosta de romance, quanto para quem gosta de livros juvenis. Ou até mesmo para quem está começando a pegar o gosto pela leitura agora. Para todas as fãs de chick-lit, de livros leves e divertidos, com uma pitada de humor e de moral. Ou até mesmo para quem adora ler de tudo um pouco, assim como eu. Vale a pena!

Leitora Viciada 08/01/2012

Iniciando a leitura do livro, e ciente de que foi escrito para jovens, pensei que teria uma boa dose de diversão numa leitura simples e rápida. E foi assim, mas a leitura não se prendeu a apenas isso. O livro é muito mais que um chick-lit teen. Existem muitos sentimentos profundos e complexos nas entrelinhas.

Uma escola tipicamente americana, garotos idiotas do time de futebol, garotas fúteis desfilando pelos corredores, competição para alcançar (e se manter) no mais alto patamar da "cadeia alimentar" do ambiente estudantil. Sim, ser popular é uma luta selvagem e diária. Embora poucos cheguem lá, existem aqueles que apenas querem se manter vivos, mesmo estando no degrau mais baixo da hierarquia. Ninguém quer ser alvo de piadas grosseiras, algumas tão poderosas que podem acabar com uma vida social durante toda a permanência na escola. Fatos que podem decidir um futuro, uma vida.

É nesse cenário adolescente com os nervos à flor da pele que Siobhan Vivian escreveu seu romance. Escrita própria, diferente, com detalhes interessantes, narrativa ágil e sensivel. Ás vezes ela é sarcástica, possui um humor afiado, em outros momentos dramático. Sempre na medida certa, como cada cena necessita. O que mais gostei no livro, certamente foi a forma como a autora escreve. A premissa me pareceu tão comum de filmes dos Estados Unidos que não me chamou a atenção. Por isso sempre digo que nem sempre o mais importante de um livro seja o enredo; o essencial para mim é o talento do escritor, que pode transformar um tema batido ou comum em algo maravilhoso, como se fosse inédito.
A história é contada em primeira pessoa, sob a perspectiva da protagonista.

Através de três adolescentes diferentes mergulhamos no mundo da Academia Ross. Aonde manter uma boa fama pode ser complicado. Natalie Sterling, a protagonista, prefere não arriscar. Ela pensa em sua vida na faculdade, almeja um futuro profissional brilhante e essa é a sua verdadeira meta na vida: estudar. Uma garota que coleciona notas perfeitas e medalhas e é completamente dedicada a vida escolar. Não desperdiçará pensamentos com as típicas futilidades adolescentes. Ela não é do tipo de garota comum. Tanto que é a nona presidente do comitê estudantil mulher em toda a história da escola. Para que perder tempo em festas, garotos e diversões normais dessa idade? Afinal tudo vai passar e o que importa mesmo é a vida adulta, não é?
Ela é feminista e nem consegue se imaginar com algum desses rapazes infantis e sem futuro. Prefere nem arriscar. Ainda mais com o que ocorreu com sua única melhor amiga Autumn.

Autumn já foi alvo de fofocas pesadas pelos corredores da escola, o que a deixou abandonada e isolada dos outros estudantes. Uma mentira que arruinou sua vida. O culpado? Um garoto por quem Autumn era apaixonada.
Ela é doce e traumatizada com o ocorrido, e assim nasceu a amizade tão forte entre as duas: Natalie foi a única que a apoiou e a ajudou. As amigas se fecham num mundo particular, realizando passeios e programas sozinhas, estudando como ninguém mais na escola estuda.
A amizade das duas veteranas sofre abalos e provas. Será que as novas diferenças entre as amigas acabará com a amizade? Será que as mudanças bruscas sofridas por ambas influenciará suas vidas e relacionamentos?

Nesse conflito inicial existem outros detalhes. Spencer, a caloura dançarina super confiante e ciente da atração que provoca nos garotos chega para abalar o mundo de Natalie e de todas as meninas da escola. Ao contrário da protagonista, Spencer quer curtir muito sua adolescência, controlando os garotos, influenciando as meninas e vivendo intensamente todos os momentos. Spencer acha que as garotas não devem reprimir sua sexualidade. Devem ser provocantes e nada preconceituosas.
Spencer quer quebrar as regras impostas às alunas do colégio, e a cada ousadia choca a diretoria. Natalie, que foi babá da moça mais nova, se sente responsável e tenta de todas as formas dar bons conselhos e fazer Spencer compreender que seu futuro numa faculdade pode ser afetado pelas atitudes impensadas durante a escola.

