O Céu Está em Todo Lugar

O Céu Está em Todo Lugar Jandy Nelson

Resenhas - O Céu Está em Todo Lugar

Sanydier 04/11/2020

Essa foi uma leitura coletiva das Três Baianas. Diferente da maioria do grupo, gostei da narrativa e dos personagens desde o início. Achei fantástico como a autora descreveu o luto vivido por cada personagem e a forma como cada um tentava, ou não, superar a perda da Bailey. Principalmente a maneira como a Lenie e Tobby se envolveram. E claro, não posso deixar de falar da sensibilidade e astral do Joe a forma como a Lenn se apaixonou por ele e ao mesmo tempo se culpava por se apaixonar e se sentir até feliz enquanto deveria estar de luto.
Em meio ao turbilhão de sentimentos, Lenie descobre quem ela é verdadeiramente e o que quer da vida, já que não tem mais a irmã para viver à sombra.

Valdirene.Perez 25/09/2012

Não faz meu estilo de leitura, muito superficial e repetitivo.

Leitor Cabuloso 10/01/2012

RESENHA: “O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR” DA JANDY NELSON!
Olá Ouvintes Leitores! Sabe quando você está andando e de repente se depara com uma vitrine expondo um bolo espetacular? Você para e olha encantado imaginando como seria o gosto e cheiro deste bolo que tem uma aparência fantástica. Logo você não se faz de rogado, conta rapidamente as moedas do seu bolso e se prepara para provar aquela delícia dos deuses. Imediatamente, você senta e pede um pedaço nada modesto. Pedido feito, você espera ansioso a chegada. Os minutos passam parecendo horas até finalmente o pedaço do bolo chegar a sua mesa. E quando chega que felicidade. Então você não espera mais nenhum segundo e dá à primeira garfada. Mas que decepção! No final, o gosto daquele bolo não era tão gostoso quanto você pensava. Pronto leitor, esta analogia descreve meu sentimento em relação ao livro “O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR” da escritora Jandy Nelson e Editora Novo Conceito.

O livro narra à história de Lennie, uma garota que acaba de perder sua irmã mais velha Bailey, e se encontra perdida sem sua principal referencia de vida. Ela está tão sem rumo quanto Toby, o namorado da irmã morta. Para tentar sanar esta perda, Lennie e Toby começam um relacionamento um tanto doentio, devo enfatizar. Sim, leitor você entendeu direito, Bailey nem bateu direito as botas e Lennie já está de amaços com o namorado da irmã morta.

Ou seja, passamos boa parte da história com Lennie se lamentando com a morte da irmã e se culpando porque descadaramente está ficando com o namorado de Bailey, mas que ao mesmo tempo, não consegue parar de beijar. Lennei se transforma, como ela mesma diz, de uma garota certinha em uma completa: “ninfeta-prostituta-meretriz-imoral-garota-de-programa- jezebel-piranha-megera-vagabunda”.

Deu para perceber que a narrativa até o momento não tinha me conquistado, ainda mais com as enfadonhas analogias do sentimento da protagonista com o mundo, com a árvore, com vento, com a grama, com a chuva, com a lua, com…você entendeu, não ajudam na fluidez da história.

No entanto, a entrada do personagem Joe Fontaine e seus grandes cílios que piscam, piscam, piscam, fazem as coisas mudarem positivamente. Um livro que parecia apenas lamentações de uma adolescente, com uma família que também não sabe lhe dar com a dor da perda de um ente querido, se transforma finalmente em uma história romântica e gostosa de se ler. Joe e sua personalidade iluminam o mundo de Lennie. Se Toby represente a escuridão na vida de dela, Joe é com certeza o sol que a iluminará. E como fica gostoso acompanhar o relacionamento de Lennie com Joe.

Falando agora um pouco da edição deste livro, devo dizer que é fantástica. A editora Novo Conceito caprichou tanto na capa como em toda a diagramação interna do livro. Ele também possui várias imagens de rabiscos da própria personagem que na narrativa, vai deixando por toda parte. É realmente lindo.

