O Céu Está em Todo Lugar

O Céu Está em Todo Lugar Jandy Nelson

Resenhas - O Céu Está em Todo Lugar

Emanuelle 24/10/2020

Gostei do final. De ver o crescimento pessoal e emocional de Lennie em relação à percepção do próprio egoísmo e reconhecimento da dor dos outros.

Mas achei o início meio bizarro (não apenas o triângulo amoroso) e me incomodou a falta de pronomes pessoais no livro.

Jess 28/04/2012

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..." - O Céu Está Em Todo Lugar.
"A tristeza é uma casa, em que as cadeiras se esquecem de como nos segurar, os espelhos de como refletir, as paredes de como nos conter.
A tristeza é uma casa que desaparece, cada vez que alguém bate à porta, uma casa em que se vai com o vento, à menor rajada, que se enterra no solo enquanto todos estão dormindo.
A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você […]"

Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha e melhor amiga, Bailey, mora com sua avó e seu tio Big. Sua mãe foi embora há dezesseis anos e nunca voltou. Um mês após a morte inesperada de sua irmã se vê completamente sem direção,volta à escola e percebe que tudo continua a mesma coisa, como se o tempo não tivesse parado para as outras pessoas, e é obrigada a seguir com sua dor, inconformada com a perda e com o mundo, acaba se aproximando de Toby namorado de Bailey, o carinho e a compreensão de ambos compartilhando a mesmo sofrimento, os aproxima e acaba deixando Lennie confusa pois ele é o único que pode compreende-la e os sentimentos começam a se misturar, e no meio dessa indecisão ela conhece Joe, novo aluno da banda da escola que a atrai também. Se sentindo mal por estar pensando em garotos enquanto deveria estar de luto pela irmã, mas não consegue evitar o que está começando a sentir. Eis que por um lado Toby a consola, pois sente o mesmo vazio que ela com a morte de Bailey. Por outro Joe, um garoto alegre que a tira da tristeza em que está vivendo e faz de tudo para que ela tenha o mesmo entusiasmo com a música que antes.
Este é o ponto do livro, onde a Lennie começa a se descobrir, a sentir e viver de um modo diferente, começa a questionar sua vida, e entende que a morte da irmã não afetou só a ela, que era egoísmo não pensar, que sua avó também perdeu uma neta, Big a sobrinha e Toby a namorada, a dor era de todos. É onde o livro também nos fazem pensar, o que tamanha perda pode nos ensinar? O que pode significar seguir em frente, traz a cada capítulo trechos de poemas e anotações de Lennie em determinas coisas e pensamentos, que ao decorrer do livro a gente entende e que também é capaz de nos emocionar, achei um romance gostoso de ler que interpreta a dor de perder alguém que ama e o amor de uma forma diferente.

“Olho em seus olhos sem tristeza e uma porta em meu coração se escancara. E, quando nos beijamos, vejo que do outro lado da porta está o céu.”
Lucas 29/04/2012minha estante
Nossa que resenha linda, quase chorei. Já queria mto ler esse livro agora então...

Renata 16/11/2012

O céu está em todo lugar.
"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."

"Às 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta e, menos de um minuto depois, estava morta.
Para minha surpresa, o tempo não parou com o coração dela. As pessoas continuaram indo à escola, ao trabalho, a restaurantes, continuaram quebrando bolachas salgadas em suas sopas, preocupando-se com as provas, cantando nos carros com as janelas abertas.
Por vários dias, a chuva martelava o telhado da nossa casa — uma prova de terrível erro cometido por Deus.
Todas as manhãs, quando me levantava, ouvia as incessantes batidas, olhava pela janela para a tristeza lá fora e me sentia aliviada, pois pelo menos o Sol tivera a decência de ficar bem longe de nós."

Se depois de muito tempo algo horrível acontece, algo que nem mesmo sua alma espera e te mata. De uma vez só; com o tempo começa a piorar e sua morte vem todos os dias.
A perda de alguém que amamos é dolorosa, pacientemente demorada a aceitação total e impossivelmente de ser esquecida. Ao ler O céu está em todo lugar, só pude concluir que apesar de todo o tempo que se passa, nada se compara com a dor que ainda permanece no coração. É como se tudo que você espera que nunca aconteça, simplesmente vem e te derruba.
O céu está em todo lugar, nasce do pé e vai até aonde os olhos não alcançam e Joe sabe muito bem disso. Seus olhos maravilhosamente, maravilhosos sempre com seu pisca. Pisca. Pisca. Sua alma em forma de música e sua paixão que brota do peito e enche o mundo. John Lennon e suas manias de poesia.

"Queria que a minha sombra se levantasse e saísse de mim. (Encontrado no verso de uma prova de francês, em uma floresta do Clover High.)"

Recomendo o livro, recomendo a história e a narrativa de Jandy Nelson. É um livro para refletir, chorar, rir, chorar novamente e desejar que histórias assim nunca acabem.