Mas Natalie, tão controlada e certinha pode mesmo ser um exemplo para Spencer ou Autumn? Mesmo quando é ela quem mais precisa de ajuda? Quando ela é a mais errada de todas?
Natalie acaba passando dos limites, sendo possessiva, teimosa e controladora. Ela acha que pode controlar tudo a sua volta, que pode planejar cada passo. Inclusive seus relacionamentos.

O que Natalie não esperava seria que ela se apaixonaria, logo por um rapaz do tipo que ela tem aversão.
Connor, o garoto lindo que todas desejam. Ele joga futebol e não possui grandes expectativas na vida além de assumir os negócios do pai (que é lenhador) e da mãe (que é cozinheira) nos próximos dois anos: uma fazenda que vende pinheiros natalinos, legumes, geléias e doces caseiros. Não seria o par ideal para Natalie, nada como ela imaginou, ainda mais com os amigos bobalhões que ele possui.

Em vários momentos ela mantém seu autocontrole com tanta força que não percebe que está sendo infeliz e até mesmo preconceituosa. Ela se sente dividida entre seguir a razão ou a emoção. Se pergunta se está sendo hipócrita, por fazer algo que ela tanto critica nas garotas. Ela é muito culta e inteligente, porém abafa seus sentimentos e repreende suas vontades - que fujam dos planos de ir para a faculdade. Se apaixonar não faz parte dos planos!

Destaque do livro para a Srta. Bee. Em vários momentos eu a admirei por dar valor ao papel da mulher na sociedade e querer ensinar isso às estudantes; em outros a condenei por querer fazer de Natalie uma cópia do que a professora foi no passado, sem se preocupar com os sentimentos da moça.

Faltou alguma coisa? Talvez mostrar detalhadamente o relacionamento de Natalie com os pais, coisa que ficou em último plano.

Resumidamente, o livro é sobre: conflitos interiores; a capacidade de distinguir o certo do errado; a transformação de adolescente a adulto; o equilíbrio entre ser feminina e feminista; como aproveitar o presente sem comprometer o futuro; como escapar dos julgamentos duros que todos nós sofremos dia após dia.

Será que Natalie, Autumn e Spencer, que simbolizam diferentes tipos de meninas tão comuns, conseguirão alcançar o amadurecimento sem grandes sofrimentos? Mesmo seguindo caminhos diferentes, as adolescentes conquistarão o equilíbrio emocional e a satisfação pessoal? Natalie se permitirá amar o rapaz simples que tanto a atrai? Conseguirá deixar de se preocupar com o tipo de garota que ela é ou deveria ser?

duda 06/04/2021

Bom...
O livro que eu estava precisando ler. Queria ler um romance adolescente/colegial e encontrei ele e não me arrependo! A história não é a melhor mas a leitura foi bem fluida, e fofa em certos momentos. Amei descobrir que a autora já fez roteiro para a Disney? Vou pesquisar daqui a pouco quais... enfim foi uma leitura de virada, sim deixei de dormir tendo coisa para fazer de manhã para lê-lo e não me arrependo. Estou sonolenta no momento mas whatever né?

Tati Bertoldo 31/07/2020

Garota perfeita
Um livro leve que te faz pensar. Oque é ser uma garota perfeita? Oque é certo e oque é errado. Ter desejo e ceder a ele é errado?

Camila 20/12/2011

Não sou este tipo de garota
Natalie Sterling está disposta a transformar seu último ano na escola em um ano memorável. Para Natalie, a única coisa que importa é se tornar a presidente do conselho estudantil, tirar boas notas e ser aprovada em uma boa faculdade. Em sua vida não há espaço para garotos e confusões. Até que Spencer, uma garota da qual Natalie foi babá anos antes, surge entre os novos alunos da Academia Ross e coloca à prova todos as escolhas de Natalie. Ser certinha e tirar boas notas? Ser popular e ter muitos amigos? Biblioteca ou festas? Livros ou garotos?
A proposta da autora é bem interessante e, apesar do livro ser um tanto arrastado no início, do meio para frente fiquei ansiosa e não parei mais até saber o que ia acontecer no final!

www.leitoracompulsiva.com.br

Laryssa 23/06/2015

Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian
Natalie está no último ano do Ensino Médio e tudo o que mais deseja é que absolutamente seja um ano perfeito para que consiga entrar na faculdade que escolheu.

Para isso ela se elege como Presidente do Conselho Estudantil e faz de tudo para ficar longe de encrencas junto com sua amiga, Autumn.

Como presidente, Natalie pretende ajudar à outras garotas da escola à serem valorizadas e respeitadas. Seu principal "projeto" é Spencer, de quem Natalie já foi babá, mas o problema é que a caloura não parece nem um pouco a fim de ouvir os conselhos da amiga.