Finalizando leitores, e voltando a minha analogia do bolo, o livro “O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR” tem uma belíssima cobertura. Bela capa, belas páginas e bela diagramação. Porém quando fui degustando, ou melhor, lendo, percebi que tinha criando expectativas de mais em relação ao gosto do bolo, ou da leitura em sim. Apesar de o final ter me agradado bastante o início foi realmente maçante, por isso, vou dar apenas três estrelinhas para o conjunto da obra. Mas, isto não quer dizer, volto ao bolo, que você leitor não possa gostar mais do sabor deste bolo de aparência incrível do que eu. Leia e me diga que gosto tem “O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR”.

por Serena

site: leitorcabuloso.com.br

Jana 09/07/2021

Meio triste, mas muito fofo <3
Acho que esse é o ya mais fofo que já li na vida. Eu não acredito que estava com esse livro na estante desde 2011 simplesmente porque achei que se resumia a choradeira adolescente (seria um porre, né), o que até tem, mas não tanto quanto eu esperava e, na verdade, toda a choradeira da Lennie não me incomodou, afinal perder uma irmã deu esse passe livre pra ela... O que dizer de Joe? Meu Deus do céu, eu resgatei meu lado PIRIGUETE LITERÁRIA. Que personagem mais fofo. Sério... supera todos os meus outros crushes literários. Eu adorei os bilhetes e adorei saber o que eles significavam. Achei muito bonitinho o romance... aquela coisa gostosinha de ler. Também gostei da família da Lennie! Enfim... zero defeitos nesse livro. Virou favorito. (Resgatou meu eu adolescente kkk)

Sabrina / @estantedasa 23/01/2022

É um livro sobre uma garota, que vive um luto e ao mesmo tempo um triângulo amoroso. É fofo, mas dá muita raiva dos personagens.

brendinha_motta 18/10/2022

Um dos livros favoritos da minha vida
que livro sensacional, sem palavras pra descrever ele
me identifiquei muito com a Lennie, chorei com ela, senti todas as suas emoções com ela. Sério, foi surto atrás de surto, era choro e gritaria. Perfeição.

Fê Madeira 15/09/2011

O céu está em todo lugar
Quando recebi o livro em minha casa (Obrigada Novo Conceito!) me apaixonei logo de cara e pensei: “Ele é lindo!” A capa é texturizada; aos mais desavisados, ele passaria por um hard cover fácil, fácil. E quando você o folheia... Tamanha é sua surpresa, pois ele é delicadamente diagramado com suas fontes em azul* e entremeado com poesias e cartas deixadas em diversos lugares por Lennie, a clarinetista e doce protagonista da trama.

Ao contrário do que você possa imaginar, Lennie inicia contando sua estória (Sim! O texto é narrado em primeira pessoa, quase em tempo real!) a partir de um fato muito triste de sua vida: a morte de sua irmã mais velha Bailey. Lennie é criada por sua avó e seu tio. Sua mãe seguiu seu caminho desbravando o mundo, como a avó gostava de contar e desde então ela passou a vida amando e admirando, mais do que tudo, Bailey.

Sem dividir a dor da perda com sua pequena e incomum família, ela vai voltando a sua rotina um mês depois da morte da irmã. Aos poucos, ela retoma os estudos, suas aulas de música, seus amigos e seus livros... Mas estava muito longe de reencontrar sua antiga felicidade.

A falta que a irmã mais velha faz em sua vida a deixa beirando a loucura, Lennie se tranca em seu mundo, proibindo até sua querida avó de penetrá-lo, não deixando ninguém levar embora as roupas e os pertences da irmã, pois acha que se distanciando desses objetos estará cada vez mais longe dela.

Aos poucos Lennie vai descobrindo que se tornou uma sombra de Bailey durante anos e ao perceber isso, se sente muito culpada e egoísta por discordar de seus próprios pensamentos sobre a irmã, quando ela já não podia mais se defender, pois não estava mais ao seu lado. Lennie amava Bailey, o poder que ela exercia sobre as pessoas, como era magnética, sedutora, apaixonante e corajosa. E depois de sua partida e diante de tantas coisas que havia vivido em tão pouco tempo, ela se questionava se de fato merecia algum tipo felicidade, se não poderia mais dividi-la com a irmã.

A dor da perda a corroi de tal maneira, que ela é incapaz de enxergar qualquer sofrimento a sua volta até se deparar com Toby, o namorado da irmã morta. Diante de tanta confusão em seus sentimentos, Lennie se sente envolvida emocionalemente com Toby e juntos eles passam a dividir a saudades que a morte de Bailey deixou aos dois, e também a culpa por essa estranha proximidade.

Até aparecer Joe Fontaine. Ah... Joe... O lindo garoto meio-inglês-meio-francês que chegou à escola abalando as estruturas da pequena cidade onde Lennie mora. Todas as meninas perceberam Joe, mas ele só tem olhos para Lennie, ou melhor, Jonhn Lennon... rsrsrsrs...

Coisas lindas acontecem entre o violonista e a clarinetista. A pureza da descoberta do amor, suas promessas, o fervor na pele ao primeiro contato físico e aquela imensa vontade de estar junto o tempo todo faz o corpo de Lennie flutar, e quando ela está com Joe, parece absolvida do pecado “de ser feliz”.

Mas toda vez que reencontra Toby, as feridas são reabertas e os sentimentos confusos a dominam deixando ela entre ele e Joe.

