O Céu Está em Todo Lugar

O Céu Está em Todo Lugar Jandy Nelson

Resenhas - O Céu Está em Todo Lugar

Dri 09/12/2011

O céu está em todo lugar - Jandy Nelson
Me sinto MUITO excluída. Praticamente todos que leram esse livro deram nota alta para ele, gostaram dele, amaram, etc. Tentei todos os dias, durante todas as quase seis semanas que passei com ele, gostar da história, ficar com pena da Lennie, achar o livro emocionante e dramático, mas não foi possível.

A diagramação do livro é linda, cheia de páginas decoradas, divisão de capítulos muito legal, capa com textura diferente (muito frágil, devo citar. Prefiro as normais, são mais resistentes) que a princípio eu gostei, mas depois enjoei. A cor da fonte é azul marinho, super diferente e legal, a fonte é grande o suficiente para a leitura fluir melhor. A narrativa é simples e boa, a escrita da autora é legal, apesar de eu achar que ela enrolou MUITO e eu pulei alguns trechos com descrições chatas e desnecessárias. E a autora com certeza teve muito trabalho para escrever mais de quatrocentas páginas. Uma estrelinha por tudo isso.

Daria três estrelas, mas sofri muito com o livro. Passei a maior parte do tempo odiando a história e principalmente a protagonista chata demais. Apenas mais para o final que eu gostei um pouco, apesar de continuar achando Lennie a pior protagonista de livro do mundo. Nunca demorei tanto para terminar uma história, já estava quase desistindo. Então, situações desesperadoras pedem medidas desesperadas: Comecei a ler o livro a partir da metade com a trilha sonora da minha série favorita, Glee. A partir daí o livro comecei a ficar menos deprimente e a minha vontade de jogar o livro pela janela foi parando (e também porque tenho pena do meu dinheiro), inclusive achei duas músicas que bateram com dois trechos da história e então passei a ler o livro cada vez mais rápido (para o meu alívio).

Desculpe quem gostou dela, mas não encontrei pontos positivos na Lennie. Ela é egoísta, esquisita, gosta de sofrer e a considerei traidora sim. Com Joe quem iria querer saber de Toby? Claro, ela poderia ficar com qualquer um dos dois, mas o segundo era namorado da irmã... Não me agradou. Achei isso uma atitude doentia e a justificativa não me convenceu. Aliás, o luto dela não me convenceu. Me pareceu forçado. Quem está de luto não fica pensando as coisas que ela pensava. Quem está de luto fica triste, mas não egoísta. Gostava dela menos ainda quando desprezava sua avó, porque achei que naquele momento toda ajuda para ela seria bem-vinda e todos só estavam querendo ajudar. Mas ela tinha aquele amor doentio pela irmã e recusou de forma nada agradável todo e qualquer tipo de ajuda. Não tive pena dela e nem me comovi com seu drama em nenhum momento do livro. Aliás, que estranho ficar escrevendo em copos descartáveis, papéis, folhas de livros, papel de bala, troncos de árvore, enfim, por todo lugar para depois só jogar fora...

Não gostei do livro principalmente porque a narração foi feita pela Lennie e ela é chata, então estava presa na mente dela. Não havia escapatória. Mas gostei muito de Bailey, a irmã de Lennie, apesar dela estar morte e desejei que ela fosse a protagonista ou, pelo menos, desejei conhecê-la um pouco mais, ela tornou o livro menos chato. E também gostei bastante da avó das meninas, a dor dela sim, me comoveu, apesar de ter sido muito menos explorada. Gostei também de Big, mas ele foi pouco aproveitado e nem percebi qual foi seu final, mas valeu a participação.

Apesar de ter marcado vários trechos no livro, a maioria eram trechos de atitudes de Lennie que eu achava ridículos, então não vou colocar nada aqui. As músicas que eu achei que combinavam com os trechos foram: Firework (página 233) e No Air (página 262 aproximadamente). Os trechos ficaram muito mais interessantes assim.

O final eu achei sem graça, mas a última cena (um pouco antes do prólogo) eu achei muito bonita. E o que foi mais revoltante, é que eu não esperava NADA do livro. Para mim ia ser uma história triste, mas eu não dava muito pelo livro e mesmo assim ele conseguiu me decepcionar... Trágico.
Karol Rodrigues 07/01/2012minha estante
Concordo em tudo com você. Eu ainda nem terminei de ler o livro e ele já está na minha lista negra. Eu não sei porque diabos as pessoas amam tanto essa droga. O único sentimento que me vem a mente quando eu lembro desse livro e dessa protagonista insuportável é forçação de barra. Ela não está de luto cacete nenhum, ela quer é pegar o namorado da irmã porque ela queria ser a Bailey e ela tá é dando graças a Deus por ela ter morrido. Que pessoa decente vai sentir a ereção do ex-namorado da irmã morta? Pelo amor de Deus! ODIEI essa protagonistas e todos os outros personagens desse livro. São todos detestáveis, inclusive Sarah e até o viadinho do Joe, que eu também não gostei.

Ótima resenha :D

NALVA 17/01/2012minha estante
todos tem o direito de gostar ou não do livro .MAS NÃO PRESCISAR OFENDER O TRABALHO DA AUTORA . quem é santo atirea a primeira pedra .

Dri 18/01/2012minha estante
Mas eu não ofendi o trabalho de ninguém. Ao contrário, eu sei que deve ter dado um bom trabalho pra autora escrever tantas páginas e pra achar uma editora, etc. Só que eu não gostei da protagonista. Não foi a minha intenção ofender ninguém.

Karol Rodrigues 19/01/2012minha estante
Acho que ela pegou ar com meu comentário Dri, haha. E todo mundo tem o direito de não gostar mesmo, até porque, como ela disse ninguém é perfeito né (: Você não desrespeitou a autora e se tivesse desrespeitado não era problema de ninguém, apenas da autora, que não soube fazer um trabalho digno, haha.