Núbia 23/09/2022

Não sou este tipo de garota
Antes de começar a leitura pensei que seria penosa, mas é um livro muito bom, com tensão e vibe bem adolescente.

bea 09/03/2022

não sou esse tipo de garota...
Esse livro da uma sensação de estar vendo um filme clichê da netflix, é um sentimento ótimo, pq tudo realmente parece um filme, mas falta conteúdo, falta algo que realmente te prenda no contexto. Teve sim momentos em que eu fiquei chocada e surpresa, mas olhando por cima, parece que vc leu muito pra pouco rendimento.
Não foi uma leitura ruim, porém sinto que faltou mta coisa.

Camis 04/06/2012

Não sou este tipo de garota
Quando eu vi este livro pela primeira vez, logo de cara já me apaixonei pela capa, adorei principalmente o detalhe da textura no título e as cores empregadas. Depois que me atrevi a tirar a prova e ler o livro, descobri que não só a capa era perfeita, mas como toda a estória.

Natalie Sterling não se interessa nenhum pouco pelos títulos que as adolescentes normais querem obter no colégio, como ‘A mais bonita’, ‘A maior desejada’ ou ‘A mais popular’, muito pelo contrário, a única fama que ela deseja é ser conhecida como a melhor presidente do clube estudantil do colégio.

Outra característica de Natalie é a sua completa falta de interesse pelos garotos. Segundo ela, os meninos eram a fonte de constante perigo para todas as garotas, e como prova de sua teoria ela tinha sua amiga Autumn, que após se recusar a ‘levar a relação para o próximo nível’ com seu namorado, como vingança do mesmo, ficou conhecida (injustamente) como “isca de peixe”.

Natalie tem muito com o que seu preocupar: ser uma ótima presidente do clube estudantil; passar seu tempo livre com sua amiga Autumn, afinal, depois que a fama indesejada de Autumn aconteceu, Natalie se tornou sua única amiga, ou pelo menos a única que ousava falar com a “isca de peixe”. Por esses e outros motivos ela acreditava que jamais se distrairia de suas obrigações por causa de garotos, aqueles seres enganadores e perigosos.

Mas nem tudo saiu como ela esperava. Tudo mudou quando Connor Hughes, um jogador de futebol, bonito e romântico, entrou em sua vida. Connor não somente vai ter que quebrar a barreira construída ao redor do coração de Natalie, como também vai ter que se conformar com encontros escondidos no galpão de sua fazenda no meio da noite, porque Natalie se recusa a deixar que alguém tenha conhecimento sobre sua (na ideia dela) maior fraqueza: Ele.

Com uma narrativa empolgante e dividida em pequenos capítulos, Siobhan descreve as correrias, as brigas, os problemas e os encontros escondidos da personagem de um jeito a nos deixar loucos para chegar à próxima página. A personagem criada por Siobhan é daquele tipo que agrada ou não o leitor. Cheia de determinação, feminismo e tiradas irônicas e inteligentes, Natalie faz com que você se divirta enquanto lê.

Eu adorei o livro, e penso que toda garota deveria lê-lo. Achei que a autora se apressou um pouco no final, podia ter sido um pouquinho mais desenvolvido, mas ainda assim o livro não decepciona. É uma leitura bem light e divertida, e que acaba dando algumas lições tanto para meninas quanto para meninos. Vale totalmente a pena ler essa proposta da Novo Conceito.

Teresinha 12/06/2021

" com o que eu me importo?"
Um livro bem teens, mas que deixa uma linda mensagem... A importância do empoderamento feminino, principalmente na adolescência. Recomendo esse livro pra todas as adolescentes e adultas que ainda se preocupam com o que os outros vão pensar.

Euzinha 03/01/2021

Quinta vez que leio
Não importa quantas vezes eu leia este livro, ele nunca perde a graça. É incrível como eu sempre me envolvo e quando vejo já estou chorando pela mesma cena DE NOVO.

Sra Rokesbys 08/12/2021

Não leiam
Esse livro é horrível gente, meu Deus!
E olha que eu nem sou tão crítica com livro. Sem sombras de dúvidas o pior livro da minha vida.
O romance é horrível, nada desenvolvido, a protagonista é insuportável, odiei.
Terminei de ler ele na força do ódio.
Srta. Bridgerton 08/12/2021minha estante
Eu também odiei! Horroroso! Protagonista super insuportável

null 06/07/2021

Apesar de ter passado grande parte do livro achando a protagonista muito chata, o que me deu bastante preguiça de continuar, gostei bastante do romance do livro, fiquei de coração quentinho com o Connor ?? e gostei do final, que mesmo sentindo a raiva e as emoções que senti com o mesmo, foi algo que me fez vontade de continuar lendo para saber o desfecho, e gostei do recado que a autora quis passar.