"As pessoas morrem o tempo todo. Todo dia. Toda hora. Há famílias no mundo olhando para camas em que ninguém mais dorme, para sapatos que não são mais usados. Famílias que não precisam mais comprar um tipo específico de cereal, de xampu. Há pessoas em todo lugar na fila do cinema, comprando cortinas, passeando com cachorros, enquanto, por dentro, com o coração despedaçado. Durantes anos. A vida toda. Não acredito que o tempo cura. Não quero. Se curar, não significa que aceitei o mundo sem ela. (Página 258)"

Aline 17/09/2021

O meu preferido
Como pode um livro que me causou tanta angústia e tristeza ter sido o meu preferido? Li há muitos anos atrás e não sei se tenho coragem de ler de novo, talvez não sinta o que sentí antes, mas para quem já perdeu alguém(meu caso mãe) é muito triste, lembro que várias vezes eu parava a leitura e voltava, pela angústia que ele me dava. Eu nunca darei ou venderei, foi/é o mais lindo, diferente.

Apaixonadas por 13/10/2012

O Céu Está em Todo Lugar - resenha por Bianca Benitez
Resenha:

”Nos três,todos com o mesmo tipo de cabelo encaracolado,acomodado em nossa cabeça como um bando de corvos pretos e brilhantes,ficamos assim,olhando para o nada,pelo resto da tarde.

É como estamos desde que minha irmã Bailey faleceu,há um mês,de arritmia fatal,durante um ensaio para uma produção local da peça Romeu e Julieta.É como se alguém tivesse aspirado o horizonte enquanto estávamos olhando para o outro lado.”

Livro mais lindo que li nos últimos tempos,o processo de cura do luto descrito com tanta emoção,tão honesto mas nunca deprimente,o crescimento através da perda.

O caminho de Lennie é longo,nem sempre a presença daqueles que a amam ajuda,mas ela prossegue e encontra o amor em meio a dor,é contraditório mas também é curativo,restaurador.

” O céu está espetacular e espero que Joe o contemple,neste instante.Não importa para onde olhe dentro de mim,sempre encontro mais amor por ele,por tudo nele,pela sua raiva e sua ternura.”

Recomendo a leitura a todos,me emocionei quase em todos o livro,frases que quero copiar,ler,gravar e guardar do lado do coração e usar a vida toda,nem preciso dizer que terminei o livro chorando,mas não de tristeza,mas de emoção por entender que continuar apesar da dor é crescimento e no fim liberdade para ser FELIZ !!!!

Bia 10/09/2021

Achei a leitura um pouco arrastada, assim como a escrita. O ?triângulo amoroso? foi bizarro e não consigo ver toda a relação dela com o Toby acontecendo na vida real, sinceramente. Certas partes eram muito lentas e outras rápidas demais. Sem contar os spoilers de O morro dos ventos uivantes, que tá na minha lista kkkkk
Dito isso, gostei bastante do final e a diagramação e arte do livro (edição da Novo Conceito de 2011) são lindas.

Jão.Silver 21/04/2021

O céu está em todo lugar
É cedo de mais para declarar como minha autora favorita???
Eu acabei de ler as suas duas obras e, sério, estou estasiado com a escrita, os personagens, a emoção. Tudo descrito com tanta sinceridade, da pra sentir os sentimentos nos personagens, toda a aura artística é perfeita. Amei esse livro, apesar de ter gostado ainda mais do anterior (Eu te darei o Sol). Leitura rápida q super vale a pena.

Amanda 11/03/2021

O luto
O céu está em todo lugar é a jornada intensa de Lennie no luto da irmã e companheira . No meio desse processo ela se apaixona. E descobre como ser a Lennie sem a Bailly, a irmã. Também descobre mais sobre a mãe, a vó, o tio e o namorado da irmã, Toby. Uma história confusa para mentes enlutadas confusas, escrita de uma forma até artística.

Ana Carolina 08/02/2012

Me apaixonei pela capa quando vi o livro. Realmente lindo. Mas devo conversar que a história não me comoveu tanto quanto eu pensei, apesar de ser uma história sobre perda e tal, não consegui sentir o sofrimento do personagem. Dou 2 estrelinhas.

Psychobooks 23/08/2011

Calma, me deixa respirar mais um pouco.... aqui vamos nós!

Lennie é bookaholic, já leu O Morro dos Ventos Uivantes 23 vezes, acabou de perder sua irmã, sua melhor amiga .As duas foram criadas pela avó, já que sua mãe tem o DNA aventureiro e partiu para o mundo quando elas ainda eram muito pequenas. Inconformada por sua irmã ter sido levada com apenas 19 anos, ela volta a escola mas nem mesmo sua melhor amiga consegue alegrá-la. Então ela conhece Joe, um rapaz lindo que acabou de mudar-se para a cidade depois de ter passado muitos anos morando na França. Com seus cabelos revoltos e cílios longos, ele vai aos poucos conquistando a família de Lennie, para finalmente conseguir chegar até ela. Toby - namorado de sua irmã- também está muito abalado e une-se à Lennie em toda sua tristeza e os dois acabam se aproximando demais, até que se beijam e prometem que isso não acontecerá novamente.