Beeeijão

Dri 19/01/2012minha estante
Obrigada Kaká *-* concordo com tudo, haha. Beijos!

Nivia Carla 20/03/2012minha estante
Nossa Dri, eu to sofrendo pra tentera acabar com esse livro! confesso que comprei por causa da capa, achei romantica, mas logo no primeiro capitulo me decepcionei, Lennie consegiu ser uma protagonista mais chata e deprimente do que a Bela, aquela triteza toda não me convenceu, e o pior, beijar o cunhado pq ele entende a dor dela? sem nexo nenhum, li com a melhor das intenções mas não deu mesmo!!!

Dri 20/03/2012minha estante
Eu entendo você, Nivia. Esse é o livro mais sofrido de ler de todos os tempos. Também pensei o mesmo que você sobre o beijo do cunhado, ela se aproveitou da situação isso sim hahaha. Não da pra salvar nada da protagonista. Mas terminar esse livro foi uma sensação de superação mesmo hehe. Boa sorte lendo =)

gleicepcouto 23/03/2012minha estante
Esse livro é muito ruim! Não se sinta excluida. Completamente descartável a trama.

Dri 24/03/2012minha estante
Obrigada, Gleice! *-* Sim, descartável, concordo.

honeyg 06/11/2012minha estante
Pessoal que está comentando, por favor, sem spoiler. Acabei de ler que tem um beijo e quase dei um soco no monitor por ter lido. D:

Giovana 14/12/2012minha estante
também não consegui gostar muito desse livro; nem do jeito que a autora escreve nem da história. bem sem graça :/

Rita 15/07/2013minha estante
Sabe, às vezes uma resenha e alguns comentários podem mudar tudo, eu li a sinopse e pensei "uau, parece interessante e diferente até" e deixei na minha listinha de livros para ler, hoje decidi investigar algumas resenhas e claro que vim ler a sua visto que foi a 1ª que me apareceu com mais má pontuação e deparo-me com comentários que me identifico, o que li sobre as personagens não me cativou em nada, só de ler que a personagem é um saco e que em vez de fazer luto se atraca literalmente ao namorado da irmã sem pudor (foi o que subentendi de alguns comentários) eu perdi a vontade de ler, não gosto de livros em que nenhuma das personagens tenha conteúdo ou que eu não simpatize, como tal sinto que esta seria uma leitura bastante demorada e sem nenhum prazer, antes pelo contrário. Este livro acabou de ser excluído da lista.

Geo 01/01/2015minha estante
Não se sinta excluída, ainda estou lendo o livro e estou achando uma bela porcaria.

Renato Klisman 17/08/2011

Um Livro Surreal
Uma história com sentimentos tão vívidos e eletrizantes que então sempre prontos para saltar do livro e atingir o leitor como uma bomba.

Lennie acabou de perder a irmã.
Simples assim, a pessoa mais importante para ela se foi.
Lennie e toda a sua família ficam de luto, porém ela logo percebe que o mundo não parou desde que sua irmã morreu. As coisas continuam a acontecer normalmente, o que deixa-a totalmente indignada.
Mas ela logo para de se preocupar com os outros para se indignar consigo mesma. Um mês se passou desde a morte e Lennie, simplesmente não consegue parar de pensar em garotos, garotos, garotos. Isso não seria problema, mas um dos garotos era o namorado da recém-falecida, Toby, um cara com uma beleza rústica e singular.
Cada dia que passa Lennie perde cada vez mais o controle de sua vida anterior, ela se snete como se a morte de sua irmã houvesse despertado algo dentro dela à muito tempo adormecido, uma nova EU está surgindo.
Mas nada para por aí. Chega a cidade um cara novo, Joe, um perfeito romântico, que logo se apaixona por Lennie tornando a vida dessa nova garota ainda pior.
Agora ela está dividida entre a paixão esquisita pelo namorado da irmã morta, e pelo amor avassalador que parece existir entre ela e Joe.
Uma história fantástica e emocionante, onde o amor não tem limites e os segredos podem destruir os corações mais frágeis.
Uma história para pessoas de Coração Forte.

A HISTÓRIA: Meu Deus! Ainda estou sem fôlego! Li o livro em menos de dois dias e, confesso, a história ainda está fazendo meu coração saltar feito um poodle alegre.
A magia existente em O Céu Está Em Todo Lugar é que a autora faz com que o leitor se sinta no lugar dos personagens, sinta tudo de bom e de ruim que os aflige, queira morrer com eles e por eles. Que queira matá-los.
Eu diria que a narrativa é repleta de uma eletricidade única, isso mesmo ELETRICIDADE, os personagens são hilários e ao mesmo tempo depressivos, sentimentos que extrapolam as meras páginas e atingem o leitor como um incontrolável Tufão. Em certo momento do livro é impossível parar, lembro-me bem de estar trabalhando, e morrendo de vontade de que chegasse logo a Hora do Almoço, pois eu simplesmente Não parava de Pensar na história.
Outra coisa interessante é a narrativa usada pela autora, é ao mesmo tempo infantil (Com a personagem principal beijando talheres e dizendo Pisca, Pisca, Pisca) e também bem adulta (Como a vontade LOUCA de... bom... Beijar e... Há, vocês sabem o que!). Tudo isso acaba tornando a leitura nem tão Infantil, o que faz com que o livro não seja totalmente idiota, e nem tão Adulta, o que deixa o livro picante mas suave, sem ser proibida para 18.
Não existem mais palavras para descrever a beleza e a surrealidade da história.
Tenho apenas que dizer... Leiam, leiam, leiam, LEIAM!

A CAPA: Ok. Vou confessar que quando a vi na internet não achei lá grande coisas. Era simplesmente uma capa bonitinha e talz. Maaaaas, quando recebi o livro Em Minhas mãos não cansei de olhá-la e de acariciar a textura Incrível dela. A Novo Conceito fez uma capa num estilo meio áspero-aveludada e também de um jeito que logo de cara parecia-se com um livro de capa dura, mas percebe-se ao abrir o livro, que ele tem orelhas e a capa é um pouco flexível.
Resumindo, a capa é MARAVILHOSA!

