Chama Imortal Valentine Cirano

Resenhas - Chama Imortal

Vanessa Vieira 13/06/2013

Chama Imortal_Valentine Cirano
O livro Chama Imortal, de Valentine Cirano, se inicia há mais de 2000 anos a. C., e nos conta a saga do guerreiro Habis, que juntamente com sua esposa, Neferet, se encarregou de criar e preparar oito crianças para a arte da guerra. Dentre seus pupilos, os jovens Nivar e Lohanna foram os que mais se destacaram. Nivar, por sua incrível capacidade de liderança e temperança; e Lohanna, tanto pela sua habilidade de lutar quanto por sua sublime presença feminina.

Lohanna e Nivar sempre foram apaixonados, desde a infância, e por mais que o rapaz relutasse, alegando que eles foram criados como irmãos e não achava certo consumirem esse amor, acaba sucumbindo aos seus sentimentos pela moça. O amor dos dois é muito forte, atraindo até mesmo ciumes e inveja por parte de seus irmãos, dentre eles, Ober.

Os dois celebram o amor e resolvem se casar. Quanto tudo parece belo e perfeito, acabam sendo aliciados pelo forte desejo de Habis em sua busca pela imortalidade. Habis passou sua vida tentando encontrar o deus da morte e buscar se tornar imortal e, já senil, consegue descobrir seu paradeiro. Ele sabe que está muito velho para retomar sua jornada, e pede que Lohanna e Nivar conquistem tal dom em sua memória.

A princípio, Nivar não se sente tentado a cumprir os desígnios do pai adotivo, mas acaba convencido por Lohanna. Os dois, depois de passarem por algumas dificuldades, acabam por conquistar a imortalidade, mas terão que pagar um alto preço por esse presente dos deuses...

Narrado em terceira pessoa, Chama Imortal nos traz um romance interessante e com uma abordagem bastante profunda acerca dos sentimentos que permeiam a sociedade, tanto no passado quanto nos dias atuais. Porém, devo afirmar que a autora poderia ter ido mais além, tanto no desenvolvimento da história em si quanto ao que concerne aos sentimentos e aspectos psicológicos dos personagens. Fica evidente o potencial que Valentine Cirano tem, e o quanto ela poderia tê-lo explorado ainda mais e deixado a trama menos crua.

Apesar do forte amor que os unem, Lohanna e Nivar são bem diferentes. Ele é íntegro e correto, e tem uma pureza de alma e espírito. Lohanna é ambiciosa, e por vezes, muito egoísta. Os sentimentos dela, regados pelo seu orgulho e sede pelo poder, é justamente o que os separa. O amor deles, conforme a premissa do livro sugere, é imortal, mas perpetuado por dor e sofrimento.

"Eu te amo com todas as forças do meu ser. Nada é mais importante do que ti. Tua existência me fortalece para continuar minha vida a cada momento."

Sou fã de romances e a julgar pela sinopse, esperava encontrar algo que me arrebatasse e me fizesse sentir todo o potencial do amor e, infelizmente, o livro não correspondeu as minhas expectativas. Como disse anteriormente, a autora teve uma ideia bacana, só que poderia ter trabalhado nela de uma forma mais abrangente e intensa. O romance, apesar de toda a sua construção ao longo dos séculos, não conseguiu me convencer e os personagens tiveram reações muito mecânicas ao longo da história. Não consegui me conectar com os personagens, nem ao menos sentir as suas emoções, e creio que, se ao longo da história, desfrutássemos de mais diálogos e demonstrações de afeto entre os dois, a situação poderia ter sido completamente diferente.

Chama Imortal é um livro bom e com uma temática bastante interessante, mas poderia ter sido melhor. A capa é bem simples e senti falta de suas orelhas/abas. A revisão deixou bastante a desejar, com vários erros gramaticais e de concordância verbal, e algumas frases estavam inteiras na página, sem o espaçamento correto entre as palavras. A editora pecou bastante nesses aspectos, e deveria ter um pouco mais de cuidado em seus próximos trabalhos, já que isso acaba prejudicando a obra. Vale salientar que esta é a minha opinião pessoal acerca do livro, o que não impede que você e outro leitor tenha uma visão diferente a respeito do mesmo.☺