A falta que Bailey faz é palpável, durante a leitura senti como se faltasse alguma coisa, alguém, a Jandy consegue escrever maravilhosamente bem, por vezes de forma poética, fazendo com que o leitor sinta o pesar de Lennie, bem como sua felicidade na descoberta do amor, seu remorso por estar se apaixonando quando ainda deveria estar de luto.

Esse turbilhão de emoções faz com que Lennie procure Toby pois apenas ele consegue compreender sua dor, mas deseja correr para os braços de Joe se apaixonar e ser feliz, mas é claro que ela não pode ficar com os dois.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/08/resenha-o-ceu-esta-em-todo-lugar.html
Babi 12/09/2011minha estante
Amei a resenha...Mas spoiler do beijo NAO PODE!!!! =(
Mesmo assim amei*
Beijo Beijo

Pâm 13/11/2012

Uma opinião....

Achei o livro um tanto quanto confuso em certas partes, mas o foco do luto, do amor, da amizade, companherismo, é muito legal, um romance leve, onde nos faz pensar na falta que as pessoas nos fazem.....

Ruti 23/11/2021

Sensacional
Sabe quando está com uma ressaca literária? E você não sabe muito bem pra onde ir ou o que vai fazer?

Pois bem! Esse livro te leva do chão ao céu. Ele é profundo, verdadeiro, detalhista.

Conta a história de um amor? um não! Vários amores. Amores diferentes, em
Situações diferentes. Fala de dor, de alegria, de fraternidade, fala de como nos sentimos com uma perda, e como nos sentimos ao nos apaixonar.

Ele te pendura de cabeça para baixo e te dá um soco no estômago. Depois te traz de volta e te dá uma limonada.

É perfeito!

Sanydier 04/11/2020

Essa foi uma leitura coletiva das Três Baianas. Diferente da maioria do grupo, gostei da narrativa e dos personagens desde o início. Achei fantástico como a autora descreveu o luto vivido por cada personagem e a forma como cada um tentava, ou não, superar a perda da Bailey. Principalmente a maneira como a Lenie e Tobby se envolveram. E claro, não posso deixar de falar da sensibilidade e astral do Joe a forma como a Lenn se apaixonou por ele e ao mesmo tempo se culpava por se apaixonar e se sentir até feliz enquanto deveria estar de luto.
Em meio ao turbilhão de sentimentos, Lenie descobre quem ela é verdadeiramente e o que quer da vida, já que não tem mais a irmã para viver à sombra.

Jana 09/07/2021

Meio triste, mas muito fofo <3
Acho que esse é o ya mais fofo que já li na vida. Eu não acredito que estava com esse livro na estante desde 2011 simplesmente porque achei que se resumia a choradeira adolescente (seria um porre, né), o que até tem, mas não tanto quanto eu esperava e, na verdade, toda a choradeira da Lennie não me incomodou, afinal perder uma irmã deu esse passe livre pra ela... O que dizer de Joe? Meu Deus do céu, eu resgatei meu lado PIRIGUETE LITERÁRIA. Que personagem mais fofo. Sério... supera todos os meus outros crushes literários. Eu adorei os bilhetes e adorei saber o que eles significavam. Achei muito bonitinho o romance... aquela coisa gostosinha de ler. Também gostei da família da Lennie! Enfim... zero defeitos nesse livro. Virou favorito. (Resgatou meu eu adolescente kkk)

Leticia Zampier 03/11/2012

O livro conta a história de Lennon, uma garota de 16 anos que acaba de perder a irmã mais velha, Baile, e está desolada. Tudo piora quando ela começa a se envolver com dois garotos: Joe e Toby. Joe é o garoto perfeito, simplesmente como todos os homens dos livros que ela tanto ama. Toby... bem, a história com Toby é um pouco mais complicada.
Em meio a tudo isso ela sofre loucamente por causa da saudade que sente da irmã, por não conseguir se relacionar tão bem com a sua família e principalmente por se apaixonar enquanto deveria estar de luto.
O livro é perfeito, a leitura e super dinamica e você consegue sentir, a alegria, a tristeza, a culpa, o desespero, a saudade, tudo o que Leenie sente.
Depois que eu acabei de ler me peguei pensando no jardim de flores afrodiziacas da vovó, na piramide mágica do Tio Big e na beleza estonteante dos irmãos Fontaine.
Assim como Lennie desejava um amor como de Cathy e Heathcliff, eu desejo um amor como o de Lennie e Joe.