O KIT: A Editora Novo Conceito manda, na maioria das vezes, um kit para os blogueiros juntamente com o livro. Desta vez não foi diferente e, já adianto, foi o Kit mais lindo que já recebi. A caixa dele fica dentro que uma espécie de capa e, ela é totalmente branca, com apenas alguns detalhes escritos. Tudo isso porque a Editora quer que os leitores soltem a imaginação e decorem o pequeno Box.
Ah, a parte interna então, nem se fala, ela é dividida em dois compartimentos, um onde fica o livro (esse é colorido) e outro aonde vem uma caixinha de Giz de Cera para ajudar na decoração.
Não vou postar as fotos dela aqui ainda, pois tenho que decorá-la com corações, frases românticas, sei lá. Ainda estou indeciso.
Maaas, assim que tudo estiver pronto posto umas fotos no twitter e no Facebook para vocês verem (e babarem)!

UMA PALAVRA QUE DEFINIRIA O LIVRO: Surreal.

Veja mais resenhas no http://rkbooks.wordpress.com
@apilhadathay 24/08/2011minha estante
Renato, eu também considerei este o kit mais lindo e lúdico que já recebi de editoras. Tudo nele inspira criatividade. E este livro é bárbaro, eu li em 2 dias também porque... difícil mesmo foi ceder ao sono, entre um dia e outro kkkk

Beijos, parabéns pela resenha ;-)

Renato Klisman 24/08/2011minha estante
Valeeeu Thais! Que bom que gsotu!

Katty 24/12/2011minha estante
Li em 1 dia! Quando comecei a ler e via sempre a Lennie fazendo menções ao Heathcliff e ao Morro, não tive como não amar de cara! E o resto... Só amor... Chorei... Ri... Me emocionei muiTO!

Renato Klisman 24/12/2011minha estante
hahahah! #TotalmenteViciante!

Teri 05/02/2012minha estante
fiquei sabendo q talvez a Selly (selena gomez) vai interpretar Lennie :) tbm ameeii o livro! :D

Tony35 16/06/2012minha estante
Ri um bocao com as crises dela com a relação a penis eretos...kkkkkkk

Marianne 28/06/2012minha estante
Eu esperava um livro bem dramático, mas me surpreendi. O livro é bastante engraçado e nos envolve do começo ao fim. Adorei a ideia de espalhar os poemas que ela escrevia e as ilustrações do livro. Li em dois dias e super recomendo!

Naiane Oliveira 19/12/2012minha estante
Você disse exatamente tudo o que eu senti... Li em questão de horas.. É fascinante, viciante..

daany eimori 29/04/2014minha estante
Li esse livro em pouquíssimo tempo também, realmente cativante, não dá pra parar de ler! E o livro, fisicamente falando, é maravilhoso! Capa muito bonita, as folhas, os bilhetes, a letra em azul... aiai. Recomendo sem medo! haha

Laizz Ferreira 31/05/2020minha estante
Aaah que resenha lindaa. Tenho esse livro aqui na minha estante há tempo... Depois dessa resenha, tenho certeza que ele será lido em breve. Obrigada!??

PAmella.Rocha 03/01/2022minha estante
Livro que prende, é com certeza o meu favorito

Fabi129 27/07/2016

APENAS MAIS UM LIVRO.....
''Às vezes é preciso perder tudo para encontrar a si mesmo...''

O livro O céu está em todo lugar, conta a história de Lennie. Uma garota que toca clarinete e vive com a avó e o tio. Sua mãe a abandonou junto com a irmã chamada Bailey, e as deixou sob a responsabilidade da sua avó.
A irmã de Lennie, morreu, o que deixou Lennie muito abalada e aparentemente deprimida também. Pela sinopse do livro, dá para entender que haverá triângulo amoroso. E o que eu mais adoro são triângulos amorosos. Agora me digam: TRIÂNGULO AMOROSO ONDE?
No decorrer do livro, você vê com quem ela vai ficar, que o envolvimento com o outro carinha, é apenas uma confusão de sentimentos.
Lennie também escreve poemas, em folhas de papel, copos descartáveis, embalagens de balas. São como desabafos ou conversas que ela teve com a irmã morta. Depois de os poemas serem escritos, ela os lança no ar.
Mas esse livro me decepcionou. Eu esperava mais da história. A autora poderia ter investido mais no triângulo amoroso. E a mãe de Lennie? Que citou ela, mas no final, nem teve notícias de onde ela mora.
Resumindo: Achei fraco esse livro, é tipo aqueles livros para adolescentes, sem drama ou amores impossíveis. Um romance de você ler por ler. Não para ser um dos favoritos ou te marcar para sempre :(

Mi 28/07/2016minha estante
To fujindo de umas boas ein ? kkk

Fabi129 03/08/2016minha estante
ta sim Mi kkkkk

Ritaline 17/10/2018minha estante
Eu tbm não gostei

Fabi129 17/10/2018minha estante
Ñ sei como teve gente q gostou.

RUDY 31/03/2012

RESUMO SINÓPTICO:
Lennie na verdade é Lennon (homenagem feita a John Lennon) mora com a avó, considerada excêntrica que cuida de plantas, além de ter 1,80m e com o tio Big. A mãe desapareceu enquanto era criança e agora enfrenta a morte de Bailey, sua irmã mais velha, a quem tinha como ídolo. Escreve poesia, é clarinetista e gosta de ler, mas está totalmente perdida, sem saber o que fazer da vida.
Toby era o namorado de Bailey e acaba confundindo e transferindo para Lennie o sentimento que tinha pela irmã e por ambos amarem muito a falecida, acabam envolvendo-se de forma incontrolável, mesmo sabendo que era errado...
Joe Fontaine é novo na escola e toca na mesma banda de Lennie na escola. Extremamente feliz e com sorriso irresistível, faz que Lennie sinta-se ‘viva’ e acaba por conquistá-la cada vez mais; com Joe ela descobre o que é o amor... Porém, por fazer tudo de forma errada em sua concepção, acaba por perdê-lo e descobre-se desesperada por poder conquistá-lo novamente...