Pobre Lennie!

Longe de sua mãe, sem a presença amiga de sua irmã, ela tem que se virar em um mundo novo, cheio de descobertas, as quais não tem mais com quem dividir.

Amor, dor, medo, culpa... Sentimentos que se misturam á lindas metáforas dão um tom todo especial a essa estória. Com uma mão preciosa de poesia, muitas inferências a literatura clássica, expressões em francês** e um toque açucarado na escrita, Jandy Nelson faz você prender a respiração com sua maneira tão particular ao falar de amor.

Nunca pensei que pudesse encontrar tanta doçura em um só livro!

Ao fim de sua história me sinto convencida de que O CÉU ESTÁ E TODO LUGAR.

*Azul é cor favorita de Lennie.
** Senti falta da tradução de algumas expresãoes em francês
Bebel 15/09/2011minha estante
Se eu já estava com vontade de ler esse livro, agora estou morrendoooo!!!! rsrs

É exatamente o tipo de leitura que gosto, doce e poética.

Parabéns, vc está cada vez melhor!!

Beijos!!

Apaixonadas por 13/10/2012

O Céu Está em Todo Lugar - resenha por Bianca Benitez
Resenha:

”Nos três,todos com o mesmo tipo de cabelo encaracolado,acomodado em nossa cabeça como um bando de corvos pretos e brilhantes,ficamos assim,olhando para o nada,pelo resto da tarde.

É como estamos desde que minha irmã Bailey faleceu,há um mês,de arritmia fatal,durante um ensaio para uma produção local da peça Romeu e Julieta.É como se alguém tivesse aspirado o horizonte enquanto estávamos olhando para o outro lado.”

Livro mais lindo que li nos últimos tempos,o processo de cura do luto descrito com tanta emoção,tão honesto mas nunca deprimente,o crescimento através da perda.

O caminho de Lennie é longo,nem sempre a presença daqueles que a amam ajuda,mas ela prossegue e encontra o amor em meio a dor,é contraditório mas também é curativo,restaurador.

” O céu está espetacular e espero que Joe o contemple,neste instante.Não importa para onde olhe dentro de mim,sempre encontro mais amor por ele,por tudo nele,pela sua raiva e sua ternura.”

Recomendo a leitura a todos,me emocionei quase em todos o livro,frases que quero copiar,ler,gravar e guardar do lado do coração e usar a vida toda,nem preciso dizer que terminei o livro chorando,mas não de tristeza,mas de emoção por entender que continuar apesar da dor é crescimento e no fim liberdade para ser FELIZ !!!!

Bia 10/09/2021

Achei a leitura um pouco arrastada, assim como a escrita. O ?triângulo amoroso? foi bizarro e não consigo ver toda a relação dela com o Toby acontecendo na vida real, sinceramente. Certas partes eram muito lentas e outras rápidas demais. Sem contar os spoilers de O morro dos ventos uivantes, que tá na minha lista kkkkk
Dito isso, gostei bastante do final e a diagramação e arte do livro (edição da Novo Conceito de 2011) são lindas.

Babi 01/03/2020

Mais um achadinho que me surpreendeu. Achei interessante quando estava na feirinha de livros e decidi comprar, comecei a leitura e fiquei muito chocada com os acontecimentos dá personagem principal e de seu ?cunhado?. Além de chocada, eu estava a beira do abismo, quase larguei a leitura de tão horrorizada. Maaas, fiquei muito curiosa para saber qual seria a explicação ou motivo, como quiserem, para ter rolado oque rolou. E estava torcendo muito para que o mocinho, que havia chegado a pouco na cidade, conquistasse logo essa menina, porque olha, vou lhes dizer, até eu fiquei encantada com o rapaz. Quem nunca se apaixonou por um personagem fictício não é mesmo?

Psychobooks 23/08/2011

Calma, me deixa respirar mais um pouco.... aqui vamos nós!

Lennie é bookaholic, já leu O Morro dos Ventos Uivantes 23 vezes, acabou de perder sua irmã, sua melhor amiga .As duas foram criadas pela avó, já que sua mãe tem o DNA aventureiro e partiu para o mundo quando elas ainda eram muito pequenas. Inconformada por sua irmã ter sido levada com apenas 19 anos, ela volta a escola mas nem mesmo sua melhor amiga consegue alegrá-la. Então ela conhece Joe, um rapaz lindo que acabou de mudar-se para a cidade depois de ter passado muitos anos morando na França. Com seus cabelos revoltos e cílios longos, ele vai aos poucos conquistando a família de Lennie, para finalmente conseguir chegar até ela. Toby - namorado de sua irmã- também está muito abalado e une-se à Lennie em toda sua tristeza e os dois acabam se aproximando demais, até que se beijam e prometem que isso não acontecerá novamente.

