Roubada

Roubada Lesley Pearse

Resenhas - Roubada

Endry 04/07/2012

Por Sonhos de princesa, Blog
Demorei para escrever esta resenha, pois o livro é super intenso e me deixou em choque em várias partes dele. A escrita da Lesley é muito boa, flui maravilhosamente bem. Gostei de suas descrições simples, mas fiéis. Sobre a capa, eu tenho que dizer que eu gostei das duas, mas obviamente a nova é minha preferida (e já está na minha lista de compras literárias, rs). A diagramação do livro está boa, bem simples, mas com a folha amarelada, de que tanto gosto! Lotte é uma personagem que muitas vezes parece frágil, sensível, mas que se mostra muito forte nas situações piores e, diga-se de passagem, muito corajosa e determinada. Perder a memória não é nada fácil e acaba confundindo o mundo de Lotte. Dale é muito bacana, eu curti muito (talvez por eu ser um pouco parecida com ela, rs). Ela é decidida, explosiva, mas no fundo tem um grande coração e acaba movendo montanhas para ajudar sua amiga Lotte. Aos poucos, fica claro que Lotte corre perigo, mas sua memória não voltou totalmente. Os quotes do livro que estão na contra-capa do livro não atrapalharam em nada a leitura, pelo contrário, me ajudaram a pegar mais ódio pelos pais da Lotte. Eu gostaria de falar mais sobre a história, porém seria spoiler. Como eu detesto resenhas com spoiler, decidi falar o essencial sobre a trama em si, para que vocês leiam e tirem suas conclusões sobre o livro. Eu gostei muito da trama criada, dos caminhos por onde a Lesley levou e digo que ele me surpreendeu bastante. Eu imaginava tragédias, reviravoltas e posso dizer que isso ocorre sim, mas não da maneira e nem como eu imaginei. É totalmente intenso e eu recomendo muito!

Gabriela 28/06/2012

Roubada - Lesley Pearce
Como diz na sinopse, uma mulher é encontrada desacordada numa praia da Inglaterra e, ao acordar, ela não faz ideia de quem é ou de quem a maltratou e a jogou no mar. Quando a imprensa local publica uma foto da mulher misteriosa, Dale acredita que ela pode ser Lotte, uma amiga que conheceu enquanto trabalharam num cruzeiro.

Quando Dale procura os pais de Lotte para que eles pudessem confirmar a identidade da mulher, fica surpresa ao constatar que eles não dão a mínima para a filha. Apesar disso, Dale e Scott, um rapaz que também trabalhou no cruzeiro e ficou amigo das duas, comunicam à polícia que a mulher deve ser Lotte. A partir daí, Lotte passa a receber visitas de seus amigos, incluindo o pessoal do salão no qual ela trabalhou antes de embarcar no cruzeiro. Neste ponto, devo dizer que o que ela não tem de amor na família, tem com os amigos. Simon e Adam são ótimos!

Mas os problemas não acabam por aí, Lotte entra em desespero ao descobrir que deu à luz recentemente, mas não sabe quem é o pai, nem onde está seu bebê. Ela vai recuperando a memória aos poucos e vamos descobrindo, junto com ela, como sua vida foi difícil, desde a infância. Mas ela continua sem se lembrar do que fez desde que desembarcou do cruzeiro, incluindo a gravidez. Só depois, quando sua vida está em risco novamente, é que ela começa a se lembrar.

Roubada é um livro emocionante, mas não leia se você estiver meio deprimido, pois contém cenas muito fortes. A autora não nos poupa dos detalhes sórdidos das torturas que Lotte sofreu. O recurso de flashback é bastante usado conforme Lotte vai redescobrindo sua vida.

O livro só perdeu uma estrela porque não é tão eletrizante quanto parecia no começo. Como boa parte dele é formado pelas memórias de Lotte, o leitor não sente aquele imediatismo na descrição das barbaridades pelas quais ela passou, pois já sabe que qualquer tentativa de fuga será frustrada até que ela seja jogada no mar.

Antes que eu esqueça, minha edição é a 1ª. O interessante dela é que tem uns brilhinhos azuis bem discretos. Contudo, a Novo Conceito mudou a capa na 2ª edição do livro que, embora seja mais bonita, tem um ar meio romântico que não combina nada com o conteúdo do livro. Também não sei se ela tem os brilhinhos.