Para ler a resenha completa, análise e avaliação, visite e comente nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/03/resenha-20-o-ceu-esta-em-todo-lugar.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/03/o-ceu-esta-em-todo-lugar-jandy-nelson.html
Juliana Soares 06/04/2012minha estante
É uma bela historia, daquelas que temos vontade de ler em poucas horas, sem parar pra nada.
Gosto das tuas resenhas por isso.
Minha filha, que ama ler, já está louquinha pra "devorar" o livro.

Michelle 15/02/2023minha estante
história lindaaaa

Onepunchgirl 24/08/2021

Eu li pela primeira vez quando tinha 14 anos e esse livro me marcou muitíssimo na época. Eu comprei ele 7 anos depois e quando li de novo foi simplesmente incrível, claro tive uma visão mais madura de tudo mais a experiência foi tão boa quanto a primeira. Bem daria tudo para ler como se fosse a primeira vez, talvez ele não seja o melhor romance que vc vai ler mais ele mostra a vida seguindo mesmo após a morte de um ente querido. Recomendo a todos.

Ps: pra mim ler e se colocar no lugar do protagonista para entender todas as suas escolhas, se vc não tem um nível alto de empatia não recomendo.
NathCoelho 24/08/2021minha estante
Tenho esse livro na estante tem anos e nunca peguei para ler, não conhecia ninguém que já tivesse lido. Acho que com seu relato darei uma chance

Onepunchgirl 24/08/2021minha estante
Depois me conta o que achou. Eu tenho um amor muito grande a ele.

julia 28/05/2021

Gostei bastante da história. Conta história de uma menina que perdeu a irmã recentemente e como ela se sente culpada pelas coisas na vida dela estarem indo tão bem dps da morte da irmã, a culpa de ser feliz. Criada pela avó e pelo tio, mostra como é a relação deles em casa. O romance é muito bonitinho e confuso, mas vale a pena ler.
Ju 31/05/2021minha estante
vou chorar com esse, certeza

julia 31/05/2021minha estante
sim vc vai

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 03/12/2015

"Sou loucamente triste e, em algum lugar lá no fundo, tudo o que quero é voar."
"E acabei de perceber que posso ser a autora da minha própria história, mas todo mundo também é dono da sua própria história e, às vezes, como agora, as histórias não se sobrepõem." (página 314)

Num livro que ganhei, veio um folheto com um trecho de O céu está em todo lugar. Normalmente não presto muita atenção nesses folhetos, mas esse eu li, e fiquei com muita vontade de ler o livro, mas muita vontade mesmo! Coloquei na minha lista de desejados. Consegui emprestado e gostei tanto da história quanto suspeitei que gostaria ao ler o folheto. O céu está em todo lugar se tornou um dos meus favoritos! E preparem-se para uma resenha cheia de quotes!

Lennie Walker, a protagonista, tem 17 anos, é clarinetista, já leu O morro dos ventos uivantes mais de 20 vezes e gosta de escrever bilhetes e escondê-los em qualquer canto. Ela tem uma família pouco convencional, mora com sua avó e com Big, seu tio com voz de trovão. A avó e o tio tem uma aparência marcante, são altos se comparados as outras pessoas. Bailey. A irmã mais velha de Lennie, também morava com eles, até seu coração parar de bater e ela morrer de forma inesperada.

"Mas então, de repente, começo a perder o fôlego, afundando-me no cimento duro e frio que é a minha vida agora, pois me lembro de que não posso correr para casa depois da escola para contar a Bails sobre o novo garoto da banda." (página 21)

Com a morte de Bailey, a vida de Lennie virou de pernas pro ar. Lennie sempre se sentiu confortável na sombra da irmã. Desde que a mãe das duas sumiu no mundo, quando elas ainda eram bem pequenas, uma se apoiava na outra. Lennie está em uma fase muito difícil, nem sua avó, nem seu tio, nem Sarah, sua melhor amiga, parecem ser capazes de entender a dimensão de seu sofrimento. Toby, o cowboy skatista namorado de Bailey, e Lennie se aproximam, um parece encontrar algum conforto na presença do outro, já que ambos amavam Bailey profundamente. Mas dessa aproximação, começam a surgir sentimentos inesperados, uma atração louca.

"A última gaveta está cheia de cadernos da escola, anos de trabalho agora inúteis. Pego um deles, deslizo meus dedos pela capa, seguro-o contra meu peito e então o coloco na caixa. Todo o seu conhecimento não vale mais nada. Tudo o que ela aprendeu a vida toda e ouviu e viu. A sua forma específica de ver Hamlet ou as margaridas, ou a sua ideia sobre o amor, todos os seus complexos pensamentos escondidos e as consequentes reflexões secretas - tudo isso se foi também. Um dia ouvi esta máxima: 'Toda vez que alguém morre, uma biblioteca se incendeia'. Estou vendo uma ser queimada diante de mim." (página 234)

A vida amorosa de Lennie era extremamente parada até então, mas além de Toby, surge Joe, um garoto novo na escola, excelente tocador de violão. Joe traz uma lufada de ar fresco para vida da família Walker, ele começa a frequentar a casa deles, é como se nos momentos em que ele está presente, Big, a vovó e até Lennie conseguissem voltar a viver.

Lennie, com sua paixão pelos livros, pela música e por escrever, precisa aprender a viver sem a confortável proteção de sua irmã, precisa aprender a suportar a dor da perda e enxergar e compreender as pessoas ao seu redor. Tenho dificuldade para identificar se um personagem evoluiu ou não durante um livro ou uma série, mas a evolução de Lennie é evidente.