A falta que Bailey faz é palpável, durante a leitura senti como se faltasse alguma coisa, alguém, a Jandy consegue escrever maravilhosamente bem, por vezes de forma poética, fazendo com que o leitor sinta o pesar de Lennie, bem como sua felicidade na descoberta do amor, seu remorso por estar se apaixonando quando ainda deveria estar de luto.

Esse turbilhão de emoções faz com que Lennie procure Toby pois apenas ele consegue compreender sua dor, mas deseja correr para os braços de Joe se apaixonar e ser feliz, mas é claro que ela não pode ficar com os dois.

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2011/08/resenha-o-ceu-esta-em-todo-lugar.html
Babi 12/09/2011minha estante
Amei a resenha...Mas spoiler do beijo NAO PODE!!!! =(
Mesmo assim amei*
Beijo Beijo

Ruti 23/11/2021

Sensacional
Sabe quando está com uma ressaca literária? E você não sabe muito bem pra onde ir ou o que vai fazer?

Pois bem! Esse livro te leva do chão ao céu. Ele é profundo, verdadeiro, detalhista.

Conta a história de um amor? um não! Vários amores. Amores diferentes, em
Situações diferentes. Fala de dor, de alegria, de fraternidade, fala de como nos sentimos com uma perda, e como nos sentimos ao nos apaixonar.

Ele te pendura de cabeça para baixo e te dá um soco no estômago. Depois te traz de volta e te dá uma limonada.

É perfeito!

Jess 28/04/2012

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..." - O Céu Está Em Todo Lugar.
"A tristeza é uma casa, em que as cadeiras se esquecem de como nos segurar, os espelhos de como refletir, as paredes de como nos conter.
A tristeza é uma casa que desaparece, cada vez que alguém bate à porta, uma casa em que se vai com o vento, à menor rajada, que se enterra no solo enquanto todos estão dormindo.
A tristeza é uma casa em que ninguém pode proteger você […]"

Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha e melhor amiga, Bailey, mora com sua avó e seu tio Big. Sua mãe foi embora há dezesseis anos e nunca voltou. Um mês após a morte inesperada de sua irmã se vê completamente sem direção,volta à escola e percebe que tudo continua a mesma coisa, como se o tempo não tivesse parado para as outras pessoas, e é obrigada a seguir com sua dor, inconformada com a perda e com o mundo, acaba se aproximando de Toby namorado de Bailey, o carinho e a compreensão de ambos compartilhando a mesmo sofrimento, os aproxima e acaba deixando Lennie confusa pois ele é o único que pode compreende-la e os sentimentos começam a se misturar, e no meio dessa indecisão ela conhece Joe, novo aluno da banda da escola que a atrai também. Se sentindo mal por estar pensando em garotos enquanto deveria estar de luto pela irmã, mas não consegue evitar o que está começando a sentir. Eis que por um lado Toby a consola, pois sente o mesmo vazio que ela com a morte de Bailey. Por outro Joe, um garoto alegre que a tira da tristeza em que está vivendo e faz de tudo para que ela tenha o mesmo entusiasmo com a música que antes.
Este é o ponto do livro, onde a Lennie começa a se descobrir, a sentir e viver de um modo diferente, começa a questionar sua vida, e entende que a morte da irmã não afetou só a ela, que era egoísmo não pensar, que sua avó também perdeu uma neta, Big a sobrinha e Toby a namorada, a dor era de todos. É onde o livro também nos fazem pensar, o que tamanha perda pode nos ensinar? O que pode significar seguir em frente, traz a cada capítulo trechos de poemas e anotações de Lennie em determinas coisas e pensamentos, que ao decorrer do livro a gente entende e que também é capaz de nos emocionar, achei um romance gostoso de ler que interpreta a dor de perder alguém que ama e o amor de uma forma diferente.

“Olho em seus olhos sem tristeza e uma porta em meu coração se escancara. E, quando nos beijamos, vejo que do outro lado da porta está o céu.”
Lucas 29/04/2012minha estante
Nossa que resenha linda, quase chorei. Já queria mto ler esse livro agora então...

Tatiane256 30/12/2020

O céu está em todo lugar
Pois, assim como o céu, ela também está em todo lugar...

Amanda 11/03/2021

O luto
O céu está em todo lugar é a jornada intensa de Lennie no luto da irmã e companheira . No meio desse processo ela se apaixona. E descobre como ser a Lennie sem a Bailly, a irmã. Também descobre mais sobre a mãe, a vó, o tio e o namorado da irmã, Toby. Uma história confusa para mentes enlutadas confusas, escrita de uma forma até artística.