Aline 11/09/2012

Bem interessante =)
O livro começa nos mostrando um povoado onde oito crianças são escolhidas para serem treinadas, com o objetivo de serem guerreiros honrados e ajudarem na proteção de sua cidade. Elas são levadas para um acampamento onde serão treinadas por Habis (guerreiro mais honrado e capaz do clã)e devem ficar isoladas só podendo ver suas familias uma vez ao ano. O tempo passa e elas crescem, Habis acaba descobrindo que sua antiga morada e os familiares das crianças foram destruidos por um exercíto maior e mais forte, então decide se mudar com todos os seus filhos (eles eram órfãos agora) para assim sobreviver e terminar o treinamento deles. Todos aprendem na prática o que cada escolha pode gerar.
Habis sabia de um lugar onde os melhores guerreiros poderiam tentar encontrar a morada do "Deus da Morte" e assim passar por provas que se vencidas seria concedido a Imortalidade para o vencedor. Ele queria muito essa graça e levou seus filhos e sua esposa para esse lugar.
Com o passar do tempo os oito guerreiros foram mostrando seus dons, suas fraquezas e assim deixando suas personalidades cada dia mais formada e evidentes. Nesse grupo três tinham destaque, são eles: Nivar (naturalmente o lider), Lohanna (única mulher do clã, mas uma guerreira de beleza sem igual, fantástica no quesito força e habilidades, mas com uma vaidade perigosa) e Ober (forte, ambicioso, invejoso ...) além desse destaque natural nasceu ai um triângulo amoroso bem complicado.
A partir daí muitos conflitos aconteceram entre Ober e Nivar, eles "lutarão" pela liderança do clã, pelo amor de Lohanna e por muitas outras coisas. Achei interessante acompanhar até onde cada um deles iria por suas conquistas.
Para complicar mais o enredo Habis convence Lohanna a levar Nivar para fazer o teste pela Imortalidade e mesmo sem desejar Nivar vai para acompanhar Lohanna já que esse era seu desejo. Após conquistada a imortalidade eles passarão por provações mil na vida, como consequencia por suas escolhas.
Foi interessante acompanhar a vida de duas pessoas que sobrevivem aos séculos (sem ser vampiros) acompanhando toda a mudança da civilização. Tentando assim sua inserção nesses novos tempos da história. Adorei a passagem deles pelo Egito e por Roma!!!
O tempo todo nivar se mostrou honrado e completamente apaixonado por Lohanna, mesmo com o passar de séculos e séculos, e ela mesmo amando ele nunca o colocava em primeiro lugar, seus medos sempre a venciam e por isso eles sofreram muito tempo separados.
O fim do livro já era esperado, mas para mim a forma como suas vidas foram apresentadas e todo o conhecimento que eles adquiriram com o passam dos anos foi o forte do livro.
Adorei a escrita da autora, livro bem gostoso de ler. Encontrei uns erros de digitação (li o e-book não sei se no impresso vocês encontrarão os erros) mas nada que comprometa a compreensão da história. Bem é isso muito bom, vale a pena ser lido ok!!!

matheussalera 26/05/2012

Resenha: Chama Imortal
Em 2223 a.C., um velho homem, com alma de guerreiro, resolveu procurar entre o povo as melhores crianças, as quais treinaria para serem grandes guerreiros a defender sua terra. Escolhidas oito entre todas, foram levadas para o deserto e criadas como filhos de Habis. Lohanna, a única garota entre os guerreiros, se apaixonou cedo por Nivar, o mais nobre dentre estes. Nivar, que logo viu-se retribuindo ao amor da garota, pediu-a em casamento, permitindo a ambos viver uma felicidade inimaginável. Essa felicidade, entretando, não durou muito tempo. Lohanna, após descobrir a possibilidade de tornar-se imortal, não sentia-se mais satisfeita com o que tinha; acreditava não estar pronta para a morte, e que a imortalidade valeria se tivesse Nivar sempre ao seu lado. Marido e mulher partiram juntos em busca dessa dádiva, e a alcançaram. Havia, contudo, um preço: se permanecessem juntos, morreriam, ficando condenados a vagar pelo mundo, vendo todos aqueles que gostavam partirem, sem que pudessem viver seu amor.
Em relação aos personagens, Nivar era virtuoso até demais, pois mesmo amando Lohanna como amava, aceitou ser abandonado tantas vezes sem que isso mudasse o que sentia pela mulher. Lohanna, entretanto, conseguiu rigorgizar-se com a imortalidade mesmo sabendo que não poderia ficar ao lado de seu marido, e aceitou com muita sobriedade o castigo que recebeu, principalmente sendo culpa sua.