"Como foi que, de aficionada por livros e nerd de banda passei a ser a levada-com-dois-caras-no-mesmo-dia?
A vovó sorri, sem saber da bile súbita que vem à minha garganta, do meu estômago que se contorce. Afaga meu cabelo novamente.
- No meio dessa tragédia toda, você está crescendo, e isso é uma coisa maravilhosa.
Suspiro." (página 210)

Narrado por Lennie, O céu está em todo lugar fala sobre a morte, sobre as descobertas da adolescência, sobre o amor e sobre famílias. A história é intensa, emocionante, reflexiva e também divertida. Minha vontade era ler e ler sem parar! Era como se eu estivesse ao lado de Lennie o tempo todo, no Refúgio (como ela chamava seu quarto), no rio (onde ela ia passear), em todos os lugares onde as cenas aconteciam. Todos os personagens são marcantes e bem construídos, estão longe de serem perfeitos, mas nos cativam. Preciso falar mais sobre o Joe, talvez seja o garoto mais encantador que já conheci nos livros, impossível não se sentir vivo perto dele.

"Ele praticamente pula em cima de mim. Seu quociente de felicidade me deixa impressionada. Na fábrica de humanos, alguém deve ter se enganado e colocado uma dose a mais nele do que no resto de nós. - Pensei em um dueto que podíamos fazer. Só preciso alterar alguns arranjos..." (página 195)

"Mais tarde, enquanto toca sem cessar, toda a névoa desaparece. Ele tem razão. É exatamente isso, sou loucamente triste e, em algum lugar lá no fundo, tudo o que quero é voar." (página 112)

Talvez eu me identifique demais e goste muito de personagens assim, loucamente tristes e com vontade de voar, talvez eu seja assim, mas nem todas as pessoas gostam. Acho que há pessoas que entendem e há pessoas que não entendem e nem querem entender o que os outros sentem, o grupo dos que não entendem talvez não goste de um livro tão intenso assim.

Um ponto que achei interessante foi sobre o fato de a mãe de Lennie ter deixado a garota com a avó, no livro é questionado se fosse o pai que tivesse abandonado a filha, se essa situação causaria tanto espanto.

"- Toda família tem suas coisas, certo? E essa tendência, seja lá o que for, por alguma razão, é típica da nossa família. Seria pior, se sofrêssemos de depressão ou alcoolismo ou amargura. Nossos familiares aflitos apenas caem na estrada..." (página 284)

Gostei da capa, é bonita e relacionada com a história. A revisão está boa, as páginas são amareladas, com bom tamanho de letras, espaçamento e margens, e as letras são azuis, e não pretas, como na maioria dos livros. Ele é dividido em capítulos, e tem reproduções dos bilhetes que a Lennie escrevia, essas reproduções parecem tão reais que cheguei ao ponto de passar a mão em uma página, tentando desamassar as bordas de um bilhete em um pedaço de papel! Foi um trabalho admirável da Editora Novo Conceito!

"Estou anotando um poema na sola do sapato quando eles voltam.
- Acabou o papel? - Joe pergunta.
Abaixo o pé. Argh. Qual a sua especialidade, Lennie? Ah, é: idiotologia.
Joe senta-se com todos os seus membros em graciosos movimentos, um perfeito polvo.
Estamos olhando para ele novamente, ainda incertos sobre o que fazer com o estranho no meio de nós. Contudo, o estranho parece estar bem confortável conosco." (página 107)

Tomei essa frase para mim:
"... pergunto-me como um imenso amor por alguém pode caber dentro do meu corpo franzino." (página 372)

Detalhes: 424 páginas, ISBN: 9788563219374, Skoob (média de notas: 4,2/5). Onde comprar online: Americanas, Submarino.

Enfim, acho que deu para notar pelo tamanho da resenha e pelo tanto de citações que coloquei, que eu amei O céu está em todo lugar, tanto que dei 5 estrelas na minha classificação no Skoob e coloquei na minha lista de favoritos, algo que acontece com poucos livros que leio (mas eu adoraria que acontecesse com mais frequência, que todo livro que eu lê-se me encantasse tanto que se tornasse meu favorito).

Em 2015, foi lançado no Brasil, um outro livro da autora, com o título de "Eu te darei o Sol" (que estou com muita vontade de ler; e o que dizer dos títulos poéticos dos livros dessa autora?), e vi muitos elogios à autora nas resenhas que li sobre ele. Então, recomendo para os leitores de "Eu te darei o Sol", que também leiam O céu está em todo lugar. E recomendo também para todos os leitores, para que possam conhecer e serem tocados pela história da Lennie.

"Sempre me senti parte de uma narrativa, mas não como autora dela, ou como se tivesse algo a contar sobre ela, qualquer que fosse.
Você pode contar a sua história da maldita maneira que quiser.
É o seu solo." (página 287)

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/12/resenha-livro-o-ceu-esta-em-todo-lugar.html
Cinthia 03/12/2015minha estante
Leia Maria, você vai amar. O livro é muito lindo, muito!

Cinthia 03/12/2015minha estante
Ambos os livros citados por você são lindos. Amei os dois, mas ainda prefiro O Céu está em todo lugar.

Deza Farias 25/01/2019

"O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR"
Hoje eu trouxe uma resenha de um livro maravilhoso, que mexeu muito com meu psicológico, e que com certeza vai arrancar lágrimas e risos de vocês!!!
Lennie está enlutada, sua irmã mais velha, faleceu quando estava fazendo um teste para teatro.
Só que com toda dor que a morte trás, a revolta e aflição ela acaba se aproximando do namorado da irmã, de uma forma pouco aceitável, um se entregando a dor do outro.

