Pollyanna Moça

Pollyanna Moça Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna Moça

LorenzoRLima 07/02/2023

Quando terminei de ler Pollyanna no mês passado (Janeiro de 2023) eu já esperava que a sua continuação não tivesse a mesma qualidade, nem a mesma importância para mim. Eu estava certo, mas isso não significa que o livro seja ruim.

É maravilhoso voltar e ver esses personagens que eu tanto amei e que eu sentia muita falta. Principalmente de Pollyanna e da Srta Polly. No caso das duas, eu vejo que houve uma excluída e uma descaracterização respectivamente. Nos primeiros 50% do livro, a protagonista não parece ter tanto destaque quanto deveria. A autora me pareceu querer explorar mais os novos personagens que foram introduzidos, e isso pesa um pouco na dinâmica do livro, porém, na metade do livro para frente, é possível ver a humanização dela que dá gosto de se acompanhar. No caso da Srta.Polly, todo o seu desenvolvimento no livro passado parece ter sido jogado no lixo. Ela se tornou o que os personagens falavam dela no livro passado, sendo uma pessoa mesquinha e chata de se acompanhar.,

A primeira metade desse livro é uma repetição do que aconteceu no livro passado, o que o torna enjoativo de se acompanhar. Na última metade para frente, ele se torna único, porém, parece faltar algo que faça o leitor se conectar com o livro.

A escrita da autora continua a mesma fluida e gostosa de se acompanhar de sempre. Os capítulos voam e o livro acaba em segundos. Dando uma saudade imensa desse universo tão lindo.

O final e as revelações que ele traz são previsíveis de se descobrir, não dando aquela sensação de surpresa para o leitor, mas mesmo assim ele continua sendo muito satisfatório.

Enfim, esse livro fecha as pontas que o primeiro deixou em aberto, e não deixa espaço para uma continuação. Recomendo a leitura para aqueles que amaram o primeiro livro porque ele não consegue superar em nada o original.

__ElaMartins 03/02/2023

Final divertidíssimo
Muito legal esse livro, gostei bem mais que o primeiro mas sinto que muito me atinge o momento da leitura. Quando pequena o primeiro foi um marco, agora adulta, o segundo também conversa comigo. Muito querida a Pollyanna, muito bom ver ela mulher e amadurecida sem perder a essência. Esses últimos capítulos eu dobrei de tanto rir, valeu muito meu tempo!

Radyja 21/01/2023

Poliana e suas peculiaridades
Poliana é um clássico que todos deveriam se permitir ler ao menos uma vez na vida. Você se engana achando que esse livro é apenas um entretenimento para crianças, pois ele é muito mais do que isso. Poliana e Poliana Moça é uma duologia que nos faz refletir diversos âmbitos dessa vida que somos destinados a viver. É o tipo de livro de linguagem simples mas com significados profundos entrelinhas. É o tipo de livro que quero que meus filhos leiam! ??

hdnlin 14/01/2023

Pollyanna depois de crescida continua com o "jogo do contente" o que me surpreendeu, já que normalmente é esperando que adolescentes sejam "aborrecentes". É interessante ver ela se apaixonando, e por ter lido os dois livros, é como se tivesse visto ela crescer e se tornar adulta.

Luanninha 09/01/2023

"O instrumento que você toca, Poliana, será o coração do mundo e, para mim, é o mais maravilhoso instrumento de todos. Sob seu toque, este instrumento fará milagres e, produzirá sorrisos ou lágrimas, como você quiser." ????

anacandido 06/12/2022

É um livro singelo e sensível, mas datado a sua maneira. O primeiro livro é bem melhor e significou mais na minha vida, talvez seja porque já passei da fase moça faz tempo hehe mas é bom, vale a experiência.

Rosana Miyata 01/12/2022

É um livro gostosinho de ler, a leitura flui bem como o primeiro. Mas a história já não tem o foco no jogo do contente e sim na vida dos personagens.
Apesar de ser uma história que traz várias lições de vida, ao meu ver só o primeiro livro já bastaria.

Sophi 26/11/2022

Pollyanna e sua tia traçaram uma linda trajetória ao longo dessa história. Muitas reviravoltas ao longo do livro, mas conta com um lindo final.

Erin-eri 20/11/2022

Poliana moça (capa dura)
Nossa, vamos começar. Primeiramente, este livro é incrivelmente lindo, as páginas são lindas, a capa é linda! Só a beleza desse livro já paga cada real da compra. Mas a respeito do livro, confesso, não me prendeu, pois eu literalmente demorei dois anos desde quando eu comecei a ler, talvez seja porque a leitura não é tão fácil. Bem, a história é legal e divertida. Porém, consigo ver que Poliana não amadureceu muito depois de moça, mas continua sendo uma garota encantadora. Creio que o recado do livro é que tem como sim, levar a vida com mais leveza. O livro é bom, eu gostei, mas é possível ver que é bastante capacitista. Algo que me assustou foi; Jamie deduziu que Poliana gostava de alguém mais velho que ela, isso me assustou um pouco. Mas sim, Poliana continua sendo encantadora, levando a vida com leveza e da forma que deixe-a feliz, juntamente de seu amor.

Edilaine 19/11/2022

É uma boa leitura. Que mostra a adolescência e a mocidade de Pollyana. Que continua encantadora. Super recomendo pra quem gostou do primeiro livro, mesmo achando o primeiro perfeito.

Gabi 21/09/2022

Lembrança da infância
Li o volume com a capa pintada e reli agora. O primeiro era da minha irmã.

Li antes do Pollyanna criança porque minha irmã tinha emprestado e não teve de volta. Ela não lembra para quem emprestou. Lembro que ele estava na estante do quarto de serviço, onde o material de limpeza se mistura com os livros. Ele estava lá junto com o meu Menino Maluquinho e o Pequeno Príncipe da minha mãe.

Esse livro também peguei emprestado junto com o Pollyana Criança da minha irmã.

Mesmo com a Pollyanna crescida, ela não perdeu seu encanto. Passou uma temporada na casa de Mrs. Carew em Boston, deu novo sentido para a vida daqueles personagens que ali conheceu.

O mais encantador é que ela fazia o bem sem se dar conta e aos poucos todos em sua volta estavam praticando o seu modo de viver

Ela foi uma influenciadora da sua época!

Hayla 09/09/2022

Buscando ser a Pollyana
E com a leitura do segundo livro pode-se tirar uma conclusão de que Pollyana, ou o tal jogo do contente, é uma utopia e nada mais que isso. Obviamente que se formos levar ao pé da letra, podemos acabar nos desviando da mensagem que o livro quer passar, mas se formos além das páginas e nos permitirmos refletir e repensar certos hábitos, veremos que é possível, sim, levar a vida com mais leveza. Claro que nem sempre será um mar de rosas, todos nós temos os nossos dias cinzas, nossos dias ranzinzas, mas é justamente nesses dias que precisamos nos policiar; são os piores dias, os piores momentos, os piores sentimentos, que mais precisam da nossa atenção, e nem sempre, necessariamente, para melhorar a vida de outrem mas, sim, a nossa. Irradiamos ódio no mesmo tanto que irradiamos amor, e se temos a opção de sermos melhores, por que não sermos?

-Em busca de ser uma Pollyana???

Você já leu Pollyana?

Dirlene Rezende 06/09/2022

Ver o lado bom
Esse método de ver a vida é ótimo, eu tento muitas vezes. Mas em alguns momentos é absolutamente impossível, e tido bem. Se vc conseguir mas maior parte do tempo já está ótimo.