Valentine possui uma narrativa única e muito bem feita. Chama Imortal é um livro espetacular, com uma trama arrebatadora e um romance lindo!

RUDY 20/03/2012

RESUMO SINÓPTICO:
“Por quanto tempo perdura um verdadeiro amor? O tempo pode apagar a chama ardente da paixão? O belo romance “Chama Imortal” mostra que o verdadeiro amor, não somente permanece por uma vida, mas dura para sempre, através de uma bela ficção. A autora narra a estória de um casal (Nivar e Lohanna) que encontrará no transcorrer da vida a maior recompensa de nossa temporal existência, a saber, o amor. Afinal, o verdadeiro amor transpõe os liames da existência humana, se perpetuando por gerações na eternidade. Nem o tempo, nem a distância, podem apagar a Chama Imortal da paixão. O romance mais belo de 2010, que tem levado vários leitores a uma reflexão sobre os limites do verdadeiro amor. Conheça a saga dos guerreiros imortal, uma grande aventura cheia de romantismo, encanto e magia que vai te conquistar.”
A estória do livro de passa há mais de 2000 AC, época dos grandes guerreiros, superstições, lendas e crenças.
Habis velho e experimentado nos campos de batalha, diz ter tido uma revelação dos deuses e ter recebido uma missão: escolher crianças para treinar e tornarem-se guerreiros, para defenderem suas terras em tempos de guerra. E aos 67 anos escolhe 8 crianças para serem treinadas e vai para os arredores do Nilo ao lado da esposa Neferet criar e treinar as crianças.
Entre elas estão Nivar e mais seis meninos e uma única menina: Lohanna. Ela desde a mais tenra adolescência se encanta por Nivar, embora ele apenas a considere uma irmã. No início da vida adulta os sentimentos de Nivar começam a mudar e descobre-se totalmente envolvido com Lohanna e tornam-se apaixonados por toda a eternidade após vários fatos que se desenrolam... É ler para saber.

PARA LER A RESENHA COMPLETA E AVALIAÇÃO, VISITE OS BLOGS:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/03/resenha-16-chama-imortal-valentine.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/03/chama-imortal-valentine-cirano.html

Michelle 22/02/2023minha estante
gosteii!

VL 14/03/2012

Resenha - Chama Imortal
Quando o livro Chama Imortal chegou pelo correio aqui em casa, eu quase enlouqueci. Liguei logo para todas as VL e contei-lhes a novidade. O livro que nós mais estávamos esperando acabara de chegar, e ainda com marcadores para completar minha felicidade.

Fui correndo para meu canto de leitura – sou como Liesel Meminger, leio no porão da minha casa – e comecei a devorar o livro. Li aproximadamente 100 páginas no meu primeiro dia de leitura (o que é quase um milagre, já que eu não tenho muito tempo para ler). No outro dia, eu não resisti e fui ler de novo, dessa vez fui ler eram quase 2 horas da manhã, sabendo que no dia seguinte ainda teria aula.
Leia mais em http://viciadasliterariamente.blogspot.com/

Cley 18/02/2012

CHAMA IMORTAL de Valentine Cirano
“[...] o amor é o mais nobre e poderoso dom que um mortal pode possuir e bem aventurado é aquele que o possui.” p. 356

Uma história de amor que atravessou a História!!!
Valentine Cirano trabalhou uma história de amor diferente. Lohanna e Nivar passaram gerações e gerações separados, devido ao dom da imortalidade ganho por um deus.
Tudo começou quando Habis, um homem sábio decidiu treinar alguns guerreiros, entre eles Lohanna e Nivar. O tempo passou e os dois se apaixonaram. Casaram, tudo parecia bem, até que Habis decidiu convencer Lohanna a tentar ganhar, junto com Nivar, o dom da imortalidade que um deus no mais alto da montanha poderia dar. Para isso, eles precisariam passar pelas mais diversas provas. Porém, na última prova, Lohanna falhou. Achi, o deus que daria o dom a eles, concedeu o pedido de Nivar de os dois viverem imortais, com a condição que se eles ficassem juntos, morreriam.

“Lohanna sentia-se confusa, só e desamparada. Amava Nivar, no entanto, morrer ainda era o seu maior medo. Ela queira ter os dois, a imortalidade e o amor de Nivar, mas sabia que apenas um lhe seria permitido.” p. 154

Lohanna, preservando sua vida acima de tudo, preferiu se afastar de seu grande amor. Os dois sofreram muito. Passaram-se séculos, milênios, entre encontros e desencontros, nos mais diferentes países, porém sempre que ficavam muito tempo juntos...