Mih Limah 09/06/2012

Ótimo
Livro muito bom, muito emocionante, que retrata a vida de uma garota que foi sequestrada e passou por vários horrores durante esse sequestro, as cenas de violência são incríveis, eu que sou iniciante nesse tipo de livro fiquei bem admirada com as cenas, me deu até um pouco de medo, e de tristeza por ver até onde pode chegar a maldade do ser humano. Porque eu não duvido nada que possam existir pessoas que cometem atos brutais como esses que foram citados no livro, eu não dei 5 estrelas porque eu acho que ela foi meio injusta no final do livro com o pai dela, quem ler vai saber o porque, mas acho que é porque eu to com o coração meio mole, mas ela deve ter tido os motivos dela, para fazer isso né? É isso ai, livro super recomendado.

ElisaMarianaUF 21/05/2012

“Ao se aproximar, David percebeu, para seu horror, que era uma mulher. Suas pernas desnudas ainda estavam dentro da água e, quando as ondas chegavam, levantavam a saia do vestido e faziam com que se agitassem. A cabeça não ficou visível até que ele se aproximasse, e David percebeu que ela era jovem, com mais de 20 anos, esguia e bela, e que seu cabelo loiro havia sido cortado de forma descuidada e brutal. —Quem é você?—ele perguntou, abaixando-se ao seu lado nos pedriscos da praia, erguendo-a até que estivesse sentada e apoiada contra seu ombro. David tomou o pulso da mulher. Embora a pele dela estivesse fria como o gelo e muito enrugada por causa da submersão, ele conseguiu sentir uma pulsação leve.” Contrariando todas as expectativas, ela está viva, mas não faz a menor ideia de quem seja. Contudo, quando sua foto é colocada no jornal local, uma antiga companheira de trabalho no cruzeiro que fez pela América do Sul a reconhece. Quando uma bela moça loira foi encontrada desacordada em uma praia, ela não tinha nenhuma lembrança de quem era ou dos horrores pelos quais havia passado antes de chegar ali. A esteticista Dale não via Lotte Wainwright há tempos, mas, para seu pesar, reconheceu sua amiga na foto publicada pela imprensa local em um artigo que noticiava as misteriosas circunstâncias do aparecimento da jovem que, recentemente, havia dado à luz. Após uma longa separação entre Lotte e Dale, uma perigosa sequência de segredos,mentiras e pesadelos tem início. O que aconteceu com Lotte? Alguém queria matá-la? E, o pior, o que acontecera com o bebê a quem dera à luz? Imagine não saber de onde você veio e o que o futuro lhe reserva…

AnaCamilo 21/03/2012

Razoável
Apesar de "Roubada" possuir aquele mistério intrigante, ( favorito *-* ) não o achei muito meu estilo. Mas para quem gosta de livros com uma mistura de romance, suspense e uma certa variedade de classificações esse é um livro bom para se ler :)

LilianSinfronio 20/03/2012

Roubada - Lesley Pearse
Um livro que me emocionou, encheu de raiva, de desconfiança, me chocou e, por último, deixou uma sensação ocre no estomago.

Sempre procuro um único significado que possa definir o que o livro significou para mim, nesse caso não seria algo necessariamente bom, mas que faz refletir: A Maldade Humana.

Gosto de romances e fantasias, mas o que me prende mesmo, me vicia, é a capacidade de alguns autores falarem da realidade sem falsos pudores ou medos, Lesley Pearse parece ser acostumada a isso.

O livro apresenta o perfil de vários personagens, sempre narrado em terceira pessoa, mas onde mais se aprofunda é em Lotte Wainwright e Dale Moore.

Dale é uma difícil criatura, jovem, bravia e de coração indócil, mas algo mudou quando trabalhou em um cruzeiro, conheceu Lotte e Scott e aprendeu o valor das amizades.