Antes dela começa a sentir o frio na barriga pelo cunhado, ela conhece o Charmoso Joe, o aluno novo na escola e que é Trompetista, um rapaz lindo e maravilhoso e que todas as meninas da Clover High estão caidinha por ele.

Lennie logo se torna amiga dele, mesmo em seu estado enlutado, ela começa a sentir uma atração fatal por meninos, que antes não sentia. Joe é um garoto muito alegre e que faz "Lennon" como ele a chama se sentir muito bem.

Só que que ela não pode nega que também sente algo muito forte pelo Toby, seu cunhado. Talvez só seja a falta da irmã. Até que as coisas, começam a esquentar de verdade entre ela e Toby.

Lennie tem uma família um tanto excêntrica, ela e sua irmã foram criadas por sua avó, desde quando sua mãe sumiu no mundo, sem nunca mandar notícias. Também tem Big seu tio (e que já passou por mais casamentos que o Fábio Jr. Kkk) seu tio é bastante excêntrico e tem o desejo de ressuscitar insetos, e que consome uma quantidade de maconha incrível, sua avó tem um jardim com flores afrodisíacos, e gosta muito de pintar.

Com o passa dos dias, a amizade entre Joe e Lennie cresce até vira uma paixonite muito forte. Todos os dias, ele vai até a sua casa, leva croissant de chocolate, prepara café e toca, seu desejo é que ela toque seu clarinete, porém ela nunca toca.

Quando tudo parece está caminhando muito bem, e mesmo com a saudade da irmã, ela está se sentindo viva, eis que ela descobre alguns segredos da irmã. E seu mundo desmorona mais um pouco, para piora a coisa toda, Joe depois de um choque decide se separa dela. Arrasada ela faz de tudo para recuperar seu amado, ao estilo "Morro dos ventos Uivantes" seu livro favorito (que ela leu só 23 vezes). Com a ajuda da sua melhor amiga, será que ela vai conseguir?

Depois de passa por tanta coisa ela começa a enxergar que estava negligenciado a sua familia e as pessoas que ela ama. E que ela só conseguia enxerga a sua dor e não via que outras pessoas também estavam sofrendo a perca de Bailey. Então ela com ajuda da sua avó, começa a resolver alguns problemas.

O livro é maravilhoso, e nos mostrar que o amor pode nascer, mesmo em momentos que achemos que está tudo perdido. Esse livro foi uma leitura um pouco difícil para mim, já que ainda não superei e acho difícil superar a morte da minha irmã. E todos sabemos que os livros nos causam esse efeito de sofrermos junto com o personagem. E revive essas feridas foram muito difícil, mesmo assim temos que seguir sempre em frente.

A escrita da autora é maravilhosa, a Jandy Nelson arrazou nesse livro, em como ela retratou o luto de uma forma tão profunda. E também na descoberta do amor, e em como cada pessoa é diferente, o livro está maravilhoso, e as indicações de livros e filmes estão de deixar qualquer leitor babando (eu anotei, TODAS, Kkkk). Esse é meu primeiro contato com a autora, e mesmo sendo um livro com um tema dramático, o livro é muito engraçado e dar para dar boas risadas com a Lennie. O livro está muito lindo, a editora @novaconceito arrasou na arte desse livro, desde a capa, ao matéria usado, que tem tipo uma textura, é lindo para se ter na estante. Eu amei as partes dos bilhetes que a Lennie escrevia para a irmã, ser tao bem retratados, e a fonte azul deixou tudo mais lindo. (Tou apaixonada).

O livros nos trás uma mensagem bem clara, que o amor está em todo lugar! Que até em almas enlutadas existe amor, e que sempre somos capazes amar e também de reconhecermos nossos erros, e que as vezes para sermos felizes, temos que aprender a perdoar.

Boa leitura!!!
Pudima 25/01/2019minha estante
Que resenha linda!!

Deza Farias 27/01/2019minha estante
Aaaaa obrigada!!! ?

Laura 19/11/2011

Muito bom! Você precisa apenas se acustumar com o modo da narradora de falar as coisas. E ir juntando os quebra-cabeças. Embora você sinta falta de uma explicação melhor em relação a mãe dela, a historia toda é muito bem desenvolvida e todos os personagens tem sua importância. Bom para um alivio quando se está lendo há muito tempo só historia sobrenaturais ou romances agua com açucar.

Rose 30/04/2014

Gente, nem sei como vou falar deste livro para vocês, realmente, me faltam palavras para descrevê-lo. Esperei muito tempo para ler, na verdade, me apaixonei por ele desde a primeira vez que vi a capa dele. Então vocês podem imaginar a alegria quando o consegui através de uma troca feito pelo Skoob. A expectativa era enorme, e mesmo já tendo lido várias resenhas sobre ele, não estava preparada para a beleza da história.
Bailey e Lennie são duas irmãs que foram abandonadas pela mãe ainda quando pequenas. Elas foram criadas pela avó e pelo tio. Juntas dividiam o quarto e a vida, até o dia em que Bailey morreu aos 19 anos e Lennie teve que aprender a seguir sua vida sozinha, sem sua adorada irmã.
Perdida em seu sofrimento, ela tenta encontrar seu caminho, pois apesar da morte da irmã, a vida a sua volta continua. Aliás, é engraçado isso, amamos tanto uma pessoa e sem mais nem menos ou algum tipo de aviso prévio ela vai embora para nunca mais voltar, e nós ficamos com uma vida a ser vivida quando na verdade o que mais queremos é que o tempo pare.
Com Lennie não foi diferente, ela não aceitou a morte da irmã (mas quem aceita?), ela nem aceita mexer nas coisas da irmã, deixando o quarto que ambas dividiam do mesmo jeito que estava quando Bailey morreu.
Para ter um pouco de sua irmã, ela começa a espalhar pela cidade inúmeros bilhetes, em copos descartáveis, guardanapos, folhas de caderno, árvores... onde desse para escrever ela escrevia. Tudo para que de alguma forma Bailey estivesse de volta, ou então uma forma de extravassar o que sentia.
E então sem precerber ela se vê apaixonada. Mas será que ela tem o direito de se apaixonar e ser feliz diante da morte da irmã? E o que é pior, será que mesmo apaixonada por um, ela pode se sentir atraída por outro? Será que sua irmã lhe perdoaria?
Eram tantas as perguntas, tantos medos e incertezas que Lennie vivia, e o que era pior, ela tinha que enfrentar tudo sozinha, sem sua irmã. Afinal, uma coisa é certa, quem morreu foi a Bailey, e Lennie está viva e tem que seguir em frente.
É uma história linda, que merece ser lida. Todo o livro é encantador, desde a capa, passando pelas letras azuis (o livro não é feito com letras pretas), até a divisão dos capítulos ou as imagens dos bilhetes escritos pela Lennie e jogados ao vento que depois foram recolhidos pelo Joe. Mas quem é Joe, bem, isso eu não conto, vocês vão ter que ler para saber, e tenho certeza que ao lerem gostaram.