PARA CONTINUAR A RESENHA, ACESSE: http://palavrasaventureiras.blogspot.com/2012/02/segunda-resenha-book-tour.html

Débora Renata 25/01/2012

Chama Imortal
"... e lagrimas desciam pela sua face, como gotas de orvalho. Ele derramou sua alma em prantos e nada, além do barulho da noite era ouvido. Estava só, confuso e amargurado."

O livro narra a historia de Nivar e Lohanna, criados juntos como irmãos, treinados para serem grandes guerreiros por Habis seu pai adotivo, junto com seus outros irmãos.
Nivar é um homem sensato, calmo e muito honrado, um tipo que quer casar ter filhos e viver com sua esposa ate ficarem velhinhos e morrerem. Não tem aquele tipico apelo sedutor, mas cativa pelo seu caráter e bondade.
Lohanna é do tipo sonhadora, gananciosa e as vezes individualista, tipica filha caçula mimada, que quer tudo do seu jeito. Linda e atraente, do tipo que faz qualquer homem cair aos seus pés. Também uma grande guerreira, porem com grandes fraquezas, uma delas é pensar só nela e no seu próprio umbigo. O que torna seu personagem um pouco chato e irritante. Mas é o que da a apimentada na historia.
Habis um velho guerreiro e sábio, sempre buscou a imortalidade, em seu leito de morte, passa este desejo para Lohanna sua filha mais nova que tenta convencer Nivar, o seu grande amor, filho mais velho de Habis e futuro líder do grupo a também buscar este sonho.
Ao encontrar a tão sonhada imortalidade, começa o dilema de Nivar e Lohanna, toda sua angustia, dor e sofrimento durante anos e anos, séc. e séc.

"As vezes a decisão correta parece ser tão estranha ou até mesmo incorreta, pois muitas vezes não temos a visão clara das coisas."

A historia esta ligada as decisões tomados pelos personagens, como na vida real, tudo o que acontece é resultado de uma escolha, certa ou errada, cabe a nós aguentarmos as consequências.
E assim Nivar e Lohanna vão vivendo suas escolhas, muitas experiencias, conflitos, duvidas e sofrimento são vividos durante toda a historia. Será que a imortalidade vale tudo isso? Será ela uma dádiva ou uma maldição?
Nivar e Lohanna se questionam o tempo todo sobre isso durante todo o livro.

"Vossa eterna morada será para sempre juntos aos deuses. Vosso amor perdurará para todo sempre."

Será que o amor sobrevive a tanto tempo e tanto sofrimento?

O livro tem uma narrativa envolvente, que seduz a imaginação e faz com que o leitor fique preso a ele querendo saber o que vem logo depois. Tem seu lado cansativo, mas o que é comum em romances e também tem ação o que deixa a historia um pouco mais movimentada.
Com uma escrita um pouco rebuscada, a leitura se torna meio complicada, pois algumas palavras parecem não coincidir com o texto. Muitas descrições um tanto quanto repetitivas, pois podemos encontrar no mesmo paragrafo a descrição de uma coisa duas vezes, só que de forma um pouco diferente, o que torna o livro cansativo. Mas nada que atrapalhe de verdade a qualidade final da historia.

Para quem gosta de uma boa historia de romance com ação e um pouco de ficção, este livro é uma ótima pedida. A história de amor de Nivar e Lohanna vai levar você a conhecer um outro lado da imortalidade.

Fica a dica !!!