Lotte Wainwright é a grande incógnita do livro, a pessoa a ser amada, odiada e de quem desconfiei em cada página. Linda, loira, doce, meiga e gentil, aparentemente muito maltratada durante sua história. Ela sofreu grandes traumas durante toda a sua vida, e devo admitir que é tanto infortúnio que chega a ser duvidoso que uma criatura não enlouquecesse depois da metade de tudo. Para coroar com a cereja do bolo, ela some do contato de todos após o trabalho no cruzeiro, e ai os mistérios do livro começam a aparecer.

Não bastou de emoção? Lotte é encontrada a beira da morte em uma praia, na cidade onde nasceu e onde Dale e Scott trabalham atualmente, Selsey. Ela perdeu a memoria, esta cheia de cicatrizes no corpo e na alma sofrida [sim, sei que é clichê, mas é a verdade e precisa ser dita].

Lotte ira encontrar suas memorias aos poucos, e com muito sofrimento. Dale está disposta a ir fundo para saber o que aconteceu com sua amiga em um ano de desaparecimento.

A verdade pode ser mais dolorida que a ignorância dos fatos ocorridos, afinal, nem mesmo seus pais a querem bem ou se importam com ela...

Apesar da troca constante de foco narrativo, não há confusão em momento algum do livro. Foram um pouco árduas as repetições das desgraças de Lotte [todos entendemos que ela sofreu. ok], mas acredito que a autora tenha feito isso pra antipatizarmos com a bela loira de olhos azuis e sua ingenuidade, assim como todos ao seu redor. Feliz intento.

O livro só não entrou para a estante dos preferidos do ano por ter sido lento no inicio, demorando um pouco a engrenar de verdade na leitura, mas ele recebeu a celebre condecoração que poucos tiveram a oportunidade, ser denominado “agoniativo”, que é um neologismo que uso para quando um livro é realmente tão bom e instigante que não dá para largar até que você descubra o que acontecerá.

No final do livro ainda tem uma espécie de biografia da autora, com entrevista, que eu adorei. Gosto muito de conhecer o processo criativo dos autores e saber o motivo que os levam a escrever sobre determinado assunto. Recomendadíssimo.

Literatura 12/03/2012

Liberte-se!
Você já se perguntou porque, para algumas pessoas, as coisas sempre dão erradas? Porque as pessoas boas, sempre parecem sofrer mais?

Pois é. E se você perdesse quem você mais ama ? Se perdesse a única pessoa que te trata bem? Você se reergueria? E depois de um estupro? Você recomeçaria? E se mais uma vez você passasse por horrores tão grandes que esquecesse não apenas eles, mas até quem você é? Será que valeria a pena lembrar?

Roubada de Lesley Pearse (Novo Conceito, 376 páginas) é um livro leve, com uma temática pesada. Qual o tema? Vários!
A história tem inicio quando um homem encontra um corpo enquanto caminhava na praia. Uma mulher, quase morta. QUASE.
Esta mulher sem nome e sem memória sai nos jornais. Seus amigos a encontram. E também seu algoz, que volta para terminar o serviço. Aos poucos vamos conhecendo Lotte e seus amigos, sua história e seus sofrimentos. Passado, presente e futuro, todos misturados...

O que mais me chamou atenção neste livro foram as diversas coincidências. Lotte é a típica mocinha, que só se dá mal. Lembra da “Maria do Bairro”(antiga novela do SBT )? Pois é. Lotte é boazinha, bonitinha, trabalhadora, mas só se ferra.

Outra coisa que me chamou a atenção foi um trecho que fala que ela é quem procura ser vitima. E eu parei e pensei: “ei, que droga é essa?” Lembrei logo de quando falam que se determinada mulher sai com roupas curtas ou decotes está “pedindo para ser estuprada”. Quem pede isso? E quem tem o direito de atender?

A autora foi feliz ao mudar várias vezes o foco narrativo, assim podemos ver a história através dos olhos de Lotte, de sua amiga Dale, do sequestrador (não vou contar quem é... não é segredo, mas não conto!)... assim vemos que neste livro, Lotte não é a única vítima. Uns são vítimas das circunstâncias, outros de seu temperamento, outros de suas escolhas. Resta saber o que você fará com o que lhe foi dado, e até quando vai se manter nessa posição.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Nath 14/01/2012

Roubada.
Imagine perder a memória e não saber nada do que aconteceu nos últimos 4/5 anos.Essa é a estória de Lotte,uma menina que precisa recuperar a memória para ajudar a resolver um mistério e ainda tem de enfrentar grandes problemas.
O livro é em 3° pessoa e a leitura é fácil e rápida.A história me envolveu e eu não conseguia parar de ler e fazer suposições.Amei a estória!