site: http://www.fabricadosconvites.blogspot.com.br/p/minhas-resenhas.html
Clarice.Castanhola 27/06/2015minha estante
Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....um livro arrebatador :D

Rafaella 16/11/2012

A narração começa quatro semanas após a morte de Bailey. Isso abalou a estrutura familiar que já não era tão sólida. Vovó, tio Big e Lennie são obrigados a seguir sua vida sem a garota. Vovó supera a perda em seu quartinho de pintura com suas damas - mulheres verdes que ela desenha desde que as meninas eram pequenas. Big é um coroa romântico e supera a dor ficando chapado. Lennie Walker vivia à sombra de sua irmã mais velha e tenta seguir sua vida sempre exteriorizando seus pensamentos em qualquer superfície que aceite a tinta de sua caneta e os deixa para trás.

Além da família somos apresentados para Toby, o namorado de Bailey. O garoto acaba confundindo os sentimentos e se aproxima de Lennie. Ambos tentam superar a perda da garota e acabam tendo um envolvimento romântico.

Joe Fontaine é um garoto novo na cidade de Clover e se apaixona por Lennie. Agora a garota precisa colocar seus sentimentos em ordem e decidir por quem ela é apaixonada. Seria possível gostar de duas pessoas ao mesmo tempo?

Se a morte de Bailey não é tristeza suficiente para a família, um assunto volta a tona: Paige, a mãe das meninas que as abandonou quando eram pequenas para se aventurar pelo mundo.

Jandy Nelson fez um excelente trabalho em O céu está em todo lugar. Por diversas vezes eu consegui me imaginar no lugar de Lennie. Sua dor, suas dúvidas e desafios. A obra, sem dúvidas, entrou para minha lista de favoritos.

A única coisa que deixou a desejar foi o material que utilizaram para fazer a capa (que é linda). Não é possível abrir o livro sem danificar a capa e muitas vezes eu acabei tendo que deixar o livro quase fechado para seguir a leitura. Porém isso é insignificante diante da totalidade da obra. A diagramação é perfeita, as letras estão em bom tamanho e as páginas que mostram os bilhetes abandonados por Lennie são lindas. Transportam o leitor para o lugar em que a garota escreveu o que sentia para depois abandonar.

O livro é super recomendado. E os românticos de plantão irão amar a obra.

Disponível em: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2012/08/resenha-o-ceu-esta-em-todo-lugar-jandy.html
Vanessa 22/07/2013minha estante
Perfeito!

Letícia Casoni 12/07/2012

O Céu Está em Todo Lugar "Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."
Lennie é uma garota acostumada a viver a sombra da irmã mais velha Bailey, aspirante a atriz. Ela se sente confortável vivendo em uma espécie de casulo. Mas tudo muda quando inesperadamente Bailey morre e Lennie se vê obrigada a aprender a viver sem a irmã querida e a ser a protagonista de sua própria vida.

Um livro muito doce que trata de modo tão delicado de um assunto que a maioria das pessoas tem medo de falar, Como lidar com a morte? Como superar a perda? Como viver com a saudade?

Gostei muito do livro, e da forma como ele lida com essas questões. Só quem já passou por momentos muito difíceis ou já perdeu alguém querido, sabe como é difícil esse "recomeçar" tão belamente retratado no livro. A única coisa que me incomodou um pouco foi a rapidez com que a protagonista se apaixona, mas tirando esse fato é um ótimo livro, eu recomendo.
SARITA 16/07/2012minha estante
Tive as mesmas impressões. Ótima resenha.

ka mcd 06/03/2013

O Céu Está Em Todo Lugar
O livro de hoje é, no mínimo, muito estranho. Apesar de todas as resenhas positivas que li sobre ele até hoje, nunca vi alguém destacar a estranheza dele (por que essa foi a característica que mais se fez presente durante a minha leitura). Eu simplesmente não conseguia parar de pensar: “cara, acho que eu nunca vi personagens, pensamentos, atos e cenários tão estranhos antes”. Mas entendam; não é por que ele é estranho, que é ruim.

Se bem que, ao ler o primeiro capitulo, eu simplesmente odiei. Achei confuso e mal formulado. Ainda não consegui entender por que tive essa primeira má impressão do livro. Talvez por que ainda não estivesse acostumada à narrativa da Lennie, ou por que a tradutora não estivesse acostumada à narrativa ou por que eu não estivesse realmente com vontade de ler esse livro. Não sei mesmo. Pode ter sido qualquer coisa, mas sei que depois me senti mal de ter desgostado tanto dele. Por que é um livro fantástico, na verdade.

Tudo nele é tão complexo, tão diferente. As personagens, suas atitudes, seus motivos e até mesmo a própria estória. Não vou dizer que todas essas peculiaridades são boas e agradáveis. Na realidade, elas são normalmente carregadas de uma tristeza meio maluca. E acredito que isso seja esse quê a mais do livro. Ele tem uma aura, uma... - não sei nem como chamar -, tão atrativa, magnética e mágica. É impossível descrever em palavras.