Beijos
Renata

Luci Eclipsada 18/01/2012

Só o amor liberta
“Por quanto tempo perdura o verdadeiro amor?” é uma das perguntas que Valentine Cirano faz logo na sinopse de seu mais recente livro, o Chama Imortal (Editora Reflexão, 2010 – 340 páginas), que conta a história de dois guerreiros, Lohanna e Nivar, agraciados ou amaldiçoados, dependendo do ponto de vista de cada um, com a imortalidade.
O livro em si apresenta uma narrativa simples e que, apesar do descuido dos revisores em alguns trechos, instiga o leitor a querer saber o desfecho do romance escrito por Cirano que, mesmo participando dos eventos narrados como uma simples observadora dos fatos, possibilita que o leitor reflita sobre certas questões da vida e, principalmente, sobres as chamadas “questões do coração” ou do amor, afinal, é por intermédio desse sentimento avassalador e profundo que nós, enquanto seres humanos, podemos nos redimir de nossas falhas.
Analisando os aspectos mais relevantes de Chama Imortal, podemos perceber que o grande vilão da história, se assim podemos definir, não é um personagem em específico, mas a própria imortalidade já que é ela quem faz com que os protagonistas vivam peregrinando de um lugar para o outro em plena solidão. Desse modo, o viver para sempre, ao contrário do que muitos podem pensar, não é algo tão bom, pelo contrário, é uma prisão que tem por cativo o amor de duas pessoas que se veem impossibilitados de ficarem juntas por, entre muitas coisas, medo do desconhecido e dificuldade em deixar para traz uma vida que, ao final de tudo, já nem existe mais.
Em relação aos personagens centrais da trama, Lohanna, apesar dos erros que cometeu, é a que mais se aproxima de um ser humano enquanto que o excesso de integridade de Nivar o coloca no patamar de ser idealizado, entretanto, a falta de convicção e medos de uma são contrabalançados pelo bom caráter do outro e é justamente isso que fortalece a narrativa e a encaminha para seu desfecho previsível, mas ainda sim muito aguardado. Desse modo, ler Chama Imortal, é uma experiência agradável e, em certa medida, reflexiva, justamente pelas questões filosóficas que podem ser levantadas sobre o amor e sobre a questão do transcorrer do tempo na vida das pessoas.

Gisele Barreto 11/01/2012

Chama Imortal
Chama Imortal conta a estória de dois jovens guerreiros: Nivar e Lohanna, que faziam parte de um clã que nasceu milênios atrás. Eles foram criados por um homem sábio que lhes ensinou que havia um deus que poderia lhes conceder a imortalidade. Os personagens têm medo da morte, devido as crenças da época e tal, então Lohanna acaba convencendo Nivar a ir em busca desse 'deus'.
Encontraram, mas não imaginavam que estariam condenados a uma maldição.
Não gostei muito da personalidade de Lohanna, pois ela faz parte do clã dos melhores guerreiros, e apesar de ter lutado em várias batalhas não tem um emocional muito controlado. No entanto, a personalidade de Nivar compensa pelos dois. Ele não tem medo da morte e toma suas decisões de acordo com seu coração e enfrenta as consequências, sejam elas quais forem.
A estória inteira mostra o quanto um amor verdadeiro pode perdurar durante o tempo. A emoção nasce a cada capítulo.

Jenny Fonseca 10/01/2012

Resenha: Chama Imortal
Chama Imortal – Valentine Cirano

Editora: Reflexão

Resenhado por: Jenny Fonseca

Classificação: 8,0

Sinopse:Por quanto tempo perdura um verdadeiro amor? O tempo pode apagar a chama ardente da paixão? O belo romance “Chama Imortal” mostra que o verdadeiro amor, não somente permanece por uma vida, mas dura para sempre, através de uma bela ficção. A autora narra a estória de um casal (Nivar e Lohanna) que encontrará no transcorrer da vida a maior recompensa de nossa temporal existência, a saber, o amor. Afinal, o verdadeiro amor transpõe os liames da existência humana, se perpetuando por gerações na eternidade. Nem o tempo, nem a distância, podem apagar a Chama Imortal da paixão. O romance mais belo de 2010, que tem levado vários leitores a uma reflexão sobre os limites do verdadeiro amor. Conheça a saga dos guerreiros imortal, uma grande aventura cheia de romantismo, encanto e magia que vai te conquistar.

Depois de três dias de leituras quase incessantes, terminei o livro, mas estava meio sem tempo para postar a resenha. Obriguei-me a achar um espaço na minha agenda (estava nas provas finais, ou seja, muito estudo e ralação), e agora que estou de férias, estou tendo mais tempo livre (ok, muito tempo livre) e estava em dúvida entre qual resenha de qual livro que eu li, que eu deveria postar.

Assim que comecei a estudar as opções de resenhas que deveria postar, escolhi Chama Imortal sem pestanejar.

O livro me cativou, é uma história que aconteceu há algum tempo, mas que aborda algumas questões e sentimentos que levamos até hoje. Oberque o diga, ele nos mostrou que sentimentos existentes ainda naquela época – inveja, ciúmes- ainda não mudaram nos dias de hoje. Já no começo do livro, Habis, nos passou importantes lições sobre amizades, amor fraterno, justiça. A lição que passou para mim particularmente é que devemos conhecer o coração da pessoa antes de sair julgando.