Nathy B.W. 10/01/2012

O começo é bem parado, meio chato até.
Enquanto a história se desenvolve, porém, o livro prende a atenção e aguça a curiosidade.

Não sosseguei enquanto não descobri o que havia acontecido com Lotte.
Só achei algumas partes um pouco exageradas, mas nada imperdoável.
A leitura é fácil e agradável!

Nathi 09/01/2012

Resenha - Roubada
Em uma manhã de maio, Lotte Wainwright, uma jovem e bela garota, é encontrada por David Mitchell, boiando na praia. Ela está machucada, com um vestido antiquado e seus cabelos estão cortados de forma brutal. Mas isso não é o pior. Lotte não sabe quem é, o que lhe aconteceu e, muito menos o porquê de estar boiando no mar.

Quando sua foto é divulgada no jornal, Dale e Scott, dois amigos com quem ela trabalhou em um cruzeiro pela América do Sul, a reconhecem; mas não conseguem fazer com que Lotte se recorde deles. Somente quando Simon e Adam, seus melhores amigos com quem ela morou antes de embarcar no navio, aparecem, os fragmentos da memória de Lotte começam a se recompor.

Porém esse processo não será nada fácil, e Lotte terá que lidar com todo o sofrimento de suas descobertas novamente. E seus amigos farão de tudo para lhe devolverem o que lhe foi roubado.

Para ler a resenha completa: http://www.booksinwonderland.com/2011/10/resenha-roubada.html

Raquel 03/01/2012

Um bom livro
O livro é excelente. é incrível que Lotte consiga manter a sanidade depois de tudo que ela sofreu. Não é um livro que te surpreende com coisas novas a cada instante, mas te cativa e te faz ler cada vez mais. Recomendo

Simone de Cássia 03/01/2012

Decepcionante!
Que livro mais chato! A sinopse promete muito, mas, o desenrolar do enredo é maçante.. parece livro pra adolescente. Os personagens são teatrais tipo quem é mau é muito mau e quem é bom chega a ser chato de tãooo bom. Um livro difícil de engolir.. Aliás, eu tentei mas não deu mesmo... Desisti antes de chegar ao meio . A gente pode até fazer um trocadilho e dizer que esse livro é mesmo uma " roubada" !

Lelê 24/12/2011

Resenha: Roubada

Quando comecei a ler este livro, eu realmente não esperava muita coisa. No começo achei até um pouco devagar, mas conforme a estória vai se desentolando, vai ficando bom demais de ler.
É narrado em terceira pessoa, e começa quando David, um rapaz muito bonito, está passeando na praia com um cachorro. De repente o cão para e fica cheirando alguma coisa no meio dos cascalhos. David vai ver o que é e descobre que é uma garota. Ela está inconsciente. Ele a leva ao hospital.
O nome dela é Lotte. Quando acorda, Lotte não se lembra de nada da sua vida, quem são seus pais, seus amigos, o que a fez chegar ao mar, absolutamente nada.
Até aí a estória estava me parecendo um romance bonitinho. Porque de cara eu achei que David, o salvador, já estaria apaixonado por Lotte.
Mas eu me enganei, porque nessa hora é que muda de romance para suspense.
A polícia local começa a divulgar fotos da garota em jornais locais. E não demora a aparecer antigos colegas de trabalho.
Lotte ainda não se lembra de quem são, mas continua a luta.
David resolve visita-la no hospital. E quando chega, vê Lotte sendo atacado por um estranho.
Agora a polícia tem certeza que ela foi vítima de uma tentativa de assassinato. Mas por onde começar a investigar? Já que Lotte não se lembra de nada!
A estória vai ficando melhor ainda quando Lotte começa a se lembrar do que viveu no último ano.

"Acho que ninguém sabe do que é capaz até que seja testado..."
pag 358

De romance para suspense, de suspense para romance, valeu a pena cada página!!
Gostei demais da leitura