Por que, ainda que eu ficasse enfurecida com Lennie e suas atitudes, eu não conseguia deixar de entendê-la e adorá-la. Demorou um pouco para começar a sentir essa simpatia por ela, mas esse sentimento chegou e eu queria fazê-la enxergar as besteiras que estava fazendo. Ela continuava se escondendo atrás da irmã – mesmo que ela já estivesse morta. Ela não quer mostrar tudo o que pode ser, ela quer se afogar na tristeza e se torturar vezes sem fim por que sua irmã não está mais ali. E isso faz dela uma pessoa altamente egoísta. Não à todo momento, mas em boa parte do livro. E novamente eu preciso destacar como um autor conseguiu fazer um desenvolvimento de personagem magnífico. Lennie muda tanto, mas tanto ao longo do livro. E acho que principalmente por causa de Joe.

"- E as clarinetistas?
Sorri e diz: - As mais profundas – corre o dedo pelo meu rosto, minha testa, minha face e meu queixo, então desce pelo meu pescoço. – E tão lindas."

Ele é uma graça! Eu adorei, adorei o Joe. O que é meio incomum, por que, normalmente, eu teria me apaixonado pelo Toby – que é o cara errado nesse caso. Joe é engraçado, lindo, fofo, sexy, talentoso e faz de tudo pela Lennie. E me doía ver como ela ainda hesitava quando se tratava de Toby.

E quanto ao Toby; eu demorei para entender porque eles agiam daquela forma, porque eles gostavam tanto de se torturar. E tem uma explicação e que, de algum modo, só te deixa levemente melancólico pelas personagens, você só quer que tudo se encaixe e que elas possam ser felizes mais uma vez. Você não sente vontade de matar cada um deles por fazerem coisas tão idiotas.

Além desses três, ainda temos a família de Lennie: a avó – uma senhora completamente pirada que adora dar em cima dos meninos bonitos e falar coisas loucas -, Big – o tio, que vive se casando e divorciando e que passa o dia inteiro chapado -, Bailey – a falecida irmã, sobre quem vamos aprendendo mais e mais ao longo do livro, junto com a própria Lennie – e a mãe – uma pessoa que não está fisicamente presente, mas que está sempre ali, nos pensamentos dos outros, tornando tudo ainda mais complicado e melancólico. E todos juntos dão um ar hilário ao livro. Algo em toda aquela estranheza, complexidade e ironia me fez rir alto em muitas passagens.

É uma estória magnífica e completamente emocional que fará qualquer pessoa sentir como se fosse parte dela ao lê-la. Sei que minha resenha está confusa e nada esclarecedora, mas esse é aquele tipo de livro que provoca sensações impossíveis de serem descritas e acho que todos que se interessam por esse estilo deveriam lê-lo para tirar suas próprias conclusões. Por que vocês só conseguirão entender exatamente o que quero dizer quando experimentarem por si mesmos.

Laís 22/04/2012minha estante
Ka,
Eu li esse livro em 2 dias e me sentia tão emocionalmente carregada, parecia que eu realmente fazia parte da história sabe? E eu também, teria gostado do Toby, porque de uma forma ou de outra eu gosto dos caras errados, mas o Joe é tão tão encantador, tão lindo, tão meigo, tão humano, que não sei eu me apaixonei por ele na primeira aparição. E juro, daria tudo pra me casar com ele. rs.

Eu também estranhei um pouco o jeito no inicio, e acho sinceramente que foi problema da tradução.

Enfim, eu amei o livro, e só não dei 5 estrelinhas por causa do inicio confuso.

Mylloka 24/06/2012

Fazia tempo que queria comprar esse livro, mas, devido ao preço, dava prioridade a outros. Eis que a Livraria Saraiva aparece com uma super promoção: Livros por 9,90! É pra matar qualquer bookholic do coração! Claro que aproveitei e comprei afinal o livro custa 34,90 e paguei 9,90. Uma ótima promoção!
Vamos combinar que a capa é linda, né? E a diagramação é perfeita!

O livro conta a história de Lennie que acaba de perder a irmã, chamada Bailey, em um trágico acidente.
Ela sofre muito com a perda da irmã mais velha e questiona o fato das outras pessoas sorrirem e levarem a vida normalmente, como se nada tivesse acontecendo, achando injusto.
Lennie se espelhava na irmã. Bailey era como uma ídola para ela, após a morte Len se sentiu sem chão, como se o mundo se tornasse cinza e triste.

No decorrer da história Len acaba se apaixonando por dois rapazes: Joe, que é trompetista e dono de um sorriso que contagia; e Toby, que era namorado de sua irmã.
Não gostei da atitude da Lennie e do Toby, principalmente do Toby, pois pareceu que ele só ficou com ela porque Bailey faleceu e ele queria um ombro para chorar.

Uma coisa que gostei foi que a Len escreve tudo o que sente e espalha por toda a parte e são poemas ou apenas lembranças que são emocionantes. Eles são representados no livro em páginas coloridas, o que torna a diagramação mais linda ainda.

“Mas então penso em minha irmã e em como ela não tinha um casco e como queria que eu também fosse como ela.(...) E isso faz com que eu me sinta melhor, como se fosse a sua vida, e não sua morte, que agora me ensina como e quem devo ser.”

A história é intensa. Fala sobre superação e sobre o primeiro amor. Nas últimas paginas eu senti um nó na garganta, não cheguei a chorar, mas fiquei com lágrimas nos olhos, rsrs.

Recomendo! :D
Viviane 29/06/2012minha estante
Eu estou na mesma promoção da Saraiva, e queria te perguntar. É o mesmo livro? Porque ja aconteceu de eu comprar e o livro vir "diminuido" sabe? Foi o livro igualzinho mesmo?