O Céu Está em Todo Lugar

O Céu Está em Todo Lugar Jandy Nelson

Resenhas - O Céu Está em Todo Lugar

ranylson.carvalho 24/01/2021

Então...
Eu decidi abandonar a leitura. Achei tudo tão arrastado... Cheguei na metade do livro e nada de relevante aconteceu. A protagonista num luto eterno. Ela respirava a irmã morta! Não sei se a história vai mudar muito ainda, mas, por hora, decidi deixar de lado. Só pretendo, um dia, terminar a leitura, porque o livro não foi tão baratinho jhahahahah

Tatiane256 30/12/2020

O céu está em todo lugar
Pois, assim como o céu, ela também está em todo lugar...

Talia 18/12/2020minha estante
Na real, tô cogitando diminuir a nota para três estrelas

Carla1181 18/12/2020

Lennie e Joe
Uma boa leitura para passar o tempo sem se preocupar com tramas pesadas ou grandes surpresas, apesar do fundo triste da historia consegue ser leve e divertido. A forma como Lennie lida com o luto pela perda da irmã pode ser até inspirador em alguns pontos.

mari 25/11/2020

não gostei
achei uma versão muito ruim de "cartas de amor aos mortos", tinha tudo pra ser legal mas a história em sí acabou sendo confusa e desinteressante

Sanydier 04/11/2020

Essa foi uma leitura coletiva das Três Baianas. Diferente da maioria do grupo, gostei da narrativa e dos personagens desde o início. Achei fantástico como a autora descreveu o luto vivido por cada personagem e a forma como cada um tentava, ou não, superar a perda da Bailey. Principalmente a maneira como a Lenie e Tobby se envolveram. E claro, não posso deixar de falar da sensibilidade e astral do Joe a forma como a Lenn se apaixonou por ele e ao mesmo tempo se culpava por se apaixonar e se sentir até feliz enquanto deveria estar de luto.
Em meio ao turbilhão de sentimentos, Lenie descobre quem ela é verdadeiramente e o que quer da vida, já que não tem mais a irmã para viver à sombra.

Emanuelle 24/10/2020

Gostei do final. De ver o crescimento pessoal e emocional de Lennie em relação à percepção do próprio egoísmo e reconhecimento da dor dos outros.

Mas achei o início meio bizarro (não apenas o triângulo amoroso) e me incomodou a falta de pronomes pessoais no livro.

Luh 17/10/2020

Lembre-se que nem só de sol e noites estreladas o céu é feito!
A beleza do céu está em sua característica de ser mutável/maleável, nada permanece no mesmo lugar, nada é estático, tudo está sempre em constante mudança; semelhante a nós, meros mortais.
Acontece certos momentos na nossa vida que nos permite evoluir. No livro 'O Céu está em todo lugar', esse momento de mudança/evolução ocorre à protagonista quando a sua irmã sofre um mal súbito e morre aos 17 anos. Assim, começa a jornada da Lennie em busca de aceitação de que nada é controlável, principalmente a morte. É uma jornada de superação do luto e autoconhecimento.

"pergunto-me por que pessoas enlutadas se preocupam em usar roupas pretas, uma vez que a própria dor nos fornece um armário inconfundível"

O luto é um processo e podemos ver esse processo acontecendo com a Lennie. A dor que ela sente vai além da perda da irmã, chega a ser incapacitante viver e ser feliz pois em sua mente estaria traindo a irmã.
Eu sei que o livro é um romance, e é um romance bem bonitinho. Mas o que me chamou mais atenção na leitura é a questão do luto. Para mim, o romance é o coadjuvante da história.

"A vida é uma confusão assustadora"

A vida é sim uma confusão, as vezes assustadora e as vezes serena. E assim como o céu, a vida é maleável/mutável, nada é estático. E isso é uma beleza!!!!!

Dan 11/10/2020

Enriquecedor
Este livro é surreal. É sobre a dor do luto, amor adolescente, amizade, família. É profundo e faz você pensar, enquanto se identifica com situações vividas pela protagonista. Traz lições de vida importantes. O melhor livro que li este ano.

Railane Ribeiro 05/10/2020

Muito gostoso de ler.
Esse livro me fez voltar ao ensino médio, quando tudo que eu pensava era em romances literários e ESTAR em um romance. A autora captou completamente a essência juvenil e trouxe uma linda história de amor entre irmãs.

Lethicia.Coelho 18/09/2020

Real, vibrante e inspirador.
"Minha irmã vai morrer todos os dias, pelo resto da minha vida. A dor dura para sempre. Não desaparece nunca; torna-se parte de nós, a cada passo, a cada suspiro. Nunca vai parar de doer, Bailey, porque nunca vou deixar de gostar muito de você. É assim que é. A dor e o amor caminham juntos, um não existe sem o outro. Tudo o que posso fazer é adorá-la e amar o mundo, imitar seus passos ao viver com ousadia e força e alegria." - Página 390.

O poder de transformação da perda aparece neste livro de forma avassaladora. A dor é palpável, a confusão, o medo, as descobertas e, finalmente, o inesperado: a vida continua, e, por mais que doa seguir em frente, não se pode ser triste para sempre.
A personagem Lennie me encantou demais. É pura verdade, renascimento e coragem.

nina 09/09/2020

demorei um pouco para engatar de vez na leitura, que tornou-se até arrastada em alguns momentos.. mas foi incrível e recompensador acompanhar toda a evolução da Lennie.. eu pude sentir sua dor e como foi difícil lidar com o luto e a perda de alguém que tanto amava, e ainda, como foi desafiador levar sua vida adiante, se permitir sorrir e ser feliz novamente mesmo faltando um pedacinho de alguém que fora sua companhia por toda a vida. é uma história linda e emocionante!

Niv 09/09/2020

Leia, leia muito!
Todo mundo que já perdeu alguém vai se identificar com esse livro.
Como podemos continuar vivendo quando alguém tão amado se foi? Como podemos sorrir, se divertir... se apaixonar?
As pessoas dizem que é só "seguir em frente", mas como?

E é por aí que Lennie, a personagem principal, nos leva.
Após perder a irmã ela precisa aprender a como viver de novo e, quando capaz disso, aprender a não sentir culpa.

Minha particular opinião é: leia, leia muito! Leia com seu sorriso de adolescente que se apaixona e leia com suas lágrimas de quem já viveu, ou apenas teme, a dor do luto.
Você vai rir, chorar, ter raiva e talvez, assim como eu, vc não consiga entender todas as ações de Lennie de primeira. Ainda assim, uma coisa garanto: você vai terminar com o coração mais leve, de quem sabe que, não importa a pacanda que a vida te deu, sempre dá pra continuar.

Agatha | @pa.pi.ro 01/09/2020

@pa.pi.ro
Resenha completa e sem spoilers feita no instagram @pa.pi.ro !