A autora soube expressar suas idéias e opiniões muito bem, além de utilizar uma linguagem, culta, que além de ser muito bonita, também foi muito apropriada para a época em que se passa a estória.

Enfim, um livro emocionante do começo ao fim.

brendasnb 25/11/2011

Resenha - Chama Imortal
Não estou muito acostumada com a leitura de romances, mas resolvi tirar minhas próprias conclusões. :)
Chama Imortal traz uma história passada em vários séculos antes de Cristo, contando os acontecimentos da vida de dois jovens que saíram em busca de sua imortalidade e a conseguiram. Mas não foi algo completo, por terem falhado na última prova, foram condenados a viverem separados por toda a eternidade, caso ficassem juntos morreriam.

- Tua vida será abençoada, mas ao mesmo tempo será amaldiçoada se estiveres com aquilo que mais amas. - disse Achi

A história é interessante, mesmo eu não curtindo muito essa ideia de "deus da morte", em relação à histórias com "deuses" gosto das mais fantasiosas, essas reais com crenças mais fortes não são muito meu estilo...

Os personagens principais Lohanna e Nivar passam por várias épocas em sua imortalidade e a autora evoluiu os anos de forma muito bem construída. A linguagem mais antiga também me agradou bastante! Os sentimentos de Nivar por Lohanna são expressados de maneira muito fofa, e dá todo um toque especial à leitura.

Continue lendo em: http://sonhosemtinta.blogspot.com/2011/11/diario-de-leitura-chama-imortal.html
Leandro Souza 12/07/2012minha estante
Não gostei muito da história, provavelmente não ia gostar do livro.
Quando tem isso de deuses eu também prefiro uma coisa mais fantasiosa como você disse.
É, sem chances de eu lê-lo. Já tenho uma lista e infinita, perder tempo não dá. KKK

Ju 07/09/2012minha estante
Oi Brenda! Eu adoro romances e nem me importo quando há fatos previsíveis não... rs...Não me lembro de ter lido sobre esse livro antes, acho que ele iria me agradar muito. Que coisa mais triste essa condenação que os dois sofreram... espero poder ler um dia pra saber o que acontece com eles.

Zilda Peixoto 25/10/2011

Chama Imortal
Em Chama Imortal, Valentine nos apresenta seu romance com a seguinte frase: “Por quanto tempo perdura o verdadeiro amor?” É com essa pergunta que Valentine inicia o livro. Ela nos conta a história de dois guerreiros, Lohanna e Nivar, que tem a sorte, se é podemos chamar de “sorte” alguém que possui a tão sonhada imortalidade.Porém,isso poderá ser mais adiante visto como uma maldição.

A narrativa é super simples, porém uma coisa que me incomodou bastante foram os erros de concordância, mas a própria Valentine havia me deixado em aviso,dizendo que fora um problema com a revisão e que,os próximos não obteriam tais erros.Contudo,podemos continuar à leitura sem problema algum de entendimento.Valentina narra sua história como uma simples observadora dos fatos, nos possibilitando refletir sobre questões muito relevantes sobre o amor.Nos questionamos sobre muitos valores,e o mais importante: sobre o que entendemos por vida e imortalidade.

Percebemos que, talvez o grande vilão da história seja a própria imortalidade, pois é ela que faz os personagens principais ficarem vagando de um lugar para o outro em plena solidão. Desse modo, o viver eternamente, como muitos imaginam, não é algo tão bom assim. Pelo contrário, tudo acaba por tornar-se uma prisão para ambos, pois eles não conseguem abandonar suas vidas anteriores para viverem seu amor.

Em relação aos personagens centrais da trama, Lohanna, apesar dos erros cometidos, é a que mais se aproxima da realidade, pois Nivar acaba tornando-se um ser meio idealizado; perfeito demais. Isso torna a narrativa ainda mais interessante, pois o que falta em um, o outro completará.

Chama Imortal, foi uma experiência muito boa, pois como disse anteriormente, é um livro que nos transmite uma mensagem reflexiva, em relação à questões que podemos pensar sobre o amor e a maneira como vivemos e aproveitamos a vida.Sendo assim,consideremos o livro uma reflexão sobre o peso de nossas escolhas..

As divisões entre os capítulos são muito bonitas repetindo sempre a mesma imagem da capa.Enfim,fica a recomendação de uma obra prazerosa de ser lida.Para quem gosta de romances,assim como eu,é um prato cheio.Nele,temos a noção de como o egoísmo e a superficialidade pode acabar com a nossa felicidade.